Ir para conteúdo

Equipamentos de Camping e Aventura - Backpacking Light (Super Leve)


Posts Recomendados

  • Respostas 271
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores
Fala galera.. blz

 

saco de dormir, esse é outro problema sério rs.. como a grana

tava curta e precisava de um saco que aguentasse o tranco do tempo

hostil da patagonia, e não achava nada melhor e mais leve, acabei

optando por um quechua 0º, excelente não passei perrengue mesmo com

temperaturas de -7 ... porem é um saco bem pesado e quente para o

brasil.. afinal pesa 1,9kg... a ideia é comprar um saco mais light

para o brasil.. tava pensando no dreamlight da deuter...

 

Olá Adam,

Estou indo para Torres del Paines em 26-dez, chego lá dia 03. Li seus relatos e muitos outros. Sou adepto do pouco peso e anos atrás o Ogum me indicou uma mochila Go Lite, Jam 2 (cerca 600 gr, 40 litros). Consegui, usei pouco, é boa, falo dela depois.

 

Vamos ao PONTO sobre SACO DE DORMIR: lí em um site de tour chileno: Eles vendem o Pacotão pronto para Torres del Paines, com guia, cozinha e tudo, e chegando em TDPaines, no camping, eles ENTREGARÃO para os turistas DOIS sacos de dormir, por causa do frio. Fiquei pensando que se eles fazem isso é porque dá certo. É verdade que não sabemos qual o graduação de conforto de cada saco...

 

ENTÃO lembrei que UM SIMPLES liner de seda aumenta em 5 graus a temperatura de tolerancia do saco. Modelo Premium Silk Liner, Standard da Sea to Summit (loja chilena Lacumbre http://www.lacumbreonline.cl/index.php/productos/equipo-de-montana/sacos-dormir/premium-silk-liner-standard-sea-to-summit.html , por 30 mil pesos). Peso: 130 g ,Dimensiones 185 x 92 cm.

O outro liner Reactor Thermolite Liner incrementa o conforto em até 8 graus, e o mais pesado, o Reactor Thermolite EXtreme, Incrementa "el comfort del saco de dormir hasta en 15 grados", Peso: 399 g , Dimensiones 210 x 90 cm, Materiales 110g/m² Thermolite®, custa 35 mil pesos cl.

 

todos da Sea to Summit, . COM O MÍNIMO DE PESO, em se tratando de 5 ou 15 graus...

 

Então SE nós USARMOS DOIS Saco de Dormir Dream Lite 500, já citado, 570 gramas cada, vai para 1140, super compacto, e com varias opções de temperaturas: Calor? (usa só um) , frio? (usa um fechado e o outro meio aberto), muito frio ?? (fecha os dois).

Dream Lite 500 Doite:Peso: 570 g, Temperatura de Conforto: +17 ºC, Temp. Limite: +15 ºC, Temp.Extrema: +3 ºC; Enchimento: Fibra de Poliéster Polydown Soft ,Material Externo: Deuter 210T Ripstop Nylon, Material Interno: Deuter 237T Nylon Tactel Taffeta

 

Ou mesmo o Saco de dormir Micron X-Lite Nautika (5°c á 8°c), tenho um, e em Minas ele é quente. Tipo: Sarcófago ultra-compacto Interior: Poliéster 70D Exterior: Poliéster Ripstop 190T resinado com poliueretano Enchimento: Thermopix® siliconizado 50g/m2 Medidas; Modelo ultra compacto. Tecido exterior reforçado tipo rip-stop (anti-rasgo) tecnologia que evita no caso de haver algum rasgo, que o mesmo aumente de tamanho. Capuz incorporado.

 

PRONTO: :D estamos colocando O SISTEMA DE CAMADAS para sacos de dormir (igual primeira pele, um ou dois fleece,etc), ::mmm: ... Quem anima fazer o teste na Patagonia?

Mas aqui dá pra fazer legal, só pegar um saco de dormir emprestado com um amigo... Fica no máximo 1200 gramas, muito bom.

A lógica existe, falta a experimentação.( sobre o liner, nunca usei pois aqui é muito quente, mas melhora a higienização do saco).

Também é super fácil escolher um material, e fazer um liner. Lá fora do Brasil está mais barato comprar !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Bom, só fique esperto com o que você aluga em Puerto Natales. Eu aluguei um saco de dormir que na bolsa dele estava escrito Doite. Na hora de acampar em TDP, tirei o saco de dormir da bolsa, e para minha surpresa era de uma marca que eu nunca tinha ouvido falar. Sorte que não fez frio. Quanto aos liners, tenho minhas dúvidas se eles realmente aumentam a temperatura como diz na propaganda. Alguém aí já testou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Bom, só fique esperto com o que você aluga em Puerto Natales. Eu aluguei um saco de dormir que na bolsa dele estava escrito Doite. Na hora de acampar em TDP, tirei o saco de dormir da bolsa, e para minha surpresa era de uma marca que eu nunca tinha ouvido falar. Sorte que não fez frio. Quanto aos liners, tenho minhas dúvidas se eles realmente aumentam a temperatura como diz na propaganda. Alguém aí já testou?

 

Gumamanske, tens razão que devemos conferir o equipamento quando pegar, pois mesmo na hora de devolver, quem aluga confere as condições da devolução, e pode trazer desentendimentos.

 

Quanto a liner, esquentar esquenta. É como camadas que vc coloca no corpo. Ou como vc, em casa, pode dormir, com um lençol, ou um lençol, e um cobertor, ou lençol, mais dois cobertores ( mais camadas ).

Vc pode escolher os mais finos (algodão ou seda), intermediários, ou mais quentes, que são material tipo microfleece.

Realmente não sei se esquentam o valor da propaganda.

Meus sacos são muito quentes, e não tive como usar aqui.

Em TDP, janeiro/12, levarei o meu liner, e se usar vou postar.

Estou lendo sobre tecidos termodinâmicos. É facílimo fazer um liner iqual ao meu de seda, da SeatoSummit, à custo muito mais baixo. Por enquanto estou avaliando o tecido Viscose de Seda, Viscose de Bambu, e outros...

O liner é um retangulo costurado fazendo o contorno do saco...Aberto em cima... Só isso.

Acho mais difícil é fazer um liner mais quente, de microfleece, ou melhor, achar o tecido para comprar.

Se fizer de um cobertor mais fino ( a tecnologia toda está em reduzir o VOLUME a ser carregado, o peso nem tanto), fica seu saco e o "liner de cobertor".

 

Adendo: todos sabem que quem esquenta somos nós mesmo, que produzimos o calor.

O melhor isolante é o Ar !! ( por isso o vento nos esfria, pois é ladrão de ar !!). Os materiais que seguram ar em microcamadas (microfibras, lã, pluma) , "esquentam mais", pois fazem mais isolamento.

Colocando mais roupas, se for MUITO JUSTA uma com a outra, esquenta menos, do que se deixar uma folguinha de ar entre elas (dicas daqueles que moram em regiões nevadas...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Falae pessoal! Vou dar uma atualizada no meu material! Eu acho que estou saindo do Pesado para o Leve nas categorias, mas ainda tem muitas gramas para serem diminuidas desse equipo todo!

 

-Mochila The North Face Terra 65L: 2140g

-Barraca Manaslu Discovery Mountain Modificada: 2900g

-Saco de Dormir Lafuma Patrol Light: 1000g

-Isolante Inflável Pacific Outdoor Classic AC Reg: 615g

-Fogareiro Guepardo UA300: 168g

-Cartucho Tek Gás: 230g

-Kit de alimentação (panela, talheres): 110g

-Lanterna LED: 280g

 

Isso são equipos que eu SEMPRE levo para qualquer trekking. Então, de saída, eu sempre parto com 7443g (7.4Kg)! ::mmm:

 

Aí entram outros itens que vão depender do tempo de viagem, lugar, parceria, etc. 90% das minhas pernadas eu saio com aproximadamente 11Kg! Isso eu solo!

 

De todos os itens, o que mais me deixa grilado na hora de colocar na mochila é a barraca! Apesar de ser sensacional (nunca tive nenhum problema com ela..seja na chuva, vento, frio, etc), é muito pesada! Eu que viajo praticamente sempre sozinho, sofro com ela!

 

A mochila, apesar de ser bem pesadinha, não abro mão! É simplesmente um sonho de conforto! Pra quem andava de Nautika, ter uma Northface é um orgasmo ::hahaha:: Pode parecer uma mochila grande, mas eu dificilmente faço travessias com menos de 3 pernoites! Mas confesso que estou olhando uma outra na faixa de 40L ::otemo::

 

É isso galera! Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Fala pessoal!

 

Vou postar aqui o link de um video interessante sobre equipamentos super leves (ultraléger, em frances, ja que o video é em frances tambem).

 

 

O video é da marca CAMP, se nao me engano é italiana e nao é muito conhecida no brasil, pois é bastante cara ainda.

 

Mas quem tiver a oportunidade de ir para o exterior (frança e italia principalmente) pode encontrar esses equipamentos a precos bem acessiveis. Eu por exemplo estou morando na frança e tenho uma barraca semelhante à essa do video, mas para 2 pessoas, que no brasil custa 1130 reais (ML), aqui eu paguei 130 euros, que da pouco mais 300 reais.

 

Bom, é isso, fica ai a dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Colaboradores
alguem sabe como fazer para diminuir o peso da barraca?

 

Olá !! Acho que só comprando outra !! ::lol4::

 

Brincadeira, mas o mais fácil e simples é você trocar seus espeques de ferro por espeques de alúminio. A diferença de peso entre eles é grande. ::cool:::'> :D

 

Fora isto, não imagino como você trocar varetas para mais leves ( $$$) , e não tem como trocar o tecido.

Nem cortar partes do tecido: Poderia até trocar parte do teto do casulo (barraca interna, se for de teto duplo ), por um tecido mais fino, ventilado, mas... Vai gastar com costura, inventar moda, sem saber a geometria do corte, etc...). ::putz::

Aí melhor comprar outra... ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...