Ir para conteúdo

Cuba: do sonho à realidade – Havana, Santa Clara, Remedios e Trinidad (17 dias – Fev/Mar, 2012)


Posts Recomendados

  • Membros

Rafael,

 

Legal seu roteiro. Só uma pergunta: vc já tem noção do que vai fazer em cada dia em cada local, e em quais dias vc vai fazer os deslocamentos? Tenta já rascunhar isso, pq assim vc consegue ajustar melhor as noites que vai passar em cada cidade. Lembre que os dias com deslocamento tem muitas "horas" perdidas. Os táxis particulares (ou carros alugados) otimizam isso pq vc pode aproveitar o caminho para fazer algumas paradas e conhecer alguns lugares.

 

Pelo que a maioria relata por aqui, Santa Clara, por exemplo, não tem muitos atrativos. Nós passamos uma manhã inteira lá e foi realmente suficiente pra conhecer tudo com calma (Memorial, Museu Che, Trem Blindado, centro, visita guiada no Teatro). Nosso esquema Cienfuegos - Santa Clara - El Nicho - Trinidad no táxi particular com Quico acho que foi ótimo. Se vc ainda quiser conhecer Girón, sugiro fazer Havana - Cienfuegos - Trinidad (com dia inteiro saindo de Cienfuegos para Girón e no dia de ir para Trinidad desviando o caminho para Santa Clara em táxi).

 

Quanto a Baracoa antes ou depois de Santiago acho que não tem muito problema, afinal vc passa por Santiago na ida a Baracoa mas também na volta.

 

Quanto ao dinheiro, depende muito dos seus hábitos, claro. Nós ficamos com uma conta de mais ou menos 70 CUC/dia para cada, sendo que já havíamos comprado as passagens da Viazul daqui e procuramos almoçar e jantar sempre em locais baratos, comendo mais massas e às vezes dividindo pratos (comemos pouco), sem tomar bebida alcóolica.

 

Sugiro que monte uma planilha com gastos mais ou menos "certos": hospedagem, deslocamentos, mergulhos, passeios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala povo,

Rapaz, acho muito tempo pra ficar em Havana, 4-5 dias a meu ver está ótimo, a não ser que vc queira destrinchar cada canto da cidade.

To planejando minha viagem e fazendo o roteiro, dá pra passear por Havana por zonas, Habana Vieja, Vedado, Miramar, Nuevo Vedado e a area da fortaleza dos 3 reis magos.

Santa Clara, um dia tá ótimo, não tem muito que fazer por lá, como ja disse o pessoal

Baracoa, 4 dias? Veja bem o que tem pra fazer la, e se compensa mesmo, é do outro lado da ilha e não achei atrações legais que compensem o deslocamento.

Que tal Viñales? Lá é bonito e tem umas praias TOP por perto, como Cayo Levisa e Cayo Jutias.

De uma olhada.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Camila, obrigado novamente pelas sugestões. ok, então vamos manter o budget de 100 CUC/dia/pessoa, pois esse dinheiro é para tudo, passagens, hospedagem, comida, atrações, etc. Não pretendo comprar nenhuma passagem com antecedencia daqui do Brasil, msm pq gostamos de ter a flexibilidade no roteiro para ficarmos algum dias a mais ou a menos nas cidades.

 

Já temos uma boa ideia sim do que vamos fazer em cada lugar e como faremos com o deslocamento (alias, muito graças as suas informações e desse fórum) trechos menores e que houver paradas no meio do caminho devemos fazer de taxi particular, a exemplo do que vc fez com Cienfuegos-Santa Clara-Trinidad. Nas viagens mais longas, para Santiago e a volta pretendemos usar os onibus noturnos :wink:

 

Aledef, tudo bem ? obrigado pelas sugestões. Sei que Santa Clara não tem muito atrativos pelo o que já andei olhando, mas isso não importa muito pra gente, gostamos de ficar mais tempo nos lugares do que só passar pelos pontos turisticos, mesmo que seja para andar sem rumo pelas ruas à procura de boas conversas e lugares tipicos frequentados pelos locais. Achamos que Santa Clara pode ser bem enriquecedor neste ponto e no sentido de encontrar mais informações sobre o Che.

 

Fora isso o maior tempo nas cidades como Baracoa, Santiago e Havana, nos permite ser mais flexivel em nosso roteiro. Por exemplo, podemos ir a Viñales a partir de Havana se tivermos vontade algum dia (Igual a Camila fez, e achei uma excelente ideia), tb podemos decidir ir a Cienfuegos e arredores a partir de Santa Clara e assim diminuir um dia na cidade.

 

Obrigado

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Td bom, meu caro?

 

Compartilho da ideia de que 4 dias em Santa Clara é mta coisa. Pelo que vi, vc pretende usá-la como base para bate e volta para alguns pontos como a baía dos porcos. E tb quer usá-la para ficar mais tempo e conhecer os nativos, ter boas conversas...

 

Eu acho isso bem legal, mas não acho que Santa Clara seja o ideal para nenhum desses objetivos. Vc gastará mto tempo e dinheiro fazendo os bate e volta para a praia, partindo de lá. Melhor se hospedar em Playa Girón por uns 2 ou 3 dias. Lá vc poderá fazer inúmeros mergulhos bacanas em pontos distintos e terá mta gente para conversar. Por ser uma cidade menor que Santa Clara, o povo parece mais "autêntico", com menos jineteiros. Quanto menor a cidade, mais a sua chance de boas conversas. Inclusive, recomendo ficar em Remédios em vez de Santa Clara para esse fim, se for o caso. É uma cidade que fica bem próxima. Tive bons bate papos por lá... Tem um padre mto gente boa que dá aulas de aeróbica na pracinha de tarde hahaha

 

Eu mergulhei no ponto em que a Camila comentou, em frente à cova dos peixes. Vc parte da costa mesmo (sem barco) e desce rapidamente 15 metros na plataforma. Então despenca 600 metros num desfiladeiro!!! Bem legal, com visibilidade de uns 30 metros, mtas cores, barcos afundados... Tem bastante vida marinha (fauna e flora), mas não tanto quanto vc vê em Fernando de Noronha, por exemplo. Mas isso é comum em toda a Cuba.

 

Vc tb poderá fazer snorkel na cova dos peixes (uma fenda única no mundo!!!) ou até mergulho (não recomendo... ao menos não para o meu gosto. É um mergulho mais técnico). E o mergulho por lá é barato. Paguei 25 dólares para os caras me pegarem em casa e deixarem em casa (com todo o equipamento e roupa inclusos, claro).

 

Lá na baía terá mtos outros pontos de mergulho ou snorkel. Eu peguei uma bike um dia e saí pedalar, parando em alguns pontos com a máscara. Foi fantástico! vc vê mta coisa naquele mar transparente...

 

Não sei sobre mergulhar com golfinhos. Sei apenas sobre a possibilidade de nadar com eles (sem máscara ou tanque), em cativeiro.

 

Estou voltando agora de uma viagem intensa pela Patagônia, portanto estou cansadão hehe Mas depois posso dar mais dicas, se vc tiver alguma dúvida específica. Abração!!!

 

Camila, obrigado novamente pelas sugestões. ok, então vamos manter o budget de 100 CUC/dia/pessoa, pois esse dinheiro é para tudo, passagens, hospedagem, comida, atrações, etc. Não pretendo comprar nenhuma passagem com antecedencia daqui do Brasil, msm pq gostamos de ter a flexibilidade no roteiro para ficarmos algum dias a mais ou a menos nas cidades.

 

Já temos uma boa ideia sim do que vamos fazer em cada lugar e como faremos com o deslocamento (alias, muito graças as suas informações e desse fórum) trechos menores e que houver paradas no meio do caminho devemos fazer de taxi particular, a exemplo do que vc fez com Cienfuegos-Santa Clara-Trinidad. Nas viagens mais longas, para Santiago e a volta pretendemos usar os onibus noturnos :wink:

 

Aledef, tudo bem ? obrigado pelas sugestões. Sei que Santa Clara não tem muito atrativos pelo o que já andei olhando, mas isso não importa muito pra gente, gostamos de ficar mais tempo nos lugares do que só passar pelos pontos turisticos, mesmo que seja para andar sem rumo pelas ruas à procura de boas conversas e lugares tipicos frequentados pelos locais. Achamos que Santa Clara pode ser bem enriquecedor neste ponto e no sentido de encontrar mais informações sobre o Che.

 

Fora isso o maior tempo nas cidades como Baracoa, Santiago e Havana, nos permite ser mais flexivel em nosso roteiro. Por exemplo, podemos ir a Viñales a partir de Havana se tivermos vontade algum dia (Igual a Camila fez, e achei uma excelente ideia), tb podemos decidir ir a Cienfuegos e arredores a partir de Santa Clara e assim diminuir um dia na cidade.

 

Obrigado

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Execelente Zéclaudio, mesmo antes da sua mensagem eu já havia decidido diminuir um dia em Santa Clara e pegar parte do dia em Havana e ir para Cienfuegos e Giron, mas agora com a sua mensagem, estou pensando em ficar 2 dias em Giron (uma noite ou duas a depender da opção de transporte) e assim aproveitamos a maneira que vc sugeeriu, conhecemos a cidade e as pessoas, mergulhamos e temos tempo pra rodarmos alguns pontos para snorkel bem tranquilos.

 

Só uma dúvida, existe alguma forma de ir direto para Giron de Havana, além de taxi particular ? pelo o que vi no site da Viazul, não enconrei onibus direto de Havana para lá. Não tenho motivos e vontade de ir para Cienfuegos, portanto seria melhor ir direto para Giron, como vc me aconselharia ? Camila, como vc foi de Cienfuegos para Giron? sabe também alguma fora de ir direto de Havana para lá, além da opção de taxi particular, alias só apra ter uma ideia, quanto sairia uma viagem dessa em taxi particular ?

 

Dessa forma nosso roteiro alterado seria:

10/07/2015 (sex) - HAVANA

11/07/2015 (sab) - HAVANA

12/07/2015 (dom) - HAVANA

13/07/2015 (seg) - HAVANA

14/07/2015 (ter) - HAVANA/GIRON - saindo cedo de Havana

15/07/2015 (qua) - GIRON (indo a noite ou na quinta de manhã para Santa Clara)

16/07/2015 (qui) - SANTA CLARA

17/07/2015 (sex) - SANTA CLARA

18/07/2015 (sab) - TRINIDAD

19/07/2015 (dom) - TRINIDAD

20/07/2015 (seg) - TRINIDAD

21/07/2015 (ter) -BARACOA

22/07/2015 (qua) - BARACOA

23/07/2015 (qui) - BARACOA

24/07/2015 (sex) - BARACOA

25/07/2015 (sab) - SANTIAGO

26/07/2015 (dom)- SANTIAGO

27/07/2015 (seg) - SANTIAGO

28/07/2015 (ter) - SANTIAGO

29/07/2015 (qua) - HAVANA

30/07/2015 (qui) - HAVANA

31/07/2015 (sex) -HAVANA

 

Muito obrigado mais uma vez.

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Rafael, a Viazul faz Habana - Playa Giron, saindo 7h e chegando 10h30, 13 dólares. Olha lá no site. Esse ponto da Playa Giron fica próximo ao museu, a várias casas particulares, ao hotel e a uma praia que achamos bem sem graça. Mas acredito que deve ser fácil se locomover por lá pra chegar em pontos mais bonitos de praia (inclusive daquele próximo a Cueva de los peces).

 

Pagamos entre 50 e 60 CUC pelo dia inteiro de Cienfuegos a Giron e redondezas. Fomos com Quico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sim, há ônibus para lá. Se não me engano vc teria que buscar o que vai para Cienfuegos e para em Girón. Veja com a Camila isso, pois pelo jeito foi o que ela fez.

 

A praia de Girón realmente é sem graça. A cidade serve apenas de base, pois a poucos minutos de carro ou de bike vc terá praias fodásticas. Eu fui de bike em um dia e em outro fui com o caminhão da galera do mergulho. E durante a noite o dono da casa onde me hospedei nos levou tb para um snorkel noturno.

 

Se vc estiver sozinho e não achar quem vá contigo, fica caro ir de carro fretado. Se estiver em duas pessoas, eu já acho mais bacana ir de carro, pois ele vai te pegar na sua casa e deixar na outra casa que deseja, além da possibilidade de fazer paradas no meio do caminho, trocar uma ideia e tudo mais. Eu fiz tudo com carros fretados e a experiência foi 10! Conversei muito com os motoristas, fiz tours nas cidades sem pagar extra, me desloquei com velocidade e nos horários mais adequados para mim e paguei praticamente o mesmo que gastaria com o bus (lembrando que o terminal da viazul é meio longe da havana velha, onde a maioria se hospeda. Vc acaba pegando um táxi para ir até o terminal por causa da mala na maioria das vezes).

 

E o negócio é pechinchar. Vc sempre consegue preços bons. E dependendo ainda terá a experiência de ser conduzido em uma raridade sobre rodas hehe Nós pegamos algumas raridades :)

 

Execelente Zéclaudio, mesmo antes da sua mensagem eu já havia decidido diminuir um dia em Santa Clara e pegar parte do dia em Havana e ir para Cienfuegos e Giron, mas agora com a sua mensagem, estou pensando em ficar 2 dias em Giron (uma noite ou duas a depender da opção de transporte) e assim aproveitamos a maneira que vc sugeeriu, conhecemos a cidade e as pessoas, mergulhamos e temos tempo pra rodarmos alguns pontos para snorkel bem tranquilos.

 

Só uma dúvida, existe alguma forma de ir direto para Giron de Havana, além de taxi particular ? pelo o que vi no site da Viazul, não enconrei onibus direto de Havana para lá. Não tenho motivos e vontade de ir para Cienfuegos, portanto seria melhor ir direto para Giron, como vc me aconselharia ? Camila, como vc foi de Cienfuegos para Giron? sabe também alguma fora de ir direto de Havana para lá, além da opção de taxi particular, alias só apra ter uma ideia, quanto sairia uma viagem dessa em taxi particular ?

 

Dessa forma nosso roteiro alterado seria:

10/07/2015 (sex) - HAVANA

11/07/2015 (sab) - HAVANA

12/07/2015 (dom) - HAVANA

13/07/2015 (seg) - HAVANA

14/07/2015 (ter) - HAVANA/GIRON - saindo cedo de Havana

15/07/2015 (qua) - GIRON (indo a noite ou na quinta de manhã para Santa Clara)

16/07/2015 (qui) - SANTA CLARA

17/07/2015 (sex) - SANTA CLARA

18/07/2015 (sab) - TRINIDAD

19/07/2015 (dom) - TRINIDAD

20/07/2015 (seg) - TRINIDAD

21/07/2015 (ter) -BARACOA

22/07/2015 (qua) - BARACOA

23/07/2015 (qui) - BARACOA

24/07/2015 (sex) - BARACOA

25/07/2015 (sab) - SANTIAGO

26/07/2015 (dom)- SANTIAGO

27/07/2015 (seg) - SANTIAGO

28/07/2015 (ter) - SANTIAGO

29/07/2015 (qua) - HAVANA

30/07/2015 (qui) - HAVANA

31/07/2015 (sex) -HAVANA

 

Muito obrigado mais uma vez.

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ah... e Cienfuegos é bacana tb. Se for pra lá, tem o que fazer na cidade e tb praias próximas. Inclusive por lá tem uma formação de recifes que eles chamam de catedral, se não me engano. Ou labirinto... algo assim haha

 

Cienfuegos tem uma arquitetura bem diferente das outras cidades cubanas. Parece mais francesa. E o sorvete lá é o mais barato da ilha! Lá tem fábrica... Tomamos sorvete artesanal, em lugar chique e bacana, por 6 centavos de real a bola! A mulher tentou nos passar a perna depois, querendo cobrar em CUCs. Mas sabíamos que o preço era em CUPs e brigamos por isso. Se ela não fizesse isso, já havia até separado uma bela gorjeta (não estava nos meus planos pagar apenas 6 centavos). No fim, ia acabar pagando como se fosse em CUCs mesmo (que é 25 vezes mais caro, no caso). Mas a má-fé dela me fez cortar qualquer tipo de gorjeta!

 

Pra falar a verdade, Cienfuegos, em vários aspectos e contextos, me lembrou Curitiba. Acho que Cienfuegos está para Cuba como Curitiba (minha cidade) está para o Brasil. Uma cidade limpa, organizada, próspera, com um povo educado e de certa forma metido... como nós curitibanos huauhauhau

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

AJUDA URGENTE

 

Pessoal, desculpe pelo meu sumiço, ando na correria aqui. Minha viagem está próxima, 2 semanas, e acabei de ter uma noticia que me deixou preocupado.

 

Meu voo é pela Avianca (Avianca/Taca) e acabei de ligar lá para perguntar sobre o visto (a tarjeta turistica), que até então eu não estava preocupado pois em todo o momento vi as pessoas dizendo que a tarjeta era comprada no momento do embarque na propria cia aérea. Porém a Avianca me falou que não tem esse serviço e não me deu mais nenhuma informação do que eu poderia fazer. Alguém consegue me ajudar ?

Alguém foi de Avianca? realmente eles não vendem a tarjeta?

É possível comprar a tarjeta de outras cias aéreas, como a Copa, mesmo se eu não for viajar com eles?

Tem alguma outra forma de conseguir o visto/comprar a tarjeta sem ser adquirindo das Cias aéreas?

 

Qualquer ajuda é mais que bem vinda o mais rápido possível!!

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

olá Dallacquao,

segundo informações que apurei é possível comprar no esritório da taca no perú (fará conexão lá?)

sugiro fazer contato com eles pra confirmar horários e tals...

 

veja:

Julia

Tambem vou de Taca pelo Peru, enviei e-mail para eles e podemos fazer o visto no escritori deles no aeroporto em Lima. Voce tem que dar o nome na hora do embarque no Brasil e quando chegar em Lima ir para o escritorio deles e fazer o visto na hora.

Déia

cuba-perguntas-e-respostas-t25733-855.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...