Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Uma surpresa chamada Assunção

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Escrevo este texto para falar de um lugar que me surpreendeu de uma forma muito positiva e que muitos brasileiros não dão bola, mas que deveriam colocar em sua lista de próximos destinos: o Paraguai, mais especificamente a capital Assunção.

Assunção é a capital mais tranquila que já conheci. O trânsito não é caótico, há muitas praças e áreas verdes e as pessoas são extremamente simpáticas e prontas pra ajudar. Tem preços bons e comidas que vão agradar o nosso paladar, já que os temperos não são muito diferentes dos que usamos normalmente.

Fiquei no El Hostal del Centro, que na verdade é uma casa super confortável com três quartos compartilhados e café da manhã incluído. Como são poucos quartos, a casa nunca fica cheia e, consequentemente, não rola aquela bagunça que às vezes enche o saco em hostel.

O hostel está no Centro, perto de tudo. Tem supermercado, shopping, restaurantes, bares, cassino 24 horas (sim, no Paraguai eles são liberados) e mais uma porção de coisas. A zona é bastante segura. Por várias vezes caminhei de madrugada e não tive problema algum. O Centro, aliás, é a melhor zona para os turistas, já que os principais pontos estão localizados ali.

E por falar nisso, um bom passeio pela capital pode começar pela Costanera, que é uma espécie de calçadão à beira do Rio Paraguai. Tem um clima de praia, onde as pessoas vão caminhar, andar de bicicleta (há algumas barracas onde se aluga), correr ou somente ver o pôr do sol no fim de tarde, sentadas em um dos muitos bancos que existem ao redor e desfrutando do Wi-fi liberado. Também dá pra passar pelo Palácio de Governo e fazer algumas fotos, mas só do lado de fora, já que as visitas não são permitidas.

IMG_4766.thumb.JPG.8ebb35996952696778771cd891b17470.JPG

Por ali também estão a Manzana de La Rivera, um conjunto de 9 casas antigas restauradas e transformadas em museu; La Recova, uma feira que funciona de segunda a sábado, onde se pode comprar artesanatos e lembranças do Paraguai; a Iglesia de La Encarnación, o Museu da Memória, o Santuário de Auxiliadora e a Loma San Gerônimo, um bairro muito interessante que possui bares temáticos, entre eles um que fica num mirante com uma bela vista.

Outro ponto obrigatório é a Calle Palma, a principal avenida do Centro. Em primeiro lugar, porque é o lugar mais apropriado pra trocar moeda em Assunção. Tem várias casas de câmbio e também cambistas que ficam na rua oferecendo seus serviços. As casas mostram a cotação do dia em painéis, por isso, é bom dar uma caminhada para ver os valores e trocar onde for mais vantajoso.

Em segundo lugar, porque à noite, a rua se transforma no point da região central. Tem festa na rua, restaurantes e bares bem legais. Recomendo o Arsenal e o Poniente, que são descolados, com música boa, clima legal e cerveja gelada. Há também dois restaurantes que os turistas fazem questão de visitar: o Lido e o Bolsi, que está localizado na Calle Estrella (paralela à Palma) e é o único que funciona 24 horas. Nesses bares, se encontra a típica comida paraguaia, como a chipa, a chipaguazú, a sopa paraguaia e as deliciosas empanadas.

COMPRAS

Aquela fama de exportador de produtos duvidosos ficou pra trás. A realidade é que, em Assunção, dá pra fazer boas compras a bons preços. Dá pra comer bem pagando pouco, principalmente quando comparamos com os preços de Montevidéu, Buenos Aires ou Santiago.

E um dos lugares mais legais na capital é justamente o Mercado 4, que é uma espécie de mercadão que começa na avenida Peru e se estende por mais de um quarteirão, também na região central. Lá dá pra comprar de tudo e com preços ainda mais legais do que no resto da cidade. Vale ir com tempo para percorrer todo o mercado, já que sempre tem um beco em que você entra e acaba dando de cara com um mundo de opções.

AREGUÁ

IMG_5201.thumb.JPG.d17e9e9a39b6339412700e3061c9e0fc.JPG

Estando em Areguá, a primeira coisa a se fazer é comer morango. Sim, a cidade é considerada a capital dos morangos e a fama não é a toa. As frutas são deliciosas: doces, suculentas, grandes. E todos os dias, nas ruas, há barracas que vendem diversos doces feitos com a fruta: como bolos, tortas, empanadas, sucos e mousses.

Também dá pra comprar artesanatos produzidos ali. Uma ótima oportunidade pra levar lembranças da viagem. Se tiver tempo, recomenda-se visitar as cidades de San Bernardino e Ypacaraí. Não consegui ir, mas disseram que é muito bacana.

Bem, é isso. Posso dizer que o Paraguai foi uma das mais gratas surpresas que tive em viagens. Por isso, fiz questão de escrever este relato (minha primeira contribuição aqui) e dizer que se você quer uma viagem boa, bonita e barata, Assunção deve ser o seu próximo destino.

Abraços!

SAM_0091.JPG

SAM_0094.JPG

IMG_4732 (Editado).JPG

Featured Replies

Postado
  • Membros

Obrigada pelo seu relato André!

Estava pensando em ir, mas tinha dúvidas, agora não tenho mais!

Que época vc foi? o tempo parece estar muito bom nas fotos.

Abs!

Postado
  • Membros

Nada como alguém que se surpreende com uma cidade para dar uma dica bem verdadeira. Belo relato e deu mesmo vontade de conhecer. Valeu a dica e boa viagem, André.

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

dependendo da época principalmente verão vão preparado para o calor quando fui em março de 2016 estava 38º  Graus , e segundo alguns moradores tem época que passa do 40 e achei até que úmida a cidade. não se esqueçam de provarem o tereré e se quiserem podem passar na argentina já que está do lado.

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

André, muito bom seu relato.

A sua viagem foi recente? Na imigração no aeroporto te cobraram a vacinação de febre amarela? Comprei as passagens e no site da Latam não tem nenhuma informação sobre isso, sendo que fiquei sabendo por dicas de amigos.

Então ainda estão cobrando o Certificado Internacional de Vacinação?

Desde já agradeço.

• 7 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá André,  muito feliz com teu relato. Era para ter ido em 2017, não deu certo. Nossa nova programação é para setembro. Vou levar tuas dicas. Abs

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Muito bom seu relato, fui do Brasil a Assunção de bicicleta, as pessoas são maravilhosas, ganhei comida e até dinheiro, gastei cento e cinquenta reais, sendo que, cento e trinta eu ganhei, povo um dos melhores que já conheci.

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

@citizenandre Excelente relato amigo. Aumentou minha vontade de ir para Assunção.

Como vc foi? Avião, bus, carro, moto?

Pretendo ir de moto e estou buscando informações sobre as estradas.

Abraço!

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Assunção é realmente uma grande surpresa. Fui em Janeiro/2020. Vale muito a pena conhecer o centro histórico, vida noturna na região da Calle Palma e no Paseo Carmelitas. A Costanera também é muito legal, ficando próx do Palácio do Governo e do letreiro Asuncion. 

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros
Em 13/07/2019 em 21:12, Neca Negri disse:

Olá André,  muito feliz com teu relato. Era para ter ido em 2017, não deu certo. Nossa nova programação é para setembro. Vou levar tuas dicas. Abs

Demorei um pouco, mas aqui estou (aproveitando a quarentena do COVID-19)  para contar para vocês, que fomos de carro até Assunção, em setembro/2019.

Antes de fazer a viagem, fizemos muitas leituras, e quase desistimos, pois os relatos eram desanimadores, mesmo assim, decidimos enfrentar o desafio. E hoje venho dizer para quem tiver vontade de conhecer o Paraguai, de carro, não tenha medo. Óbvio, tomamos algumas precauções, providenciamos tudo que os viajantes recomendavam, kit de primeiros socorros, extintor de incêndio, mortália...rs. Nada disso, foi verificado durante a viagem.

Saímos de Caxias do Sul/RS, às 4h, chegamos  em Foz do Iguaçu às 16h,  onde por interesse pessoal, fizemos um pernoite. No dia seguinte retomamos o roteiro, por volta das 9h, chegamos em Assunção, por volta das 15h. 

A estrada, dentro do Paraguai é muito boa, e quase sem trânsito, mesmo assim, respeitamos a velocidade, para evitar problemas. Só fomos abordados uma vez, pela "polícia rodoviária", na ida, solicitaram meus documentos e do carro, e nos liberaram.  

Saindo de Ciudad del Leste,  a estrada - Ruta 7 - estava duplicada (uns 100Km) e estavam trabalhando na duplicação, até bem próximo da capital.

No trajeto, tem vários pedágios, e só aceitam pagamento com moeda local.

Quando fomos, fizemos roteiro, entrando pela Argentina, a travessia foi por balsa em  El Soberbio (por erro nosso..kkk). Na volta para o Brasil, também saímos pela Argentina, desta vez, corretamente por Dionísio Cerqueira. Comento isso para dizer, que a estrada de ida, foi muito melhor, tanto pelo trânsito, como na qualidade das estradas, principalmente na argentina.

Então, preparem-se, e boa viagem!

Abraços.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.