Ir para conteúdo

Caminho da Fé - 429 Km em 15 dias de caminhada - Relato, dic


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Patrick.

Algumas hospedagens são em residencias.

Outras são pousadas bem rústicas.

Pelo que eu vi, as que aceitam cartão são bem poucas.

 

Não precisa levar o dinheiro para todas as pousadas.

Em algumas cidades dá p/ sacar dinheiro em caixas eletrônicos.

 

Na duvida, tente ligar nas pousadas onde pretende ficar.

O ideal é saber se o lugar onde vc vá hospedar não está cheio.

Vc viu o que aconteceu comigo chegando em Campos do Jordão.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Augusto.

Li atentamente seu relato, e viagei no seu relato, a muito estou pesquisando uma forma de fazer esta caminhada até Aparecida, mas não queria ir pela Dutra uma vez que mor em Sampa.

Fiquei supreso ao saber desse Caminho da Fê.

Gostaria de compartilhar com vc e todos os outros que acessarem esta pagina.

 

Vamos lá minha logistica:

Partida Cravinhos, Pernoite/Partida São Simão,Pernoite/PartidaS.R. Viterbo, Pernoite/Partida Tambau, Pernoite/Partida Casa Branca,Pernoite/Partida V.G. do Sul, Pernoite/Partida Aguas da Prata, Pernoite/Partida Andradas, Pernoite/Partida Crisolia, Pernoite/Partida Inconfidente, Pernoite/Partida Tocos Moji, Pernoite/Partida Estivia, Pernoite/Partida Consolação, Pernoite/Partida Paraisopolis, Pernoite/Partida Brasopolis, Pernoite/Partida Campos Jordão, Pernoite/Partida Dist. Mandu, Chegada APARECIDA DO NORTE.

 

Minha grande duvida logo no terceiro dia terei uma caminha de 40Km e no sexto dia 43Km, sou sedentario, fumante, stressado, porem muito determinado, mas não vem ao caso agora, minha duvida como ia dizendo é o seguinte caso não consiga cumprir essas etapas superiores a 40km, existe algum ponto de apoio ou algo do tipo??.

Em outro relatos existem informações dando conta que aquela bermuda de lycra de ciclista por baixo de outra bermuda de algodão ajudaria a previnir contra assaduras, sabe algo a respeito??.

No seu relato vc da conta que em media as pousadas cobram +/- R$10,00, bem fazendo esse roteiro que elaborei tem um gasto aproximado de R$389,00, sem as refeições vc acredita que fora o pernoite quanto +/- vou ter de desembolsar por dia??

Afinal estaremos sempre caminhando na maioria do tempo na Zona Rural.

 

Enfim alem daquelas dicas basicas vc tem alguma dica a mais que vc esqueceu de relatar.

A claro fiz um bateria de exames medico só estou mesmo com o colesterol alterado (esse negocio parece minha carteria de habilitação ta sempre com muitos pontos), mas até a partida pretendo fazer um outro exame.

A previsão de partida sera uma semana antes do carnaval de 2010, e se tudo correr bem pretendo caminhar por 17 dias.

Ha antes que eu me esqueça parabens pelo seu feito e de sua esposa.

 

Que Deus sempre os abençoe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz opalala.

 

Não vá muito confiante na logistica que vc planejou não hein. Pode ter certeza, sempre acontece algum imprevisto.

Existem trechos muito puxados e vc pode ter problemas.

De Vargem Grande do Sul a Aguas da Prata e de Aguas da Prata até Andradas são trechos muito longos.

 

Qdo eu fui, tinha também elaborado um roteiro pré-definido, mas tive que alterá-lo ao longo da caminhada.

Apoio vc não encontra nenhum.

No link abaixo tem um mapa com as indicações das cidades onde existem as pousadas e entre elas a distancia.

Com ele dá p/ se ter uma idéia onde vai ter uma pousada.

http://www.caminhodafe.com.br/mapa.html

 

Qto ao valor das pousadas, pude ver que algumas aumentaram de preço da época que passei por lá.

Veja no link os valores. Está em pdf.

http://www.caminhodafe.com.br/pousadas.pdf

 

Essa bermuda de lycra não usei, então não sei dizer se vale a pena levá-la ou não.

O que eu recomendo é não usar calça jeans e roupas pesadas, como camisas, blusa de jeans, botas.

O ideal é levar o minimo de peso, principalmente roupas.

Calças de moleton são perfeitas.

E nunca se esqueça de uma capa de chuva.

 

Tirando a hospedagem e a alimentação nas pousadas (se vc quiser jantar em algumas), creio que vc irá gastar muito pouco.

Entre uma cidade e outra sempre leve alguma coisa p/ ir comendo, como frutas secas, chocolates, algumas bolachas doces, sucos e muita agua. Na verdade vc escolhe o que levar.

 

É sempre bom levar uma pequena quantidade de dinheiro p/ as despesas normais e emergencias e o restante vc vai retirando nos caixas eletronicos.

Foi o que eu fiz.

 

Qto a outras dicas, procure sempre fazer de acordo com o seu ritmo. Não tente caminhar mais do que vc está acostumado.

O Caminho é p/ ser apreciado e vc tem de se adequar a ele. É muito desgastante, mas vale a pena.

Se vc perceber que nos primeiros dias não conseguirá caminhar tudo o que vc tinha planejado, tente fazer só até o seu limite.

Nunca exceda ele.

 

O que eu recomendo também é que vc se prepare alguns meses antes p/ o seu corpo já ir se acostumando a caminhar uns 30 a 40 Km/dia. Isso é essencial.

 

 

Acho que é só.

E valeu pelos parabéns.

Se tiver mais duvidas, é só dizer.

 

 

Abcs e que Deus te abençoe também

 

 

 

Augusto.

Li atentamente seu relato, e viagei no seu relato, a muito estou pesquisando uma forma de fazer esta caminhada até Aparecida, mas não queria ir pela Dutra uma vez que mor em Sampa.

Fiquei supreso ao saber desse Caminho da Fê.

Gostaria de compartilhar com vc e todos os outros que acessarem esta pagina.

 

Vamos lá minha logistica:

Partida Cravinhos, Pernoite/Partida São Simão,Pernoite/PartidaS.R. Viterbo, Pernoite/Partida Tambau, Pernoite/Partida Casa Branca,Pernoite/Partida V.G. do Sul, Pernoite/Partida Aguas da Prata, Pernoite/Partida Andradas, Pernoite/Partida Crisolia, Pernoite/Partida Inconfidente, Pernoite/Partida Tocos Moji, Pernoite/Partida Estivia, Pernoite/Partida Consolação, Pernoite/Partida Paraisopolis, Pernoite/Partida Brasopolis, Pernoite/Partida Campos Jordão, Pernoite/Partida Dist. Mandu, Chegada APARECIDA DO NORTE.

 

Minha grande duvida logo no terceiro dia terei uma caminha de 40Km e no sexto dia 43Km, sou sedentario, fumante, stressado, porem muito determinado, mas não vem ao caso agora, minha duvida como ia dizendo é o seguinte caso não consiga cumprir essas etapas superiores a 40km, existe algum ponto de apoio ou algo do tipo??.

Em outro relatos existem informações dando conta que aquela bermuda de lycra de ciclista por baixo de outra bermuda de algodão ajudaria a previnir contra assaduras, sabe algo a respeito??.

No seu relato vc da conta que em media as pousadas cobram +/- R$10,00, bem fazendo esse roteiro que elaborei tem um gasto aproximado de R$389,00, sem as refeições vc acredita que fora o pernoite quanto +/- vou ter de desembolsar por dia??

Afinal estaremos sempre caminhando na maioria do tempo na Zona Rural.

 

Enfim alem daquelas dicas basicas vc tem alguma dica a mais que vc esqueceu de relatar.

A claro fiz um bateria de exames medico só estou mesmo com o colesterol alterado (esse negocio parece minha carteria de habilitação ta sempre com muitos pontos), mas até a partida pretendo fazer um outro exame.

A previsão de partida sera uma semana antes do carnaval de 2010, e se tudo correr bem pretendo caminhar por 17 dias.

Ha antes que eu me esqueça parabens pelo seu feito e de sua esposa.

 

Que Deus sempre os abençoe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

::otemo:: Olá Augusto!!!

Decidi-me hoje a fazer o caminho. Já estava pensando no assunto a um bom tempo. Mas hoje tomei coragem para falar com o meu marido rsrsrsrs e pra minha surpresa ele aceitou o desafio. Daí tive o prazer de encontra o seu relato. Pôxa! e que relato... Só estou na dúvida agora se vou, pelo caminho da Fé ou a Dutra? Pode me ajudar? :roll:

 

B-jim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Silviane.

Vc diz em ir pela Dutra qdo estiver terminando o Caminho? É isso mesmo?

 

Se for, acho totalmente desnecessário.

Entre Pindamonhangaba e Aparecida é bem melhor seguir pelo trecho do Caminho da Fé que segue por uma estrada paralela à Dutra.

Pelo menos vc passará por alguns lugares onde é possivel descansar por um tempo.

Seguindo pela Dutra, tem também o perigo dos atropelamentos.

Tente evitar caminhos alternativos, mesmo que eles encurtem a distância.

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Já me perguntaram várias vezes sobre isso e sempre respondo em MP, mas aqui vou disponibilizar os locais onde pode ser retirada a Credencial de Peregrino.

 

A Credencial é um documento que o peregrino retira na cidade onde inicia a caminhada e vai carimbando nas pousadas ao longo do trajeto e deverá ser apresentado na Secretaria da Basílica de Aparecida para recebimento do Certificado de Conclusão do Caminho da Fé.

 

Para retirar a Credencial quem iniciar por:

 

Mococa/SP

Plaza Hotel

Rua: Barão de Monte Santo, 794 Tel: (19) 3656-0103

plazahotelmococa@hotmail.com

 

São Sebastião da Grama/SP

Dunha’s Hotel

Av. Capitão Joaquim Capelo de Andrade, 445 Tel: (19) 3646-1777

atendimento@dunhashotel.com.br

 

Cravinhos /SP

Escola Maria Virgínia M. Ipólito

Rua Victorio Molesini, 32 - Bairro Berbel II Tel: (16) 3951-7660 e 3951-7687

Horário: 2ª a 6ª 7h00 as 18h00 Sábados, Domingos e feriados: 7h00 as 11h00

mariavirginia@matalnet.com.br

 

São Simão/SP

Hotel São Simão

Rua Santa Cruz, 164 Tel: (16) 3984-1218

 

São Carlos/SP

Hotel Accácio

Av. São Carlos, 1981 – Centro Tel: (16) 3413-1492 e 3374-9217

 

Descalvado/SP

Hotel Descalvado

R. Barão de Descalvado, 415 Tel: (19) 3583-1681

descalvado@terra.com.br

 

Tambaú/SP

Departamento Municipal de Turismo

Pça. Padre Donizetti, 41 (ao lado da Igreja) Tel: (19) 3673-2503

Horário: segunda a sexta das 06h30 às 17h00 aos sábados, domingos e feriados das 06h30 às 14h00

seturtambau@strnet.com.br

 

Águas da Prata/SP

Associação dos Amigos do Caminho da Fé

Av. Washington Luiz, 347 Tel: (19) 3642-2751 Horário: das 11 às 20h.

contato@caminhodafe.com.br

 

São João da Boa Vista/SP

Hotel Magnólia

(Bairro do Rosário) Tel: (19) 3623-3059

 

Andradas/MG

Palace Hotel

R. Augusto Marcondes, 101 Tel: (35) 3731-6000 – Centro

 

Ouro Fino/MG

Casa do Peregrino

R. Major Sebastião Pires, 238 - Ao lado da Agência Banco do Brasil Tel: (35) 9954-7223 e (35) 3441-5618 e 3441-7223

 

Inconfidentes/MG

Bar do Maurão

Entrada da cidade Tel: (35) 3464-1028

bardomaurao@hotmail.com

 

Tocos do Moji/MG

Prefeitura (Rejane)

R. Antonio Mariano da Silva, 36 Tel: (35) 3445-6110 – Centro

 

Estiva/MG

Pousada do Poka

Pça. Francisco Ribeiro Pereira, 164 – Centro (sobre a padaria Sta.Edwirges) Tel: (35) 3462-1329

pokinha@estivanet.com.br

 

Consolação/MG

Zélia/ Sueli

R. Ananias Cândido de Almeida, 27 Tel: (35) 3656-1217

turismoconsolação@micropéc.com.br

 

Paraisópolis/MG

Pousada da Praça

Pç. Pres. Getúlio Vargas, 149 (ao lado da Igreja Matriz) Tel: (35) 3651-2458

paulo.artur@paraisopolis.com.br

e

Pousada Casa da Fazenda - 6 km após a cidade

Tel: (35) 9932-2029 e (35) 8438-3368

 

 

 

Depois eu posto mais outras informações

 

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Augusto,

Gostei muito do seu relato. Também tenho vontade de trilhar o caminho da fé.

Moro em Boa Esperança - MG e todos os anos saem grupos de peregrinos seguindo até Aparecida. Partindo daqui, são uns 330km de caminhada. Ano que vem, se Deus quiser, irei com eles.

Me resta uma dúvida:

O certificado só pode ser adquirido por quem trilha o ''caminho original'', ou eu também posso adquiri-lo saindo da minha cidade? Não passarei por nenhum município fornecedor do cartão de peregrino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz Jr.

 

O certificado ou a Mariana, como também é conhecida, só pode ser retirada se vc apresentar a Credencial carimbada.

 

Pelo que eu fiquei sabendo, a cidade limite que fornece a credencial é Paraisópolis.

Essa é a ultima cidade. A partir dali até Aparecida as pousadas não fornecem a credencial. Isso se deve a quilometragem.

Em outras palavras, vc só recebe a Mariana ou o Certificado se caminhar uma quantidade minima e tiver carimbos das pousadas ao longo do Caminho.

 

Será que não tem uma linha de ônibus de Boa Esperança até Poços de Caldas?

Essa cidade é vizinha à Aguas da Prata e muita gente inicia a caminhada por lá, já que ali se originou o Caminho da Fé.

Acho a melhor opção.

 

 

 

Abcs

 

 

Augusto,

Gostei muito do seu relato. Também tenho vontade de trilhar o caminho da fé.

Moro em Boa Esperança - MG e todos os anos saem grupos de peregrinos seguindo até Aparecida. Partindo daqui, são uns 330km de caminhada. Ano que vem, se Deus quiser, irei com eles.

Me resta uma dúvida:

O certificado só pode ser adquirido por quem trilha o ''caminho original'', ou eu também posso adquiri-lo saindo da minha cidade? Não passarei por nenhum município fornecedor do cartão de peregrino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...