Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

O amor montanhista

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Quem nunca ouviu o ditado, ‘quem vê cara não vê coração’. Essa frase é excelente para traduzir as lutas, dores e dificuldades de uma conquista. Para o amor, não existe montanha alta o bastante, não existe caminho difícil demais, não existe desafio impossível, não existe um horizonte que não possa ser alcançado. Muitas vezes retratada e imortalizada diante um click de uma câmera, a alta montanha se assemelha ao amor.

Não vou neste modesto texto desfocar o que disse o consagrado George Mallory que, ao ser indagado por qual motivo ele buscava o cume das montanhas, respondeu de forma simples e clara: “Porque ele está lá”, mas produzir uma metáfora com o tão buscado e verdadeiro amor.

É tudo muito lindo quando fotos são postadas nos bastidores do Facebook, muitas delas nas alturas, a dezenas de graus célsius abaixo de zero, quilômetros acima das nuvens. Um difícil click que, muitas vezes, foram necessárias semanas de preparo, dias de aclimatação e uma caminhada árdua e que colocou a própria vida do protagonista em risco. Pelo caminho, muito além de flores, cenários deslumbrantes e pássaros, foram encontrados precipícios, temperaturas extremas, e as gretas traiçoeiras, que são as fendas no gelo, que podem ter dezenas de metros e que ficam encobertas por uma camada fina de neve, ocultas como um alçapão à espera do montanhista descuidado. É pisar, cair e morrer. Sim, muitas fotos trazem consigo o renascimento e a oferta de uma nova vida.

O frio também cobra seu preço. Mesmo ‘mumificado’ com roupas especiais, temperaturas que podem chegar a 70 graus negativos costumam acometer as extremidades do corpo, sendo pontos vulneráveis os dedos e o nariz.

Da mesma forma exemplifico o amor. Existem pessoas que nunca ousaram subir alto, admiram fotos e reportagens sobre a alta montanha e jamais se imaginam enfrentar tamanho desafio. Existem também os persistentes, insistentes e desafiadores, que enfrentam desafios para trazer para casa suas conquistas. Existem também aqueles que se contentam apenas em observar de camarim e aqueles que estendem uma toalha aos pés das altas montanhas, sem pretensão alguma de escalar. Seja lá a forma que você se enquadra, todas as opções refletem a busca pelo amor. Cada um em uma forma específica. Mas é aí que paramos para pensar, será que nos esforçamos de forma suficiente para encontrar o amor? Até onde preciso subir para que esse encontro se efetive?

Por vezes, estamos no pé de uma montanha e lá estacionamos. Estagnados, permanecemos à espera do amor que pode estar poucos metros acima. Nos iludimos e nos conformamos com o fácil, acreditando que já estamos alto suficiente para encontrar o amor. O caminho do amor não se apresenta de forma fácil, muito pelo contrário, é árduo, perigoso e tal encontro não acontece por acaso, sem que você pare de sentir suas extremidades ou que sua respiração esteja beirando o impossível, diante o ar rarefeito e o despreparo para ver o que realmente o amor tem a lhe mostrar.

Caminhos para o cume são vários e é você quem escolhe o que mais lhe convém, porém, visão do alto você não muda, existe apenas uma. Eu já estive lá em cima. Mas o que poucos, ou que quase ninguém sabe, é que por vezes quase não voltei. A neve faz o caminho desaparecer e, sem uma orientação eficiente, o seu retorno pode jamais acontecer.

E lá está você, no alto da montanha, à espera do momento único de encontrar o seu amor. Sorriso no rosto ao perceber que superou adversidades e obstáculos que pareciam intransponíveis e, de repente, do nada, quando tudo parecia lindo, uma avalanche te surpreende. Você fica praticamente sem chão e seus pés tremem em uma base instável e sem sustentação. Todo seu esforço parece ruir, sua luta em busca do amor parece que de nada valeu. E em minutos você desce desgovernado sem entender o motivo que está te levando para baixo. Ao abrir os olhos, você percebe que está novamente aos pés da montanha e que só lhe resta juntar os destroços e, quem sabe, fazer uma nova tentativa, talvez, em uma outra montanha, sem ignorar as condições geográficas, climáticas, os perigos mortais e desafios muitas vezes ocultos.

Ironia do destino, por mais bonito que pareça ser, ninguém pode viver no cume, que é um lugar para escalar, contemplar, deixar registrado uma marca e marcar sua história, e então descer e se preparar para arriscar montanhas mais altas e ter novas histórias para contar. Sim, eu já estive lá em cima. Por algum tempo, mas estive. Talvez não na mais alta montanha da minha vida, mas já estive lá.

Tenha a consciência que você pode até mover montanhas e para isso precisa começar carregando pedras pequenas. Não espere a perfeição de imediato, pois essa é uma montanha que muitas vezes levará toda uma vida para ser escalada, um pouco a cada dia. Siga seu caminho, para o alto e avante. Lembre-se, nós não tropeçamos nas grandes montanhas, mas nas pequenas pedras.

O amor realmente é uma montanha, e eu perdi o medo de altura. E por mais que saibamos que o cume é apenas um lugar de visitação, em uma destas aventuras podemos encontrar o amor bem lá no alto, em um lugar lindo e quente, e contra toda a regra da vida façamos desse lugar um lar eterno. Leve com você o ensinamento do provérbio chinês: não importa o tamanho da montanha, ela nunca poderá esconder o sol de sua vida.

Bons Ventos!!!
 

Luka Izzo

Kilimanjaro mochileiros.jpg

 

Featured Replies

Postado
  • Membros

@Luka Izzo Parabéns pelo excelente texto.você é show! 

Subir a montanha já com seu amor não tem preço. 

Um dos momentos mágicos da nossa vida (casal100) foi ter conseguido subir a nossa primeira difícil montanha,  o pico dos Marins,  vivenciamos naqueles minutinhos no topo, algo impossível de descrever em palavras. Foram raros momentos nas nossas vidas que sentimos tanto AMOR! Inexplicável. 

Somente quem chegou a algum topo pode explicar aquela sensação. 

Postado
  • Autor
  • Membros
2 minutos atrás, casal100 disse:

@Luka Izzo Parabéns pelo excelente texto.você é show! 

Subir a montanha já com seu amor não tem preço. 

Um dos momentos mágicos da nossa vida (casal100) foi ter conseguido subir a nossa primeira difícil montanha,  o pico dos Marins,  vivenciamos naqueles minutinhos no topo, algo impossível de descrever em palavras. Foram raros momentos nas nossas vidas que sentimos tanto AMOR! Inexplicável. 

Somente quem chegou a algum topo pode explicar aquela sensação. 

É verdade, amigos!!!!!   
Inexplicável esse amor!!! 

PS: já passei por inúmeros perrengues e dificuldades, mas jamais vou me esquecer do sofrimento que foi chegar ao cume da Pedra da Mina! rsss.... Pensa num morro que tira o couro da gente! kkkkkkkk

Abração brotherssssssss!!! 
Bons Ventos pra vocês!!!

Postado
  • Membros

@Luka Izzo Imagina dois veios que ficaram perdidos por umas quatro horas no início. Começamos a pedra da mina às 08:30hrs. ....subimos e descemos no mesmo dia.....chegamos na fazenda serra fina de volta às 19:15hrs...

Sorte que estávamos com no máximo 9 quilos na mochila senão estaríamos  lá até hoje. 

Foi bom....não foi não. ....FOI ÓTIMO 

Nós conhecemos nossas forças é nestas horas viu.....

Postado
  • Autor
  • Membros
6 horas atrás, casal100 disse:

@Luka Izzo Imagina dois veios que ficaram perdidos por umas quatro horas no início. Começamos a pedra da mina às 08:30hrs. ....subimos e descemos no mesmo dia.....chegamos na fazenda serra fina de volta às 19:15hrs...

Sorte que estávamos com no máximo 9 quilos na mochila senão estaríamos  lá até hoje. 

Foi bom....não foi não. ....FOI ÓTIMO 

Nós conhecemos nossas forças é nestas horas viu.....

kkkkkkkkkkkkkkkkkk... 
Na Pedra da Mina fiz até amizade com um cãozinho que foi desde o Paiolinho até a metade do caminho com a gente!! Colocamos o nome dele de "Snoopy" rss....  tá bãoooooo fazer amizade na trilha né? rsssssss 

Postado
  • Membros

@Luka Izzo Na montanha não tem briga, todo mundo sofrendo a boa dor.

Muito difícil você encontrar pessoa mal humorada na montanha,  eu nunca vi...e olha que gosto de conversar. 

Acho que vi esse cachorrinho com um grupo quando estava fazendo o pico dos 3 estados. 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.