Ir para conteúdo

Equipamentos de Camping e Aventura - Backpacking Light (Super Leve)


Posts Recomendados

  • Respostas 271
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Bom dia pessoal,

 

Alguns itens leves custam menos do que suas contrapartes mais pesadas. Coisas como a sua faca, bússola, lanterna, e fogão pode ser menor, mais barato, mas de funcionamento igual a sua versão "convencional". Muito de suas economias de peso é apenas planejando o que vai sair de casa. Um bom exemplo é o kit cozinha. Você pode estar usando apenas a chaleira para aquecer a água para as suas refeições, por isso não há necessidade de tomar a frigideira e prato. Você cortou o seu peso em mais de metade por apenas deixá-lo em casa.

 

Isso tudo leva ao planejamento que é o cerne da mochila leve. Pode parecer entediante para quem não gosta de fazer listas ou preparar planilhas técnicas com mais detalhes. Mas a maioria das mudanças que você vai fazer, você só tem que fazer uma vez. Daquele momento em diante, você vai desfrutar dos benefícios de cada pequena mudança. Mesmo a caixa que você guardar seu equipamento em em casa vai ser menor e mais simples.

 

Algumas fotos da minha "cozinha ultralight":

 

20120515121052.JPG

Panela Montbell Titanium, Talheres em Plastico resistente, Espiriteira caseira e paravento de marmitex.

 

20120515121544.JPG

 

20120515122158.JPG

espiriteira fabricada com fundo de desorante spray

 

O kit todo não pesa mais que 600 gramas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Felipe, ruim duvido que seja, a conquista apesar de todos os problemas que tem não faz equipamentos de péssima qualidade. Nunca vi nada dela que fosse péssimo.

 

Mas...

 

Eu acho muito estranho o peso de 850gramas, uma das marcas mais consagradas de mochilas ultralight a GoLite tem o modelo Jam 50 feita com tecidos especiais toda engenheirada pesando a mesma coisa 840 gramas para ser exato.

 

A conquista não tem nenhum tecido top, tem um desenho padrao ou o tecido e muito frágil ou construção tem alguma pegadinha ou o peso ta meio errado. Simplesmente não bate muito a matemática.

 

Outra questão e o tamanho, ela tem tamanho único o que deixa na sorte o fit da mochila, geralmente elas se adaptam relativamente em torsos médios.

 

Também não fala qual carga máxima, toda mochila UL que se preze deixa muito claro qual a carga máxima de conforto e/ou máxima total. So de não ter essas informações mostra que a conquista esta enveredando em uma área que não conhece bem.

 

Na parte pratica a meu ver dois pontos ruins...

 

O primeiro e mão tem ao mesmo tempo bolsos laterais para garrafa de água NEM saída para bolsa de hidratação MAIS painel traseiro da tampa inteiriço SEM possível suporte para mangueira. Ou seja NÃO tem como usar um sistema realmente prático de hidratação. O menos ruim a meu ver seria por suporte de bidon na barrigueira. Eu acho desconfortável e meio ultrapassado.

 

Outro detalhe prático a fita peitoral e fixa. Ou seja se não deu boa regulagem não tem como regular. Tem gente que mal usa, eu uso muito assim fico com pé atrás.

 

Terceira parte eu gosto de um compartimento em tela, gosto de um local na mochila para por roupas molhadas ou suadas que possam ir secando com o caminhar. Quando se usa filosofia UL e comum isso de usar menos roupas e ir lavando nas paradas e/ou secando elas enquanto caminha.

 

Só encontrei em um lugar por 250 reais. Achei o preço justo pelo modelo. Também acho que pode ser uma ótima posição de teste para UL. Eu acho que compraria se tivesse chance de comprar outra. Tendo chance iria em outros modelos.

 

E nunca jamais em hipótese alguma compraria sem experimentar. Ela e muito espartana em regulagens. Nem experimentaria uma e compraria outra. Não confiaria na uniformidade para isso.

 

Mas resumindo. Aposto que não deve ser ruim. Se consegue ir bem com o problema da hidratação e tiver sorte dela servir em você acho uma exelente compra. Não esta cara e pode ser um teste interessante.

 

Só lembrando que no mundo UL a mochila nunca e a primeira compra e no geral a ultima compra de equipamento ultralight.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Buenas!

 

Alguém conhece a mochila Rock'n Roll 50 da Conquista?

Pelo que eu entendi, é voltado para o backpacking light, afinal, diz a Conquista que tem 840g, mas.... será boa? ( http://www.conquistamontanhismo.com.br/mochila-rock-n-roll-50 )

 

abraços

 

Olá, as ponderações do Bullseye são corretas (acima). Eu tenho uma mochila Golite Jam 2, com 600 e poucas gramas. O tecido é Dyneema, ultra forte. Ela é boa para pouco peso. Se pesar, já incomoda, pois não tinha estrutura rígida, e também era queixa comum o "esquentamento" das costas, pois ela moldava no sujeito, e sem ventilação, vinha o calor e muito suor nas costas... Para resolver isto, comprei umas barras de alumínio bem finas, e fiz uma "estrutura" (dobrei e mandei soldar, grosseiramente), que diminuiu um pouco este moldamento da mochila nas costas, e jogando um pouco o peso para o quadril. A própria GoLite resolveu isto fazendo um acolchoado com ventilação no costado da mochila. Por isso que o peso dela subiu para 840 gramas.

Com este tecido Ripstop, é meio mágico este peso da Conquista. Só se economizou em outras estruturas, como zíper, etc, com o design super limpo.

De qualquer modo, este peso da mochila não é CONFORTO. Às vezes é melhor ter uma mochila de 1,5 quilos, prá carregar 15 ou mais quilos. Ou uma mochila de 2,5 quilo, prá carregar 20 ou mais quilos.

Analise bem também o PESO total dos equipamentos que você pretende carregar. Acredito que o volume (50 litros?) seja suficiente para roupas e sacos leves, mas volumosos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...