Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

vtito

Potosí e Sucre

Posts Recomendados

Mazza, é tranquilo conseguir passagens Sta Cruz-Potosi.

Aproveito e peço pra você pra fazer um pequeno relato deste trecho em particular.

Tive a oportunidade de fazê-lo há 4 anos e foi uma experiência inesquecível, vai por mim. Prepare-se para muita emoção. Caso você seja muito estressado comece yoga amanhã e faça diariamente 3h por dia até a sua viagem!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

potosi - uyuni eh tranquilo também. se nao me engano custa 30 bolivianos e sai a noite.. por volta das 19... mas nao tenho mt certeza.. depois de um tempo da viagem vc acaba esquecendo esses detalhes...

mas seguindo a linha do Vareja.. tenha paciencia.. mta.. atrasos sao comuns.. musica alta no onibus.. paradas constantes.. buracos na estrada e tudo..

ja dizia Fernando Pessoa.. "Vale a pena? tudo vale a pena se a alma nao é pequena"

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

E aí pessoal, blz?

Vou fazer uma trip em janeiro por Chile - Bolívia - Peru. Minha idéia é começar em São Pedro de Atacama, depois ir até Uyuni conhecer o Salar e depois Potosí e/ou Sucre. Mas to na dúvida se tem muita coisa pra conhecer em Potosí, porque meu tempo tá curto então não sei se vou direto pr Sucre ou se vale realmente a pena ficar alguns dias em Potosí. Então seguem umas dúvidas que tenho, se puderem me ajudar ficarei muito grato.

1 - Como faço para ir de Uyuni para Potosí (meio de transporte, tempo e valor) ?

2 - O que vale a pena visitar na cidade (sei das minas e a Casa de la moneda) ?

3 - Quantos dias preciso ficar para conhecer estes lugares?

Um abraço,

Eduardo.

Compartilhar este post

Link para o post

Não fui ainda, mas estou de passagem comprada. Vou fazer o trajeto inverso, mas o meio de transporte é ônibus (cerca de 7 horas). O Lonely Planet fala só da ida até Uyuni, não do inverso, mas deduzo que deve ter. Entre US$ 2 e US$ 3,50. Pelo que sei, não precisa mais que dois dias, ou um e meio pra conhecer a cidade, mas, se tiver mais tempo, há passeios no entorno recomendados pelo guia. A região é muito bonita.

Compartilhar este post

Link para o post

de uyuni para Potosi é de Onibus, e depende do estado da estrada, 6 a 8 horas de viagem, e não passa de 30 Bs. (se não me engano)...

Potosi, no MAXIMO, em dois dias vc conhece a cidade, (apenas uma noite).

Se não me engano, tem um raapaz que explica o tempo, e coloca os valores do trajeto de Sucre - Potosi - Uyuni la no tópico do Salar de Uuyuni, la pela pagina 29, 30... vale a pena procurar.

ja uyuni, recomendo o Passeio de 3d e 2n no Salar de Uyuni (na verdade a cidade não tem nada pra se conhecer, apenas o Cemitério de Trens que já esta no passeio). ta na faixa de 80 US$ o passeio, com alojamento, transporte refeição motorista ..td incluso.

abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Oi pessoal, como a gol está com uma boa tarifa até Sta Cruz, acho que tem mtos brasileiros chegando lá e indo a Sucre para o Salar. Porém, encontrei mto pouco sobre as cidades de Sucre e Potosi. Tenho algumas dúvidas, pois vou fazer esse roteiro:

- Hostals em Sucre e Potosi

-Coisas para fazer nas 2 cidades

_Posso conhecer Sucre em 1 dia, chegando as 10h manhã e saindo as 16h para Potosi ou perco muita coisa?

-É perigoso chegar em Potosi a noite?

- Como contrato passeios até as minas? Qto sai mais ou menos??

- Potosi, 1 ou 2 dias?

Valeu [email protected]!

Compartilhar este post

Link para o post

Olha moça, Potosí nao tem muita coisa nao, vc verá assim que chegar... a cidade vive das minas ainda. Apesar da cidade ser pequena o trânsito é um caos, rs

Sei lá, opniao minha, mas ver aquele povo trabalhando em condiçoes subhumanas na maioria da minas nao me agrada.

Tem agencias no centro que fazem o passeio para as minas.

Sucre é bonita, a prefeitura e os prédios do centro sao muito bonitos, a praça central também... tem uma pizzaria frequentada por gringos muito boa em frente. Abuse dos taxis, sao baratos e encontrei muito taxistas gente boas. Há um bom Hostel muito próx a rodoviaria, é da rede internacional. Apesar de ficar pertinho da muvuca a rua é tranquila e possui tres micros com net de graça aos hospedes. Suba no mirante, terá uma bela vista da cidade, lá tem um museu sacro legal. O mercado municipal é imperdivel, vendem de tudo que é comestivel e que existe na Bolivia, terá otimas fotos e historias para contar de lá.

Assim que chegar em Sucre compre a passagem para Uyuni, geralmente os onibus partem cedo entao é melhor agendar um dia antes senão corre risco nao ter passagem. Só três empresas operam o trecho e a melhor é a 15 de novembro, onibus pequeno, novinho e limpo. os preços sao iguais entre elas, acho que 70 bol.

Leia as outras postagem para se aclimatar sobre as cidades

Boa sorte

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

olá,

alguém ai sabe me informar a duração da viagem (onibus) de SUCRE - POTOSI -UYUNI ???..

andei procurando em outros tópicos mas ainda não encontrei.. se alguém puder me informar agradeço =)

Compartilhar este post

Link para o post

OLÁ POVO APAIXONADO PELA AMERICA ESPANHOLA:estive em janeiro último por Paraguai, Argentina, Bolivia e Chile, eu mulher e filho de 7 anos, de corsa life 1.0; estive em Potossi e Sucre e tenho várias fotos em meus albuns em meu orkut...acesse e vejam como são estas cidades - Orkut: joao carlos truppel.

Realmente os preços na Bolivia são baixíssimos, ande de taxi que é superrrr barato, vá nos mercados populares que vc encontrara muitos recuerdos, roupas, tenis, agazalhos esportivos a preço muitooooooooooooo baixo..é uma tentação.

Potossi é uma das cidades mais altas do mundo:o cerro colorado é sua grande atração, muitos museus, igrejas, arquitetura espanhola, muita net em toda esquina a preços irrisórios; subir escadas na altitude cansaaaaaaaaaaaa, mesmo já adaptado. Ficamos no Hostal Companhia de Jesus, bem próximo a praça central, excelente. muito europeu lá, a dona gente finíssima, diária para 3 pessoas á 40 reais com café da manha.

Sucre é a capital moral da Bolívia, oposição forte á Evo Morales. Bela praça central, tem o Parque Cretácico; vá ao mercado campesino,tem de tudoooooooooo; mochilas baratíssimas, camisas de times de futebol do mundo todo super , roupas de inverno, mantas, cachecóis, luvas, gorros: super barato.

E não esqueça: vá de taxiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, param em qualquer lugar, não tem ponto fixo como no Brasil, é so estender a mão que eles param.

Abraço de um apaixonado pela Bolívia.

Compartilhar este post

Link para o post

fala João

to indo com meu pai e meu irmão, no mesmo carro q vc!...corsa 1.0 life flex

a dica do hotel pra potosi ja peguei!!!!... Pago combustivel mais caro pra estrangeiro ou é conversa fiada?!

JESSICA

de Sucre Potosi o onibus vai de 3 a 4 horas!... para em qlq porteira...!!! mais pelo q sei a estrada é aasfaltada!

ja Potosi Uyuni é estrada de rípio, vai umas 7 horas.

Compartilhar este post

Link para o post

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Conteúdo Similar

• Por lsrocha
      Oi, pessoal, tudo bem?
      Tenho acompanhado vários posts com dicas e experiências pela Bolívia e tem sido muito útil. Estou indo com amigos dia 29 de dezembro para Santa Cruz. Nosso voo chega de madrugada. Estamos pensando sobre onde passar a virada e não temos achado muitas informações. A ideia é fazer Santa Cruz - Samaipata - Sucre - Potosí - Tarija - Uyuni - La Paz - Sorata - Copacabana - Cochabamba - Santa Cruz.

Pelos meus cálculos, no dia 31 estaríamos em Samaipata ou Sucre. O que acham? Alguma sugestão em algum desses lugares de onde passr a virada?
      Além disso, alguma dica, no geral, para os lugares por onde pretendemos passar?
      Obrigada! ❤️
    • Por joshilton
      Iniciando a Trip 4 de maio de 2019, Bolívia e Peru
      TODOS OS VALORES EM DÓLAR.
      Não colocarei os valores ainda no Brasil, vou me concentrar em valores nesses 2 países apenas, para você ter uma ideia que quanto irá precisar para fazer a sua.
      Vou postar em dólares  para facilitar, no dia que você decidir a ir nesse locais.
      Amanhã, será o início, já deixo a parte inicial do Tópico, pois irei postar diariamente, todos os finais dos dias.
      Pretendo ficar 24 dias, se não der para fazer todo o roteiro, poderei ficar mais uns dias para completar.
      Roteiro que tenho em mente, posso mudar, conforme o andamento da carruagem: Santa Cruz de La Sierra > Sucre > Uyuni > Salar > La Paz > Puno > Arequipa > Copacabana > Samaipata > Santa Cruz de La Sierra.
      SANTA CRUZ DE LA SIERRA.
      Compre o chip Tigo, funciona 100% aqui na Bolivia.
      Dicas: Tem 2 bancas que vendem os chips. Uma delas a U$ 1,45 e a outra a U$ 2,17. Uma em frente a outra.
      Outra dica: Peça para a moça configurar seu chip, é um pouco chato.
      U$ 8,68 o taxi do aeropuerto ao centro
      U$ 2,17 de centro ao terminal com muito choro.
      Aprendi a chorar kkkkkkk.
      Não encontrei a moça que iria conosco. Ela já tinha ido com uns Brazucas para Sucre. Se deu mal, pois o Soroche a atacou, fui saber disso, bem depois e por cima, ela esqueceu o celular em Santa Cruz. Então segue o roteiro, somente minha esposa e eu.
      Hospedagem em Santa Cruz de La Sierra, valor para casal: U$ 10, usando ora o AIRBNB ou BOOKING.
      SEGURO VIAGEM, usei sempre esses do links ou aplicativos. Ajudou bastante para comparar os valores.

• Por joshilton
      Preciso de uma informação
      Existe ônibus que faz linha de Samaipata a Sucre ?
      Me apaixonei por Samaipata, depois que assisti um documentário hoje.
      Pesquisei muito, a única postagem que li, foi de 2017, dizendo que 1 ônibus sai de Samaipata a Sucre, as 20 horas.
      Alguém tem mais informações? 
      Como Samaipata fica entre Santa Cruz > Sucre, pretendo ficar em Samaipata por 2 dias, sem querer retornar a Santa Cruz.
    • Por Markos Santos
      PARTE 1: UM NADA BREVE ENSAIO SOBRE UMA VIAGEM.
      Passado quase 1 mês de meu retorno ao Brasil meu coração se acostuma com a saudade e anseia pelo próximo destino... Afinal, viajar é isso: se tornar um pouco do lugar visitado e deixar um pouco de você lá, não é mesmo?

Começo falando bem rapidamente de mim: até pouco tempo atrás, viagem não era algo que eu considerava nem tangível nem desejável (acho que faltava peças em meu cérebro) mas desde que encontrei minha metade da laranja, sinto um enorme desejo de desfrutar desse mundão de meu Deus com ela. Começamos em Campos do Jordão, fomos para Salvador, Arraial do Cabo, voltamos para Salvador (é bom demais lá <3) e outras viagens "pequenas" aqui e ali, mas sem nunca deixar as terras tupiniquins.
      Dito isso, apresento aqui os 3 personagens principais dessa história: este que voz fala, Marcos (ja previamente apresentado). Mozão, Juliana. E nosso primeiro destino internacional: Bolívia.
      Essa viagem era para ter saído em 2017, mas alguns problema$ a adiaram para 2018, ou seja, tivemos ai quase 2 anos de pesquisas, planejamentos e preparação. A primeira coisa foi definir onde ir: fazer o clássico, Chile - Bolívia - Peru? Escolher apenas um desses países? Escolher outro país? O que levamos em conta foi que, para nós, 30 dias (inicialmente eram 30 dias) era pouco tempo para mais de um país, para dizermos que de fato conhecemos um país, assim optamos por apenas um por viagem. A equação Barato x Uyuni x Huayna Potosi (já adianto que este não rolou, mais a frente direi o porquê) teve como resultado: vamos para a Bolívia \o/. Nosso roteiro foi esse:

SANTA CRUZ DE LA SIERRA X SUCRE
      SUCRE X POTOSÍ
      POTOSÍ X UYUNI
      UYUNI X LA PAZ
      LA PAZ X COPACABANA (ISLA DEL SOL)
      COPACABANA X LA PAZ X COCHABAMBA
      COCHABAMBA X TORO TORO
      TORO TORO X COCHABAMBA X SANTA CRUZ DE LA SIERRA

Deixamos o solo tupiniquim no dia 14/12/2018, em voo da Gol. Dentro da Bolívia todo o trajeto entre cidades foi feito de ônibus. 
      Neste relato tentarei ser o mais detalhista possível em relação a agencias, como chegar, preços, etc.e sintam-se a vontade para me perguntar qualquer coisa, diversos relatos me ajudaram muito e se eu puder minimamente retribuir esta ajuda, já ficarei muito feliz.

Dicas iniciais (para antes da Bolívia):
      Ir de ônibus, trem da morte ou qualquer outro meio terrestre tende a ser muito mais barato, com certeza é uma experiencia unica, mas é muito mais demorado. Motivo esse que nos fez optar por ir pelo ar. Ainda sim, ressalto que durante os meses que procurei passagens áreas, encontrei preços que ficavam mais em conta que ônibus, porém eram datas bem fora do que teríamos disponíveis. Só para terem uma noção da diferença: como moro em Jundiaí - SP, minha partida é da cidade de São Paulo, de lá eu pagaria R$350,00 o trecho (ou seja R$700,00 total) de ônibus saindo do tietê, numa viagem de 36 horas que se findaria em Santa Cruz de la Sierra. De avião, paguei R$1053,00 ida e volta em um voo de aproximadamente 3 horas de duração. Percebi também que o processo de entrada na Bolívia é muito mais rápido pelo aeroporto. Acredito ser sabido por todos (menos por Jon Snow, esse não sabe nada) que não é necessário Passaporte para visitar países da América do Sul, somente um RG em boas condições e dentro de um prazo aceitável (que agora me fugiu a mente se é 5 ou 10 anos da data de expedição) já é o suficiente, porém ouçam o tio aqui: se tiver passaporte, leva, se não tiver, faça. è muito menos burocrático o uso do passaporte, se for abordado por um policial só o carimbinho de entrada nele já resolve. Não que você vá ter problemas se for só com RG, mas o passaporte facilita a vida lá. Se você não tem ainda, pense que é melhor fazer agora do que esperar a taxa subir (e ela sempre sobe), ou não ter tempo para tirar (já pensou precisar do passaporte para viajar e encarar uma greve ou tempo de emissão de 3, 4 meses? Isso pode ser possível, então é melhor prevenir que remediar. Ah, CNH não conta como documento, é RG ou passaporte). A Bolívia exige a carteira internacional de vacinação de febre amarela, facilmente obtida caso você seja vacinado (se precisar de ajuda é só chamar) mas em nenhum momento alguem lá dentro pediu para ver a minha. Ainda sim, é melhor ter e não precisar do que precisar e ter que cry over spilt milk (escola de idiomas Mamonas Assasinas). Seguro viagem não é obrigatório, mas se você precisar de médico lá e não ter seguro, prepara o bolso. Vi relatos de pessoas que deixaram 10 mil trumps lá só com medico. Não feche passeios e/ou hostels aqui, não compensa. Lá as ofertas são muito maiores e consequentemente há maior margem para tentar barganhar um desconto, fora que há hostels que você não vai achar nos aplicativos e sites. Se quiser, de uma olhada (usei muito o booking, hostelworld e airbnb) para ter uma ideia de quais hostels procurar ou onde procurar por eles. A lingua não é um problema: Falo inglês e tenho um espanhol nivel duolingo (iniciado 2 meses antes da viagem). Levei também um livro de bolso de conversação em espanhol mas usei 2 vezes no máximo. Acontece que o povo Boliviano é solícito, seja educado e fale devagar, com mimica se necessário, que você se fará entender. Em ultimo caso tem o Google tradutor que pode ser usado até off, então não se preocupe com isso. Ah, entender eles é bem tranquilo até, é mais difícil para eles nos entenderem, mas como eu disse, é possível. Dicas iniciais (inside Bolivia):
      Não coma nada da rua: talvez pareça ríspido, eu li e ouvi muito isso, e ainda sim me arrisquei, porém só não como duas coisas: pedra quando esta sem sal e urubu quando voa. Ou seja, saiba seus limites. Se seu estomago for nível rambo e quiser encarar, só vai. Mas não é aconselhável. Não beba água da torneira: pelo motivo já citado, a água da torneira pode ser prejudicial. Conhecemos um casal brasileiro que se mudou para Cochabamba e tomaram a agua da torneira. Ganharam uma semana de cama severamente doentes. Uma saída barata é a água de saquinho, custa 0,50 BOBs um saquinho de 500ml. A altitude pode ser um grande problema, então não a subestime. Se aclimatar corretamente, um cházinho de coca, soroche pills, folha de coca mascada, tudo isso ajuda, mas não extrapole seus limites pois nada disso é milagroso.  
      O que levar?
      Isso é relativo, então posso dizer o que eu levei:
      3 calças (duas seriam o suficiente, porém acabei me sujando bastante no Uyuni).
      7 camisas (um baita exagero).
      1 calça de pijama (ok).
      2 camisas e um shorts de pijama (ok).
      4 camisas de manga comprida (exagero)
      1 Segunda pele (ok).
      1 blusa de moleton (não usei, mas mozão usou).
      1 casaco que não sei nem como chamar, mas é daqueles que é quase um iglu, protege mais do frio que meu quarto (o tamanho dele na mala foi algo triste, mas lá eu usei bastante)
      9 cuecas e 1 sunga (usei todas mas acho que dava para levar menos)
      5 pares de meia (exagero)
      2 pares de tenis e 1 par de chinelo (ok)
      1 toalha fast dry comprada na Decatlhon (quem sabe rola um patrocínio??)
      Escova de dentes
      Creme dental
      Creme de pentear cabelo
      Alguns rolos de papel higienico (não lembro quantidade, mas como descumpri a regra de não comer nada da rua, todos os rolos foram muito úteis)
      6 pacotes de leninhos umedecidos (3 comigo e 3 com mozão, mas foi exagero também) 
      Kit de primeiros socorros (remédio para dor muscular, remédio para estomago, diamox, sal de fruta, ibrupofeno, dipirona, band-aid)
      Celular, carregador e carregador portátil.
      Doleira
      Mochila de ataque de 10L (não chegou nenhuma proposta de patrocínio então não haverá divulgação dessa vez u.u)
      Cartão de crédito para emergências (não usei)
      Desodorante
      Sabonete
      Jogos (A quem interessar possa: Coup, The resistance e baralho).
      Touca
      1 par de Luva
      1 óculos de Sol
      Manteiga de Cacau
      Cadeados

Acredito que só, mas posso ter esquecido de alguma coisa. Tudo foi dentro de uma mochila de carga de 42L (que é maior que muitas de 50L), e de uma mochila de 35L. Ambas foram comigo dentro do avião, não houve despacho.

E assim encerro a introdução. Na próxima vez que voltar a escrever já falarei sobre o inicio da viagem, e para você que ma acompanhou até aqui, deixo algumas fotos de aperitivo \o/
      Até logo (espero)

• Criar Novo...