Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

Franca e italia são sonhos de destinos. Começando a pesquisar valores, opções mais em conta de hospedagem,  quanto custa para visitar os principais pontos turisticos.  Mas tb tenho vontade de andar pela rua e descobrir lugares. Por enquanto só tenho um celular e um sonho.... dicas? Importante: Nunca viajei para fora do Brasil.

Editado por Anna Carolina Gomes
  • Gostei! 1
  • Membros de Honra
Postado
1 hora atrás, Anna Carolina Gomes disse:

Franca e italia são sonhos de destinos. Começando a pesquisar valores, opções mais em conta de hospedagem,  quanto custa para visitar os principais pontos turísticos.  Mas tb tenho vontade de andar pela rua e descobrir lugares. Por enquanto só tenho um celular e um sonho.... dicas? Importante: Nunca viajei para fora do Brasil.

Oi Anna, bem-vinda à trupe dos aventureiros. 
A dica mais importante, principalmente no quesito 'economia' é:
- não se atenha exclusivamente ao eixo principal pretendido (França e Itália). 

Os aéreos para estes destinos costumam ser mais caros que Madrid/Espanha (por exemplo). 

Já vi promoções incríveis para a Espanha (um pouco raras hoje em dia), ao tempo que dificilmente via para a Itália. 
(Não que não possa surgir, mas é mais raro acontecer).

Então, aproveite para visitar a Espanha, nem que seja uns 2 dias e depois pegue um trem ou voo para os destinos pretendidos.
Acredite, inclua Madrid (Porto/Lisboa - Portugal - também) em suas buscas uma boa economia.

Boa viagem, amiga! 

• Membros
Postado

Na Italia o custo do hotel vai ser cerca de 80-120€ dependo da cidade. É uma média, pois dá para achar por menos ou por mais, mas eu colocaria na conta 100€. Se ficar em hostel, como muito mochileiro faz para economizar, consegue por uns 25€ em quarto compartilhado.
Comida você gasta para comer fora cerca de 20-30€ por dia, se o hostel tiver cozinha, dá pra viver de mercado com uns 10€ por dia.
Museu e atrações vai sair em média 20-30€ por atração, daí depende de quantos vai querer visitar, mas eu diria que você não visita mais de um por dia.
Transporte na cidade eu diria uns 5€, e entre cidades cerca de 50€ de trem e uns 20€ de ônibus (mas são bem mais lentos), então quanto mais cidade visita, mais caro fica.

Em geral, eu diria uma viagem de uma semana, no modo mochileiro vai lhe custar uns 400€, e no modo simples em hotel cerca de 1000€, daí soma-se as passagens de avião.

Na França as coisas são mais caras, eu diria uns 25% a mais que na Italia. Isso é uma média por cima, dá para fazer por menos, mas para isso precisa de um pouco de experiência de viagem para pegar esses macetes.

• Colaboradores
Postado

Eu acho bacana essa abordagem que tens @Davi Leichsenring.

Apresentar os principais pontos e seus respectivos custos (com uma margem e breve explicação) é de grande valia para construir uma base de roteiro.

Não que devemos planejar uma viagem pensando exclusivamente no valor que possivelmente será investido, mas ter um escopo inicial ajuda muito a construir um roteiro realista.

Aproveitando, uma conhecida vai cerca de uma ou duas vezes por ano para a Europa (muda os destinos cada vez, mas concentra suas viagens na Alemanha, Itália, Suiça, Áustria e arredores).

Diz ela que busca passagens promocionais (e como aposentada não tem muitas restrições de datas), e a partir daí organiza a viagem (costumeiramente com duração média de 14 dias, as vezes menos).

A estratégia dela consiste em fazer essas viagens com mais pessoas (três a quatro), e aí alugar casas (AirBnB) ao invés de pegar hotéis, e por vezes alugar carros (quando a oferta de transporte público é limitada).

Nesse cenário, ela quase sempre faz compras em mercado e faz sua comida em casa (as vezes de dá ao luxo de comer fora, mas aponta que aí que mora uma das maiores despesas).

Sua próxima viagem (já marcada) será nas Dolomitas, e estão em um grupo com três pessoas por ora.

Naturalmente vejo que ela deseja preservar o conforto de ter um espaço exclusivo, evitando assim quartos compartilhados com estranhos, mas fora isso, me parece ser interessante buscar casas para alugar (fugindo de hotéis).

• Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
  • Membros
Postado

@Anna Carolina Gomes já deu uma pesquisada neste fórum por estes destinos? Eu tenho um relato de 2023 sobre Paris e Roma com gastos para 2 pessoas, mas tem mais gente que já publicou isso, inclusive com outras cidades de Itália e França (como vc não especificou cidades, deduzi interesse maior nas capitais, mas tem relatos super completos só da Itália por exemplo).

Mesmo não sendo 100% atual dá pra se ter uma boa média de gastos, colocando alguma porcentagem de 'encarecimento' de lá pra cá. Deixo meu relato caso queira dar uma olhada.

• Membros
Postado

@Alan Rafael Kinder Eu estive na Itália e França há poucos meses passando o verão.Os preços não são tão altos, só que a comida é só massa.Muito difícil encontrar arroz e carne não vi em mais de 2 meses.A dica que dou é para que comer pizza no restaurante?(detesto pizza).Tem algo mais barato no supermercado. Porcaria por porcaria, como barato ao menos.A pior comida de 60 países disparada é a desse,até pior que a Nórdica, que também é bem diferente, mas ali é só macarrão. Pior é ter que voltar para conhecer o norte no próximo ano.Affff!

• Amei! 1
  • Colaboradores
Postado
46 minutos atrás, D FABIANO disse:

@Alan Rafael Kinder Eu estive na Itália e França há poucos meses passando o verão.Os preços não são tão altos, só que a comida é só massa.Muito difícil encontrar arroz e carne não vi em mais de 2 meses.A dica que dou é para que comer pizza no restaurante?(detesto pizza).Tem algo mais barato no supermercado. Porcaria por porcaria, como barato ao menos.A pior comida de 60 países disparada é a desse,até pior que a Nórdica, que também é bem diferente, mas ali é só macarrão. Pior é ter que voltar para conhecer o norte no próximo ano.Affff!

Pois então, e a impressão que também tenho (quanto ao custo de viajar para lá, sendo brasileiro).

Eu nunca tive a oportunidade, e nem mesmo cogitei uma viagem dessas - meu foco estava sendo nosso arredores.
Quem sabe no futuro surja a chance de visitar o velho mundo.

Apesar que, se fosse hoje, eu estaria completamente inclinado em visitar o Japão.

• Amei! 1
  • Membros
Postado
Em 23/10/2025 em 00:40, Anna Carolina Gomes disse:

Franca e italia são sonhos de destinos. Começando a pesquisar valores, opções mais em conta de hospedagem,  quanto custa para visitar os principais pontos turisticos.  Mas tb tenho vontade de andar pela rua e descobrir lugares. Por enquanto só tenho um celular e um sonho.... dicas? Importante: Nunca viajei para fora do Brasil.

Olá! A primeira coisa no seu caso é providenciar o passaporte. Depois, escolher bem as datas, ou o período, da viagem. Europa, pra mim, não vale a pena no inverno, a não ser que vc goste muito do frio ou vá esquiar, etc. Prefiro o verão, para destinos de litoral, e da metade da primavera até a metade do outono para as cidades grandes. Se possível, evitando agosto.

Aí vem a passagem aérea. Em geral melhores preços são saindo de SP, espere algo entre 3.2 a 3.8 mil ida e volta para destinos tradicionais, pesquisando com antecedência e uma relativa flexibilidade de datas. Volta e meia tem promoções por valores até abaixo de 3 mil, esses dias era ida e volta para Madrid, mas poucas datas. Saindo de outras cidades/estados o preço sobe. Moro em floripa, tem voo direto pra Lisboa na faixa de 5 a 6 mil, mas procurando dá pra achar saindo daqui pra Madrid ou milão por uns 4 mil ou menos. Talvez valha a pena ir até SP para pegar o voo internacional. Estive na Itália setembro agora, voo de ida SP-Roma e volta Milão-Floripa, por 3.5 mil. E pense além do destino que vc quer. Se o voo para Paris, por exemplo, estiver caro, olhe para Madrid, e de lá um voo para Paris. Pode valer a pena.

Quanto ao roteiro, eu prefiro explorar bem os destinos, visitar cidades pequenas, etc. Em 2019 fiquei 30 dias entre o norte de Portugal e o sul da Espanha, e foi ótimo. Ano passado foram 15 dias entre Roma, Florença e Paris, achei muito corrido (e meio igual). Já em setembro agora foram 20 dias na italia, 12 dias na puglia, 4 em napolis/ilha de capri, 2 dias em Roma e 2 dias em Milão. Foi ótimo!

Sobre os custos no destino, vai conforme vc ditar o roteiro. Hospedagem desde dormitórios em hostel a hotéis 5 estrelas. Não fico em hostel, então não sei, mas sempre pego hotel/b&b razoáveis, em Lisboa e italia diária em torno de 70 a 90 euros, com algumas opções mais básicas e mais baratas que isso. Milão e Paris algo na faixa de 130 euros a diária, mas tbm com opções mais baratas longe do centro. Vc consegue tem uma boa noção disso olhando booking e airbnb antes, inclusive para escolher os destinos.

Lembre-se dos gastos com o turismo em si, como museus, etc, e deslocamentos. E comida tem pra todos os bolsos. Na puglia, por exemplo, jantamos pizzas na pizzeria da michele (mais famosinha) por coisa de 10 a 12 euros, e dividiamos a pizza em duas pessoas. Tbm jantamos o churrasco deles, chamado de bombette, por coisa de 20 a 28 euros  para duas pessoas comerem muito bem. Além disso tem os supermercados, na Itália e Portugal tem boas opções de comida com preços muito bons. Por exemplo prato com bacalhau em Lisboa, no restaurante do supermercado, por coisa de 10 euros para duas pessoas. No restaurante vc economiza deixando de pedir bebidas, que são caras e eu não sinto falta. Na Itália há ainda taxa de coberto, fixa de 2 a 3 euros por pessoa. Ai pode valer a pena pegar para levar a comida (take away). Fuja de restaurantes turísticos e caros, procure recomendações com o lugar que está hospedado, internet, etc, de locais com comida boa e preço normal, tem muita coisa boa e sem explorar o turista.

Eu estimo que uns mil reais por dia, contando a hospedagem e sem contar a passagem aérea, vc consegue passar razoavelmente bem por lá. Uns dias gasta mais, outros menos. 

Evitar muito deslocamento entre cidades, ficando mais dias em cada destino e explorando melhor a regiao, vc economiza e ainda conhece bem o local. Acho melhor do que ficar 2 a 3 dias em cada cidade grande. 

Ah, na Itália, por exemplo, muitos museus são grátis no primeiro domingo do mês. Visitei a galleria uffizi e a academia, em Florença, em novembro passado, dessa forma. Em duas pessoas, economizamos um valor legal, e sem muitas filas.

• Gostei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...