Ir para conteúdo

Cuba: do sonho à realidade – Havana, Santa Clara, Remedios e Trinidad (17 dias – Fev/Mar, 2012)


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Ah... sobre a unificação das moedas...

Pelo que entendi, ela já está rolando para empresas. Pelo que li (e consegui entender) a unificação já acontecia informalmente. Por exemplo: os agricultores que fornecem alimentos pros hotéis negociavam numa relação de 1/11 entre CUC e CUP (e não o oficial 1/24). A ideia é começar assim e chegar até o turismo, mas imagino que isso vá ser BEM complicado, porque a diferença entre as duas moedas é gigantesca, né? Mas, sem dúvida, que vai diminuir o mercado negro, que deve rolar aos montes!

 

Você viu que também foi liberada compra e venda de veículos (eles não precisam mais de uma tal carta de autorização do governo para comercializar carros). Aos poucos, o Raul Castro vai conduzindo o país a abertura.

 

Fica (como sempre) a pergunta de como será o futuro da Revolução...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

tb foi isso q entendi...

é, já teve esse lance dos carros! devem vir mudanças muito grandes pela frente, temos que voltar lá antes do sonho acabar eheheh

conheci uns brasileiros que alugaram carro, eles conseguiram achar gente pra ir junto e dividir despesas... lá eu vi em uma agência e tb achei muito caro, mas com certeza "economiza" no tempo de espera por ônibus. entretanto, pode agilizar transportes alternativos, como taxi compartilhado ou vans (de agencias). p.ex. nós queriamos chegar logo em sta clara e pagamos por isso. depois tivemos que pagar outro taxi pra remédios, ai deu certo de voltar de onibus - a linha nem existia no site da viaazul. e na volta de trinidad pegamos a van, que foi no mesmo valor do onibus. se conseguir entregar o carro lá, ou em outra cidade com facilidade de retorno pra havana (as vezes tem taxa pra isso), pode economizar um pouco. é bom q pode dar caronas e parar onde quiser ou, se pegar taxi, aproveita pra conversar com os "taxistas"... porém, penso que nos locomovemos tranquilamente lá (pagando bem menos do q alugar e mais do que existe), só estar bem informada perguntando pra mais pessoas afim de confirmações/negociações. isso pode depender muito do seu roteiro, se quer passar por mais locais em pouco tempo, só de carro mesmo. nesse tempo, tem gente que faz a "volta à ilha", se vê muita coisa, talvez não sinta outras... p.ex. se eu tivesse alugado, provavelmente, teria menos oportunidades de usar aqueles carrões antigos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

E aí Pedrada!

Cheguei sexta passada, achei um tanto complicado viajar por lá, como era alta temporada as coisas foram um pouco dificeis, tanto que tive que tirar Camaguey do meu roteiro. para conseguir passagens de onibus tinha que comprar com uns dois dias de antecedencia, e na parte "central" Havana, Santa Clara, Vinales eles até oferecem taxo compartido, mas pro oriente nao tem isso nao!

Mas claro que valeu muito a pena, os cubanos sao incriveis e as cidades que mais gostei foram Remedios Santiago de Cuba, onde nao tem tanto turismo e dá pra se integrar muito com os cubanos!

 

Ah, questao da moeda, continua valendo as duas, pelo menos pra turista. e vale muito a pena trocar cuc por cup pra comer, a economia é imensa, e o sabor da comida nao é nada diferente de um restaurante pra turistas e dos cubanos. 90% das minhas refeiçoes foram com pesos cubanos, gastei no maximo dos maximos o equivalente a 2 cuc por refeiçao...

 

vou postar um relato ainda esse mes!

 

Déia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Pessoal, o Pragmatismo Político (blog bem interessante de política- tendendo levemente à esquerda) acabou de publicar um relato bem simpático e, ao mesmo tempo, bem completo sobre Cuba, feito por um médico (em época de médicos cubanos no Brasil, nada melhor que ver médicos brasileiros em Cuba, não?).

 

Curti muito e compartilho aqui:

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/01/9-dias-em-cuba.html

 

Abraços,

Ana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

aledef, o relato só consigo fazer semana que vem, pois hoje estou indo viajar de novo e volto só terça..

mas pra adiantar vou passar os custos: fora a passagem aerea, gastei 900 euros para 19 dias. sendo que desses 900 euros, 230 foram para 2 dias em cayo largo. ou seja, se voce nao for para Cayo Largo, pode considerar 700 euros para uns 20 dias.

leve em consideraçao que 90% das minhas refeiçoes eu fiz em pesos cubanos, e nao em cuc. a comida lá é ruim de qualquer jeito, entao tanto faz se tu for num restaurante de turista ou dos cubanos mesmo, vai ser ruim igual. sendo que para comer em cuc, eu gastaria no minimo 5 cuc por refeiçao, e comendo nos restaurantes e nas banquinhas da rua o maximo, mas o maximo mesmo que gastei por refeiçao foi o equivalente a 2 cuc. nunca comia nas casas particulares, sempre na rua e na maior parte do tempo nas banquinhas, minha dieta cubana consistiu em pizza, tortilla e massa.

tambem mais da metade dos dias consegui compartir o quarto, que normalmente custa 25 cuc a diaria, nunca aceita esse valor, sempre pede pra baixar pra 20 e eles sempre aceitam. como estavamos em duas pessoas, eu gastei 10 cuc por noite. fui sozinha mas mais da metade da viagem consegui compartir.

tambem nao comprei charutos e nem fiz compras lá, se for comprar leva mais.

preços dos charutos em locais seguros para compra:

cohiba: 11 cuc

montecristo: 06 cuc

outros: por volta de 5 cuc

se for comprar em Vinales os artesanais estavam vendendo 12 charutos por 25 cuc.

bom, dá pra se basear nesses valores para ter uma ideia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...