Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

CIRCUITO W Sozinha – Torres Del Paine – Patagônia Chilena - Março 2022

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

242070857_WhatsAppImage2022-03-29at17_18.38(2).thumb.jpeg.f14417cde4f76b679bde2f2c1287e15b.jpeg

Voltei para a Patagônia, mais uma vez solo, para completar o Circuito W, um sonho antigo que eu tinha e desejei muito ao longo dos últimos anos. É a minha segunda vez em Torres del Paine mas agora o objetivo era muito claro: completar o circuito W. Eu terminei ontem e ainda estou absorvendo toda a experiência. Vou começar a postar tudo no https://www.instagram.com/anavoando/

Eu fiz em 4 noites e 5 dias e o itinerário foi o seguinte:

Dia 01: ônibus de Puerto Natales até Pudeto, entrada do Parque Torres Del Paine através do Catamarã. Chega coladinho no camping Paine Grande por volta das 11h, mas eu andei até o Camping Grey, onde passei a primeira noite. 11km

Dia 02: De manhã deixei a mochila no camping e fui com uma mochila menor até dois mirantes, um do lado do Camping Grey e outro cerca de 2km afastados, mas com uma vista incrível. Vale muito a pena. Voltei até o Grey e por volta do meio dia saí com a mochila até Paine Grande, camping que dormi a segunda noite. 21km

Dia 03: O dia que eu mais temia! Saí as 08:30h e fui até o camping Italiano, que está fechado no momento, mas tem um guarda-parques lá e você pode deixar a mochila. Fiz a trilha de ataque até os miradores Francês e Britânico! WOW! Voltei pro Italiano 16:30h. Comecei a trilha Italiano – Cuernos as 16:55h (o limite de entrada era 17h!!!). Minha terceira noite foi no camping Cuernos! E que caaaaamping! Juro, vale a pena andar os 2km a mais e hospedar nele. Várias pessoas no caminho ficaram no Francês e reclamaram. Eu cheguei as 18:30h no Cuernos, depois de um dia caminhando por praticamente 10h, parei pouco durante todo o trajeto, só para comer e apreciar a vista nos miradores (mirantes). 26km

Dia 04: Tirei a manhã off depois dos 26km do dia anterior. Saí por volta do meio dia do Camping Cuernos em direção ao Chileno! Eu não esperava a subida que teve nesse trecho hahaha o cansaço acumulado no quarto dia com certeza ficou evidente. Cheguei as 17h no camping Chileno, que fica já na metade do caminho para a Base das Torres. 12km

Dia 05: As 05:30h eu saí em direção ao famoso mirante das Torres que dão nome ao parque. A grande surpresa com certeza ficou para o último dia: começou a nevar muuuuuito na subida. Muito mesmo! O objetivo era o nascer do sol, mas cheguei por volta as 08h na base das torres com a maior nevasca. As Torres estavam sumidas. Fiquei até umas 09:45h e nesse meio tempo elas apareceram e desapareceram! Lindonas! Gigantescas! Foi minha segunda vez nessa paisagem e com certeza fui surpreendida. Voltei super rápido para o Chileno e cheguei por volta as 11h no camping. Comi, descansei, me organizei e as 12h comecei o caminho em direção a saída do parque, pela Laguna Amarga. Peguei o ônibus as 14:30h, concluindo 90km caminhados em 5 dias! 17km
Foi uma conquista giganteeeeeee! Ainda mais sozinha! A trilha está muito movimentada, é bem demarcada, então é tranquilo. Eu nem acredito ainda e estou absorvendo tudo que vivi nesses dias de tantas paisagens incríveis. Por estar sozinha optei por comprar todo o camping montado + todas as refeições inclusas e gastei os seguintes valores:

INFORMAÇÕES GERAIS:

- Voo SP – Punta Arenas - SP R$ 1.775,00
- Voo NVT – SP – NVT R$ 265
- Camping Grey e Paine Grande (Vertice) – USD 198 – R$ 1.206,08
Estavam inclusos nesse valor: barraca montada, isolante térmico, jantar e café da manhã no Grey. No Paine Grande tive incluso também um box de almoço com sanduiches, barrinha de cereal e suco de caixinha.
O saco de dormir eu levei o meu de 0ºC.
- Camping Cuernos e Chileno (Fantastico Sur/Las Torres) – USD 300 – R$ 1.827,40
Estavam inclusos: barraca, isolante térmico, todas as refeições (café da manhã, box de almoço e jantar).
Eu decidi ir e comprei todas as coisas acima em 17 e 18/01/2022.
- Entrada Parque Nacional Torres del Paine (comprei on-line) – USD 49 – R$ 290,08
- Ônibus Punta Arenas – Puerto Natales CLP 8000 (só ida) – R$ 50
- Ônibus Puerto Natales – Torres del Paine – CLP 12000 – R$ 75
- Catamarã Pudeto – Paine Grande – CLP 23000 - R$ 143,75
- Shuttle do Centro de Boas Vindas até onde os ônibus para Puerto Natales saem: CLP 3000 - R$ 18,75
Total dos gastos considerando só o Circuito W cerca de R$ 5.700,00.
Tem outras coisas que não considerei ainda, porque eu literalmente voltei ontem do Parque. Vou compartilhar TODOS os detalhes no meu Instagram: https://www.instagram.com/anavoando/

Qualquer coisa que precisem, estou a disposição para mais detalhes 😊

* Voltei ontem e esse post futuramente será completado com mais informações. 

WhatsApp Image 2022-03-29 at 17.18.38 (3).jpeg

WhatsApp Image 2022-03-29 at 17.18.45.jpeg

WhatsApp Image 2022-03-29 at 17.18.44 (1).jpeg

WhatsApp Image 2022-03-29 at 17.18.44.jpeg

WhatsApp Image 2022-03-29 at 17.18.43 (1).jpeg

WhatsApp Image 2022-03-29 at 17.18.43.jpeg

WhatsApp Image 2022-03-29 at 17.18.42.jpeg

WhatsApp Image 2022-03-29 at 17.18.41 (1).jpeg

WhatsApp Image 2022-03-29 at 17.18.41.jpeg

WhatsApp Image 2022-03-29 at 17.18.40 (1).jpeg

WhatsApp Image 2022-03-29 at 17.18.40.jpeg

WhatsApp Image 2022-03-29 at 17.18.39.jpeg

WhatsApp Image 2022-03-29 at 17.18.38 (1).jpeg

WhatsApp Image 2022-03-29 at 17.18.37.jpeg

WhatsApp Image 2022-03-29 at 17.18.36.jpeg

Editado por Ana Caroline Cunha

• Respostas 32
  • Visualizações 11.3k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Ana Caroline Cunha
    Ana Caroline Cunha

Como que surge essa viagem? Como eu disse no início, a vontade era antiga, mas a chama reacendeu quando eu percebi em Dezembro de 2021 que as fronteiras estavam abertas e tinham umas 4/5 pessoas

• Ana Caroline Cunha
    Ana Caroline Cunha

Para quem curte, esse é o vídeo que eu fiz do "pré-viagem" onde vou contando como eu estava me sentindo desde janeiro até o dia do embarque. 

• Ana Caroline Cunha
    Ana Caroline Cunha

simmmm!! quero fazer isso, é que literalmente acabei de voltar hahahaha e quero complementar o relato com mais detalhes e dicas  esse foi um mais "express" pra já ir ajudando e inspirando outras pesso

Posted Images

Featured Replies

• Silnei featured this tópico
Postado
  • Autor
  • Membros
9 horas atrás, SilviaAlves disse:

que viagem incrível! obrigado por compartilhar. vi que você tem um blog, seria legal postar o relato lá também :D

simmmm!! quero fazer isso, é que literalmente acabei de voltar hahahaha e quero complementar o relato com mais detalhes e dicas :) esse foi um mais "express" pra já ir ajudando e inspirando outras pessoas

Postado
  • Membros
1 hora atrás, Ana Caroline Cunha disse:

simmmm!! quero fazer isso, é que literalmente acabei de voltar hahahaha e quero complementar o relato com mais detalhes e dicas :) esse foi um mais "express" pra já ir ajudando e inspirando outras pessoas

aaah, é que ali você mencionou que iria postar mais informações no insta (eu não uso insta) e pelo amor de deus não quero perder os detalhes dessa viagem hahaha

Postado
  • Autor
  • Membros
22 horas atrás, SilviaAlves disse:

aaah, é que ali você mencionou que iria postar mais informações no insta (eu não uso insta) e pelo amor de deus não quero perder os detalhes dessa viagem hahaha

ahhhhhh que pena!!! porque lá é bem mais ilustrativo e tem uns vídeos que eu to apenas surtada com a paisagem hahahaha e não sabendo lidar! mas pode deixar, vou escrever com detalhes também e tentar colocar fotos que passem a sensação semelhante hahahah

• 3 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Como que surge essa viagem?

Como eu disse no início, a vontade era antiga, mas a chama reacendeu quando eu percebi em Dezembro de 2021 que as fronteiras estavam abertas e tinham umas 4/5 pessoas do meu Instagram na Patagônia. Duas delas, haviam feito Torres del Paine.

A partir de então eu enfiei na minha cabeça que eu iria ainda nessa temporada de montanha. No dia 16 de janeiro comprei as passagens e no dia 17 e 18 de janeiro fechei os campings, iniciando a viagem em 20 de março de 2022.

O @Gerhard Jahn foi essencial nesse planejamento e até apoio psicológico, ele já fez o W e me passou diversas dicas essenciais, me ajudou a traçar a rota e tirou várias dúvidas nesse processo pré-viagem.

Eu decidi fazer em 5 noites e 4 dias dividido da seguinte maneira: iniciando pelo Catamarã Pudeto > dormindo no acampamento Grey > segunda noite em Paine Grande > terceira noite em Los Cuernos > quarta noite no Chileno > quinto dia saída pela Laguna Amarga, após “ver o amanhecer” na Base das Torres.

Antes de fechar o voo, conferi se tinha disponibilidade para as minhas datas nesses acampamentos e todos estavam disponíveis. Lembrando que é bem finzinho de temporada e a partir de Abril alguns campings fecham pela chegada do inverno.

Eu fiz tudo de maneira independente, reservando direto pelos sites dos campings. O pagamento é através do PayPal, em dólar.

Os campings Grey e Paine Grande podem ser reservados aqui: Vertice Patagonia - https://reservas.verticepatagonia.cl/index.xhtml

Já os responsáveis pelos acampamentos Los Cuernos e Chileno são através da Fantasticosur/Las Torres (mudaram de nome, mas pelo que entendi é a mesma empresa): https://lastorres.com/donde-alojar/camping/

A entrada para o parque, pode ser comprada aqui: https://aspticket.cl/

Algumas informações adicionais que podem ser adaptados:

O mesmo roteiro pode ser feito em 4 dias, 3 noites. Ao invés de dormir a primeira noite no Grey, dorme-se em Paine Grande e vai até o Grey e volta no mesmo dia (mas no meu relato vocês vão ver que faço uma parte a mais, dormindo uma noite extra, por ter mais tempo).

Eu optei pelo camping Los Cuernos por dica do Gerhard, ele é 2km mais longe que o camping antes, chamado Francês. Mas o Camping Los Cuernos é beeeeeem melhor, fica de frente para o lago e todo mundo que encontrei no caminho, que dormiu no Francês e depois passou pelos Los Cuernos, falou que desejou ter ficado no segundo! Hahaha Obrigada pela dica Gerhard, realmente a experiência dos Los Cuernos foi ótima e não foi tão ruim os 2km a mais.

O Chileno é o menor dos campings e ele lota fácil, dessa forma, caso não tenha vaga, a pessoa pode dormir no camping Central, que é da Fantasticosur também, mas vai estar mais longe das Torres.

Outra coisa é que se pode fazer no outro sentido também: Chileno – Los Cuernos – Paine Grande – Grey, assim faria as Torres logo no primeiro dia. Eu honestamente repetiria do jeito que eu fiz, achei o sentido excelente e não mudaria em nada.

Por fim, o Circuito é super adaptável. Você pode levar tudo: barraca, saco de dormir, isolante térmico, comidas OU comprar tudo OU escolher e personalizar, que foi o que eu fiz (ah, pode-se levar tudo do Brasil ou alugar em Puerto Natales, várias lojas tem esse serviço).

Acabei montando o meu pacote da seguinte forma: barraca, isolante térmico e todas as refeições, EXCETO os dois primeiros almoços que eu levei sanduíches prontos. O saco de dormir eu levei o meu porque no Grey e em Paine Grande o aluguel era USD 20 por dia. Economizei nisso, gastei em comida, porque dessa forma não precisaria levar fogareiro e etc.

Então realmente é de analisar suas necessidades e prioridades e então ir elegendo o que faz sentido ou não. Eu estava sozinha, optei por ir com uma mochila mais leve e garantir que eu estaria bem alimentada (o medo de passar fome aqui é grande) hahaha.

Postado
  • Autor
  • Membros

Para quem curte, esse é o vídeo que eu fiz do "pré-viagem" onde vou contando como eu estava me sentindo desde janeiro até o dia do embarque. 

Editado por Ana Caroline Cunha

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.