Ir para conteúdo

HURB (Hotel Ubano) é confiável?


Posts Recomendados

  • Membros

Sobre Machu Picchu tem q ver que o controle tanto da cidadela quanto do trem não pertence diretamente ao governo peruano, a concessão está na mão de empresas estrangeiras que também querem ter lucro encima. Tanto que ao invés de diminuírem o número de turistas por dia, criaram horários fixos onde o turista passam menos tempo na cidade do que antes e aí a empresa pode fazer entrar mais gente durante o dia. Uma grande restrição arrebenta com a galera que depende de vender comida, alugar a casa e etc, pq com menos gente, menos eles vendem.

A longo prazo o capitalismo precisa de consumo e a expansão do turismo global foi uma alavanca p manter o capitalismo em pé, onde não se consome só produtos, mas sim experiências: e o que inicialmente inocente conhecer outras culturas e imergir em outras realidades se tornou um produto e um post. Só ver os orfanatos no Vietnã onde as crianças não são órfãs e os turistas pagam caro p fazer um trabalho voluntário que move uma cadeia de empresas.

O aumento das taxas de permanencia e de visita só vai gerar mais desigualdade do acesso a bens culturais e segregação pq com o aumento dessas taxas a galera que economiza um rim pra fazer aquele mochilao vai ver cada vez mais longe o sonho. Eu mesmo já fiz orçamento comparando o dinheiro que eu ia gastar em x dias em algum país da Europa mais famosos e o que eu gastaria na América Latina e acabei viajando por aqui menso pq meu dinheiro é contado.

Muitos destinos no Brasil já tinham um custo de viagem bem altos do tipo q vc vai pra Machu Picchu ou Bariloche mais não vai pra aquele destino no Brasil, ano passado o que eu passei duas semanas na Argentina bem hospedado não ia bancar uma semana no Jalapão. Com a expectativa de aumento do turismo interno também teremos altas nós circuitis turísticos nacionais devido a maior demanda??

São apenas algumas divagações minhas. Eu queria ir pro Nepal em 2023, será que até lá já vai rolar?rsrs

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 21/04/2020 em 16:35, Juliana Champi disse:

O que é consenso aqui: ninguém sabe do futuro, quando vai ser seguro viajar, quando vai ter remédio, vacina, quando vamos voltar ao normal, se não vamos, enfim. 

Tem os otimistas, tem os pessimistas, tem os neutros, cada um se agarra do que convém. O que dá é pra analisar o que está acontecendo e já aconteceu e tentar se precaver.

Achei que esse vídeo traz um apanhado sensato do que tem acontecido e do que pode rolar. Me digam o que acham!

 

 

O que eles falaram sobre mais gente visitando as atrações de natureza no Brasil. Só que essas atrações já são superlotadas no Brasil. Vai procurar uma vaga no alojamento d Parnaso em temporada de montanha, não tem. A trilha já fica lotada, foz do Iguaçu já é lotado. Os pontos de turismo de natureza do Brasil que não são superlotados é pq são muitos caros pra se chegarem devido ao difícil acesso pra atingi Los ou demora p chegar lá. Ou a praia do sono em Paraty fica vazia em feriados? As praias do país ficam com aglomeração igual enxame de abelha. Mesmo isso vai ter que ser repensado. Aumentar o preço só vai reforçar desigualdades, que levam a situações onde até violência contra os turistas podem surgir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1 hora atrás, valderes disse:

Mesmo isso vai ter que ser repensado. Aumentar o preço só vai reforçar desigualdades, que levam a situações onde até violência contra os turistas podem surgir.

Uma coisa para você pensar:

Como que você controla o problema da superlotação sem colocar catracas na entrada e limitar a quantidade de pessoas? Lembrando que quanto mais restrita e difícil de conseguir alguma coisa for, mais as pessoas estarão dispostas a pagar,   o que leva a outro problema, começa a surgir um mercado paralelo e muitas vezes criminoso, e tudo isto faz o preço subir naturalmente, devido a oferta ser muito menor que a demanda.

Investir e infraestrutura, para facilitar o acesso a outros locais menos visitados, e assim diluir a quantidade de turistas entre os vários locais, seria uma opção, mas a maioria dos governos não tem dinheiro nem para o básico do dia-a-dia, muito menos para investir em projetos caros de infra-estrutura.

E ainda tem que ver se as pessoas vão querer ir para estes outros locais alternativos, a grande maioria das pessoas que é mesmo ver e visitar os clichês de sempre, e uma grande parte das pessoas procura justamente os locais mais movimentados, por que simplesmente gosta de toda esta muvuca, ou seja, não é algo que tenha uma solução fácil.

Provavelmente não seja, a melhor solução ou exemplo, mas o que o pessoal tem olhada como exemplo, são locais como Suíça e Fernando de Noronha, que tem conseguido manter um nível de turismo sustentável, pois são locais mais exclusivos, para onde é caro viajar devido ao custo e taxas altas, e lá também se vende uma "experiência de viver o local", e não só tirar algumas fotos, encher a cara e seguir adiante... 

Uma coisa que parece ser uma tendência mundial, é tentar desincentivar o turismo de bate-volta, o turismo de final de semana ou feriados. Pois até mesmo os locais mais lotados, tem um volume aceitável nos demais dias, a coisa só fica feia e incontrolável mesmo nos finais de semana e feriados.

Em geral o pessoal do turismo de bate-volta ou de final de semana não costuma gastar nada ou gastar muito pouco nos locais que visita, só vai lá tirar algumas fotos, encher a cara de bebida barata, mas em compensação sobrecarregam a infraestrutura local, vide exemplo de várias cidades que vivem cheias de turistas de bate-volta ou final de semana, mas tem finanças péssimas, sem dinheiro para nada.

Já um turista que fica mais tempo no local para "viver a experiência local" costuma gastar mais no comércio local, o que  por sua vez, financia a infraestrutura necessária para atender todo mundo.

Mas como que você faz para incentivar as pessoas a ficarem mais tempo no local e desincentivar o turismo de bate-volta ou final de semana? Uma das coisas que está sendo testada para ver se tem algum efeito, é cobrar taxas caras para quem ficar 1 dia ou uma noite, mas oferecer descontos ou isenção de taxas para quem ficar 3 ou 4 noites....

Não sei se é a melhor solução, mas é uma coisa que está sendo pensada e que provavelmente vai ser testada em vários locais, para ver se tem algum efeito.  

 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Em 26/04/2020 em 13:02, valderes disse:

O que eles falaram sobre mais gente visitando as atrações de natureza no Brasil. Só que essas atrações já são superlotadas no Brasil. Vai procurar uma vaga no alojamento d Parnaso em temporada de montanha, não tem. A trilha já fica lotada, foz do Iguaçu já é lotado. Os pontos de turismo de natureza do Brasil que não são superlotados é pq são muitos caros pra se chegarem devido ao difícil acesso pra atingi Los ou demora p chegar lá. Ou a praia do sono em Paraty fica vazia em feriados? As praias do país ficam com aglomeração igual enxame de abelha. Mesmo isso vai ter que ser repensado. Aumentar o preço só vai reforçar desigualdades, que levam a situações onde até violência contra os turistas podem surgir.

Vc está se referindo a locais mega turísticos né... praias famosas (que nem considero destinos de ecoturismo) e etc, que de fato, nas temporadas, super lotam. Normal. Já visitei Foz do Iguaçu muitas vezes e estava super tranquilo fora da temporada.

Acho que no vídeo o que ela quis dizer é destino REAL de ecoturismo né... extrapolar para o regional mesmo, moro no norte do Paraná e num raio de 100km a partir da minha cidade tem pelo menos umas 50 trilhas/cachoeiras/pousadas/trekking/escalada e etc para visitar, pra todo bolso, gosto e preparo físico. Chutando baixo. SC então é um paraíso, e não me refiro ao litoral, que é lindo tb!

Não dá mesmo pra ter mega acesso a paraísos naturais, isso gera impacto... enfim, aqui tem assunto para dissertações e teses. Mas o Brasil tem sim MUITA opção de turismo de natureza, é famoso por isso inclusive fora, nas trilhas que fiz pela Amazônia tinha muito mais gringo que brasileiro... tem muita falta de costume do nosso povo em valorizar esse tipo de turismo tb, todo mundo quer ir pra Paris, haha!

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Aqui mesmo  nas trilhas de MG o que mais tem é gringo. Todas as vezes que estive na regiao da Serra do Cipó encontrei alguns, isso pq é uma região que 99% dos brasileiros nunca visitaram...haha. Assim como em Boipeba na Bahia, tem quase mais gringo que brasileiro por lá.

É triste dizer isso, mas brasileiro não gosta (ou ainda não desenvolveu o hábito) desse turismo de natureza (que é o que eu mais gosto), e quando pratica o faz de forma predatória. Não tem uma trilha ou lugar que eu estive aqui no Brasil que não catei lixo pelo caminho, é triste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@FCRO , verdade na Patagônia quase se fala mais inglês do que espanhol, é praticamente tudo europeu por lá, achei meia duzia de brasileiros em duas semanas por lá fazendo triha. 

 @Nani84 , concordo com você. Penso que nos últimos anos entrou uma perfil novo de turistas de natureza, uma galera sem noção nenhuma de preservação, é a galera que só tá lá exclusivamente e nada mais que fazer uma selfie pro instagram, tipo o pessoal que fica 3 horas na pedra do Telégrafo no Rio, eu me recusei a fazer isso e tirei essa foto aqui que já foi republicada em vários lugares. Ou uma menina que disse que deveria se cortar as arvores de uma trilha porque elas estavam atrapalhando a vista.

spacer.png

Mas não é exclusividade de brasileiro não, lá em Sucre no Parque Cretácico, umas gringas foram limpar as botas sujas de lama nos fósseis de pegadas de dinossauro de dez milhões de anos (eu briguei com elas).

O turismo no Brasil precisa se reestruturas em alguns aspectos, tem viagem pro Peru ou Argentina que é viagem pra ficar na memória que é mais barato que a maioria dos destinos brasileiros e é por isso que muito brasileiro tb não conhece o país todo. Eu não tenho carro nem CNH, então dependo de ônibus para conhecer os destinos: Minas Gerais é horrível em questão de linhas de ônibus, experimenta sair de Tiradentes e ir pra Ouro Preto, são 4 conduções; sair do Rio de Janeiro para Ibitipoca, os horários são terríveis. O que acontece que o Brasil é um destino muito barato pra quem ganha em Euro ou dólar e os gringos vem pra cá com tempo de ficar um ou dois meses, com isso certos locais vão ter mais gringos que brasileiros. Muitos locais de turismo de natureza ou aventura exigem um custo inicial alto sendo restritos a uma parcela mais bem remunerada da população.

Soluções possíveis: 

  • Aumentar a segurança para as pessoas poderem fazer as trilhas já existentes, ninguém quer ir fazer trilha e ser assaltado igual acontece no Rio de Janeiro.
  • Aumentar a oferta de parques e áreas verdes, assim como áreas para camping estruturado e selvagem
  • Melhorar a infraestrutura de acesso as trilhas, sem essa de pensar que quanto mais difícil melhor porque aí filtra o publico, porque tb filtra a capacidade das pessoas recolherem o lixo
  • Valorizar o turismo familiar, como o morador do entorno pra ser o guia e não vir muita gente de fora igual Ilha Grande
  • Limitação de visitantes de acordo com a capacidade. 

Mas sem educação pra montanha relacionado a lixo e conservação de nada vai adiantar...

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
2 minutos atrás, FCRO disse:

@valderes Essa foto é fila para tirar foto na pedra do telegrafo?

era final de semana?

Foto da Fila para tirar um book no telegrafo, rsrs

foi 21 de abril de 2015, era feriado, mas acho q era numa terça. Mas pelo que os meus amigos me contaram virou quase um padrão acontecer isso todos os fds  e só aumentando cada vez mais

  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...