Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Meu nome é Filomena (Filó), sou Técnica em Eletrônica, trabalho nesta área, adoro viajar e fazer trilhas. Tenho desgaste da cartilagem dos joelhos. Na época do trekking, eu tinha 52 anos (janeiro de 2018).

Eber trabalha na mesma empresa que eu, é meu amigo e companheiro de trilhas. Difícil encontrar alguém pra te acompanhar nessas aventuras rsrsrs. 

Não aconselho quem é totalmente sedentário a fazer o circuito. É PUXADO! Principalmente, a última parte da trilha até a base das torres.

Mas, é possível para quem pratica alguma atividade física.

Encontramos várias pessoas com idade na faixa de 60 e 70 anos fazendo o Circuito W com facilidade. Carregando aquelas cargueiras enormes!!!

 

E assim começa a nossa aventura…

 Saímos de São Paulo às 22:30(vôo era às 21:40).

Voamos bem até Santiago, onde chegamos à 01:10 do dia 06/01. Demoramos um tempão para estacionar e depois imigração.

Saímos do Aeroporto 02:30 da manhã em direção à casa do Ângelo(fomos pela Transvip) Chegamos lá às 03:30. Ele estava acordado nos esperando. (Agradeço demais). Ele chamou um carro pra gente voltar para o aeroporto. Às 08:00 o carro estava lá nos aguardando.

Gastos até aqui.

Eber: 53,50 Uber da casa dele até aeroporto.

Filó: 13,57, Uber até Tatuapé e ônibus até aeroporto.

Lanche no aeroporto: Las Baguetes: 92,00😱😱😱( duas baguetes, um pão de queijo e dois chocolates quentes)

Transporte aeroporto casa do Ângelo (ida e volta): 20 dólares cada um.

Como não tínhamos tempo, fizemos câmbio no Aeroporto mesmo( paga -se uma taxa maior).

Saímos às 11:10. Vôo tranquilo até o pequeno aeroporto de Puerto Natales. Chegamos as 14:10. Chegamos com chuva e frio.

 image.png.56fe2f961c35348ffda92f32b0ff153b.png

Pegamos um micro ônibus para o centro ( 2000 pesos cada um). Ele nos deixou na porta do hostel Danicar.

Fizemos check in e fomos procurar um lugar para almoçar. Por indicação da Bete Doriana😁😁😁 fomos no El Bote(bom restaurante e com preço justo).

Passamos no supermercado e compramos nossa refeição para um dia, na trilha (pão integral, salaminho, todinho, biscoitos, água).

E chovendo….

Voltamos pro hostel, descansamos um pouco e fomos até a rodoviária para conhecer o caminho é marcar o tempo que gastaríamos.

Voltamos pro hostel, organizamos nossa mochila e fomos dormir…

 

Dia 07/01

 

Acordamos às 05:30, tomamos café e cadê as pessoas do hostel??? Elas iam guardar as nossas coisas. A gente levou o mínimo possível para Torres Del Paine.

Bati na porta do quarto da dona do hostel e apareceu uma moça, na recepção em cima da hora. Guardou o que não levaríamos e saímos correndo para a rodoviária.

 image.png.ec8c3dc79512e641be02af699095314a.png

 

 Pegamos o ônibus para TDP ( comprei a passagem pela internet na Bussur).

image.png.0df78fd5b378e82359bf3f380e407663.png

 

Depois de uma hora e meia chegamos em Laguna Amarga, entrada do Parque Torres Del Paine. Todos têm que passar por aqui. Aqui compramos o ingresso para o Parque (21000 pesos), preenchemos um formulário onde concordamos com as regras do parque, principalmente em relação a questão do fogo.

Assistimos um vídeo, onde fala da preservação e das multas e penalidades que sofrerão quem causar um incêndio no parque.

Às 09:10 saímos de Laguna Amarga em direção a Pudeto ( mesmo ônibus). Chegamos lá 10:20. Gostaríamos de ter pegado o catamarã das 09:00, mas impossível. ( Demora-se muito na entrada do Parque.

Pegamos o das 11:00 que saiu às 11:20😐😐😐

image.png.20780503c3097346475655fe91299b17.png        image.png.5722d9ecc293facc485d9146cfe4f066.png

 

Depois de uma pequena viagem pelo maravilhoso

Lago Pehoe, chegamos em Paine Grande.

Que lugar maravilhoso! A localização é incrível e o abrigo é muito bom!

Estávamos muito eufóricos! Queríamos ir logo para o acampamento Grey…

Fizemos check in, deixamos nossas mochilas no quarto e fomos direto para trilha.

image.png.ea883e2c83f1eb8c5dbc06e10e7ed1df.png

 

Uma trilha linda! Cheia de flores diversas, pássaros e cachoeiras, lagos...uma visão triste são as árvores queimadas em boa parte da trilha... são sinais incêndio que aconteceu e que quase devastou o Parque 😞😞😞

image.png.122025198295263c5b1edc84ddccaae8.png                 

 

 Primeiro,  chegamos ao Mirador Grey, melhor lugar para contemplar o Glaciar Grey, várias placas de gelo se desprendem dele e vão descendo lago abaixo

Apesar da previsão ser de chuva, estava um dia lindo, sol brilhando! Fomos com tempo bom até quase o Acampamento Grey

Quase chegando lá começou a chover.

Toda a nossa volta foi debaixo de chuva.

Saída de Paine Grande: 12:20

Acampamento Grey:16:20

Saída do acampamento Grey: 16:40

Chegada em Paine Grande: 19:00

Andamos 22 km.

Nossos companheiros de quarto era um casal, ela: carioca,  ele: mineiro de Juiz de Fora

Eles fizeram de Las Torres para Paine Grande, contrário da gente.

 

Dia 08/01/18

 

A noite foi boa. Cama boa e quente.

Acordamos as 06:00, nos arrumamos e fomos tomar café. Comi bastante 😊😊😊

Pegamos o nosso lanche de trilha e em baixo de chuva saímos em direção au acampamento Italianos. Isso era 08:15.

Choveu praticamente todo o trajeto. Muita lama pelo caminho.  Mochila pesada(12 kg, a minha) e a minha jaqueta da Decathlon que dizia ser impermeável….nada tinha de impermeabilidade.

Chegamos ao acampamento Italianos às 11:00. Muita chuva!!🌧🌧🌧🌧

 Este acampamento é simples, ruim mesmo!

Não vi chuveiros. O banheiro é fossa. Fedido pra caramba ( ainda bem que não achamos vaga nele! Ele é grátis, administrado pelo Conaf).

Deixamos nossas mochilas em frente a casinha do guarda e fomos para o Mirador Frances. Aqui, estamos na parte central do W. O final dessa trilha seria o Mirador Britânico, mas por causa das chuvas, este Mirador estava fechado. Teríamos que atravessar um rio e estava muito perigoso.

Fomos até o Mirador Frances (muito chuva! Parte que eu fiquei desanimada. Minha jaqueta não me protegia(JAQUETA QUECHUA QUE NÃO SEGUROU A CHUVA, A DECATHLON TROCOU A MESMA, QUANDO VOLTEI), muito frio!

Deste ponto a gente vê as avalanches do Glacial Frances. Mesmo com chuva, um monte de gente fica lá sentados...de repente você escuta um barulho de trovão e lá vem a avalanche…

Fizemos nosso lanchinho e iniciamos a descida.

De volta ao Italianos. Pegamos nossas mochilas e caminhamos mais dois quilômetros até o Frances. Chegamos às 14:10. Na recepção do acampamento (um quartinho) tinha uma placa dizendo: (volto em poucos minutos)...e lá se foi mais de uma hora esperando 😞😞😞

Tudo que eu queria era um banho quente, tirar as roupas molhadas…

A pessoa responsável chegou, e nos indicou quais seriam as nossas barracas. O banheiro ficava muito longe de onde estávamos!!!

Peguei minhas coisas e lá fui eu... comecei o banho e água estava morninha, no final estava congelando

Lembram do banho quente que eu queria????

Pois é.

Depois vimos uma placa, onde dizia: banho quente das 18:00 às 22:00😡😡😡

Primeira noite acampada. Não foi fácil.

O acampamento fica no meio de árvores, em baixo de uma montanha com neve nos picos.

Não tinha como medir a temperatura, mas com certeza estava na casa do zero grau! E o vento?

Parecia que as árvores cairiam sobre a barraca e outras vezes parecia que a barraca sairia voando….

Aqui não tinha refeições. Então levamos lanches de Puerto Natales. Nossa janta, café da manhã e almoço foram lanches.

 

Dia 09/01/18

Acordamos cedinho, tomamos nosso café e lá fomos nós em direção ao Acampamento das Torres Central.

Saímos às 08:45 do acampamento Frances.

O trajeto entre Frances e Torres Central é um dos mais bonitos do circuito W.

Quatro quilômetros depois do Frances a gente chega no Refúgio e acampamento Los Cuernos. Lugar bem bacana!! Do lado direito você tem o magnífico Lago Nordenskjöid e do lado esquerdo a imponente formação rochosa de Los Cuernos. Ao passar pela praia de pedras na beira do Lago vimos uns russos e holandeses tomando banho nas águas geladas 😱😱😱😱😱que coragem!!!!

 

 image.png.a5ab037baaffd7370a891a12c99252f5.png

Depois de duas horas estávamos no Abrigo Los Cuernos, fomos ao banheiro, descansamos um pouquinho e seguimos. Muitos trechos de subida e com a mochila pesada, sentimos bastante cansaço…( neste dia meu ombro ficou inchado). Às 12:15 paramos em um lugar maravilhoso para almoçar ( aqui acabamos com os nossos suprimentos que havíamos comprado em Puerto Natales). Subimos em uma pedra bem alta e lá a visão era maravilhosa!!! Via-se todo o lago e ficamos ali um bom tempo olhando aquela maravilha…

 

 image.png.337c50a24109553b30255d1d8302f510.png

Los Cuernos

image.png.ff8a0b63ed2d236ad0dfa0bec0b36e1e.png

A visão mais linda do Lago Nordenskjöid

 

 Chega de moleza! Mochila nas costas e vamos seguir…

Passamos por desfiladeiros, pontes cinematográficas, flores e vegetação típica do lugar e a gente dizia: será que falta muito?

Tinha uns americanos mais ou menos juntos com a gente, ele nos perguntaram a mesma coisa…

Faltava mais ou menos 4 km. Andamos mais um pouco e lá estava o complexo Las Torres 🙏🙏🙏👏👏👏👏

Durou pouco nossa animação!!!😞😞😞😞

A gente via o complexo, mas realmente a distância até lá era de 4km… 

Fazer o quê???!!!

Vamos embora, tá perto.

Então às 16:15 chegamos no nosso acampamento... MORTOS!!!

O moço levou a gente até as nossas barracas e nos instalamos. Tomamos um bom banho e descansamos até a hora do jantar. Nosso horário era de 20:30 às 21:30. Estávamos com bastante fome!!! Não gostamos dos serviços da Fantástico Sur. Eles colocam você em alguma mesa que já tem outras pessoas( fazem isso até completar toda os lugares da mesa). Saladas, pães e sucos são de uso comum e quando você chega, às vezes já acabou e então você precisa ficar pedindo. Com tanta fome! O jantar era purê de abóbora com uns cubinhos de carne. Foi pouco!!!!😠😠😠😠

Bora dormir, no dia seguinte será o ÁPICE da nossa trilha…

 

Dia 10/01/2018

Acordamos cedo. Nosso horário de café era das 08:00 às 09:00. Tomamos café, pegamos nosso lanche de trilha e às 09:10 saímos em direção às Torres. Muita gente no trajeto. Muitas pessoas que vão, somente, até elas. Primeira subida já dava uma pequenina amostra do que seria este dia!!!

Passamos por um grupo guiado que tinha um casal de brasileiros, depois encontramos um outro casal da zona sul de São Paulo e ele disse que não aguentaria e que a primeira coisa que faria quando voltasse pra São Paulo era procurar uma academia. Ele tem 58 anos.

Disse a ele que a gente se via lá em cima…

Continuamos nossa subida. Logo depois veio uma descida, desfiladeiro com rolamentos de pedras!!!

image.png.8f9d885107081214035b0511a0a200d3.png

 Depois desse lugar a gente chega no Acampamento Los Chilenos. Parada pro banheiro, água e vamos que vamos, pois faltam 4km até as Torres…

A partir desse ponto a gente tem praticamente só subida 😱😱😱😱

Uma boa parte é entre árvores, bosques lindos, cachoeiras...

image.png.6d3e3411d658b27fb82f798f92d06243.png              image.png.75db5db1602a82aef6aef9700b308988.png     

 

 E continua subindo…

O último 1,5km é o mais difícil! A subida é bem ingrime e de pedras. É uma parte que dá medo, pois o vento é forte.

Tinha um casal com bebezinho bem pertinho da chegada nas Torres!!! Aliás, vimos muitas crianças neste trajeto. Crianças e idosos! Pessoal PORRETA! Todo o meu respeito.

image.png.fef0ad662695dfc59cb361cf3b01bf6b.png

 

Com passinhos curtos... chegamos na base das Torres 👏👏👏👏😁😁😁😁

Que felicidade! Objetivo alcançado! Obrigada meu Deus!!!

image.png.4ba78c74840f5366153adbea69321a45.png

 

Vamos almoçar e depois fotos...o vento era tão forte que nos enchia a boca de areia...

Estava muuuuuuuiiiiiito frio e ventava muito forte!

Falei pro Eber: vamos tirar nossas fotos e voltar.

Tiramos fotos e não nos aventuramos a saltar ou explorar as pedras, pois o vento poderia nos derrubar.

image.png.b5c830e0dd6f68b55fb95e42af22117a.png

Hora de começar a descida... muita gente subindo, outras descendo.

O último 1,5km foi difícil pra subir. Certo? Também é difícil pra descer. Você tem a sensação que vai rolar pirambeira abaixo…

Não tem onde se agarrar, caso caia. E os joelhos são bastante exigidos.

Lembram do casal da zona sul de São Paulo?

Encontramos com ele na descida. Faltava uns 40 minutos pra eles chegarem nas Torres.

Fizemos a descida de forma tranquila…

Gente, banheiro é um problema, principalmente, pra nós mulheres...a trilha é muito movimentada e a maior parte do trajeto não tem árvores grandes, ou seja, você passa um aperto danado 😬😬😬

Chegamos no acampamento por volta das 17:30 e de lá a gente podia ver as Torres com toda aquela imponência… E nossa sensação era difícil explicar: conquista, superação, realização, em fim... CONSEGUIMOS!!!!!!

Banho e jantar reconfortantes, última noite em TDP.

Atenção para essa DICA: programe-se para sair de TDP no fim do dia. Tem um ônibus para Puerto Natales às 13:00 e ou às 19:00.

A gente não pesquisou os horários de saída de ônibus, do Parque. Então ficamos mais uma noite lá, ou seja, mais gastos com essa noite, jantar e café da manhã! É o pior: esperar até às 13:00 para voltar a Puerto Natales.

Mas, a gente conseguiu uma carona até às entrada do Parque e de lá pegamos um ônibus.

Chegamos cedo em Puerto Natales, conseguimos lavar nossas roupas ( tem várias lavanderias, combram por quilo de roupas), passeamos, almoçamos na famosa pizzaria Mesita Grande...

Dormimos e no dia seguinte partimos em direção a El Cháten e El Calafate...mais trilhas e mais aventuras vem por aí…

 

Informações importantes:

Duas empresas particulares administram a maior parte dos acampamentos e abrigos:

www.verticepatagonia.cl e www.fantasticosur.com.

Você também pode reservar alguns acampamentos gratuitos no CONAF.

http://www.parquetorresdelpaine.cl

A Vertice é complicada. Você não consegue fazer reserva online. Você manda um e-mail e fica esperando eles confirmarem a reserva e te mandar um link para fazer o pagamento. Eles demoram muito pra responder e enquanto isso você vai perdendo as vagas nos outros abrigos e acampamentos. Eu enviei o primeiro e-mail no dia 23/08/17. Queríamos a reserva para 07/01/18. O meu amigo já tinha enviado no início de agosto…

Era triste 😢😢😢as vagas da Fanstaticosur iam se acabando e nada deles responderem…

Mandei vários e-mails, em espanhol, inglês, português e finalmente, quando já pensávamos em outro destino, eles me responderam: dia 07/09/17. Confirmaram nossa reserva e aí fomos reservar os outros lugares com a Fantasticosur. Não encontramos mais vagas nos abrigos. Então ficamos acampampados. Alugamos as barracas. Não queríamos carregar peso.

A gente já encontra a barraca montada. Muito prático!

Não tem sinal de celular. Nos abrigos tem wi-fi, mas não compensa pagar seis dólares por hora. Conexão ruim e muita gente usando.

 

Ah! Parei de colocar os valores gastos…

 Mas, eu gastei R$6000,00 ao todo: passagem, hospedagem, comida...este valor foi o total da viagem que incluiu El Cháten e El Calafate.

Isso foi a dois anos atrás, mas espero que ajudem quem quer fazer essa linda e maravilhosa viagem...

NENHUMA CÂMERA PODE CAPTURAR A BELEZA QUE NOSSOS OLHOS PODEM

image.png

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mochileiros.com changed the title to Trekking Circuito W invertido em Torres del Paine
  • Mochileiros.com featured this tópico
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Ei Filomena,

Legal seu relato. Fantástica a aventura. Fica um gostinho de quero mais. Também fiz o W invertido em TDP, mas fiz em novembro de 2018. A Vértice já estava aceitando reserva on-line, então é um perrengue a menos. Infelizmente não conseguir subir até o mirador britânico, por causa do clima. Mas fui até o francês (eu e minha esposa). Estávamos subindo e de repente começamos a ouvir barulho de trovão. O clima já estava fechado e eu pensei "lá vem chuva". Quando vejo uma abertura na vegetação e olho para as montanhas vejo aquele avalanche gigante. Foi muito legal. Tinha um carinha lá no mirador francês pulando igual criança e apontando a avalanche. Mas infelizmente não valia a pena subir ao britânico por causa da visibilidade.

Quando fomos à base das torres, na volta, pegamos um vento que, segundo o guarda parques, passou dos 100 km/h. Tivemos que nos apoiar nos bastões de caminhada com as duas mãos para não sermos carregados. Ficamos assim uns 5 minutos até diminuir e podermos continuar. Então, de repente, veio outra rajada de vento bem forte e derrubou minha esposa. Quase que ela foi barranco abaixo. Foi um susto.

Mas a emoção é grande. O lugar é muito bonito. Quero voltar lá. Minha programação é fazer o O em fevereiro de 2021, presente de 50 anos.

Parabéns pela aventura. É o que nos faz viver.

 

Christian

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...