Ir para conteúdo

Cuba: do sonho à realidade – Havana, Santa Clara, Remedios e Trinidad (17 dias – Fev/Mar, 2012)


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Oi B.G.

Putz, achei sim, claro que nao todo tempo, mas toda vez que tentava comer um frango, feijao, arroz ou algo do tipo me decepcionava!

ou era sem tempero, ou cru... mas as tortillas e as pizzas que compra na rua mesmo eu gostei, tanto que fiz tortilla pra todo mundo aqui e eles adoraram! Nunca tinha comido pão com omelete, hehehe!! talvez se comer nas casas particulares a comida nao seja tão ruim, eu tentei em uma e nao gostei e conversei com outros que provaram a comida de outras casas e eles tambem nao curtiram muito! Talvez tenha dado azar!

mas isso é o de menos, todo o resto valeu a pena!

Déia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pôxa, que pena...mas acontece, né? Nem sempre temos sorte com o que comemos por aí. No nosso caso foi diferente, gostamos muito das refeições nas casas particulares (quase todas as jantas foram nas casas), gostamos das comidas de rua e também dos restaurantes, especialmente o San Cristobal,em Havana.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

B.G. e Pedrada - meus parabéns pelo relato de vocês! Bastante preciso, detalhado e transbordando carinho pelo local, povo e cultura que conheceram. Achei legal a casa que vcs indicam em Havana, mas uma coisa me deixou encucado: o fato deles não serem de Havana e estarem lá há pouco. Isso não interferiu no grau de conhecimento que eles puderam passar para vcs? Estou contando bastante com hosts bem vividos em cada local, para no pouco tempo que temos lá aproveitarmos para sugar o máximo de cultura local possível hehe

 

Deia – Aguardo seu relato com informações atualizadíssimas sobre a ilha!

 

Ana – Minha namorada e eu vamos sair de Guarulhos dia 12, mas passaremos por Lima (ficaremos um dia lá) e depois El Salvador. Em Havana mesmo apenas na hora do almoço do dia 13. Ficaremos em Havana até o dia 16 pela manhã, provavelmente. Então, talvez nos encontremos por lá na sua volta!

 

Chegaremos em Havana às 13hs do dia 13 de março e saio às 18hs do dia 26 de março. A princípio, pensei em um roteiro mais ou menos assim:

Dia 13 – Tarde e noite em Havana;

Dia 14 – Havana;

Dia 15 – Havana;

Dia 16 – Sair de manhã rumo a Varadero (acho que se for de táxi dá cerca de duas horas de viagem... de bus vai mais). Chegar em um resort antes da hora do almoço. Passar o dia aproveitando a praia (e o bar da praia!).

Dia 17 – Aproveitar até o último minuto do all inclusive hehe Deixar as malas no hotel mas aproveitar um pouco mais a praia, saindo de lá no final da tarde rumo Cienfuegos (umas três horas de viagem de táxi?). Apesar de ninguém aqui ter falado muito bem de Cienfuegos, eu li alguns relatos interessantes em outros lugares e gostei das fotos (principalmente dos edifícios e monumentos).

Dia 18 – Passear em Cienfuegos até o final da tarde e então ir para Trinidad (uma hora de viagem de táxi?) ou ficar mais uma noite e uma manhã ou dia.

Dia 19 – Passar o dia em Trinidad (dependendo de como for em Cienfuegos).

Dia 20 – Passar o dia em Trinidad.

Dia 21 – Ir após o almoço para Remédios e passar a tarde e noite lá.

Dia 22 – Ir de manhã para Cayo Santa Maria (será que dos Cayos das proximidades, esse é legal? Ou recomendam o Coco ou o Gullermo, por exemplo?)

Dia 23 - Passar o dia em Cayo Santa Maria e voltar para Remédios à noite.

Dia 24 – Ir pela manhã a Santa Clara e de lá, no final da tarde, para Havana.

Dia 25 – Dia em Havana.

Dia 26 – Aproveitar a última manhã, almoçar e rumar para o aeroporto.

 

Ou:

 

Dia 13 – Tarde e noite em Havana;

Dia 14 – Havana;

Dia 15 – Havana;

Dia 16 – Sair de manhã rumo a Cienfuegos. Passar a tarde e noite lá.

Dia 17 – Ir no meio/final da tarde para Trinidad.

Dia 18 – Passar o dia em Trinidad.

Dia 19 – Ir no final da tarde para Remédios e passar a noite lá.

Dia 20 – Ir de manhã para Cayo Santa Maria (ou Cayo Las Brujas, que fica mais próximo, no caminho).

Dia 21 – Passar o dia em Cayo Santa Maria, retornando para Remedios no final da tarde.

Dia 22 – Passar a manhã em Remédios e ir na hora do almoço para Santa Clara. Tentar chegar lá antes das 13hs (comer um lanche no carro mesmo) e conhecer os pontos principais da revolução e Che até as 18hs. Se possível, pegar um táxi nesse horário rumo a Viñales (umas 5 ou 6hs de viagem). Chegaríamos perto da meia noite.

Dia 23 – Passar o dia em Viñales, indo ao final da tarde para Maria La Gorda.

Dia 24 – Passar o dia em Maria La Gorda e ao final da tarde ir para Havana.

Dia 25 – Dia em Havana.

Dia 26 – Aproveitar a última manhã, almoçar e rumar para o aeroporto.

 

Tentei colocar lugares para mergulho no roteiro, lugares históricos, lugares urbanos, lugares rurais e também lugares para conhecermos as plantações de fumo (especialmente no segundo roteiro). Na primeira proposta de roteiro tem Varadero. É um destino bastante famoso de Cuba, mas vi relatos do pessoal esnobando bastante, justamente por ser mto turístico e não trazer nada de mais sequer na beleza natural (que é belo, mas algo encontrado nas outras praias de Cuba). Será que podemos cortar Varadero sem dó no coração e sem nos arrependermos qd chegarmos no Brasil e todo mundo perguntar: "Conheceram Varadero!?" haha E Veñales, será que vale a pena? É difícil até achar informações sobre a cidade na internet...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, zeclaudio,

 

Obrigada pelos comentários sobre o nosso relato. De fato, voltamos sentindo um carinho enorme por Cuba e pelas pessoas que conhecemos lá.

 

E por falar em carinho, Carmen e Ariel, sem dúvida, foram as pessoas a quem mais nos apegamos! Recomendo, sem sombra de dúvida, a hospedagem na casa deles, vá sem medo de errar! Embora eles não sejam de Havana, já estão lá há um tempinho e podem dar boas dicas - claro, talvez não como poderiam dar os anfitriões nativos, mas o trato deles com os hóspedes faz toda a diferença: eles são extremamente hospitaleiros, gostam de conviver com os hóspedes e foram os únicos anfitriões que se sentaram à mesa com a gente, nos proporcionando momentos de boas conversas. Bom lembrar que na primeira passagem por Havana nos hospedamos em outra casa, que era de uma "nativa" da cidade, e embora a casa também fosse muito bonita, bem localizada e a dona fosse muito educada, não se compara ao tratamento oferecido por Carmen e Ariel. Ah...sou suspeita mesmo! Fomos os primeiros brasileiros naquela casa, mas depois do relato e do comentário na Trip Advisor, muitos outros brasileiros passaram por lá (dê um aolhada nas avaliações da Trip) e eles adoram!

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá, zeclaudio,

 

Obrigada pelos comentários sobre o nosso relato. De fato, voltamos sentindo um carinho enorme por Cuba e pelas pessoas que conhecemos lá.

 

E por falar em carinho, Carmen e Ariel, sem dúvida, foram as pessoas a quem mais nos apegamos! Recomendo, sem sombra de dúvida, a hospedagem na casa deles, vá sem medo de errar! Embora eles não sejam de Havana, já estão lá há um tempinho e podem dar boas dicas - claro, talvez não como poderiam dar os anfitriões nativos, mas o trato deles com os hóspedes faz toda a diferença: eles são extremamente hospitaleiros, gostam de conviver com os hóspedes e foram os únicos anfitriões que se sentaram à mesa com a gente, nos proporcionando momentos de boas conversas. Bom lembrar que na primeira passagem por Havana nos hospedamos em outra casa, que era de uma "nativa" da cidade, e embora a casa também fosse muito bonita, bem localizada e a dona fosse muito educada, não se compara ao tratamento oferecido por Carmen e Ariel. Ah...sou suspeita mesmo! Fomos os primeiros brasileiros naquela casa, mas depois do relato e do comentário na Trip Advisor, muitos outros brasileiros passaram por lá (dê um aolhada nas avaliações da Trip) e eles adoram!

 

Abraços!

 

Darei uma olhada sim, BG, e com certeza essa casa estará entre as mais prováveis para nós.

 

E o que achou das minhas opções de roteiro? Pesquisando mais, pensei em uma terceira possibilidade:

 

Dia 13 – Tarde e noite em Havana;

Dia 14 – Havana;

Dia 15 – Havana;

Dia 16 – Sair de manhã rumo a Cienfuegos. Passar a tarde e noite lá.

Dia 17 – Nadar com os golfinhos próximo a Cienfuegos, indo no final da tarde para Trinidad.

Dia 18 – Passar o dia em Trinidad.

Dia 19 - Ir até Playa Ancón, que fica ao lado de Trinidad.

Dia 20 - Andar a cavalo pelas fazendas, engenhos e cachoeira.

Dia 21 – Ir pela manhã a Santa Clara e no final da tarde para Remedios, passando a noite lá.

Dia 22 – Ir de manhã para Cayo Santa Maria (ou Cayo Las Brujas, que fica mais próximo, no caminho).

Dia 23 – Passar o dia em Cayo Santa Maria (procurar explorar a Playa Periquillo, para aproveitar os coloridos recifes de corais e naufrágios que abundam nas águas pouco profundas), retornando para Remedios no final da tarde.

Dia 24 – Passar a manhã em Remédios e ir após o almoço para Havana.

Dia 25 – Dia em Havana.

Dia 26 – Aproveitar a última manhã, almoçar e rumar para o aeroporto.

 

 

Nesse roteiro tiraríamos Maria La Gorda e Veñales, para ficar menos corrido e aproveitarmos para conhecer melhor os arredores de cienfuegos (inclusive o contato com os golfinhos) e trinidad (passeio a cavalo, cachoeira, engenhos, praia), bem como uma folga maior para o final em Havana (com a possibilidade de acrescentar uma tarde ou um dia em outro lugar no caminho). Nesse novo roteiro a coisa ficaria menos corrida para Santa Clara também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Bom, tentei mandar o link do relato por Mp pro Ze Claudi mas diz que usuario nao existem peço licensa para Pedrada e BG, vou colocar o link aqui!

e aí Ze Carlos

cuba-dez-13-sin-apuros-vacaciones-t91043.html

 

olha, eu tambem fiz 3 roteiros pra ir, e por isso mesmo que nao vou opinar em qual tu escolher porque isso depende muito do que tu prefere fazer! de repente eu digo pra ti escolher o roteiro com mais praias e o que tu quer mesmo e ver a parte rural! mas da uma lida no relato e se tiver qualquer duvida que eu possa ajuda grita aí!

Déia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...