Ir para conteúdo

Cuba: do sonho à realidade – Havana, Santa Clara, Remedios e Trinidad (17 dias – Fev/Mar, 2012)


Posts Recomendados

  • Membros

Pedrada e Ana, valeu pelas respostas!!!

 

Pedrada, tou nesse dilema... Há tanta coisa que quero conhecer, mas também não quero sacrificar o bom proveito de cada um dos locais. Já cortei muita coisa que tinha previsto inicialmente, e depois de tanto filtro tá difícil decidir por um ou por outro lugar hehe Mas devo priorizar, sim, a "autêntica" Cuba. ::cool:::'>

 

Ana, tentei deixar Havana só no início pra evitar uma sensação que acho que você teve ao voltar de Baracoa para Santiago: achar a cidade grande "demais"! Tive muito essa sensação numa viagem que fiz à Patagônia: depois de 15 dias espetaculares no sul da Argentina e do Chile, voltamos para mais 4 dias em Buenos Aires (sendo que já havíamos passado 4 dias em BsAs na ida e adoramos a cidade) e isso foi uma "queda" brusca na viagem. Passamos esses últimos 4 dias nostálgicos com as duas semanas anteriores, hehe. Você acha que com Havana sofro menos desse risco?

 

Quanto às viagens noturnas, cheguei a montar um roteiro aproveitando muitas noites para viajar, mas depois acabei voltando atrás porque as linhas da Viazul fazem muitas paradas. Meu noivo não tem um sono tão bom quanto o meu e fiquei com receio de ele acabar sem conseguir dormir, e querer/precisar descansar quando chegássemos ao destino, o que faria o esforço da viagem noturna perder o sentido. Você chegou a pegar esses horários noturnos com a Viazul, não foi? O que achou?

 

Eu fiquei encantada com sua visão de Baracoa (e outros relatos são igualmente apaixonados/apaixonantes) e encuquei que preciso passar com mais calma por lá. kkkk

 

Enfim, tou pensando em excluir o Valle de los Ingenios (mas há outros locais que tenho vontade de conhecer em Trinidad ou arredores hahaha) e também na possibilidade de diminuir um dia de Cienfuegos (tentar juntar El Nicho com Girón em um só dia super comprido com um taxi particular - alguém tem ideia se isso é viável? Há táxis particulares que ficam à disposição o dia todo em Cienfuegos? Cobram mais ou menos quanto? - ou mesmo desistir de Girón).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É, acho que vou ter que deixar Havana pro fim mesmo... Do jeito que tava planejando, passaria uma segunda-feira em Santa Clara, e esse é o dia que o museu de Che está fechado, correto? Como domingo é o dia do Trem Blindado fechado, teria então que adiantar Santa Clara pelo menos dois dias, se for seguir aquela sequência, deixando dois dias inteiros em Havana no fim da viagem.

 

Uma outra possibilidade seria parar em Santa Clara no caminho entre Cienfuegos e Trinidad, mas com os horários da Viazul não dá. Será que dá pra fazer os dois trechos com táxis particulares? Alguém fez esse percurso dessa forma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pedrada e Ana, passando de novo pra agradecer os "pitacos". Acabei remontando o roteiro assim:

 

Dia 1: Chegada em Havana às 16h

Dia 2: Havana

Dia 3: Havana

Dia 4: Havana (bate-volta Viñales particular)

Dia 5: Havana (8:15) - Cienfuegos (13:00)

Dia 6: Cienfuegos

Dia 7: Cienfuegos - Santa Clara - Trinidad

Dia 8: Trinidad

Dia 9: Trinidad

Dia 10: Trinidad (08:00) - Camaguey (12:40)

Dia 11: Camaguey

Dia 12: Camaguey (6:30) - Santiago (12:20)

Dia 13: Santiago

Dia 14: Santiago

Dia 15: Santiago (07:45) - Baracoa (12:35)

Dia 16: Baracoa

Dia 17: Baracoa

Dia 18: Baracoa (14:15) - Santiago (19:15)

Dia 19: Santiago (18:45) - pernoite no ônibus rumo a Havana

Dia 20: Chegada em Havana às 07:20

Dia 21: Partida de Havana às 15:50 rumo ao Brasil

 

Deu pra deixar algum "lastro" entre a volta a Havana e a volta ao Brasil, evitar um pernoite no ônibus cheio de paradas (esse horário entre Santiago e Havana só faz uma parada, em Camaguey), parar em Santa Clara num dia em que está tudo aberto a visitação, passar mais tempo em Baracoa...

 

Optamos por "sacrificar" um pouco de Viñales, mas já entramos em contato com uma família de lá e vimos que é viável fazer um bate-volta particular do jeito que queremos saindo de Havana, incluindo, além daquele básico que as agências fazem, as Cuevas Santo Tomas e San Miguel.

 

Desse jeito, ficamos com certa "folga" em Santiago e estamos pensando em fazer uma caminhada na Sierra Maestra.

 

Mais uma vez, valeu pela ajuda de vocês!!! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Acabei de chegar de Cuba. 9 dias tentando entender como as coisas acontecem, e saindo de lá mais confusa ainda.

Não fomos a Trinidad, mas se for só lá, um dia é o suficiente. FIcamos 3 dias em Santa Clara, e numa manha fomos ao Cayo las Brujas.

Dia 20: Chegada a Havana por volta das 15 horas. 25 CUC o taxi até centro havana/prado. Nos acomodamos na Casa da Isabel (Hostal Balcones, andar de cima do Hostal Peregrino), e qd fomos caminhar pela cidade estava chovendo. Mas nos arriscamos mesmo assim, antes do anoitecer e jantamos no Los Nardos (bem indicado, mas depois achamos algo muito melhor e sem filas).

 

Dia 21: Havana, andar, andar e andar. Alugamos um bicitaxi para um tour de 1 hora, o pneu furou e tivemos uma parada na Plaza Vieja por 30 min até o bicitaxi voltar e continuar o tour. Almoçamos e algum lugar q n era bom e era caro, caminhamos mais, e jantamos proximo ao Obisco. (vou editar aqui depois qd souber tds os nomes, n acho nosso "diário" aqui após desfazer a mochila). Nesse dia caminhamos por toda Havana Velha, como guia da folha, que n foi lá muito bom, e com o guia da lonely planet, que é bem bacana. Não entramos em muitos lugares, estávamos nos ambientando, mas a Camara Oscura vale mt a pena!!! ::otemo:: Tomamos um café no Museu do Chocolate. Pensamos em ir um dos dias a Pinar, Vinales... mas depois decidimos fazer uma viagem light e desistimos. Conversamos com muitos cubanos na viagem. Jantamos num restaurante em havana velha. Mais tarde voltamos à casa e ficamos de papo com um casal (a mulher era empregada da casa e o senhor o marido dela, e ele era da santeria... foi bem legal a troca de informações).

Estadia (30 CUC) + 2 cafés da manhã (10 CUC)

 

Dia 22: Caminhar por Havana, tentar viver um pouco... Havana é mt peculiar, cidade grande, tudo em CUC, e tudo bem carinho. Fomos ao Museu da Revolução :? (meio q... tem de ir e ver, mas é bem comum, comum até demais). Almoçamos no Los Gijones (ou em alguns guias com o nome de Habana Gourmet). O melhor lugar que encontramos para comer e com preço bom, um prato de lagosta individual, com acompanhamento bem servido, 8,30 CUC. Lagosta é um prato muito nobre, frango e suíno eram sempre mais baratos. A maioria das bebidas por 2,20 CUC. Restaurante muito limpo, chic e ótimo serviço (queríamos comer bem, e nisso n economizamos). A noite nos arriscamos a sair na chuva novamente, rumo à Havana Velha, mas... mas um dilúvio nos pegou no meio do caminho, que também era composto por um rato e gritos e "mira!!", e acabamos entrando num bicitaxi que nos levou ao Café O'Rilley, na Calle de msm nome. Lá conversamos com o garçon, mais aprendizado... Não combinamos com ele, mas dissemos que se desse, no outro dia estaríamos alí no café para irmos om ele ao outro lado da Baía, de lancha (uma balsa). Lá quem trabalha com turismo geralmente trabalha 12x36, e ele seria rendido às 8:30.

Estadia (30 CUC) + 2 cafés da manhã (10 CUC)

 

Dia 23: Acordamos, saimos e fomos ao Café O' Rilley. ::mmm: Chegando lá as 8:20 ele tinha acabado de ir embora e nós então caminhamos e entramos nos momumenos até então só vistos por fora. Catedral de São Cristovão ::otemo:: Forte da Real Força, ::otemo:: Palácio dos Capitães Generais ::otemo:: Enfim, varios locais. Almoçamos de novo no Los Gijones já bastante tarde. Saimos de la, fomos tirar umas fotos do Edicil Bacardi, n entramos nesse dia, e fomos ao Malecon. Encontramos uma brasileira, passamos num bar e ficamos lá até umas 21:00. Voltamos à casa, conversamos com a moça que nos atendia na casa e entendemos um pouco mais sobre a dinâmica do salário mínimo de 250 MN (moedas nacionais, ou CUP -->ninguem usa esse termo lá, que equivale a 10 CUC = quase 9 dólares), das livretas, da educação, da saude, de havana e seus CUC.. enfim. Deu quase uma da manhã. Para mim, foi uma das melhores noites.

Estadia (30 CUC) + 2 cafés da manhã (10 CUC)

 

Dia 24: Acordamos atrasados, pegamos o taxi às 8:45 e fomos para a Viazul, ja possuíamos a passagem para Varadero. Viagem tranquila demais. Ficamos 1 diária num Resort trocado com os pontos do cartão de Crédito, por sorte, o Resort n tinha vaga e fomos deslocado a outro, 2 categorias superiores: 5 estrelas. ::otemo::

Estadia (30 CUC) + 2 cafés da manhã (10 CUC) --> de Havana

Dia 25: Saímos de Varadero +- 16:30 rumo a Santa Clara e chegamos lá antes das 20 horas.

Tudo incluído na diária do Resort Meliá Marina= R$ 0,00

 

Dia 26: Fomos ao Cayo (estavamos com um carro alugado desde o dia anterior) e voltamos antes do anoitecer.

Estadia e café da manhã: Diária Bancorbras no Hotel América, mas acho q pagar em CUC seria mais barato, porém, as diárias da avó do meu namorado venciam dia 30 agora e iam vencer.

 

Dia 27: Ficamos na cidade, fomos ao trem blindado, ao Museu e Mausoleo do Che, a estátua do Che com a criança no colo, Fabrica de tabacos e andamos tudo. A noite fomos a uma apresentação de coral no Teatro da Caridade, depois de ouvirmos um poco de uma orquestra no coreto do parque vidal. Em Santa Clara da pra usar a Moeda Nacional sempre, já em Havana é impossivel, tudo é CUC.

Estadia e café da manhã: Diária Bancorbras no Hotel América

 

DIa 28: café da manhã, voltamos à fábrica de tabacos(na verdade à loja que fica a frente) para comprar os ultimos itens.

Acho que se vcs forem fazer base em Trinidad tá valendo, mas só ficar lá, não sei. FIcamos sabendo de uma balada boa que tem lá, mas agora esqueci o nome. Paga 2 CUC e ainda converte em drink, é dentro de uma caverna.

O aluguel do carro valeu muito a pena, fazíamos nossos horários e acreditamos ter saído mais em conta, ainda que tenha sido nosso maior gasto percentual da viagem (mais de 200 CUC por 3 dias). Na estrada, demos algumas caronas e as conversas valeram muito. Dirigir na Autopista Nacional e nas vias de ligação é um experiencia muito enriquecedora, a gente percebe como são as coisas de fato. Voltamos a Havana de carro, passamos na Praça da Revolução e entregamos o carro às 15:00, em frente ao Hotel Sevilla.

Almoçamos no Los Gijones e caminhamos pela cidade, fomos ao La Floridita, subimos o Edificil Bacardi, e descemos para Havana velha, reencontramos o garçon do café, conversamos muito com ele, e mais coisas foram se clareando em nossas mentes. Retornamos ao Museo do Chocolate para um chocolate quente. Voltamos às 21:00 à casa, para irmos à Fábrica das Artes (uma balada em Vedado), mas... não rolou, canseira demais.

Estadia e café da manhã: Diária Bancorbras no Hotel América --> em Santa Clara

 

Dia 29: Manha de mais caminhadas, malecón, fomos à Obispo, entramos na Casa de Obra Pía e estava tendo uma exposição mt legal lá, sentimos os ultimos suspiros de havana, almoçamos no los Gijones e as 14:30 pegamos o taxi para o aeroporto (voo as 17:25). Fomos um classico mt interessante. Taxi: 20 CUC.

Estadia (30 CUC) + 2 cafés da manhã (10 CUC) numa casa da frente à da Isabel, que também era Arrendador Divisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Também quero muito voltar para Cuba! E tem que ser logo, pois nos próximos meses a retirada dos embargos econômicos é algo quase certo. Cuba vai mudar muito em vários sentidos. Alguns para melhor, mas muitos para pior também. Conhecer a Cuba de hoje não será a mesma coisa que conhecer a Cuba de 2017!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Pedrada e Ana, passando de novo pra agradecer os "pitacos". Acabei remontando o roteiro assim:

 

Dia 1: Chegada em Havana às 16h

Dia 2: Havana

Dia 3: Havana

Dia 4: Havana (bate-volta Viñales particular)

Dia 5: Havana (8:15) - Cienfuegos (13:00)

Dia 6: Cienfuegos

Dia 7: Cienfuegos - Santa Clara - Trinidad

Dia 8: Trinidad

Dia 9: Trinidad

Dia 10: Trinidad (08:00) - Camaguey (12:40)

Dia 11: Camaguey

Dia 12: Camaguey (6:30) - Santiago (12:20)

Dia 13: Santiago

Dia 14: Santiago

Dia 15: Santiago (07:45) - Baracoa (12:35)

Dia 16: Baracoa

Dia 17: Baracoa

Dia 18: Baracoa (14:15) - Santiago (19:15)

Dia 19: Santiago (18:45) - pernoite no ônibus rumo a Havana

Dia 20: Chegada em Havana às 07:20

Dia 21: Partida de Havana às 15:50 rumo ao Brasil

 

Deu pra deixar algum "lastro" entre a volta a Havana e a volta ao Brasil, evitar um pernoite no ônibus cheio de paradas (esse horário entre Santiago e Havana só faz uma parada, em Camaguey), parar em Santa Clara num dia em que está tudo aberto a visitação, passar mais tempo em Baracoa...

 

Optamos por "sacrificar" um pouco de Viñales, mas já entramos em contato com uma família de lá e vimos que é viável fazer um bate-volta particular do jeito que queremos saindo de Havana, incluindo, além daquele básico que as agências fazem, as Cuevas Santo Tomas e San Miguel.

 

Desse jeito, ficamos com certa "folga" em Santiago e estamos pensando em fazer uma caminhada na Sierra Maestra.

 

Mais uma vez, valeu pela ajuda de vocês!!! ::otemo::

 

 

Camila, sua viagem se aproxima! Desejo muita sorte a paz a vc e seu namorado. Tomara que tragam muitas boas lembranças da ilha :)

 

E obviamente agora não é hora para dar pitacos, por isso não os darei uhahuahua Somente pergunto como fará o esquema Cienfuegos - Santa Clara - Trinidad? Trinidad é perto de Cienfuegos, e não passa por Santa Clara (que é mais ao norte). Talvez Santa Clara fique mais "à mão" no seu retorno para Havana. E sinceramente para Santa Clara apenas uma "passagem" de 2 horas basta. E não sei até onde será interessante visitar o museu do Chê (vc verá que os museus lá não são exatamente como os que estamos acostumamos...), por isso não sei se vale a pena se prender aos dias em que estará ou não aberto. Enfim, só reveja essa situação de Santa Clara, pois é quase unânime entre todos que lá estiveram que não é exatamente o momento alto da viagem hehe Então, dito isso, veja se vale a pena essa quebra no meio da viagem ("perdendo" um tempo valioso que poderia ser usado em Cienfuegos ou Trinidad) ou se é possível deixar Santa Clara para a volta a Havana.

 

E respondendo uma pergunta que vc fez anteriormente, minha namorada e eu fizemos todos os percursos com carro fretado. Quando queríamos ir de um lugar a outro, combinávamos na hora com algum motorista. Os preços normalmente saíam empatados com o que gastaríamos os dois na Viazul, mas com a vantagem de ser mais rápido, mais confortável, nos pegar em casa e deixar onde quiséssemos e ainda poder parar para tirar fotos. Além, é claro, de ter a chance de bater longos papos com os motoristas. (em Santa Clara passamos quando voltávamos de Remédios para Havana... o próprio motorista fez um tour na cidade conosco, parando nos principais locais, falando sobre a história e tal).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu, Ze! Estamos pensando em ir de táxi pra Santa Clara, saindo cedo de Cienfuegos. Quando a gente achar que esgotou o tempo lá, pretendemos partir pra Trinidad também de táxi. Já temos a maioria das passagens da Viazul, então parte do roteiro está meio "engessado", mas outra parte ta mais solta ainda, por exemplo essa ida a Santa Clara. Como já temos a passagem de Santiago pra Havana (que, pra nosso azar, deixou de ter a opção com apenas uma parada), não poderemos passar lá na volta :(

 

To me embalando no show de Bethania com Omara pra entrar no clima da viagem... contando os dias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...