Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Costa Rica: Duas semanas, do Caribe ao Pacífico, passando pelo interior.

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Olá mochileiros. Acabei de voltar de uma viagem de 2 semanas pela Costa Rica, e como sei da dificuldade de encontrar relatos atualizados do país,  tanto aqui como em blogs, espero contribuir com quem quer conhecer esse destino. Os relatos mãos atualizados que vi foram em blogs gringos, sugiro o sallysees, com muita informação sobre diversas partes do país. 

A viagem foi de 8 a 21 de janeiro, com chegada no Brasil às 6:30 da manhã do dia 22. Voamos pela Copa Airlines, com escala longa (eu escolhi) na Cidade do Panamá,  onde paramos e fizemos um City tour (falarei sobre isso nos relatos do Panamá). As passagens custaram R$2500 ida e volta, fui com meu marido e filho de agora 15 anos, meus companheiros de sempre rs.

Para entrar na Costa Rica e no Panamá,  são necessários o passaporte e o comprovante de vacinação da febre amarela. Se você ainda não tomou, precisa tomar pelo menos 10 dias antes da viagem e emitir o comprovante pelo site do sus gov br.

A moeda da Costa Rica é o colon, porém na maioria dos lugares aceita dólar também. No momento da viagem, 1 real valia 83 colones, e 1 dólar valia 500 colones.

Levei a maior parte no cartão wise e um pouco em dólar espécie. Tive problema 1 vez para trocar nota de 100 dólares.  Normalmente se vc paga em dólar eles te dão o troco em colones. Um único lugar não aceitava cartão (aluguel de prancha de surf na praia).

A viagem foi realizada na estação seca da Costa Rica. Apenas no Caribe era considerada estação intermediária entre seca e chuvosa. Porém as coisas não foram bem assim rs. Peguei tempo muito bom nas praias e em geral chuva no interior.

A Costa Rica está a 3 horas a menos que o fuso horário de Brasília.

Alugamos um carro por todos os dias, o que acho indispensável se quiser fazer um roteiro que passe por muitos lugares num tempo relativamente curto. Li sobre a importância de alugar um carro alto, ou até mesmo 4x4, mas sinceramente acho que um básico 1.3 daria conta. O aluguel de carro é a coisa mais cara no país,  eles têm uns seguros obrigatórios caríssimos que nem sempre ficam claros quando você aluga o carro. Daí na hora de pegar o carro tem.uma surpresa. No nosso caso, tivemos uma surpresa na hora de devolver o carro, uma cobrança de 150 doletas por um arranhão micro. Achei um roubo, na verdade um golpe. Então fica a dica se for alugar carro, pesquise a reputação da empresa, pergunte sobre os seguros, tenha prints das conversas e principalmente, quando o funcionário for fazer a vistoria para retirar o carro, filme tudo, fotografe tudo, seja chato e exigente. Nós não agimos dessa forma tão determinada e acabamos tendo.prejuizo. O carro que havíamos alugado era um mini suv 4x4, um Jimmy Sierra, mas acabamos.pegando um maior e mais confortável da mitsubishi porque o jimmy não estava disponível.  A locadora foi a Solid, a qual eu NÃO INDICO.

As entradas dos parques nacionais devem ser compradas pela Internet no site SINAC. Você se registra, marca a data, e paga, bem simples. Fui na alta temporada e mesmo assim tinha bastante vaga com alguns dias de antecedência.  Não há venda de entradas na porta, só pela Internet.

A Costa Rica é um.pais caro, mas eu não achei absurdo, fazendo as escolhas corretas rs. Nós tomamos café da manhã e lanche a noite em casa e fazíamos um almojanta em restaurantes. Comemos praticamente  todos os dias nas "sodas" , restaurantes locais com preços mais amigáveis.  Nas soda o prato mais pedido é o "casado", parecido com nosso PF, com arroz, feijão, salada, proteína animal(peixe, frango, carne ou porco, e tb opção vegetariana), muitas vezes um picadinho de legumes, e o plátano Dulce, tipo uma banana da terra feito de um.jeito que fica macia e cozida, maravilhosa. Come-se muito bem no país.  Eu me aventurei em pratos diferentes, que vou contando aos poucos.

Para ter uma ideia, alguns preços, em colones:

Gasolina super, litro: 669

Leite, litro: 1200

Pão de forma bom, 450g: 2000

Lata de cerveja local: 1000 (recomendo a império e a pilsen)

Ovos, embalagem com 15: 2000

Avocado: uns 5 reais a unidade

Água de coco (eles chamam de pipa): compramos de 500, de 600 e de 1000 colones

Casado: encontramos de 3800 a 5500 colones

Batidos (smoothies): de 1200 a 2000 (com água mais barato, com leite mais caro)

Tendo em vista essas considerações,  vamos ao nosso roteiro: nossa viagem tinha que ter um pouco de cada, parques nacionais, aventura, águas termais, animais, vulcões, cachoeiras e surf. As praias que priorizamos foram praias boas para surf.

8/1 - chegada ao aeroporto as 20h, pernoite em Alajuela (cidade do aeroporto)

9/1 - primeiras compras, deslocamento até Bajos del Toro, Catarata del Toro - pernoite em Bajos del Toro

10/1 - deslocamento para Puerto Viejo de Talamanca (Caribe), tarde de praia e surf, noite na cidade

11/1 - Playa Cocles (surf) e piscinas naturais 

12/1 - Parque Nacional Cahuita

13/1 - Deslocamento para La Fortuna, volta pela cidade, El Salto e termas El Chollin (gratuitas)

14/1 - Bogarin Trail (santuário de preguiças) e a tarde/noite visita as termas do Hotel Los Lagos (day use)

15/1 - Místico Parque de pontes suspensas, Mirador El Silencio e termas El Chollin (gratuitas)

16/1 - Parque Nacional Vulcão Tenório (Rio celeste - era pra ser), deslocamento até Nicoya, volta e pernoite na cidade

17/1 - Deslocamento até Santa Teresa (Pacifico), praia e surf, por do sol

18/1 - Piscinas naturais de Santa Teresa, Playa Hermosa, surf e por do sol em ST

19/1 - Playa Carmem surf e piscinas naturais, Playa Santa Teresa surf, piscinas naturais e por do sol

20/1 - Deslocamento até Fraijanes, passando pelo ferry boat de Paquera a Punta Arenas - descanso 

21/1 - Parque Nacional Vulcão Poas, ida para o aeroporto (voo às 17:30)

Pelos próximos dias vou escrevendo relato detalhado de cada dia.

Qualquer dúvida podem perguntar, tem posts e destaques no Instagram janacometti .

Editado por JanaCometti

• Respostas 57
  • Visualizações 7.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Mais algumas informações gerais antes do relato propriamente dito. A agua da torneira é potável, nao tivemos gasto com água.  É difícil secar roupa.  As estradas são a grande maioria de

• 11/1 - Dia de curtir a praia, surf, caminhadas. Vimos mais 2 bichos preguiça mas estavam dormindo, paradinhos no alto das árvores. O destaque desse dia foi o primeiro Rice and Beans no almoço.  É

• 13/1 - Saímos cedo de Puerto Viejo para o trecho mais logo de estrada da viagem, cerca de 260 km, o que fizemos em umas 5h30 minutos com 2 paradas. Paramos na Finca Santa Rosa de novo para tomar uma h

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

@JanaCometti Achei o 2 mais caro dos 50 paises que já fui,e fico surpreso de lá aceitar cartão atualmente, pois há 3 anos ninguém aceitava,só grande empresa,o que lá é raríssimo. O mais caro é a entrada dos parques e os hotéis,mas para minha surpresa também,a entrada desses parques virou Internet, o que deve estar mais caro ainda, com o 1,1%de IOF que tem de pagar.Esperando o relato e vou acabar o meu do Ceará. 

Postado
  • Autor
  • Membros

Mais algumas informações gerais antes do relato propriamente dito.

A agua da torneira é potável, nao tivemos gasto com água. 

É difícil secar roupa. 

As estradas são a grande maioria de pista simples e sem acostamento. As distâncias são curtas mas a viagem é sempre longa(mais longa do que o Google maps mostra) por isso. Há muitos caminhões nas estradas, e elas passam dentro das cidadezinhas.

Peguei pedágio só na estrada entre Puntarenas e San José, nos valores de 450 a 850 colones. Pode pagar com cartão por aproximação. 

Capa de chuva é indispensável.

Levei repelente seguindo as dicas que li, mas nao usei nenhuma vez. Qyem ta acostumado com mato nao vai ter necessidade rs.

Nossas hospedagens foram reservadas pelo booking (2) e airbnb (5), todas com cozinha, o que nos permitiu cozinhar praticamente todos os dias. Todas as acomodações eram bem equipadas, com micro-ondas, sanduicheira, cafeteira, até liquidificador. A maioria delas tinha café local, açúcar, sal e óleo,  o que facilita muito.

A tomada da Costa Rica é diferente da nossa, e apenas 1 acomodação tinha adaptador.

8/1 - Chegamos por volta de 20h no aeroporto de San José,  que na verdade fica na cidade de Alajuela. Imigração bem tranquila, pediram o comprovante da vacina de febre amarela (também pediram no check in no Brasil, na verdade fizemos check in pela Internet 24 horas antes mas ficou como pendente, tendo que apresentar o comprovante no guichê ou no embarque). De lá pegamos uma Van que nos levou para a oficina da locadora de carro, pegamos o carro e fomos para nossa hospedagem, um AirBnb em Alajuela. Deixamos as coisas e fomos comer e comprar alguma coisa pro café da manhã do dia seguinte, bem perto do airbnb tinha um comércio estilo americano, não sei nem como chamar, que é como um shopping aberto, com lugares pra comer e mercados. Comemos no Taco Bell , opção com bom preço no país, cada taco cerca de 900 colones. Fomos ao mercado ali, mas era estilo Pão de Açúcar, super caro. Compramos só uns croissants e fomos comer em casa.

9/1 - A ideia era acordar cedo e ir para as Blue Falls, cachoeiras de cor azul em Bajos del Toro, a cerca de 1h30min dali. Mas o primeiro dia sempre é embaçado, tem coisas pra resolver e assim foi com a gente. Não tínhamos levado adaptador então fomos num mercadinho próximo e compramos carregadores de celular com a tomada deles( sairia mais barato q o adaptador, e mais fácil de encontrar). A minha host me deu um chip de Internet (custa cerca de 5 dolares) e fui colocar carga, mas precisei me cadastrar, e falar por telefone com um atendente. Coloquei 5000 colones de recarga e já adianto que não deu pra nada. Daí resolvemos passar no Walmart, fizemos uma primeira compra decente, macarrão, pão, atum, maionese, leite, tortillas, refrigerante, salgadinho, bolacha, cerveja, croissant (eles chamam de cangrejo), uns pães doces, natilla (viciei, como se fosse uma nata salgada mais cremosa) e queijo branco. No Walmart tinha restaurante e comemos o primeiro casado da viagem por cerca de 4000 col.

Daí pegamos a estrada, passamos pela cidade de Sarchí, que tem uma tradição de pintura em carroças de madeira, visitamos uma fábrica artesanal. Dali em diante chuva forte, neblina. Chegamos a entrada da cachoeira com muita chuva. As blue falls fazem um pacote com a catarata del toro, mas com a chuva que estava a pessoa nos informou que as cachoeiras não estavam azuis e com muito volume de água. Isso já era umas 15h. Então resolvemos visitar apenas a Catarata del Toro. Eles fornecem guarda chuva. Entrada 15 dólares.  A Catarata del Toro tem 90 metros de altura e cai dentro da cratera de um vulcão extinto. A trilha é linda, boa parte feita em degraus. O volume de água estava absurdo, foi coisa linda demais de se ver.

De lá fomos para nossa hospedagem , uma cabana de madeira em Bajos del Toro, reservada pelo airbnb. Jantamos tortillas con queijo e natilla, tomamos a primeira Imperial da viagem e fomos dormir com chuva e frio.20250109_133250.thumb.jpg.70aaec793aed03cb8addd6aa9c777103.jpg20250109_133342.thumb.jpg.18fcfed41298badba6b0d349b5e934b4.jpg20250109_151203.thumb.jpg.83801dfa201f8bc4beb0478459f5ef57.jpg20250109_152614.thumb.jpg.7fbb8d5667272d7457bce9f030c65694.jpg20250109_152856.thumb.jpg.60a5f37ae752040180bda056d504af0a.jpg20250109_200221.thumb.jpg.57f8576a61317f335915d06d2660294e.jpg20250109_202218.thumb.jpg.c0091b791b85f0a61f80fbc8d3c37098.jpg

Editado por JanaCometti

Postado
  • Membros
Em 25/01/2025 em 17:59, JanaCometti disse:

Alugamos um carro por todos os dias, o que acho indispensável se quiser fazer um roteiro que passe por muitos lugares num tempo relativamente curto. Li sobre a importância de alugar um carro alto, ou até mesmo 4x4, mas sinceramente acho que um básico 1.3 daria conta. O aluguel de carro é a coisa mais cara no país,  eles têm uns seguros obrigatórios caríssimos que nem sempre ficam claros quando você aluga o carro. Daí na hora de pegar o carro tem.uma surpresa. No nosso caso, tivemos uma surpresa na hora de devolver o carro, uma cobrança de 150 doletas por um arranhão micro

incrível como quase todo mundo tem algum BO com carro na Costa Rica, eu voltei traumatizada rs foi o item que mais me pertubou antes de ir e claro que fui premiada também.

A placa do nosso veículo caiu sabe-se lá como (ou roubaram, jamais saberemos). Só a taxa da placa foi U$150 e teve mais a taxa pelo os dias que o veículo ficaria parado (quase U$500), sério, eu xinguei muito aquele país AHEUAHEAU passei o cartão chorando de ódio e jurei nunca mais alugar carro em lugar nenhum. mas pelo consegui utilizar o seguro do cartão e fomos reembolsados \o/.

O pessoal da Alamo, foi bem traquilo quanto a negociação da locação, desde o início informamos que não utilizariamos nenhum seguro deles, apenas o do cartão (e demos sorte, porque pelo o que entendi o seguro deles não cobriria a perda da placa) e eles aceitaram de boa, não insistiram nem nada. quando percebemos que estavamos sem a placa, entramos em contato com eles e na hora já nos deram as instruções do que precisava ser feito.

O que mais me surpeendeu no país foram as pessoas, realmente é o país da Pura Vida! Todo mundo é muito tranquilo, disposto a ajudar, estão sempre com uma vibe boa.

Me chocou um pouco as pessoas batendo um pratão de arroz, feijão, carne ensopada e banana frita as 8 da manhã (meu marido amou kkk).

Outra coisa que achei bacana, foi que em todas as hospedagens que fiquei (hotels e 1 hotel) tinha café a vontade, não era assim o melhor café, mas pra quem é chegado num cafezinho, fez diferença. E o open chocolate e café do aeroporto é muito bom também, devo ter experimentado todos os sabores de chocolate e café da Britt HAUEAHUE

Achei teu roteiro bem legal para quem quer ver um pouquinho de tudo e fugir do óbvio (Tamarindo e Jacó - que achei bem sem graça e lotadassa de americanos com aquele yeaaaaah a cada 3 palavaras). 

Postado
  • Autor
  • Membros
12 horas atrás, SilviaAlves disse:

incrível como quase todo mundo tem algum BO com carro na Costa Rica, eu voltei traumatizada rs foi o item que mais me pertubou antes de ir e claro que fui premiada também.

A placa do nosso veículo caiu sabe-se lá como (ou roubaram, jamais saberemos). Só a taxa da placa foi U$150 e teve mais a taxa pelo os dias que o veículo ficaria parado (quase U$500), sério, eu xinguei muito aquele país AHEUAHEAU passei o cartão chorando de ódio e jurei nunca mais alugar carro em lugar nenhum. mas pelo consegui utilizar o seguro do cartão e fomos reembolsados \o/.

O pessoal da Alamo, foi bem traquilo quanto a negociação da locação, desde o início informamos que não utilizariamos nenhum seguro deles, apenas o do cartão (e demos sorte, porque pelo o que entendi o seguro deles não cobriria a perda da placa) e eles aceitaram de boa, não insistiram nem nada. quando percebemos que estavamos sem a placa, entramos em contato com eles e na hora já nos deram as instruções do que precisava ser feito.

O que mais me surpeendeu no país foram as pessoas, realmente é o país da Pura Vida! Todo mundo é muito tranquilo, disposto a ajudar, estão sempre com uma vibe boa.

Me chocou um pouco as pessoas batendo um pratão de arroz, feijão, carne ensopada e banana frita as 8 da manhã (meu marido amou kkk).

Outra coisa que achei bacana, foi que em todas as hospedagens que fiquei (hotels e 1 hotel) tinha café a vontade, não era assim o melhor café, mas pra quem é chegado num cafezinho, fez diferença. E o open chocolate e café do aeroporto é muito bom também, devo ter experimentado todos os sabores de chocolate e café da Britt HAUEAHUE

Achei teu roteiro bem legal para quem quer ver um pouquinho de tudo e fugir do óbvio (Tamarindo e Jacó - que achei bem sem graça e lotadassa de americanos com aquele yeaaaaah a cada 3 palavaras). 

Eu acho que tem uma "indústria do golpe" com o aluguel dos carros lá. Eu acabei não fazendo o seguro do cartão, porque me informaram que os seguros cobrados eram "obrigatórios", e daí acabei pagando com o cartão da wise para dar uma economizadinha. Na solid não foram simpáticos em nenhum momento, achei o atendimento péssimo. De qualquer forma, mesmo pagando os 150 dólares (parece um valor meio fixo né), ficou mais barato que ter alugado pela alamo ou ter pego seguro mais completo. Meu marido também saiu falando que nunca mais quer alugar carro, mas duro pq tem destinos que fica muito difícil sem carro, a maioria na verdade né. 

Eu vivi muito o PURA VIDA nesses dias, achei um país muito astral, de pessoas aparentemente felizes. Embora a gentrificação tenha me assustado no Pacífico. A galera mais alto astral sem dúvida encontramos no Caribe.

Eu achei que o roteiro ficou bem legal mesmo, funcionou bem, não ficou nenhum dia muito cansativo de estrada e deu pra fugir das multidões.

Tomei tanto café britt no aeroporto e no parque das pontes suspensas (tem grátis lá tb) que fiquei até com taquicardia kkkk. E o chocolate com coco eu amei.

Postado
  • Autor
  • Membros

10/1- Acordamos cedo, tomamos café na hospedagem, levamos umas bobeiras pra comer no carro e fomos para Puerto Viejo de Talamanca, no Caribe. Viagem longa, prevista 4h30 mas fizemos em mais de 5 horas. Passamos boa parte do tempo em uma estrada pista dupla, mas com muitas obras. Atenção total nas estradas, muito caminhão. Quanto mais cedo sair, melhor . Café no posto de gasolina 1000 colones(era o pequeno mas achei bem grande)

Fizemos uma parada pro xixi já próximo de chegar e tomamos a primeira bebida típica, uma Hiel. É como uma água com rapadura fervida e depois gelada, com gengibre e limão.  Amei e tomei de novo na volta, super refrescante e energética.  1000 colones e 1000 colones um sorvete.

Chegamos em Puerto Viejo umas 13:30, deixamos as malas, comemos um patty (uma empanada assada típica caribenha, super temperada, tem vários sabores, comi a de frango) em uma barraquinha do lado da nossa casa, 1000 colones, e fomos pra praia. Nós hospedamos na Playa Cocles, que é a praia de surf da cidade, e que tem uma ilhazinha charmosa, isla cocles, íamos a pé pra praia, astral demais.

Os meninos alugaram pranchas de surf (5 dólares a hora e 20 dólares o dia) com os rastas, eu fui caminhar até a ponta direita da praia, um rio bem lindo desemboca na praia, e indo até o final formam piscinas naturais e pequenas formações de corais. Muito lindo. Nesse dia, perto das piscinas, vi um casal olhando pra cima e não é que em plena praia vi o primeiro bicho.preguiça da viagem. Lindeza demais. Na volta da caminhada, tb na praia, vi o segundo. Que dia incrível!!! Pra quem não sabe sou bióloga e amo muito encontrar animais em seu habitat, além de flores e árvores rs.

Ficamos na praia ate anoitecer, lá o sol se põe por volta de 17:40, a galera acende fogueira na praia, reggae rolando, astral demais. Minha cara rs.

Jantamos um macarrão feito na casinha e fomos a pé até o centrinho tomar uma cerveja, 1500 colones a long neck Imperial, paramos em frente a um bar chamado Hot Rocks, onde a maioria da galera que frequenta é local, e ficamos vendo uma banda de salsa que se apresentava lá, galera dançando. Já falei que amei Puerto Viejo? Rs

Pausa para falar da comida  e do povo caribenho, super temperada e um tanto apimentada, bem diferente do resto do país,  usam.muito coco e molhos diferentes nas preparações , em parte por influência dos povos das Antilhas que ali chegaram para trabalhar no século XIX e ficaram. No Caribe tem muitos jamaicanos, os rastafari se misturaram a população local e fizeram um só povo. O reggae domina as praias e comércios, é muito astral, as pessoas estão vivendo com autenticidade a Pura Vida. Foi o lugar que mais gostamos da Costa Rica.

Nossa experiência maravilhosa ali tb foi influenciada pela casinha incrível que alugamos, cuja dona, uma espanhola há 20 anos vivendo ali, se tornou amiga. Posso mandar o link quem quiser...

20250110_143945.thumb.jpg.1dd5d4d902d0767c745123f7c707b241.jpg20250110_144012.thumb.jpg.540d4a91f70e7c82f3ef0fca640c320f.jpg20250110_150440.thumb.jpg.3d4171a0540da2d024d00a3616b0f069.jpg20250110_152330.thumb.jpg.a0d0ca22ab18894070561d6fd48fcab7.jpg20250110_153705.thumb.jpg.0d08a7b8836c82f19ac68097019a1d93.jpg20250110_161424.thumb.jpg.62d64158dfeb59f601809c69e361d8c0.jpg20250110_174805.thumb.jpg.3088c325be137c76282c184ad5b7dd07.jpg

20250110_165932.thumb.jpg.6144477198f42fe7b51013a3d9b02ee3.jpg

20250110_165932.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

11/1 - Dia de curtir a praia, surf, caminhadas. Vimos mais 2 bichos preguiça mas estavam dormindo, paradinhos no alto das árvores.

O destaque desse dia foi o primeiro Rice and Beans no almoço.  É uma comida típica caribenha, onde o arroz é ofeijao são cozidos juntos jo leite de coco, com temperos e especiarias bem diferentes,  acompanha salada, platano Dulce e uma.proteina, nesse dia escolhi um frango na churrasqueira com um molho bem diferente. Esse dia comprei de um pessoal rasta que vende na beira da praia, e servem num.prato forrado com folha de bananeira. Amei muito. 5000 colones. A página deles no Ig é @takeiteasycaribbean.

O outro destaque vai para o nascer da Lua cheia no mar . O pôr do sol e o nascer da Lua são eventos importantíssimos ali, a praia lota, rola reggae, fogueira. Bem legal mesmo.

Lembrando que nossa prioridade esses dias era o surf, por isso ficamos em Playa Cocles, mas recomendo muito visitar a Playa Chiquita e a Playa Arrecife de Punta Uva bem perto dali.

20250111_161816.thumb.jpg.b6772087b1df20931886e908d3b37582.jpg20250111_143349.thumb.jpg.cbc72520f8bd284502a2619fc474b301.jpg20250111_143014.thumb.jpg.37160550c484ad4412c4e9a0f11dfbd0.jpg20250111_170808.thumb.jpg.ea2d49a3f8925fc76588ede714d4def2.jpg20250111_175208.thumb.jpg.264fac6bc182531b6ef42a4e552f4c3f.jpg

12/1 - Um dos dias mais incríveis da viagem. Acordamos cedo, tomamos café na casinha e fomos ao Parque Nacional Cahuita. O parque está a meia hora de Puerto Viejo, na cidade de Cahuita. Ele tem duas entradas, sugiro entrar por Cahuita, as praias melhores estão perto dessa entrada e também vale a pena conhecer o povoadinho,  também super influenciado pelos jamaicanos. 

Aconselho ir cedo para evitar a lotação. Chegamos lá por volta de 8:30. O parque é por contribuição voluntária,  a sugestão é 5 dólares por pessoa. Se vc entrar pela outra  entrada, a de Puerto Vargas, um pouco mãos perto de Puerto Viejo, o pagamento de 5 dólares é obrigatório.  

O parque tem gestão mista, Estado e a comunidade, bem interessante a participação comunitária. Na entrada ficam alguns guias oferecendo seu trabalho, acredito que seja interessante fazer um tour guiado, mas infelizmente para os brasileiros não sai nada barato. E você vai ver muitos animas de qualquer forma. Sempre que tiver um aglomerado de pessoas olhando pra mata, pode ter certeza que aí tem bicho, rs.

Passamos umas 5 horas no parque. A trilha é ora perto da praia, ora junto a ela, a praia tá sempre do seu lado esquerdo. Eles indicam os melhores lugares para nadar. Você pode fazer a trilha inteira, de Cahuita a Puerto Vargas, que dá 8km só ida, ou começar por uma das portas e ir até onde quiser, e depois voltar. Nós fizemos isso, passamos um pouco das prainhas dos corais, nadamos e voltamos. Nadamos tb na Playa Blanca. No total, deve ter dado uns 10km.

Nesse dia vimos preguiças,  mono congos, mono cara blanca, coati, mapache,  vários caranguejos ermitão (as biólogas piram), muitos esqueletos de corais, lagartos. Tem que tomar cuidado com os mono cara blanca e os mapache porque eles roubam comida de dentro da mochila da galera. O parque limita a entrada de embalagens descartáveis para evitar lixo e assaltos dos bichos rs.

O Parque é maravilhoso. Imperdível.  Na saída tinha uma galera tocando Calypso, uma música típica da região, ficamos ali ouvindo, tomando uma água de coco, eles chamam de pipa fria. Ali vendiam por 500 colones.

Também é possível fazer um mergulho guiado nas formações de corais que pertencem ao parque. Não sei informar o valor.

Voltamos pra Cocles e teve outro Rice and beans, nesse dia comemos em uma soda de frente pra praia, restaurante bem simples mas comida bem boa, 4500 colones. O Rice and beans desse dia veio com frango em molho caribenho e com patacones, feito com banana verde amassada e frito, uma deliciaaa. Tomei um suco de caz, tipo uma goiaba deles, bem bom. No outro dia tinha tomado de tamarindo. 1000 colones o suco.

Pra fechar nossa passagem pelo Caribe, tomei um mojito a beira mar, num barzinho mais chiquezinho pé na areia, com espreguiçadeira e varal de luzinhas. 4000 colones. Ali vi a lua nascer e ficamos até a noite.

Se eu tivesse um dia a mais no meu roteiro, com certeza teria ficado em Puerto Viejo. 

20250112_085523.thumb.jpg.e02697550cacdf59beffa2342453c297.jpg20250112_091835.thumb.jpg.87e4e40305362425b33c5737faa341be.jpg20250112_104545.thumb.jpg.393c6fe19e009701aaf9b59842bdef86.jpg20250112_110337.thumb.jpg.5315d35df243752a7ac3a53484169cb3.jpg20250112_111136.thumb.jpg.36090e818bca862bf8d634713d189740.jpg20250112_113802.thumb.jpg.f177ca6a9c91428e912d0874b291d7aa.jpg20250112_152435.thumb.jpg.1c14c8f01d5ee48092da2c1a1a3f9977.jpg20250112_171828.thumb.jpg.4ee27cecc7c402562b19a20ab065562b.jpg20250112_165142.thumb.jpg.0f1d11a442d2d9aa7e30d4df95300611.jpg

20250112_094914.jpg

Editado por JanaCometti

• Silnei featured e featured this tópico
Postado
  • Autor
  • Membros

13/1 - Saímos cedo de Puerto Viejo para o trecho mais logo de estrada da viagem, cerca de 260 km, o que fizemos em umas 5h30 minutos com 2 paradas. Paramos na Finca Santa Rosa de novo para tomar uma hiel, que só tem no Caribe. Chegamos em La Fortuna, deixamos as malas no chalé reservado pelo booking, um pouco fora da cidade mas ainda assim bem perto de carro. O chalé tinha vista do Vulcão Arenal, a principal atração da região, mas nos 3 dias que ficamos lá não conseguimos visualizar o vulcão inteiro. Pegamos 2 dias de chuva, não o dia todo, mas que atrapalhou principalmente na visibilidade do vulcão. 20250113_1337242.thumb.jpg.43a1519dee818f3fc63c98032c6792fc.jpg

A direita, Vulcão Arenal visto da casinha. A esquerda, o Cerro Chato.

Almoçamos no Tiquicia restaurante, comemos casado por 4500 colones. A comida é ótima, atendimento também,  recomendo.

A hospedagem ficava bem perto do "El Salto", um grande poço a beira da estrada onde tem uma corda que a galera pula. Para cruzar a pé a estrada nesse ponto tem uma ponte bem legal, já começa a emoção rs. Não tivemos coragem de pular, tem placas lá dizendo que há risco de vida, que formam redemoinhos que te puxam pra baixo.

Fomos então para a outra atração gratuita de La Fortuna, El Chollin. É um rio de água termal aquecida pelo vulcão,  com entrada gratuita. Ou mais ou menos, porque ficam uns caras na estrada "indicando" onde pode estacionar, e cobrando o valor que querem. Nesse dia, ele nos cobrou 3000, mas demos 2000 e ok. No outro dia que fomos, um outro cara pediu 5000!! E demos 2000 de novo rs. 

Achei bem gostoso o El Chollin. O rio forma pequenos pocinhos,  tem umas pedras onde forma umas mini quedas d'água também, dá pra curtir bem. Ficamos lá até escurecer. 

Fizemos compras no mercado Palí, dito o mais barato da região e fomos pra casinha.

20250113_151046.thumb.jpg.56dbed8c8a8b4dc7af4970ceee4f2779.jpg

Casado do Tiquicia

20250113_160012.thumb.jpg.8492a4d74b83bfb541474de3218e7f4f.jpg

Ponte sobre o poço El Salto

20250113_161920.thumb.jpg.d9beca388bb8e9aac220bbaad196e760.jpg

Vulcão Arenal no dia de maior visibilidade.

20250115_170255.thumb.jpg.133fcb32568741b40ea46bc8b6e77e8f.jpg

El Chollin

Postado
  • Membros

@JanaCometti Pof seu relato é visível que seus gostos e objetivos na viagem são totalmente diferentes dos meus,mas lendo acima surgiu uma curiosidade. Você diz que ficaria um dia mais em Puerto Viejo que eu detestei, queria saber fazendo o que?Ir a Cahuita outra vez,esse sim eu gostei?

Postado
  • Autor
  • Membros
16 horas atrás, D FABIANO disse:

@JanaCometti Pof seu relato é visível que seus gostos e objetivos na viagem são totalmente diferentes dos meus,mas lendo acima surgiu uma curiosidade. Você diz que ficaria um dia mais em Puerto Viejo que eu detestei, queria saber fazendo o que?Ir a Cahuita outra vez,esse sim eu gostei?

Tenho certeza disso, Fabiano.

Com um dia a mais em Puerto Viejo eu iria a praia arrecife, em Punta Uva, ou à Reserva Nacional Gandoca Manzanillo.

Postado
  • Autor
  • Membros

14/1 - O dia amanheceu chovendo e acabamos mudando os planos. Esperamos a chuva dar uma melhorada e fomos a Bogarin Trail, que é uma propriedade privada onde sabiamente vivem famílias de bicho-preguiça,  entre outros animais silvestres. Pagamos 20 dólares a entrada, o que dá direito a 2 dias seguidos de acesso. Nesse dia vimos uma mamãe preguiça com o filhotinho. A outra atração do local são os pássaros. Na entrada eles colocam frutas pros pássaros e a quantidade e diversidade de pássaros que vem ali é absurda. Tucanos, oropêndulas (apaixonei nela), umas que parecem galinhas, um que parece saracura,  e pássaros de cores diversas, além de pequenos psitacideos,  que lembram maritacas. Me encantei!!!

Dali fomos almoçar na Soda La Hormiga, que foi o lugar que comemos mais barato. Casados por 3800 colones e naturales por 500!! 

A tarde fomos para um parque de águas termais pago, em um hotel. Os hotéis da região oferecem day use no seu parque termal. Há muitas opções, de diversos preços. Nós escolhemos o Hotel Los Lagos, entrada 30 dólares,  mas você pode ficar das 10 as 22h. Não pode entrar com comida na área das piscinas mas vc pode deixar lanches no carro que fica num estacionamento,  ir comer e voltar. Também há um bar molhado, para comidas rápidas e bebidas. São 8 piscinas termais (aquecidas pelo vulcão), de diferentes temperaturas, algumas com hidromassagem, mas nada muito grande, e 2 piscinas de água fria com tobogã. Gostamos bastante. Tomamos uma piña colada por 9 dólares e um smoothie por 4 dólares.  Ficamos ali de umas 15 as 19h, gostoso a noite também, elas ficam todas com iluminação colorida.

Jantamos na casinha.

20250114_120819.thumb.jpg.33867fc2e0b4b88a674eb1eeb0614e10.jpg

Oropendula 

20250114_120916.thumb.jpg.af3f29ee367f64b42062cfe06ec2261d.jpg

Tucano de mandibula preta

20250114_121854.thumb.jpg.71a9d8c64283c755dccf4cf7e36412a1.jpg

20250114_121934.thumb.jpg.9303926b25939f72b29339d01fbc32b3.jpg

20250114_151405.thumb.jpg.8d6a791c6fee12aaa049cc4da9a667ea.jpg

20250114_153415.thumb.jpg.89dad41af460f8a2c7f2ecbeff1b20dc.jpg

20250114_155730.thumb.jpg.78b1e8ead309c53e1b35e053683e7e2c.jpg

20250114_180325.thumb.jpg.4d3ed5af527cf6e964a8aacd538d3520.jpg

20250114_104727.thumb.jpg.8a11636613f0716b955f3d2694156289.jpg

Mamãe com seu bebê 

20250114_164536.thumb.jpg.25a7d7a151a599d2691a1dd1f94a2f40.jpg

Dias de luta, dias de glória 

20250114_121525.jpg

20250114_132949.jpg

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.