Ir para conteúdo

CIRCUITO W Sozinha – Torres Del Paine – Patagônia Chilena - Março 2022


Posts Recomendados

  • Membros

A CHEGADA (20/03) ATÉ DIA 01 DO CIRCUITO W (24/03/2022)

IMG_7003.thumb.jpeg.c1ec2b0e4df923c9d01490a3d6502e98.jpeg

Peguei o voo de SP até Punta Arenas, chegando praticamente as duas da manhã. Eu só levei dólares e reais, não tinha conseguido trocar uns pesos chilenos no aeroporto para o taxi. Estava sem sinal de internet, somente com fé de como eu conseguiria chegar no Hostel naquela hora da madrugada. Achei que teriam infinitos taxis na madrugada de domingo para segunda, que engano! Haha

Eu ali no aeroporto, essa hora, já sentindo o frio patagônico, tentando um wifi grátis pra ver se conseguia um Uber, aguardando ansiosamente algum taxi aparecer. Tinha somente um estacionado e sem motorista. Até que a motorista veio me perguntar se eu estava esperando um taxi e se eu me importava de dividir com outras pessoas, falei que não, embarquei com outras 2 meninas e assim fui até minha hospedagem em Punta Arenas.

O problema é que eu só tinha notas de USD 100 e a corrida ia custar CLP 8.000. Ela não tinha troco, acabei pagando praticamente o dobro, porque ela me deu todo o troco que ela tinha (e não ficou muito feliz com isso, opsssss hahaha).

O importante é que deu tudo certo, cheguei na Hospedaje Magallanes e a proprietária muito prestativa estava lá pra me receber, eu havia mandado um e-mail antes sobre a possibilidade de fazer check in de madrugada. Achei um cuidado grande ser recepcionada por ela (tinha me enviado as instruções para entrar sozinha, mas assim que desci do taxi ela já estava no portão).

Reservei pelo HostelWorld por duas noites, com café da manhã incluído.

No dia seguinte, andei pela cidade, troquei meu dinheiro para pesos chilenos e comprei o ônibus com a Bus-Sur para Puerto Natales (CLP 8.000). Fiz a conversão do lado da Bus-Sur, tem duas empresas ali que fazem isso, então recomendo entrar nas duas, perguntar e ver qual a melhor cotação, pois estavam diferentes. Em 21/03/2022 foi: 1 dólar – CLP 805 e 1 real – CLP 160.

Andei pela cidade (eu já conhecia em 2019) e descansei. No dia seguinte peguei 3h de ônibus até Puerto Natales. Dormi duas noites no Hostel Last Hope, também reservado através do HostelWorld. Fui andando da rodoviária até o hostel e o Diego (proprietário) é bem prestativo e pode te ajudar com todas as informações necessárias. Ele tem um lugar para deixar suas bagagens extras durante o trekking.

Do lado do Hostel está a empresa BusSur, então no dia seguinte comprei a passagem de ida e volta para o Parque Torres del Paine (mas atenção, o ônibus sai da rodoviária!!). Fui no mercado, fiz meus sanduiches, caminhei por Puerto Natales e comecei a me preparar para começar o Circuito W no dia 24/03/2022.

Eu embarquei no dia 20 e comecei somente no dia 24 porque possuo flexibilidade e estava fazendo as coisas com bastante tempo, mas esses dias podem ser encurtados, dependendo da sua disponibilidade.

IMG_6847.thumb.jpeg.422f7ac7a1d56d0947ed623175bce2c1.jpegIMG_6868.thumb.jpeg.f2546b7ee08d1ec3c36dfe7ed4b8efda.jpeg

IMG_6920.thumb.jpeg.71e0143d54c3e961d43c729b5f0928f9.jpegIMG_7039.thumb.jpeg.6b566571c3e9339909d0ba5d16a0c3c2.jpeg

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

DIA 01 – SAÍDA DE PUERTO NATALES ATÉ CAMPING GREY

IMG_7079.thumb.jpeg.aecb70d526e74c2187a99678660930ef.jpeg

As 06:40h peguei (e quase perdi) o ônibus em Puerto Natales para o Parque Nacional Torres del Paine. Nessa época do ano, amanhece as 8h e foi da estrada que já percebi o quanto essa experiência seria importante. O céu estava rosa, montanhas ao redor e um dia limpo me permitia ver, já de longe, as torres que dão nome ao parque.

O ônibus chegou as 08:30h na portaria para conferência das entradas (comprei on-line), quem começa o “O” ou faz o bate e volta até as Torres é nessa portaria, da Laguna Amarga, que a trilha tem início.

Quem, assim como eu, começa em Paine Grande/Grey, retorna ao ônibus para mais quase 1h de trajeto até onde saí o catamarã.

As 09:40h cheguei, já sentindo os fortes ventos da Patagônia. O céu continuava azul e sem chuva (a previsão, que nunca é confiável, me indicava fortes chuvas para todos os dias, o que já estava me dando muito medo antes de começar a trilha). Mas a Patagônia é assim, o clima lá é próprio e dificilmente você vai saber o que vai encontrar, tem que ir aberto e preparado pra absolutamente tudo.

Percebi que eu era uma das poucas, senão única, mulher/pessoa sozinha. Eu observei muito quem estava no catamarã: todas as nacionalidades, casais, grupos, mochilas grandes, pequenas, carregando muita coisa ou quase nada.

Cerca das 11h cheguei em Paine Grande. O catamarã para muito perto do Camping, então aproveitei e comi meu sanduiche, peguei os bastões de trekking, fui ao banheiro, fiz toda a organização até sair as 11:45h para oficialmente começar o circuito W.

Nesse dia são 11km até o Camping Grey. Aos poucos você já começa a ver o Glaciar Grey, gigante, lindo, o desgelo no lago que se forma. A caminhada fica leve simplesmente pela paisagem, para todos os lados que você olha, você se impressiona. Parece uma pintura. Entre um pouco de ganho e perda de elevação, as horas foram passando de maneira muito tranquila.

Cruzei com pessoas em ambos os sentidos, acho que se eu passava 10 ou 15 minutos andando sozinha e sem ver pessoas, era muito.

Parei uma vez para lanches e descanso, mas em geral meu corpo estava respondendo bem a trilha. O caminho é bem demarcado, impossível se perder. Peguei bastante vento, mas zero chuva. Concluí os 11 km as 15:30h.

Fiz o check in no Camping Grey, a barraca estava montadinha com uma montanha maravilhosa de fundo. Me organizei, tomei banho (banheiros limpos, chuveiro quentinho) e aguardei o horário da janta que foi servido as 18h. Tinha uma sopa sem graça de entrada, uma salada esquisita, arroz com uma carne dura e sobremesa. Hahahahah ou seja, pelo valor que é pago, a comida não é muito elaborada. Eu compreendo por ser um lugar de difícil acesso.

Por volta as 20h eu já estava na barraca, quentinha, li um pouco no meu Kindle e dormi.

Nesse primeiro dia me senti bem introspectiva, não interagi muito com as pessoas e acredito que estava me situando em como os dias iam funcionar.

IMG_7051.thumb.jpeg.6aad8bb6c3ee2acfe3f220eb9d7324d0.jpeg

IMG_7067.thumb.jpeg.5523486981e99111b1d7a787f17fadc6.jpeg

IMG_7072.thumb.jpeg.e6cc01be43a87948b1aefa72b2302790.jpeg

IMG_7108.thumb.jpeg.e9f67cc66989f9a1519355fb9b91baee.jpeg

IMG_7143.thumb.jpeg.532e51848e6a49a78b968bce09441e8a.jpeg

IMG_7152.thumb.jpeg.05c13064dc015aacc7a74be8f165868a.jpeg

IMG_7154.thumb.jpeg.803874ba6cb9733ce723da66291b6b35.jpeg

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • Membros de Honra
Em 16/04/2022 em 11:17, Ana Caroline Cunha disse:

Para quem curte, esse é o vídeo que eu fiz do "pré-viagem" onde vou contando como eu estava me sentindo desde janeiro até o dia do embarque. 

Essa tem o DNA de mochileira mesmo! Quanta empolgação, até parece quando estou organizando as minhas viagens.

Muito legal esse vídeo!

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...