Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

A farsa de Fernando de Noronha

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Galera,

Antes de mais nada quero deixar claro que essa foi minha impressão da Ilha e eu sei que muitos vão discordar. Mas como já conversei com outras pessoas que tiveram a mesma impressão que eu, gostaria de colocar uma outra visão sobre a famosa ilha de Fernando de Noronha. Que o lugar é lindo (deslumbrante mesmo) e está na lista dos principais roteiros de viagens do país todo mundo sabe. Justamente por isso, resolvi provocar a discussão um pouco sobre os pontos negativos, que só fui descobrir quando cheguei lá.

Toda essa introdução para dizer uma coisa simples: Fernando de Noronha deixou de ser um lugar voltado para o Ecoturismo para se tornar um point de Turismo de Luxo. Não é novidade para ninguém que a Ilha é o ponto turístico mais caro do Brasil e sempre teve preços exorbitantes. Mas o caso é que isso está afastando os ecoturistas e mochileiros para atrair um tipo de turista que eu particularmente não gosto de encontrar em minhas viagens, o turista predatório.

Eu estive lá na primeira semana de setembro e fiquei 9 dias. O que pude perceber é que Fernando de Noronha está completamente dominada por turistas que compram seus pacotes em agências de farofeiros e que estão muito focadas com sua diversão e pouco se lixando para a conservação e preservação da Ilha.

O fato é que Noronha virou o lugar da moda. E as pessoas não estão indo para lá porque adoram o contato com a natureza, porque gostam de mergulhar (a maioria que vai pra mergulhar nunca fez isso antes!), porque o lugar é incrível, etc. Estão indo para lá porque dá STATUS dizer que conhece Fernando de Noronha. Estão indo porque conseguem impressionar mais facilmente a namorada/noiva/esposa levando-a para Fernando de Noronha do que para a Costa do Sauípe.

Isso, como vcs bem podem imaginar, muda completamente o perfil do turista e os serviços necessários para atendê-lo. A preservação do meio ambiente é levado a sério por Ibama, Tamar e outras Ongs de lá. Os turistas fazem de conta que contribuem, mas só fazem de conta.

Todo mundo é a favor da preservação dos Golfinhos. Mas se o barco não fica fazendo meia volta para acompanhar o bando de golfinhos, os turistas reclamam. E não é novidade pra ninguém que os golfinhos só acompanham o barco pq estão se sentindo incomodados. Todo mundo é a favor da limitação de 100 pessoas por dia na praia do Atalaia, desde que esteja entre essas 100 pessoas. Se for barrado pelo Ibama, reclama e ameaça fazer escândalo.

O ônibus coletivo de lá tb só é usado por nativos. Todo mundo prefere alugar uma land roover com o ar condicionado ligado no máximo e o diesel comendo solto. Acho que os buggys estão com os dias contados por lá. Inclusive qdo fui alugar um, o dono ficou falando uns 5 minutos sobre o “desconforto” do buggy, o que me fez imaginar o tanto de reclamação que ele não recebe sobre o vento batendo na cara, o sol, a areia, etc.

No item desconforto, chega a ser hilário as tais “trilhas” de Noronha. Tirando a do Atalaia e do Capim Açú, o que eles chamam de trilha por lá é uma caminhada na praia. Pra atravessar 50m de uma praia pra outra no meio do mato lá é “trilha”, Pior que acaba sendo mesmo. Já que grande parte dos turistas lá já passou dos 60 anos e nunca fez uma trilha de verdade na vida. Fui a uma palestra do Ibama na qual eles fizeram uma apresentação da ilha. Todos os locais sobre qual eles falavam alguém levantava a mão e perguntava: “dá pra ir de carro”?

Economia de energia e água? Esqueçam! Todo mundo é favor da preservação desde que não atrapalhe seu conforto pessoal. Apesar dos vários apelos do Ibama e nativos em geral.

Aliás, é até engraçado falar em Nativos pq isso é um conceito ultrapassado por lá. Como o turista que está indo a Noronha é o popular “chato” (pra não dizer fresco), as operadoras, pousadas e restaurantes estão contratando gente de fora da ilha pra poder atender esse mala do jeito que ele acha que deve ser tratado. Com isso, em 9 dias de Noronha, não consegui conhecer uma única pessoa que estivesse mais de 4 anos na Ilha. Só trabalha com turismo lá quem é de fora.

As tão famosas pousadas “domiciliares”? Pois bem, fiquei em uma delas. E descobri o que viraram: há alguns anos o governo de Pernambuco construiu e distribuiu algumas casas para os nativos que serviriam também como pousadas. Eles receberam as casas com o compromisso de não poderem vendê-las. O objetivo era desenvolver uma fonte de renda para essas famílias. Há um bairro novo lá, a Floresta Nova, que parece uma Cohab ou CDHU de pousadas: casinhas de madeira (bonitinhas) com quatro quartos para hóspedes.

Fiquei numa dessas. Mas o caso, é que a família que é dona da pousada não mora na Ilha há tempos. Assim que receberam a casa arrendaram para uma empresa que detêm outras 10 pousadas (!!!!) do mesmo tipo. Essa empresa arrendou essas casas e centralizou a administração. Colocou um funcionário vindo do Continente em cada uma pra tomar conta, mas tudo tem uma gerência central, que inclusive tem um preço único e mesmo padrão de serviços para todas. Essa não é a única empresa que faz isso. Os moradores antigos? Todos vivendo em Natal ou Recife com o dinheiro do arrendamento.

Isso parece besteira, mas na verdade é um dos motivos do preço alto. Já que o lugar virou um grande cartel. Outro problema: a ilha perdeu a identidade. Não há mais moradores que nasceram lá. Isso faz com que também não tenham nenhum compromisso com o local, pois sabem que amanhã poderão ir embora trabalhar em outro lugar.

Enfim, como acho que já escrevi demais, só pra finalizar gostaria de dizer que todos esses problemas estão transformando Noronha em um lugar amorfo, totalmente sem identidade, sem uma cara. O lugar está ficando chato! Qdo voltei de Noronha todo mundo me perguntava como era lá e a resposta padrão que eu criei era: é lindo, mas é chato.

Abs

Marcelo

• Respostas 233
  • Visualizações 166.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Fiz esse post há 12 anos e pelo jeito não melhorou, pelo contrário. Na época não conhecia nada do Caribe. Hoje já fui pra vários lugares e não gastaria meu dinheiro em FN de jeito nenhum. O preço que

• Fui pra Noronha a uns 20 anos atrás, mesmo naquela época os preços eram altos, até explicado pela distância do continente.  Naquela época ficamos numa pousada familiar, com água fria, tudo como d

• @lojudice  Fui fazer uma pesquisa de hospedagem em FN, Cancun e San Andres.  Em casa de família em FN o preço mais baixo está na faixa de $270. Cancun e San Andres têm muitas opções aba

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Netuno,

O mais engraçado, e que alguns não conseguem perceber, é que eu até gostei de Noronha. Mas também não achei a maravilha que falam que é e esse negócio das pessoas que vão lá pra falar que foram chega uma hora que enche o saco. Apesar que já to preferindo quem foi pra contar vantagem por ai do que quem nunca pisou no lugar mas sai distribuindo impropérios para desconhecidos, rs.

Abs

Lojudice

Postado
  • Membros

Tá pegando fogo este tópico ::lol4::::lol4::::lol4:: Galera é o seguinte. Dia 8/12/2011 vou para Noronha assim que eu retornar posto minhas opiniões e vamos ver como fica o tópico, mas antes tenho q dizer o seguinte. Conversei com duas pessoas q foram a Noronha e as duas q nem se conhecem disseram a mesma coisa, ou seja. Fernando , Noronha só tem um defeito, é q depois q vc conhece Noronha todo lugar q vc for vc vai dizer o seguinte. Mas é isso ? Das 10 praias mais bonitas do mundo, 3 são de Noronha!!! Quanto ao Cartel queridos infelizmente isto existe no mundo todo. Agora posso dizer o seguinte, consegui Pousada por 100 Reais sem café da manhã, mas por favor em um lugar tão distante pousada por 100 pratas, quarto privado com frigo bar e ainda posso usar a cozinha. porra galera eu só posso reclamar do IBAMA este sim deveria cobrar caro dos Gringos afinal Noronha é dos brasileiros, ou não? Quanto ao Mar e seus perigos, eu sempre digo, fui criado em beira de praia já vi muita gente se afogando e até salvei um cheio de pinga. Galera o Mar deve ser respeitado, em Março deste ano fui pela segunda vez ao Caribe Mexicano, coisa maravilhosa e paguei bem menos do q estou pagando p ir p Noronha, mas querem saber tô cansado de ouvir uns babacas q conheço falarem para mim depois q sabem q fui ao méxico, a M picchu e etc. Primeiro eu quero conhecer o Brasil!!!Porra os cara nem conhecem a cidade em q vivem, tem carioca q nunca foi a Ilha Grande ou ao Pão de açucar ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: Agora quando falarem primeiro quero conhecer o Brasil, vou dizer bem alto EU CONHEÇO FERNANDO DE NORONHA ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: E ACABOU A DISCÓRDIA E ABRIGA AFINAL NÓS MOCHILEIROS SOMOS DA PAZ. Gente eu nem posso conhecer a Grécia tô catando moedinha de 5 centavos na rua e colocando no porquinho para poder gastar em Noronha e tem gente me desanimando ::prestessao::::prestessao::::prestessao::::prestessao::::prestessao::::prestessao::::prestessao:: Quanto a São Thóme das Letras só posso dizer q se os caras não fumarem maconha, como vão dizer que viram Duendes, fadas , Bruxas , Saci mula sem Cabeça e que sabe o Conde Dracula??? ::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::

Postado
  • Membros

Lojudice,

Nao vale a pena gastar tempo discutindo sobre pessoas q nao comprrendem os textos ou nao respeitam a opiniao dos outros. Melhor comentarmos sobre Noronha para passar informacoes e opinioes para quem planeja conhecer a ilha, como o Trota.

Trota,

Da para escapar do cartel das operadoras de turismo que estao, infelizmente, dominando Noronha. Vc ja escapou na reserva da hospedagem. Chegando la procure um guia independente para fazer a trilha do Atalaia (a longa!!!!), negocie o passeio de barco diretamente no porto. Forme um grupo legal e alugue um buggy. Provavelmente, vc ja leu essas dicas no forum, mas nao custa repetir p quem esta chegando agora.

SObre o mar, concordo totalmente com sua observacao. Devemos respeita-lo sempre. Alem disso, é importante saber que no periodo do inverno o mar de dentro fica totalmente calmo. Somente no verao acontecem as ressacas (swell) no mar de dentro. É Neste periodo que acontecem campeonatos de surf em Noronha.

Sobre a taxa de preservacao, bem q poderiamos ter valores diferenciados p brasileiros. Isso acontece em outros países, como nos vizinhos Chile e Argentina. Em varios parques existem precos para argentinos (ou chilenos), outro preco para sul americanos e outro para gringos em geral.

Abracoes e Boas Trips

Postado
  • Membros

Antes de ir a Noronha, este foi um dos relatos que li duas vezes!!! Já troquei de ideia varias vezes com o Trota ai encima. Minha ideia foi desencanar dos preços. Ir de coração aberto para o que eu queria ver, praias, natureza. Planejei tudo que pude para economizar o máximo possível e ainda sim gastei 2,5 k, que ainda estou pagando, para ficar 8 dias. Não sou muito do mergulho, só snorkel. Nunca fui de grandes comodidades em viagens. Sempre fui muito de conversar com as pessoas, transporte publico, e caminhadas. Para mim, Noronha é tudo de bom. As praias são lindíssimas!!! Vale cada centavinho gasto lá. Mas isso sou eu... E cada um com seus cada um.

Postado
  • Membros

Trota,

Fernando de Noronha fue uno de los viajes que màs me impactò, por su belleza y por el impacto del turismo en quienes moran allì.

paisajes: fantàsticos

Atalaia Longa: vale la pena agendar en el local da Palestra (los guìas son fantàsticos)

Mis espectativas: completamente diferentes a lo que encontrè:

Mar fantàstico: pero las corrientes son de respeto, las condiciones mudan de un momento a otro (de mar calmo a olas de 3 metros), es un lugar xra admirar (yo pensaba nadar màs).

Espacios: los hoteles caros tienen muchos espacios verdes, con jardines fantàsticos ( pero son totalmente inaccesibles), el resto predomina cemento.

hablar con las personas que moran allì: todos dan carona, y la conclusiòn : no es fàcil xra los moradores convivir con el dìa a dìa, ellos ven el dinero pasar, pero no acceden a las ventajas de ese lugar.

Paderìa do Boldro: adorè conversar con las personas la. Queda un poco antes de la palestra (yo siempre caminaba desde Floresta nova a la palestra).

Comida: Fantàstico pez folha de bananera: barraca dos gemias 30 rs. Absolutamente real, de nativos.

Creo que encontrar lo autèntico en Noronha es difìcil,

Adorè: guìas: Artur, Pedro, baxinho do praia do sur

comida: das barraca do caximba do padre

pescadores: do caximba do padre (conversas con nativos que sobreviven fuera do turismo)

cabalgata e historias. Walter (pròximo a aeropuerto)

casamiento: cerro cerca do puerto

caronas dos buggeros, que cuentan historias

las palestras

caminatas, la isla da xra caminar x todas las praias

No gustè:

el efecto del turismo sobre los nativos

el ruido de los buggies : circulan 600 vehìculos en pocos km2

las casas con mucho cemento y poco jardìn

Precios:

si se considera que todos los que moran allà deben pagar 1 real x kilo que traen del continente, el precio de la comida es razonable.

Otra cosa,

vale cambiar ideas,

Perla

Postado
  • Autor
  • Membros

Galera,

Obrigado a todos que entram aqui para discutir civilizadamente, mesmo que não concorde com minha impressão inicial. Esse tópico já tem tanto tempo que nem sei mais se a Ilha continua da forma que eu encontrei. Estou precisando voltar lá para uma segunda opinião, rsrs... O problema é que minha lista de "próximos destinos" é extensa, rsrsrsrs.

Trota,

Preços incríveis esses dai que vc conseguiu!

Abs

Lojudice

Postado
  • Membros

Sorte de mochileiro, ou melhor dicas de mochileiro ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: Grande Arlan como andas??? E qual seu próximo destino???

Postado
  • Membros

Cris vc não esta de olho em nada. Você já esta com o pé na estrada, e pelo tempo o tênis já deve ter furado ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: e fica tranquila q o Trota acalma os mais exaltados ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo:: E Vamos para Noronha q eu vou ficar pelado tomando cerveja bem no alto das formações rochosas ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: agora q falei Noronha não vai ter lugar para tanta mulher em Dezembro ::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::

Postado
  • Autor
  • Membros
Cris vc não esta de olho em nada. Você já esta com o pé na estrada, e pelo tempo o tênis já deve ter furado ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: e fica tranquila q o Trota acalma os mais exaltados ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo:: E Vamos para Noronha q eu vou ficar pelado tomando cerveja bem no alto das formações rochosas ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: agora q falei Noronha não vai ter lugar para tanta mulher em Dezembro ::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::

Trota,

Já anotei aqui na agenda em maiúscula mesmo: NÃO PISAR EM NORONHA EM DEZEMBRO PARA EVITAR CERTOS DISSABORES!!! ::lol4::::lol4::

Ps. Valeu Cris!

Abs

Lojudice

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.