Ir para conteúdo

Sta Cruz de La Sierra, Sucre, Potosí e Uyuni - ABRIL 2016


Posts Recomendados

  • Membros

Boa noite galera!! ::otemo::::otemo::

 

Procurei em vários locais diferentes até obter informações mais concretas sobre os lugares que iria passar. Pensando nisso, resolvi fazer o relato e juntar todas essas informações em apenas um lugar.

 

Em relação às fotos, todos sabemos o quanto esses locais são incríveis e não faltam imagens para tal. Então, vou me restringir em colocar apenas as imagens que não vemos por aqui...

 

ROTEIRO

Capturar.JPG.ce7640971ccafbeed325f2312248040f.JPG

 

16/04 - BSB - SP - STA CRUZ

 

Cheguei em Sta Cruz por volta de 14h no horário local, que é 1h menos que BSB. Passamos pela imigração e chegou a hora de apertar o bendito botão da luz verde ou vermelha. Segundo váááários relatos, a luz vermelha não acendia. Cheguei a pensar que poderia até ser pegadinha, mas não é!! ::lol3::::lol3::

3 pessoas que estavam na minha frente apertaram o botão e ficou vermelho. Mas o procedimento é bem simples, desde que não esteja traficando nada!! ::mmm:::mmm: Uma pessoa abre sua bolsa e/ou mochila e revista o que tem e caso não tenha nada demais, te libera.

Após esse procedimento, saí do desembarque e fui para o setor de check-in, pois iria para Sucre 2 horas depois. Resolvi pegar o vôo no mesmo dia, pela Amaszonas. Para quem vai para Sucre, sugiro fazer o mesmo, pois o táxi do aeroporto para o centro de Sta Cruz custa uns 60 bolivianos (trecho). Então já economiza esse valor. É uma viagem curta, de 30 a 40 minutos. Escolhi a amaszonas, embora seja mais cara, por ter lido em vários relatos que a BOA geralmente atrasava ou cancelava o vôo. Comprei a passagem pelo site da amaszonas (https://www.amaszonas.com/es-bo/), para não correr o risco de deixar para comprar na hora e não ter lugar, pois o avião é pequeno. O valor da passagem não varia muito. Fiquei acompanhando por uns 2 meses. O único documento que me pediram para o check-in foi o passaporte.

 

O aeroporto de Sucre é bem pequeno. E quando você sai, há uma multidão de taxistas te perguntando para onde quer ir. Fiquei até atordoada. Peguei um táxi para a rodoviária, por 30 bolivianos, pois iria para Uyuni no mesmo dia. Não há taxímetro e esse valor é totalmente negociável. Cabe à pessoa pechinchar.

Quando cheguei na rodoviária, assustei ::hein: . É um lugar muito feio!!! Achei que o taxista tinha me levado para o lugar errado... Ele percebeu que fiquei com medo e me levou até o ‘guichê’ (se é que pode se chamar assim) da 6 de octubro. Pelo que verifiquei por lá, é uma das únicas que faz o caminho direto para Uyuni. Comprei a passagem pela internet também, pois não queria correr o risco de não ter vaga no ônibus. E chegando lá, realmente constatei que não tinha outras vagas. Passagem pelo site é em dólares, US 11,76, semi-cama (http://www.ticketsbolivia.com/). E foi quase uma cama mesmo... Deitava quase que completamente. Como a viagem é bem longa, em torno de 9h, é super válido. Consegui dormi a noite toda. Ah, o banheiro do ônibus não funciona. Então, não abuse de líquidos nesse dia. A saída foi às 20h30, com chegada em Uyuni às 04h30 da madrugada.

Para usar o banheiro, paga-se 1,50 bolivianos. É bem simples, mas é mais limpo que muito banheiro de baladas chiques que já fui.

Ah, para sair do terminal rodoviário de Sucre, há a necessidade de pagar 2,50 bolivianos. É um guichê antes da saída do terminal.

598dd6a0a8d80_2016-04-1617_45_34.jpg.a47ef88d6e9fb976bcde77f0af74e14b.jpg

598dd6a0bc6a7_2016-04-1618_32_27.jpg.fd63e24a3c795e80b778cefe402b46ee.jpg

 

A chegada em Uyuni foi confusa ::essa:: . Ônibus parou no meio de uma rua.. fazia muito frio.. ventava bastante.. e eu não via nenhuma agência de passeios, mesmo que estivessem fechadas. Cheguei até a pensar que não era lá!! Rsrs À espera do ônibus tinha umas 3 senhoras. Falando sem parar e rápido. Depois de ter acordado de madrugada, ser deixada no meio do nada e com frio, o que menos entende é o que elas falam. Mas enfim, você acaba seguindo alguma com a esperança que ela te leve para um lugar quente!! Rsrs A que eu segui, me levou para umas duas ruas de onde o ônibus parou, que era o centro. Ali tinha váárias agências, mas todas fechadas. Ela já queria me vender o passeio. Eu recusei e fui para o Café Nonis. Único lugar aberto àquela hora. Lugar bem quentinho, com café da manhã, banheiro e tomada.

598dd6a0d0590_2016-04-1707_10_59.jpg.d7c8383a05d6b69a890ed4173c5afbf0.jpg

 

Por volta de umas 8h, já há algumas pessoas vendendo os passeios nas ruas. Os valores variam bastante. Bem como os lugares que as empresas te levam. Eu queria uma que passasse pelas partes com água, para as tão famosas fotos com reflexo e também que parasse para o pôr-do-sol no salar. Tinha em mente fechar com a Esmeralda, mas ela não abria nunca e acabei fechando com a Lipez tour. Ficou até mais em conta.. 650 bolivianos.

598dd6a2af852_2016-04-1707_44_22.jpg.605767e301a408276d5043cd2792c194.jpg

 

Em Uyuni tem algumas lojinhas 'pega turista' e também uma feira que vende de tudo. Desde roupas até alimentos.. Uma espécie de mercado à céu aberto.

f9cc270a-9ad9-4d4f-b9dc-86c206223580.jpg.66ed30f424e6ce893a44bf5277c3ffbd.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

PASSEIO DE 3 DIAS NO SALAR

 

✴ Primiero Dia

 

▶ Cemitério de trens

▶ Museu colchani - Barracas pega turista - Banheiro 2 bolivianos

▶ Salar (ojos del água)

▶ Montes de sal

▶ Monumento rally Dakar

▶ Almoço no hotel de sal (quinoa, bisteca, batata, salada, banana, coca cola) (5 bol banheiro)

▶ Fotos em perspectiva

▶ Islã del pescado - 30 bol - banheiro incluso

▶ Pôr do sol

▶ Alojamento diferente dos demais grupos. Havia 5 carros no local. Ducha quente (10 bol). Quarto duplo ou triplo. Fomos recebidos com chá e bolacha. Jantar (arroz, frango, batata, tomate, repolho e cenoura).

 

598dd6a2ccc71_2016-04-1713_12_02.jpg.0d57e493552c7f9fee01f1ab1ff9d30b.jpg

598dd6a2dd6ec_2016-04-1807_08_28.jpg.db842b2f7ed5f9f56e0c94daa48e2308.jpg

 

✴ Segundo Dia

 

Café da manhã servido às 6:30 (leite de soja, leite em pó, achocolatado, água quente, chá solúvel, pão, manteiga, geléia, doce de leite, ovos mexido, café solúvel. Guia entregou uma garrafa de água de 2 litros para passarmos o dia.

▶ Cueva galáxias - grutas - 20 bolivianos - Não paramos

▶ Salar Chiguana (fotos em um 'deserto de pedras')

▶ Vulcão Ollague (fotos nas lavas vulcânicas).

▶ Quarta cañapa (fotos de flamingo).

▶ Laguna hedionda - maior laguna da região. Banheiro 5 bolivianos. Também tem WiFi. Almoço (macarrão, frango frito, salada e maça).

▶ Laguna honda.

▶ Deserto de siloli

▶ Arbol de piedra (banheiro gratuito mas sem papel)

▶ Laguna colorada

Hostel - 15 bol banho quente - precisa aguardar 30 minutos. Lanche (Café solúvel, leite em pó, achocolatado, biscoito Mabel. Jantar (macarrão, molho de tomate, queijo, vinho tinto).

 

Tinha mais três grupos com no mesmo hotel. Caso queira tomar banho quente, quando chegar, já solicite e pague para ficar numa fila invisível. O período para água quente é restritivo (16:30 às 19:00). Umas brutamontes do outro grupo que chegou depois quase nos bateram porque não tinham entendido a fila e queriam tomar banho primeiro.

 

✴Terceiro Dia

 

Acorda às 4:30. Café às 5h (pão, manteiga, geléia, doce de leite, café solúvel, chá, leite, achocolatado).

▶ Geisers

▶ Águas termais (6 bol - banheiro incluso)

▶ Lagunas polques

▶ Deserto dali

▶ Vulcão lincancabur

▶ Laguna verde, laguna blanca

▶ Fronteira Chile - Bolívia

▶ Almoço (arroz, salada, atum) - Villa del Mar

▶ Vale de las Rocas

▶ Retorno para Uyuni

 

Os almoços eram servidos frios. Não há onde fazer e muito menos onde esquentar. Quando saímos do alojamento, o guia já leva a comida em marmitas térmicas. Vi muita gente reclamando sobre isso nos fóruns.

É um lugar ermo, gente!! Não tem luxo!! Não é restaurante!! Se não quiser passar por isso, mude de roteiro... Comer a comida fria duas vezes não vai fazer mal para ninguém... ::grr::

 

Diferente do que li, a comida estava muito bem temperada!! No jantar do primeiro dia tinha um frango delicioso!! Mais temperado que o que minha mãe faz (que ela não me ouça) ::mmm:::lol3:: Nos demais dias, tempero normal. Com exceção do macarrão, que era apenas cozido na água.

 

Em todas as refeições foi disponibilizado ketchup, mostarda e maionese.

As comidas variam de acordo com a empresa de tour, mas no geral, são parecidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Potosí Dias 19 e 20

 

Chegamos por volta de 20h na praça central de Potosí, 10 de Noviembro.

 

Ficamos hospedados em um hostel bem novinho, por nome de Eucalypto, na Calle 88a. Valor: 100 bolivianos por pessoa. Quarto espaçoso e com banheiro privativo. Ótima ducha e quente!! :D

Tinha wifi e café da manhã.

 

Passeios disponíveis em Potosí

 

- Mina - 120 bolivianos com agência de turismo. É preciso levar folha de coca, água e álcool 98% para os minerados. Duração aproximada de 3h30.

- Casa de la moneda - 40 bolivianos - Duração de 1h30. Achei muito longa e auto explicativa. Não havia tanta necessidade de guia.

- Igrejas

- Museus

- Mirantes

- Lagura tarapaya

 

A maior parte dos locais fecha entre 12h e 14h30. A tão famosa sesta do almoço!! Ela realmente funciona. Fecham as portas, literalmente.

 

Passei um dia e uma noite na cidade e foi o suficiente para conhecer tudo.

Experimente a carne de lhama!! É uma delícia!!

 

Fui para Sucre por volta de 17h. Conseguimos um táxi que cobrou 30 bolivianos por pessoa, para nos deixar em Sucre. Duração de 2h30. Nos pegou na porta do hotel e nos deixou na praça central de Sucre.

De ônibus, seria 3h30 e o valor de 21 Bolivianos. Sem contar a ida até a rodoviária.

 

Sucre - Dias 20/21/22

 

Chegamos por volta de 20h e fomos procurar um hostel. Próximo à praça central, 25 de Mayo, tem vários hostel. E a praça é bem badalada. Sempre cheia!!

Depois de procurarmos um pouco, optamos pelo Hostal Patrimônio, calle Grau 154. Muito novo e quartos confortáveis, com frigobar, inclusive. Um casal de amigos pegou um quarto que tinha até banheira... ::ahhhh::::ahhhh::

O valor da diária estava bem mais em conta no Hoteis.com . O gerente permitiu que entrássemos no wifi do hotel para efetuar a reserva.. ::lol4::::lol4::

Café da manhã era uma delícia!!

00ff9e9c-ae0b-493f-9679-19ee63244c08.jpg.d008c3bbeb6b0de00081c38fc311b61f.jpg

 

Há vários restaurantes próximos. A maioria deles com dose dupla a noite toda.

É só escolher. Tanto comida como bebida saem bem em conta.

O mercado central é bem feio e cheio de barracas em volta. Uma zona mesmo. Novamente, vendendo de tudo um pouco.

 

O melhor câmbio que encontrei foi na Casa de Câmbio Oasis. R$ 1,00 para Bs 1,80. Melhor inclusive que na mão dos cambistas que ficam na rua.

598dd6a4647df_2016-04-2110_55_06.jpg.d02784683f84912257e014a9ebb9ee80.jpg

 

Almoçamos em um restaurante próximo à casa de câmbio, por nome de Grand Hotel. A comida estava uma delícia e uma pechincha. 30 Bolivianos (Salada de entrada, sopa, 3 tipos de prato principal para escolher e sobremesa). ::otemo::

598dd6a47b8a6_2016-04-2113_32_59.jpg.fc108684523c4a358c53486b7304e186.jpg

 

Santa Cruz de La Sierra - Dias 22/23/24.

Táxi foi de 45 bolivianos até o aeroporto de Sucre. Pegamos o primeiro vôo para Sta Cruz. Depois mais 60 bolivianos do aeroporto até a praça principal, 24 de Setembro. E novamente fomos em busca de hostel. O mais em conta que conseguimos foi Hostal Praza de La Concordia, Calle Bollivian 149. Foi 90 Bolivianos por pessoa, em quarto duplo, com cama de casa para cada pessoa, banheiro privativo e ventilador. Também tinha café da manhã, mas bem fraquinho.

598dd6a4a66dd_2016-04-2210_57_18.jpg.fa205e3c1d337029b05c9488f2f582f6.jpg

 

Ao lado do hostal tem uma casa noturna. Nas duas noites que fiquei por lá, rolou banda de rock ao vivo. No quarto que ficamos, não atrapalhou a dormir, se fechássemos a janela. Mas tem quartos que devem sofrer um pouco com o barulho.

 

A cidade de Santa Cruz é beeeem mais caras que as demais que tínhamos passado e não tem o que fazer.. Então, sugiro que só passe na praça para conhecer e siga seu rumo para outra cidade.

Tem um passei para umas dunas de areia, mas só tem jeito de ir com agência. Duração de 3 horas (1 para ir, 1 no local e 1 para voltar), por US 66. Não achei que valia a pena.

Fomos no shopping e as coisas são beeem caras. A ponto de no Brasil ser mais em conta.

O Hard Rock Café é beeeem caro. Tinha outros restaurantes próximos bem mais em conta (metade do valor em determinados drinks).

 

Bom, espero que ajude alguém por esse percurso.

Caso precisem de mais alguma informação, é só perguntar, que tento ajudar vocês!!

 

::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

✴✴✴✴✴✴✴✴

 

Ah, para a galera que vai de Uyuni direto para o Chile, fiquem atentos!!!

 

O guia deu uma informação importante: Se estiver nevando, não há como atravessar a fronteira. Na Bolívia, por ser deserto, os guias procuram o melhor local e conseguem chegar à fronteira. Mas no lado Chileno é asfalto, o que impossibilita a chegada até a fronteira.

 

Quando chegamos à fronteira para deixar alguns integrantes do grupo, o transporte estava atrasado justamente por conta disso. Quando a neve derreteu um pouco, eles conseguiram chegar. Atrasaram por volta de umas 2.. 3.. horas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Marcia, estou planejando um roteiro exatamente como o seu.

De Uyuni a Potosi, vc foi no dia em que terminou o tour no salar?

 

Oi NataNL, fui para Potosí logo no final do tour. Pedi ao guia para me deixar na rua dos ônibus. Cheguei por volta de 16:15 e o ônibus já sairia às 16:30. Segundo o guia, tem ônibus para Potosí toda hora... [WINKING FACE]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Dói ver esse cambio aí enh rs. Eu julho de 2014 no meu mochilão troquei 1 real por 2,90 até 2,95 bol. :shock:

 

Sério Juliana?? Poxa, que diferença!!

Vi várias pessoas comentando que as coisas lá eram super baratas e eu não encontrava... Certeza que era por conta do câmbio então!! Uma pena, viu! [DIZZY FACE]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...