Ir para conteúdo

Fim de semana em Florianópolis


Posts Recomendados

  • Membros
Ilha do Campeche

 

A cor do mar é esplêndida, acho que não é fácil ver aquela cor em praias do sul brasileiro (os mais escolados em praias, porém, podem me corrigir/confirmar). Há duas áreas reservadas para a galera curtir o mar (as outras são para chegada e saída de barcos).

[/size]

 

MCM, você falando nesta parte da cor do mar, logo lembrei também das Praias de Bombinhas/SC, onde todas as praias que já visitei são de águas cristalinas.

 

Sou de Blumenau/SC, e uma das praias que mais gosto de frequentar são as de Bombinhas, mesmo que em época de temporada, e feriadões, é impossível chegar de carro lá!!

 

Mas para ir num final de semana comum é uma ótima pedida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

MichaelW,

Estive em Bombinhas no último feriado. O tempo não ajudou muito, estava bem nublado, mas gostei bastante das praias que visitei (Quatro Ilhas, Tainha, Conceição, Canto Grande e Bombinhas). E foi tranquilo chegar lá de carro. :)

 

Ainda assim (possivelmente até pelo tempo), achei as águas da Ilha do Campeche bem mais cristalinas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom dia, pessoal!!!

 

Mcm, gostei do teu relato de Floripa!!

Agora no feriado do dia 15 estou indo para Bombinhas e se tiveres algumas dicas para me passar serão bem aceitas!! Na volta irei fazer o relato.

 

Ps. Bah, olhando as tuas fotos, vi que já acompanho suas viagens a um bom tempo, mas pelo blog da Bonfa.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Voltamos a Floripa agora em janeiro para mais um fim de semana. Meses atrás a Tam andou oferecendo passagens a 90 pratas pra lá. Recuso isso não.

 

Dessa vez dedicamos a estadia ao sul da ilha. Bem mais calmo, com cenários rurais em alguns lugares, e praias paradisíacas acessíveis por trilha. Dedicamos um dia à Lagoinha do Leste e outro à Praia dos Naufragados.

 

Lagoinha do Leste

Saímos cedo para a Lagoinha do Leste. A ideia era deixar o carro ali pelo Bar do Arante, no Pântano do Sul, e seguir a trilha partindo dali de perto. A opção de ir (ou voltar) pela Praia do Matadeiro foi descartada porque a Katia prefere menos tempo de trilha a mais. E, entre Matadeiro e Pântano, estamos falando de uma diferença de tempo que pode chegar a duas horas.

 

A dica para o começo da trilha é, voltando do Arante, entrar na primeira rua à direita depois do Bar Surf. É tranquilo identificar a entrada da trilha: logo depois de começar a subir a rua, tem uma seta pintada no chão e uma placa à esquerda indicando o começo.

 

20130119-012.jpg.30c8ec3dadf157cc4a8e4358028f771d.jpg Aqui começa a trilha para a Lagoinha do Leste (partindo do Pântano do Sul)

 

Tem duas coisas descritas na placa que eu discordo:

 

1) "45 minutos". Na minha opinião, a trilha só dura 45 minutos se o cara for bem rápido. Levamos 60 minutos, incluindo parada no mirante. Acho que a placa deveria indicar sempre um tempo superior à média (75 minutos estaria bom).

2) "Semi-pesada". Do que eu me lembro dos meus tempos de montanhista, eu classificaria essa trilha como "leve-superior". Mas entendo a classificação de semi-pesada em função das pedras na descida para a praia.

 

20130119-016.jpg.f1c423b23fb4e4c47d3996c5d8b791a1.jpgVista da praia do Pântano do Sul, a partir do mirante do alto da trilha

 

Chegamos na praia, arrumamos nosso espaço, curtimos. Uma delícia de lugar. Não é à toa que é um lugar sempre bem recomendado.

 

20130119-046.jpg.ef7f5f0219f29bfcc7a3a27c2f30b6fa.jpgLagoinha do Leste -- semi-deserta em pleno sábado de verão

 

Como era janeiro, havia até gente vendendo bebidas e alugando guarda-sol por lá. Para quem não quisesse ir de trilha, havia a opção de pegar um barco: R$ 20 via Pântano, R$ 30 via Armação. Cada viagem.

 

De tarde, voltamos para o Pântano. Interessante ver como estava cheia a praia quando voltamos. Na ida, cedo pela manhã, só tinha um carro, além do nosso.

 

20130119-184.jpg.bed1769db463211826ac2477aa5f968f.jpgNativo do Pântano do Sul

 

Almoçamos no clássico Bar do Arante e, claro, deixamos nosso bilhetinho por lá. Depois do almoço fomos caminhando por toda a praia do Pântano do Sul até a Praia da Solidão. As praias são divididas por uma rápida trilha. Curtimos um pouco a Solidão, tava rolando uma bandinha de carnaval por lá, e retornamos.

 

20130119-159.jpg.727ba94a12ea58f8a6fa74cb34b64a1a.jpg Chegando na praia da Solidão

 

Já no fim da tarde, antes de voltar para a pousada ainda paramos para conhecer a Praia do Matadeiro. Já estivéramos outras vezes na Armação, mas nunca havíamos cruzado o rio para o outro lado.

 

A praia do Matadeiro é outra ótima opção em Floripa, achei uma delícia de lugar. No entanto, beeeeem mais cheia do que as que estivemos no dia. Avaliamos isso pela enorme movimentação de volta da galera – estávamos no contra-fluxo.

 

20130119-192.jpg.3d6f3e9daf393709970fb23e655fad05.jpgChegando na praia do Matadeiro -- qdo a galera já estava batendo em retirada

 

Domingo foi dia da Praia dos Naufragados. Acabamos dormindo tarde -- fomos jantar na casa de amigos no sábado – e saímos um pouco depois do planejado. Mas sem problemas.

 

É só seguir a estrada do Ribeirão da Ilha por toda a vida que, quando ela acaba, é onde você começa a trilha. Tem alguns estacionamentos na região -- a preços diferentes --, e a trilha sai exatamente entre dois deles. Pelo que vi, não tem como parar o carro por ali se não for nos estacionamentos pagos (havia de R$ 5 a R$ 8).

 

20130120-001.jpg.7a3da21305b71c2449e303295c2310a2.jpgAqui começa a trilha para Naufragados

 

A trilha para Naufragados é bem mais tranquila mesmo, levamos 45 minutos. Chegando na praia, logo fomos conhecer o farol, que é acessível por uma trilha no canto direito da praia. Não apenas o farol tem belas vistas, todo o caminho até ele proporciona belos visuais da região. Voltamos para a praia e curtimos um bom tempo por lá.

 

20130120-014.jpg.e0517a49d6507c214e8a1837c33932f4.jpgPraia de Naufragados

 

Havia informação de passeio de barco, mas não vi barcos por lá. Talvez o mar estivesse mais revolto no dia.

 

20130120-038.jpg.2796c0e912a840c9ba52d728626a4292.jpgPraia de Naufragados, a partir da trilha que leva ao farol

 

No meio da tarde retornamos. A ideia era curtir o restante da tarde e nosso tempinho restante de viagem na freguesia do Ribeirão da Ilha, lugar que ainda preserva muito do charme açoriano e características de casas de pescadores, e que só havíamos conhecido de passagem da primeira vez em que fomos na ilha. É lá que ficam alguns dos mais famosos restaurantes de ostras da cidade, inclusive o badalado Ostradamus. Passeamos bastante por lá, admiramos as fachadas, curtimos o visual do mar com águas calmas. E saboreamos ostras no Umas e Ostras (pulamos o Ostradamus novamente). Fechamos com um picolé local num banquinho de frente para o mar, sob a sombra das árvores. Uma salva de palmas para Floripa!

 

20130120-115.jpg.2762218cc406cd4a42a45edfd2a7cbb1.jpgDiversas da freguesia do Ribeirão da Ilha

20130120-070.jpg.abb18eb74b84eb385aada3ae86b373cb.jpg

20130120-072.jpg.ed2c2fbbda530c01375ed9d1ba7952e8.jpg

20130120-073.jpg.6df5f494721270af07c0a8c6e4efbf38.jpg

20130120-096.jpg.7053fd28bbf8a58ac50a1ff77f1e6fe4.jpg

20130120-111.jpg.dff61289f24f8415cc6ebcbabc0f0dcd.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 3 meses depois...
  • Membros

Olá!

Nós, nativos de Florianópolis (manézinhos) sempre ficamos muito felizes em ouvir bons relatos de viagens em nossa cidade.

Pelo menos eu hehehe

Mas é muito bom ver que o Brasil todo passar por nós e sempre encontra tudo de boa e tudo o que procura. Sempre superando expectativas.

 

Bom, sei que o relato já faz algum tempo, mas venho compartilhar mais informações úteis para quem planeja conhecer Florianópolis.

Hoje com a modernidade fica muito mais fácil viajar e/ou planejar e uma dessa facilidades é o novo site da Maaxcam | um portal de câmeras ao vivo de Florianópolis, direto para quem está curioso sobre a cidade e pretende visitar:

www.maaxcam.com.br

 

Um Grande Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...