Ir para conteúdo

Argentina: hospedagem pagar em dinheiro ou cartão?


Ir para solução Solucionado por Alan Rafael Kinder ,

Posts Recomendados

  • Membros
42 minutos atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Olá Juliana, eu fiz os cálculos aqui (utilizando as variáveis abaixo, que são do El Cronista, atualizado para hoje), e cheguei ao seguinte:

Câmbio Oficial: 1 USD = 348,95 ARS
Câmbio Blue: 1 USD = 960,00 ARS
Câmbio MEP: 1 USD = 870,12 ARS
Câmbio Oficial: 1 USD = 5,08 BRL

Logo:

Câmbio Oficial: 1 BRL =68,69 ARS
Câmbio Blue: 1 BRL = 188,98 ARS
Câmbio MEP: 1 BRL = 171,28 ARS

Além disso:

IVA: 21% (sempre será aplicado em hospedagem, exceto quando pago com cartão internacional e apresentando passaporte)
IOF (cartão de crédito nacional, em compra internacional): 5,38%
IOF (cartão de crédito multimoeda estrangeiro, WISE): 1.1%

Imaginando um cenário onde a diária esta em 10.000 ARS.

- Se for pagar em DINHEIRO/ESPÉCIE (considerando que a troca foi feita hoje), se pagará R$ 52,91, todavia acrescendo o IVA, ficaria R$ 64,02.
- Se for pagar com CARTÃO BRASILEIRO, se pagará R$ 58,38, mais o IOF ficaria R$ 61,52.
- Se for pagar com CARTÃO ESTRANGEIRO, se pagará R$ 58,38, mais o IOF ficaria R$ 59,02.

Outro detalhe muito relevante é que o PESO ARGENTINO está desvalorizando diariamente, logo se você comprou (mesmo pelo câmbio Blue) hoje, amanhã haverá uma cotação melhor (raras exceções).

O MEP demora cerca de uma semana para se equiparar ao Blue (a diferença se mantem na faixa dos 10%, em média).
Se o dia zero pagando a hospedagem em cartão já se prova mais favorável que com moeda em espécie, a tendência é que nos próximos dias ficaria ainda melhor.

Resumidamente, não há cenário que indique que pagar em espécie seja melhor que utilizar um cartão (Visa ou Mastercard, assegurando o MEP).

Mas esses foram meus cálculos, fiquei curioso sobre você apontar que não estão exigindo o IVA (isso muda totalmente o cenário).
Nos e-mails que mandei para as minhas hospedagens, ambas enfatizaram que haverá cobrança do IVA (e são conversas recentes, da semana passada).

No site do gov. argentino fala sobre isso
https://turismo.buenosaires.gob.ar/br/article/nossos-turistas-não-pagam-o-iva

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1 hora atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Nos e-mails que mandei para as minhas hospedagens, ambas enfatizaram que haverá cobrança do IVA (e são conversas recentes, da semana passada).

Hotel ou Airbnb?

E especificaram como seria a cobrança, pagando com cartão? Se em peso ou dólar....pelo que vi no booking, todas estão em dólar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
6 minutos atrás, FernandoBS disse:

Hotel ou Airbnb?

E especificaram como seria a cobrança, pagando com cartão? Se em peso ou dólar....pelo que vi no booking, todas estão em dólar...

 

Eu acabei de pagar um hotel em Ushuaia. Na hora da compra tinha os 20% do IVA, eis a informação:

 

Subtotal ARS $ 115132,51
Impuestos y Cargos: ARS $ 24177,83
Total ARS $ 139310,34

 

Porém, assim que recebi a fatura, veio sem imposto:
Importe Neto: 115132.48
Importe IVA: ARS 24177.84
Importe de Reintegro: ARS -24177.84
Importe Total: ARS 115132.48

 

Como paguei por cartão, veio o valor MEP sem imposto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
2 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Olá Juliana, eu fiz os cálculos aqui (utilizando as variáveis abaixo, que são do El Cronista, atualizado para hoje), e cheguei ao seguinte:

Câmbio Oficial: 1 USD = 348,95 ARS
Câmbio Blue: 1 USD = 960,00 ARS
Câmbio MEP: 1 USD = 870,12 ARS
Câmbio Oficial: 1 USD = 5,08 BRL

Logo:

Câmbio Oficial: 1 BRL =68,69 ARS
Câmbio Blue: 1 BRL = 188,98 ARS
Câmbio MEP: 1 BRL = 171,28 ARS

Além disso:

IVA: 21% (sempre será aplicado em hospedagem, exceto quando pago com cartão internacional e apresentando passaporte)
IOF (cartão de crédito nacional, em compra internacional): 5,38%
IOF (cartão de crédito multimoeda estrangeiro, WISE): 1.1%

Imaginando um cenário onde a diária esta em 10.000 ARS.

- Se for pagar em DINHEIRO/ESPÉCIE (considerando que a troca foi feita hoje), se pagará R$ 52,91, todavia acrescendo o IVA, ficaria R$ 64,02.
- Se for pagar com CARTÃO BRASILEIRO, se pagará R$ 58,38, mais o IOF ficaria R$ 61,52.
- Se for pagar com CARTÃO ESTRANGEIRO, se pagará R$ 58,38, mais o IOF ficaria R$ 59,02.

Outro detalhe muito relevante é que o PESO ARGENTINO está desvalorizando diariamente, logo se você comprou (mesmo pelo câmbio Blue) hoje, amanhã haverá uma cotação melhor (raras exceções).

O MEP demora cerca de uma semana para se equiparar ao Blue (a diferença se mantem na faixa dos 10%, em média).
Se o dia zero pagando a hospedagem em cartão já se prova mais favorável que com moeda em espécie, a tendência é que nos próximos dias ficaria ainda melhor.

Resumidamente, não há cenário que indique que pagar em espécie seja melhor que utilizar um cartão (Visa ou Mastercard, assegurando o MEP).

Mas esses foram meus cálculos, fiquei curioso sobre você apontar que não estão exigindo o IVA (isso muda totalmente o cenário).
Nos e-mails que mandei para as minhas hospedagens, ambas enfatizaram que haverá cobrança do IVA (e são conversas recentes, da semana passada).

Fiquei em alguns airbnbs e nestes casos já tava tudo pago antes.

Num hostal em Cafayate que me lembro bem cobraram 9900 pesos por noite, no app tava um valor maior, eu paguei 30% do valor que achava que ia pagar kk, tive a impressão de não pagar IVA... tava tão barato que eu não me liguei em ver.

Mas assim, eu não fiquei fazendo essas contas todas pq de fato pagava com o que era mais conveniente pra mim, não foi 5 reais de diferença na diária que deixou minha viagem mais ou menos cara kk, sinceramente eu não ligo pra isso. Aí cada um faz o que acha melhor pra si! :D

Editado por Juliana Champi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
2 horas atrás, Davi Leichsenring disse:

 

1 hora atrás, Davi Leichsenring disse:

Eu acabei de pagar um hotel em Ushuaia. Na hora da compra tinha os 20% do IVA, eis a informação:

 

Subtotal ARS $ 115132,51
Impuestos y Cargos: ARS $ 24177,83
Total ARS $ 139310,34

 

Porém, assim que recebi a fatura, veio sem imposto:
Importe Neto: 115132.48
Importe IVA: ARS 24177.84
Importe de Reintegro: ARS -24177.84
Importe Total: ARS 115132.48

 

Como paguei por cartão, veio o valor MEP sem imposto.

Pois é, o IVA é sempre aplicado.
E até onde sei, a única forma de escapar deste acréscimo de 21% é pagando com cartão (e apresentando passaporte estrangeiro).

1 hora atrás, FernandoBS disse:

Hotel ou Airbnb?

E especificaram como seria a cobrança, pagando com cartão? Se em peso ou dólar....pelo que vi no booking, todas estão em dólar...

Ambos foram 'hotel' - no caso o Folk Hostel (é um hostel) e o Nothofagus B&B (é um Bed and Breakfast).

Eu conversei com eles por e-mail, e posteriormente através do WhatsApp (acho que todos aqui já perceberam que falo pra caramba kkk). Nesse processo eu confirmei cada detalhe, como segue:

No caso do Folk Hostel, pagaremos 10.000 ARS por dia, por pessoa.
No nosso caso o valor total será de 120.000 ARS (quatro pessoas, três dias).
Eles vão informar na máquina de cartão o valor em ARS, e eu pagarei usando meu WISE (cartão de débito, o IOF será de 1,1%).
Nisso, eu pagarei o valor me beneficiando do câmbio MEP, e evitando o acréscimo do IVA.

No caso do Nothofagus B&B, pagaremos 100 USD por quarto, sendo dois quartos, por dia.
No nosso caso o valor total será de 1.800 USD (dois quartos, nove dias).
Eles vão acessar o Google no dia do pagamento, ver o câmbio de USD para ARS, converter os 1.800 USD para ARS (se fosse hoje daria 630.108,03 ARS).
Em seguida, vão informa na máquina de cartão o valor em ARS, e eu pagarei usando meu NuBank (cartão de crédito, o IOF será de 5,38%) - usarei o NuBank pois não tenho saldo no WISE, mas talvez eu ainda compre dólares para este fim.
Nisso, eu pagarei o valor me beneficiando do câmbio MEP, e evitando o acréscimo do IVA.

Eles sugerem fazer a reserva no Booking (sem pagar), e aí você paga quando estiver lá.
Mas não se engane, se você não for pagar com cartão e apresentando passaporte, eles VÃO adicionar 21% de IVA.
Daí mesmo que na reserva do Booking aparecia X valor, vai ser cobrado mais (foi o que eles enfatizaram nos e-mails, ambas hospedagens).

1 hora atrás, Juliana Champi disse:

Fiquei em alguns airbnbs e nestes casos já tava tudo pago antes.

Num hostal em Cafayate que me lembro bem cobraram 9900 pesos por noite, no app tava um valor maior, eu paguei 30% do valor que achava que ia pagar kk, tive a impressão de não pagar IVA... tava tão barato que eu não me liguei em ver.

Mas assim, eu não fiquei fazendo essas contas todas pq de fato pagava com o que era mais conveniente pra mim, não foi 5 reais de diferença na diária que deixou minha viagem mais ou menos cara kk, sinceramente eu não ligo pra isso. Aí cada um faz o que acha melhor pra si! :D

De boas Juliana, eu sempre agradeço tuas informações, só achei estranho o que escrevesse porque não fazia sentido com tudo que pesquisei até agora! ^^

Sobre a questão de economia, eu super concordo!

Eu estou optando em usar o cartão em tudo pois a diferença tem sido de meros 10% entre efetuar saque pelo câmbio Blue.
Mas Alan, são 10%! - Sim, porém como pontuei, o peso argentino está desvalorizando diariamente (eu tenho uma planilha que lanço - já fazem dois meses - todos os dados e estou acompanhando isso), logo se você efetuar a compra de ARS através do Blue hoje, amanhã ele já estará valendo uns % a menos (no seco, em cerca de seis dias, o MEP se equipara devido a desvalorização).

Isso significa que, comprar muitos pesos pelo câmbio Blue no dia 'zero' é menos favorável que ir comprando dia após dia com o cartão (utilizando o MEP) - salvo cenários muito específicos.

Enfim, eu estou preferindo evitar o câmbio Blue (apesar da aparente vantagem inicial) pois especificamente na minha situação, não conseguirei ficar fazendo vários pequenos saques durante minha estadia em El Chaltén, e não obstante, nessa minha hospedagem de 1.800 USD, evitar o IVA de 21% é bem impactante.

Se fosse hoje, os 630.108,03 ARS:

Pagando em espécie, conversão BLUE (1 USD = 960 ARS), daria 656,36 USD, mais 21% de IVA ficaria 794,20 USD, convertendo dava 4.010,07 BRL.

Pagando com cartão, conversão MEP (1 USD = 870,12 ARS), daria 724,16 USD, mais 5,36% de IOF ficaria 762,98 USD, convertendo dava 3.852,44 BRL.

O cartão não desvaloriza, o dinheiro na mão perde valor cada dia que passa.

  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
46 minutos atrás, Alan Rafael Kinder disse:

O cartão não desvaloriza, o dinheiro na mão perde valor cada dia que passa.

Exatamente... eu só levei dólar pq eu já tinha e tava destinado pra isso, do contrário não teria comprado pra fazer câmbio não.
Eu usei meu cartão de crédito pra abastecer algumas vezes... peguei cotação de 1 usd pra 600 pesos enquanto nas casas de câmbio tinha trocado 1 usd pra 700, então até compensava o dinheiro, pq no cartão ainda tem o IOF, mas no fim, ao invés de pagar 2,50 na gasolina (em dinheiro) cê paga 2,80 (no cartão) e continua barato pacaray kk

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...