Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

VOLTA COMPLETA EM ILHA GRANDE – FEVEREIRO/2022!

Postado
  • Colaboradores
  • Este é um post popular.

INTRODUÇÃO

Olá pessoal, eu sou o Alan, e como havia comentado em outras postagens, tinha planejado uma viagem até o Rio de Janeiro para fazer o trekking ao redor da Ilha Grande, qual pertence ao município de Angra dos Reis.

Comigo nesta viagem, tive a companhia do meu irmão e de mais quatro amigos.

A ideia de fazer esse trekking surgiu devido a pandemia, que nos impediu de direcionar os esforços para efetuar o Circuito O de Torres del Paine, no Chile, e para não ficarmos parados por mais um ano, buscamos uma alternativa nacional que não exigisse um investimento tão significativo.

Como estávamos em um grupo relativamente grande, tivemos algumas reuniões antes da viagem para decidirmos diversos pormenores, e tentar encontrar um acordo em relação ao o que esperávamos disso tudo.

A primeira decisão foi, naturalmente, escolher o período para viajarmos, qual ficou, após vasta pesquisa de preços de passagens aéreas, definido para os dias 03 de fevereiro até 12 de fevereiro de 2022.

Eu havia pesquisado sobre a melhor época de visitar a ilha com o intuito de fazer trekking, e estava consciente que apesar de fevereiro ser um mês quente, haveriam grandes chances de chuvas de verão, mesmo assim, foi a época que nos apresentou o melhor período considerando as limitações individuais de cada integrante do grupo.

Feito isso, começamos a nos organizar para a viagem!

PLANEJAMENTO

Como falei anteriormente, o objetivo dessa viagem era efetuar a ‘volta a ilha’, um percurso de aproximadamente 130km com uma altimetria razoável – queríamos inclusive visitar eventuais pontos de interesse que houvessem no caminho, e em especial, além da volta, entrar na Gruta do Acaiá, subir o Pico do Papagaio e conhecer Lopes Mendes (ambos não fazem parte da volta a ilha).

Acho importante frisar que existem diversas regras em Ilha Grande por se tratar de um parque nacional e também estadual, como por exemplo, de não poder acampar em qualquer lugar, restringindo assim as possibilidades de roteiro.

Para isso, reservamos um total de 10 (dez) dias de viagem, sendo que o primeiro e o último serviriam quase que exclusivamente para fazermos o translado de ida e volta até nosso destino.

Do saldo de 08 (oito) dias, decidimos distribui-los da seguinte forma: 05 (cinco) dias para a volta na ilha, 01 (um) dia de folga em Aventureiro, e 02 (dois) dias em Abraão para, de lá, subir o Pico do Papagaio e conhecer Lopes Mendes.

Estaríamos levando toda a comida e equipamento necessário para toda a volta e os demais dias.

Durante minhas pesquisas, soube que haviam campings que ofereciam barracas e refeições, mas no intuito de reduzir ao máximo a despesa (e também ter a experiência de uma travessia autônoma), insistimos no plano inicial de levar tudo que usaríamos (só utilizaríamos esse serviço caso algum imprevisto ocorresse – como salvaguarda).

Havíamos decidido que faríamos tudo da forma mais independente possível, dessa forma, estaríamos usando nossos próprios fogareiros durante a viagem – porém tivemos que mudar nossos planos quanto a isso pois não poderíamos estar despachando cartuchos de gás nos voos, e não tive qualquer sucesso em encontrar alguma loja em Ilha Grande (antes de irmos) que estivesse comercializando esse item (liguei para vários estabelecimentos, conversei com guias e proprietários de campings). Na dúvida, para não arriscar, decidi entrar em contato com cada camping que havia reservado espaço questionando-os se eles possuíam cozinha compartilhada, e como todos confirmaram, decidimos levar os fogareiros e tentar achar cartuchos de gás no nosso primeiro dia em Abraão, e se não achássemos, usaríamos as cozinhas compartilhadas.

Antecipo que, como havíamos planejado, fomos atrás de cartuchos de gás em Abraão no primeiro dia e, depois de procurar em todos os cantos possíveis, não achamos qualquer loja que vendesse esse produto (a maioria das pessoas nem sequer sabia o que era um cartucho de gás).

RESERVAS E AUTORIZAÇÃO

Alguns dias após a compra de nossas passagens, qual fora em novembro de 2021, tivemos a surpresa que a Gol havia cancelados algumas rotas e isso havia trazido alguns prejuízos para nosso planejamento inicial.

Precisei entrar em contato com a Gol, e após algumas tentativas, tive sucesso em reagendar os nossos voos nas mesmas datas, porém em horários diferentes.

Com medo que isso poderia acontecer novamente, decidimos deixar todas as confirmações das demais reservas para as vésperas da viagem (pois em alguns casos precisávamos pagar um sinal de garantia).

Assim que tivemos a certeza, primeiramente fui atrás de uma empresa que pudesse efetuar o translado do aeroporto (GIG) até a Ilha Grande.

Encontramos a empresa Easy Transfer, qual nos buscava em um horário predefinido no aeroporto e nos levava até Conceição do Jacareí, onde de lá pegaríamos um barco até Abraão – o deslocamento todo estava anunciado em 02:30 horas, e havia desconto comprando a ida e volta simultaneamente.

Por garantia, entrei em contato com os campings antecipadamente buscando meios de reservar nossa estadia nos dias específicos.

DIA

LOCAL

CAMPING

VALOR

1 – 2

ABRAÃO

ALFA CAMPING

50,00

2 – 3

BANANAL

CAMPING DA CRISTINA

40,00

3 – 4

ARAÇATIBA

CAMPING DO BENÉ

35,00

4 – 5

AVENTUREIRO

CAMPING DO LUIZ

40,00

5 – 6

AVENTUREIRO

CAMPING DO LUIZ

40,00

6 – 7

PARNAIOCA

CAMPING DA JANETE

40,00

7 – 8

ABRAÃO

ALFA CAMPING

50,00

8 – 9

ABRAÃO

ALFA CAMPING

50,00

9 – 10

ABRAÃO

ALFA CAMPING

50,00

Estarei falando melhor do serviço da Easy Transfer e de cada camping mais abaixo durante o relato de viagem.

Além das reservas, precisei ir atrás de uma autorização para poder passar pelas faixas de areia da Praia Sul e Praia Leste, entre Aventureiro e Parnaioca, pois elas estão dentro de uma área protegida e legalmente proibida de ser acessada.

Enviei um e-mail formal para secretaria.peig@gmail.com identificando o grupo e apresentando o nosso interesse, fiz isso mais de um mês antes da viagem. Precisei reenviar este mesmo e-mail outras três vezes (semanalmente), pois nunca obtinha retorno.

Com medo de não conseguir a autorização, acessei o site oficial do órgão responsável http://www.inea.rj.gov.br/ e tentei contato (por muuuitas vezes, em dias e horários diferentes) através do número anunciado na página (sempre chamava até cair, nunca tive sucesso nesse canal).

Já estávamos convictos que não teríamos autorização, e teríamos que ‘dar um jeito’ para atravessar aquela parte da ilha – porém uma semana antes da viagem recebi retorno dos e-mails que enviei, nele vinham instruções e a solicitação de uma série de documentos do grupo. Providenciei tudo no mesmo dia e enviei de volta, solicitando ainda que a autorização, caso concedida, nos fosse enviada por meio digital, visto que estávamos nas vésperas da viagem e não seria prático termos que busca-la em qualquer lugar.

Um dia antes de embarcar recebi um e-mail com a autorização anexada em PDF, apresentando os nomes e os respectivos CPFs de cada membro do grupo que fora autorizado. Das condições impostas, teríamos que recolher lixo na Praia Sul enquanto passássemos por ela.

Editado por Alan Rafael Kinder

• Respostas 24
  • Visualizações 9.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Alan Rafael Kinder
    Alan Rafael Kinder

MOCHILAS Para essa viagem, utilizei meu xodozinho que é a Curtlo Mountaineer 70+10L, uma mochila cargueira bem grande, bonita e prática. É importante frisar que eu tenho 192cm de altura, e p

• Alan Rafael Kinder
    Alan Rafael Kinder

ROTEIRO SIMPLIFICADO Então, antes de sequer comprarmos as passagens, eu havia compilado o que poderíamos esperar dessa aventura. Fiz diversas pesquisas e li relatos de outros membros do fóru

• Alan Rafael Kinder
    Alan Rafael Kinder

2º DIA – SEXTA-FEIRA, 04 DE FEVEREIRO DE 2022 ENSOLARADO ABRAÃO > BANANAL Eu acordei bem cedinho, junto com o nascer do sol (aí pelas 05:00 horas), e logo comecei a ajeitar as coisinhas pa

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Oi Alan! Farei a travessia em setembro e suas dicas foram valiosas. Confesso que fiquei com pena de vc, pois todo dia vc acordava cedinho e motivado pra trilhar e nunca dava certo. Realmente, escolher as pessoas certas faz parte da preparação da trilha, vc tem toda razao. 

Mas eu ainda acho que vc vai voltar lá um dia pra fazer tudo caminhando. Espero que sim! :)

Postado
  • Autor
  • Colaboradores
16 horas atrás, Isa SV disse:

Oi Alan! Farei a travessia em setembro e suas dicas foram valiosas. Confesso que fiquei com pena de vc, pois todo dia vc acordava cedinho e motivado pra trilhar e nunca dava certo. Realmente, escolher as pessoas certas faz parte da preparação da trilha, vc tem toda razao. 

Mas eu ainda acho que vc vai voltar lá um dia pra fazer tudo caminhando. Espero que sim! :)

Fico feliz que o relato tenha conseguido ajudar de alguma forma!

Eu posso dizer que valeu a experiência, foi interessante sentir o desenvolvimento de um trekking em um grupo maior - ao menos eu pude aprender algo novo, e se for preciso, me preparar melhor para uma próxima.

Pretendo voltar sim para lá, só não sei se faria novamente a volta... talvez passar uns dias de turista tradicional mesmo haha... só uma pena os deslizamentos que rolaram por lá, uma das praias qual pisei simplesmente deixou de existir.

Tenha uma excelente viagem! Abraços!

Postado
  • Membros

Não tinha lido seu relato ainda. Fiquei revoltada das pessoas acordando as 4am para ver o por do sol, mas não acordando para realizar o objetivo principal da viagem, que era o trekking.

Eu não tenho mais idade e nem paciencia para viajar com muita gente 😅. Minha experiência é que mesmo combinando e alinhando expectativas com 3 já começa a dar problema 😂.

Postado
  • Autor
  • Colaboradores
19 horas atrás, Nani84 disse:

Não tinha lido seu relato ainda. Fiquei revoltada das pessoas acordando as 4am para ver o por do sol, mas não acordando para realizar o objetivo principal da viagem, que era o trekking.

Confesso que foi estranho, pois éramos em um grupo de amigos de longa data, e já tínhamos experiências com hiking e acampamento (inclusive meu primeiro trekking foi com dois do grupo).

19 horas atrás, Nani84 disse:

Eu não tenho mais idade e nem paciencia para viajar com muita gente 😅. Minha experiência é que mesmo combinando e alinhando expectativas com 3 já começa a dar problema 😂.

Olha, eu concordo.

No fim, se for em grupo, sempre haverá alguém que estará, de certa forma, liderando.
E daí quando são mais que três pessoas já existe o risco de surgirem 'dois líderes'.

Na minha primeira trip, que marcou muito minha vida, fomos em três (meu irmão e um amigo de longa data) - e confesso que foi extraordinário, deu tudo muito certo.
Mas tipo, nós organizamos a viagem por mais de um ano, discutimos cada detalhe, imaginamos situações e já entramos em consenso com tudo que era possível de ser previsto.

É claro que durante aquela viagem surgiram ainda diversas situações que sequer havíamos cogitado a possibilidade, mas conseguimos nos organizar de forma saudável.

Eu penso que não tem muito mistério, você precisa sentir a intenção da pessoa que estará participando... qual é o propósito dela lá, e se existem afinidades reais entre o grupo que está sendo montado.

Eu sou um cara que não costuma ficar parando durante a caminhada, eu fotografo em movimento, com leves pausas, e prefiro me antecipar às coisas (acordar mais cedo para não precisar correr desesperado no final do dia). Me planejo com antecedência e tomo notas durante o percurso para analisar o desempenho, e se é preciso alterar o ritmo.
Parece algo extremamente regrado, mas não, eu apenas respeito o mínimo que assegurará a conclusão da viagem - de resto, sou aberto para experimentar.

Obviamente esse não era o perfil de alguns dos meus amigos nessa ida pra Ilha Grande haha

• Silnei pinned, featured e unpinned this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.