Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Huaraz (Cordillera Blanca) - Peru - 12 dias de trekking e tours

Postado
  • Membros

Oi pessoal!

Do dia 15 a 26 de julho estivemos num dos lugares mais famosos para trekking no mundo, a Cordillera Blanca no Peru, ao norte de Lima.

Depois de voltar dos trekkings em El Chalten (Argentina) e Torres Del Paine (Chile) que fizemos em janeiro de 2011, queríamos aproveitar nossa forma física e disposição e encarar mais alguns trekkings. Encontrei o blog Natureza Adentro na net e me apaixonei pela Cordillera Blanca e decidimos que seria nosso primeiro destino no Peru. Infelizmente, por causa da altitude, o cardiologista do meu pai achou melhor ele dessa vez não nos acompanhar na aventura... Ele ficou chateado, mas temos que respeitar o limite de nossos corpos, não é verdade? Eu mesmo antes de encarar os mais de 5.000m de altitude fui a um cardiologista ver se meu coração e pressão estavam em bom estado, só para garantir...

Aqui no mochileiros.com os tópicos Huaraz – Perguntas e Respostas e Huaraz – Verdades e Mentiras e os amigos Peter Tofte e Bruno Albuquerque me ajudaram muito. Obrigada!

Dia 1 – 15/07/2011

Chegamos no Aeroporto de Guarulhos as 6h da manhã, pois nosso vôo seria as 8:25h e a empresa TAM nos presenteou com uma Contigência Operacional... Tentamos argumentar de todas as formas, mas não teve jeito, embarcaríamos apenas no vôo do dia seguinte. Mesmo a TAM nos levando a um hotel com todas as refeições pagas até o dia seguinte, nos sentimos lesados, pois toda a programação com a agência de turismo em Huaraz já estava programada a dias e perderíamos um dia de trekking. A vantagem é que conseguimos mudar a data de retorno para 26 de julho...

Dia 2 – 16/07/2011 - Lima

Conseguimos embarcar, mas o vôo 8066 da TAM saiu com 1 hora de atraso. Infelizmente ao chegarmos em Lima não conseguimos pegar o ônibus para Huaraz das 13:30h e o jeito foi conhecer um pouquinho da cidade.

Trocamos alguns dólares por Soles no próprio aeroporto, antes mesmo de sair da sala de desembarque. Cotação de U$ 1,00 por S$ 2,65.

Atrasamos nossos relógios em duas horas e começamos a tomar o remédio Diamox, para diminuir os problemas com soroche (mal da altitude) para quem sobe acima dos 3.000 m de altitude.

Ao sair do aeroporto pegamos um 'Taxi Gren' até a Paseo de la República no Terminal da Movil Tours para comprarmos nossas passagens para Huaraz. A corrida deu S$ 55,00, dentro do esperado que tínhamos pesquisado na net (de S$ 45,00 a S$ 60,00). Gente, quase batemos umas 30 vezes... Como eles andam mal nas ruas... E sem contar que buzinam pra tudo!!!

No Terminal da Movil Tours compramos o acento semi-cama (equivale ao semi-leito nosso) por S$ 50,00 das 10:30 da noite.

Depois pegamos outro taxi na rua e pedimos para o motorista nos levar até o Shopping Larcomar em Miraflores, por S$ 15,00. Que lugar lindo! De frente ao Oceano Pacífico, com a praia de pedras escuras que ao quebrar as ondas fazem um barulho estranho e você fica olhando tudo por cima das 'falésias' de mais ou menos 100 m de altura. Ainda aparecem voando pelo céu alguns malucos de Parapente que quase batem nos paredões. E o céu, como já tinha lido em outros relatos, sempre nublado

Almoçamos no shopping bem na hora do jogo do Peru x Colômbia. Como eles vibram! Não vou mentir que comecei a torcer pelo Peru e me emocionei quando eles ganharam... Depois foi só festa...

Outra coisa que achei lindo foi o patriotismo deles. As ruas repletas de bandeiras do Peru. Perguntei a um peruano e ele disse que é por causa da semana pátria (sua independência foi em 28 de julho de 1821). Fiquei mais admirada ainda, até que ele me confessou que se as empresas e casas não fizerem isso, pagam multa!!!!!! Daí não dá, né?

Depois fomos andando até o Parque Central de Miraflores a 7 quadras do Shopping. Que região LINDA! Quem for ficar em Lima deve se hospedar mesmo em Miraflores, tem de tudo, ótimos restaurantes e a vida noturna também ferve.

Fizemos um passeio com o ônibus de dois andares da Mirabus por Miraflores e passamos pelo Sítio Arqueológico de Huanca Pucllana, igrejas, parte residencial do Bairro e avenida costaneira. Pagamos S$ 10,00 por pessoa.

Saindo dalí fomos em uma rua que só tem restaurantes e depois de muito escolher fomos comer pizza. Mas não gostamos da pizza deles... Pouco recheio...

Voltamos ao Terminal da Movil Tours de taxi (por S$ 10,00) e embarcamos no ônibus das 10:30h, para encarar 8 horas de viagem e a subida do nível 0 a 3.200 m de altitude de Huaraz para dali sim começar uma aventura de verdade!

Dia 3 – 17/07/2011 – Chavin de Huantar

Chegamos em Huaraz as 6:45 da manhã. A viagem no ônibus foi boa, deu pra dormir bastante. Sofri um pouco com dor de cabeça, mas tomei um remedinho e logo passou.

Assim que desembarcamos na rodoviária de Huaraz, a Rut da agência de Trekking Artizon Adventure estava nos esperando com uma placa 'CARLA'. Nos apresentamos e fomos de taxi até o Albergue Churup, nossa pousada nesta cidade. Da rodoviária até o Albergue deu S$ 4,00. O Albergue Churup é lindo, uma decoração para gringo, mas a localização não é das melhores (Bairro La Soledad). Fizemos nosso check-in e fomos tomar café da manhã, super simples, com pães (muito gostoso), café com leite, chá, sucos, manteiga e geléia de morango. Ao esperarmos na recepção nosso transfer para Chavin, uma gringa entrou aos prantos, tinha acabado de ser assaltada... Bem que falei que a localização não era das melhores... Mas a vista do terraço é linda!

As 9:00h chegou o micro-ônibus que nos levaria a Chavin, nosso guia foi o Atilho, professor aposentado de história, então nem preciso dizer que ele nos deu uma bela aula sobre o Peru, as civilizações Pré-Incas e Incas. Foi ótimo! São 4 horas de estrada zigue-zagueando a Cordillera Blanca. No caminho paramos na maravilhosa Laguna Querococha, aos pés de um pico nevado muito belo que nos rendeu várias fotos...

O ponto de maior altitude que chegamos foi 4.500 m ao cruzar um túnel (Kaihuish) que passa para o outro lado da cordilheira. Depois é só descida, também em zigue-zague, com vista no fundo do vale a cidade de Chavin.

Paramos para almoçar em um restaurante super simples. Comemos uma truta frita com arroz e batatas maravilhosa, por S$ 15,00 por pessoa. O interessante foi tomar Coca-Cola quase sem gás, uma vez que estávamos a 0,6 atm e como o gás nos refrigerantes ficam em equilíbrio com a pressão atmosférica ao abrirmos a garrafa ela perde quase todo o gás em alguns segundos. Viu como foi bom prestar atenção nas aulas de física?

Depois de saciada a fome fomos ao Museu Arqueológico da Cultura Chavin. É interessante visitá-lo antes de ir ao sítio arqueológico para você entender melhor o que verá ao vivo, uma vez que uma avalanche em 1945 destruiu 80% do sítio e ainda não conseguiram restaurar tudo.

Depois fomos ao Sítio Arqueológico de Chavin de Huantar, uma civilização Pré-Inca de 1000 anos antes de Cristo. Visitamos suas praças de adoração ao deus Sol, Lua e onde os sacerdotes moravam. Impressiona a inteligência da arquitetura, execução das obras sem nenhum maquinário e o seu conhecimento da astronomia para definirem as épocas do ano. Eram apaixonados pelo número 7 e seus múltiplos e eram também muito ricos. Mas, assim como as demais civilizações antigas também faziam sacrifício humano, o lado triste da história.

Saímos de Chavin e regressamos a Huaraz, chegando às 8 horas da noite.

O nosso guia Atílio nos deixou na porta do Albergue Churup.

Mais tarde a Rut da Agência Artizon Adventure foi nos dar a programação de todos os trekkings e tours da semana e nos apresentou o Ivan, nosso guia que nos guiaria nos próximos 8 dias. Isso mesmo: um guia só pra gente! Incrível não? Por isso alguns amigos do mochileiros.com me escreveram e disseram que eu tinha negociado caro demais pelos passeios... É que eles foram com agências que levam de 15 a 20 pessoas e se você sente dificuldade pelo meio do caminho é largado pra trás... Com essa agência é guia particular...

Dia 4 – 18/07/2011 – Laguna Churup

20110822203159.JPG

Saímos às 8 horas da manhã do hostel e seguimos para a Laguna Churup... Huaraz está a 3100m de altitude e fomos de carro até 3800m no povoado de Pitec. Dalí em diante é a pé mesmo... São só 4 km mas uma subidona que sai do 3800m e chega a 4540m. Desnível de 740m em 4 km é bem puxado... Nosso guia Ivan nos acompanhou devagar desde o início, mas quando cheguei a 4154m de altitude, comecei a passar muito mal: eu não conseguia respirar direito e o ar que entrava doía no peito, a cabeça doía bem perto da nuca, meu coração estava com uns 120 batimentos por minuto e estava começando a ficar enjoada...

Sentei em uma pedra e verbalizei minha desistência... Eu amo andar na natureza, mas preciso respeitar os limites do meu corpo. Pedi pro Elio e o guia continuarem que eu ia ficar por ali mesmo esperando eles... Eles prosseguiram!

Tomei meu remédio para dor de cabeça, bebi água, deitei na pedra e fechei os olhos... Fiquei uns 15 minutos me recuperando e quando abri os olhos eu já estava melhor! Resolvi ir andando devagarinho e tirar umas fotos pelo caminho (já que amo flores de altitude).

Então fui devagar, devagarinho, parando a cada 50 passos e sentando para descansar... Os outros trekkings foram me passando, passando... E eu só curtindo a natureza! Foi o trecho que mais tirei fotos e curti por estar alí, no meio daqueles nevados!

De repente dou de frente com o temido paredão que se tem que 'escalar' para chegar na Laguna Churup. Quando lí na internet que esse paredão era f... e que muitas pessoas desistiam alí eu tomei por mim que o meu final do trekking seria ali mesmo... E foi isso que fiz. Sentei e esperei os meninos descerem. Logo em seguida meu esposo e o guia chegaram e olhei no GPS que marcava 4380m de altitude. Faltava apenas 60m para a laguna. Mesmo assim não arrisquei!

Tomamos um lanche preparado pelo nosso guia, ví as fotos na máquina do Elio e comprovei que realmente essa laguna é linda!

Meu esposo disse que na subida do paredão tem 3 fases com cabo de aço. Na net vimos que a maioria das pessoas acham a terceira fase a mais difícil, mas o Elio disse que para subir ele achou a segunda fase mais complicada e para descer a primeira fase pior...

A descida foi light, fizemos em 1h30min.

O motorista do taxi estava nos esperando e voltamos a Huaraz em 1h.

Eles nos levaram a agência da Movil Tours para comprarmos nossas passagens de Huaraz para Lima no dia 25 de julho. Pagamos o super cama por S$ 65,00 por pessoa (equivalente ao leito nosso).

Voltamos a pousada, tomamos banho e saímos para jantar. Comemos um mignon maravilhoso no 'Encuentro' e pagamos S$ 28,00 por pessoa.

Depois a Rut e o Ivan da Artizon Adventure foram até a pousada para nos falar do passeio do dia seguinte. Nos mostraram o mapa do caminho que vamos fazer e disseram que sairíamos às 6 da manhã para ganharmos tempo (na verdade eu sei, eles querem ganhar tempo pois eu sou muito lenta para subir, mas eles são super educados e não vão me dizer isso....).

Continua...

Editado por Visitante

• Respostas 59
  • Visualizações 39.4k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Dia 9 – 23/07/2011 – Quebrada Quilcayhuanca TERCEIRO DIA dia de trekking Acordamos as 8h da manhã, depois de uma noite bem dormida... Começamos a arrumar nossas coisas e como estava ventando muito

• Verdade, amigo!   Então a pedidos: segue meu relato do trekking Huayhuash!!!! circuito-huayhuash-huaraz-peru-julho-2012-t74592.html   Bjs

Featured Replies

Postado
  • Membros
Obrigada Renato!

Gente acabei de volta de Huaraz, desta vez fiz o Circuito Huayhuash. LINDO!!!!

130 km em 10 dias... Foi power, mas aguentei! Não peguei o cavalo nenhum dia... UFA! Pra mim isso é uma superação, pois carregar meus 95kg numa aventura dessas a altitudes superiores a 4300m é trampo!!!

Prometo em breve fazer um relato desse trekking e claro postar algumas fotos!

Mas se alguém tiver alguma dúvida pode perguntar que eu respondo!

Bjs

Ola carla,

Bom, gostei bastante de seus relatos. Tenho algumas duvidas, na verdade muitas duvidas, hehe... Mas vou dividi-las nos tópicos mais correspondentes. Estou planejando meu primeiro mochilão e escolhi o Peru que por ser um belo país também fica bem próximo ao Brasil, minha ideia original era conhecer Machu Picchu porem não sei se sera possível ainda já que me apaixonei pelas montanhas geladas ::Cold:: ai estou pensando em fazer trekking na Cordilheira de Huayhuash. Para fazer essa trilha qual é a base de gastos que vou ter? Meus planos é sair com uns 2500 reais tirando a passagem de ida ao Peru.

Grato.

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olá Carla,

agradeço enormemente por ter disponibilizado esse relato. Foi o que me fez descobrir essa cidade que está simplesmente me encantando, mesmo antes de conhecê-la.

Estava planejando ir a outros lugares e não consegui acreditar que existe essa cidade e é tão pouco falada em relação as outras.

Pra quem gosta de Trekking, parece um paraíso! No entanto, tenho uma duvida.

Eu estarei no Peru de 20 a 30 de outubro.

Nessa época, os lugares que vc conheceu ainda tem neve ou glaciares? É porque tenho medo de fazedr trilhas por lá em tal época e não estar tão bonito quanto esteve em sua viagem (vi pelos seus postais). Sabe informar?

Obrigado, um abraço!

Postado
  • Autor
  • Membros

Ola carla,

Bom, gostei bastante de seus relatos. Tenho algumas duvidas, na verdade muitas duvidas, hehe... Mas vou dividi-las nos tópicos mais correspondentes. Estou planejando meu primeiro mochilão e escolhi o Peru que por ser um belo país também fica bem próximo ao Brasil, minha ideia original era conhecer Machu Picchu porem não sei se sera possível ainda já que me apaixonei pelas montanhas geladas ::Cold:: ai estou pensando em fazer trekking na Cordilheira de Huayhuash. Para fazer essa trilha qual é a base de gastos que vou ter? Meus planos é sair com uns 2500 reais tirando a passagem de ida ao Peru.

Grato.

Oi Ricardo!

Ainda vou postar aqui no mochileiros.com meu relato do Circuito Huayhuash. Você vai gastar cerca de U$ 700,00 por pessoa para os 10 dias com tudo incluído (alimentação, arriero, cozinheiro, guia, barraca). Vc leva só sua mochila de ataque. Daí as passagens de Lima a Huaraz e Brasil/Peru é por sua conta. Fizemos com o pessoal da Artizon Adventure, mas se vc for fechar com eles seja bem detalhado no que você quer e por o que vc está pagando. Nunca tive problemas com eles, mas conheço pessoas que já tiveram. Isso por causa da tradução da língua: o 'no' pra gente é 'em o' e pra eles é 'NÃO' e vc nem imagina os problemas que isso pode causar...

Qualquer dúvida estarei por aqui! Tem o relato do trekking todinho lá no meu blog!

Bjs

Carla

Postado
  • Autor
  • Membros
Olá Carla,

agradeço enormemente por ter disponibilizado esse relato. Foi o que me fez descobrir essa cidade que está simplesmente me encantando, mesmo antes de conhecê-la.

Estava planejando ir a outros lugares e não consegui acreditar que existe essa cidade e é tão pouco falada em relação as outras.

Pra quem gosta de Trekking, parece um paraíso! No entanto, tenho uma duvida.

Eu estarei no Peru de 20 a 30 de outubro.

Nessa época, os lugares que vc conheceu ainda tem neve ou glaciares? É porque tenho medo de fazedr trilhas por lá em tal época e não estar tão bonito quanto esteve em sua viagem (vi pelos seus postais). Sabe informar?

Obrigado, um abraço!

Olá Diego!

Que bom que meu relato animou vc... Era essa mesmo a intenção ;)

Lá tem neve o ano todo, o que acontece é que em julho chove menos e os dias são mais bonitos, por isso eles chamam de 'verão andino'. De dezembro a fevereiro (nosso verão) lá eles chamam de 'inverno andino' pois chove muito e como é muito frio a chuva vira neve... Outubro é meia estação. Sei que a temporada boa vai de junho a setembro. Mas dá pra ir lá sim, só não sei se vc vai pegar tempo bom...

Espero ter ajudado. Qualquer coisa estarei aqui...

Bjs

Postado
  • Membros

Carla, me ajudou bastante as informações que passou. Gostei muito desse circuito, o contato com a natureza deve ser maravilhoso.

Vou vê com minhas economias se vai dar pra fazer Machu Picchu também, isso é se eu tiver ainda forças... rs.

Vlw Carla

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

OI Carla, obrigado.

Eu estou tentando obter algumas informações de Huaraz, mas estou enfrentando dificuldades.

Umas perguntinhas:

-Todas as trilhas famosas de Huaraz se iniciam do mesmo ponto?

-O inicio da trilhas ficam longe da cidade de fato? Isto é, eu tenho que alugar onibus / van/ taxi?

-Você possui track gps dessas trilhas? Não consigo achar na net!

Postado
  • Autor
  • Membros
OI Carla, obrigado.

Eu estou tentando obter algumas informações de Huaraz, mas estou enfrentando dificuldades.

Umas perguntinhas:

-Todas as trilhas famosas de Huaraz se iniciam do mesmo ponto?

-O inicio da trilhas ficam longe da cidade de fato? Isto é, eu tenho que alugar onibus / van/ taxi?

-Você possui track gps dessas trilhas? Não consigo achar na net!

Oi Diego!

Então, Huaraz é o ponto de partida para vários trekkings, mas todos vc pode encurtar alugando um taxi ou van para chegar mais próximo ao começo do trekking. Sugiro fazer isso, uma vez que o taxi lá é barato. Não iniciam no mesmo ponto...

Meu esposo tem algumas info no GPS dele, me passe seu e-mail que assim que ele puder ele te manda...

Até mais!

Postado
  • Membros

Olá Carla

Vc não vai postar o seu trekking no Huayhuash aqui no forúm ?

De tanto ouvir falar sobre ele em Huaraz fiquei deslumbrado rs rs

• 5 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá pessoal, estarei chegando em Lima no dia 17 de maio às 8:30 da manhã, e pretendo ir para Huaraz no mesmo dia, onde ficarei até o dia 22. Alguém estará indo no mesmo período? Não tenho experiência com mochilão pela América do Sul, seria ótimo ter a companhia de algum mochileiro que também esteja planejando conhecer a região

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.