Ir para conteúdo

Caminho da Fé - 429 Km em 15 dias de caminhada - Relato, dic


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

As de 20 até 30 litros já são ideais, mas vai depender primeiramente do que vc pretende levar.

É só não enchê-la com coisas desnecessarias.

 

O meu cajado eu comprei no local onde vendem a Credencial de Peregrino em Tambaú, que se não me engano era na Secretaria de Turismo, ao lado da Igreja.

Creio que nas outras cidades deva ser a mesma coisa. [

Na dúvida ligue no lugar onde vc vai iniciar a caminhada p/ saber se vendem.

 

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Augusto,

 

Depois de ler esse relato, tomei coragem e vim enfrentar esse desafio, até agora tá valendo muito a pena....

Saimos de Aguas da Prata em 08/02, jah estamos em inconfidentes.

 

Algumas dicas:

Tá fazendo um calorzão, ontem, segundo pessoal da pousada fêz 35º na cidade, tá quente mesmo, estamos sofrendo muito más tá valendo a pena;

 

A pousada em Aguas tá em R$30;

Hotel palace em andradas: R$40;

pousada crisolia..: R$15,00.

 

Comida:

comercial caprichado: de R$9 a 10

 

qualquer dúvdas estamos por aqui..... daqui a pouco sairemos até bordas da mata, ou na próxima pousada(6 kms daqui)

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Mario.

Parabéns. Essa pernada é muito puxada. Sempre leio aqui de pessoas que pensam em fazer esse Caminho, mas nunca d~çao um retorno.

Espero um relato p/ breve hein.

 

Deixo ver seu eu entendi uma coisa. Vc parou em Crisólia e depois novamente em Inconfidentes?

Não quis arriscar ir direto até Borda da Mata?

Vc tá fazendo em um ritmo bem leve não é?

Esse trecho de Inconfidentes até Borda da Mata é tranquilo. Vc deve ter chegado nessa cidade.

Tem uma subida no meio do caminho, mas nada comparavel a que vc pegou qdo saiu de Andradas.

E de Borda da Mata até Paraisópolis é um dos trechos mais tranquilos e belos dessa caminhada. Os trechos são curtos.

O Vale dos Teodoros é lindo. Vc vai comprovar.

 

Vcs devem estar sofrendo com esse calor hein?

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Augusto,

 

Quando postei estava a caminho de bordas da mata.

 

Saimos de Aguas da prata dia 08/02 e dormimos em Andradas(hotel palace andradas);

dia 09 -saimos de andradas e dormimos em Crisólia(pousada da adelaide);

dia 10 -saimos de crisólia e dormimos em Bordas da mata(village hotel);

dia 11 -saimos de bordas da mata e domirmos em Tocas(pousada dos peregrinos);

dia 12 -ficamos em tocas prá comer um frango com quiabo no restaurante da gilda - ALTAMENTE RECOMENDADO - TEM QUE RESERVAR;

hoje - saimos de tocas e vamos dormir aqui em estiva....

 

Realmente esse caminho é lindíssimo, estamos gostando muito..... estamos fazendo com tempo, até agora foram pouco mais de 140 kms...... o problema é que estamos com mochilas de mais de 13 kgs, por ai vc sabe que estamos penando um pouco, mas está valendo muito a pena.

 

Agusto, tu tá com um bom preparo físico, não sei se é o peso que estamos levando, mas tem muiiiiittaaaa subidas/descidas fortes nesses caminhos.

Qualquer coisa estamos por ai....

abs

 

Obs.: ontem e hoje choveu muito na região, pelo menos amenizou o calorzão que estava fazendo, chegamos em estiva debaixo de um chuva fina....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Agora entendi Mario.

Pelo horario que vc tinha postado a mensagem achei que vc estava na cidade.

 

Se tudo deu certo, provavelmente hoje, dia 16 vc está chegando em Luminosa ou Campista não é?

Desde Estiva foi um sobe e desce danado não foi?

Aquele vale onde fica Luminosa é um dos trechos mais dificeis. Vc vai ver qdo estiver saindo de lá.

 

Acima de 10 Kg p/ uma caminhada longa como essa eu acho muito pesado.

Não quis deixar algumas coisas em um Correios e mandar de volta p/ sua casa?

 

Mas não se preocupe. Esses primeiros dias vc vai ter algumas dificuldades mesmo. Isso é normal.

Eu também passei por isso, mas só fui sentir uns 2 a 3 dias depois.

Eu acho que vc sentiu bem mais porque logo de cara vc pegou um trecho muito dificil, que é Andradas-Crisólia.

Não deve ter sido facil p/ vcs, não é?

 

Esse Caminho é lindo mesmo. P/ quem gosta de natureza e belas paisagens, é um prato cheio.

 

Boa caminhada.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Agora entendi Mario.

Pelo horario que vc tinha postado a mensagem achei que vc estava na cidade.

 

Se tudo deu certo, provavelmente hoje, dia 16 vc está chegando em Luminosa ou Campista não é?

Desde Estiva foi um sobe e desce danado não foi?

Aquele vale onde fica Luminosa é um dos trechos mais dificeis. Vc vai ver qdo estiver saindo de lá.

 

Acima de 10 Kg p/ uma caminhada longa como essa eu acho muito pesado.

Não quis deixar algumas coisas em um Correios e mandar de volta p/ sua casa?

 

Mas não se preocupe. Esses primeiros dias vc vai ter algumas dificuldades mesmo. Isso é normal.

Eu também passei por isso, mas só fui sentir uns 2 a 3 dias depois.

Eu acho que vc sentiu bem mais porque logo de cara vc pegou um trecho muito dificil, que é Andradas-Crisólia.

Não deve ter sido facil p/ vcs, não é?

Esse Caminho é lindo mesmo. P/ quem gosta de natureza e belas paisagens, é um prato cheio.

Boa caminhada.

Abcs

 

Augusto,

Ontem, 19/02 terminamos o caminho da fé, depois de muito suor, lágrimas e sangue.... que valeu muitoooooooo.

Recomendadísssimo! Seu relato foi muito importante prá nós, tudo muito detalhado....obrigado por tudo!! ::cool:::'>

 

Respondendo seu post:

.Realmente enviamos aquela mensagem de inconfidentes, demos uma parada lá prá descansar.....

 

.A história da mochila pesada é longa..... é que fomos para o terminal tietê sem um destino definido.....tinhamos várias opções, o caminho da fé era o último, mas chegando no terminal, resolvemos num estalo pelo caminho.......No início sofremos, dores nas pernas...bolhas nos pés......mas tudo foi resolvido......FOI BOM DEMAIS........ No final as mochilas pesadas incorporam em nossos corpos, hoje quando caminhamos sem ela, parece que tá faltando algo....kkkk

 

.Foi assim: Saimos de Inconfidentes e dormimos em Tocos do Moji(ótima comida da gilda, aqui ficamos duas noites, com direito a grito-do-carnacal e uma galinha caipira muito boa)........saimos cedo dormimos em Estiva; saimos cedo e chegamos rapidamente(5hs) em Consolação onde pernoitamos....; saimos de consolação bem cedo(5hs da matina), demos uma parada rápida em paraisopolis e seguimos até a pousada Vó Maria, uns 6 ksm de Luminosa, nesse dia andamos mais de 35 kms.......No outro dia saimos cedo(5hs) da pousada, paramos um pouco em Luminosa prá descansar, comer alguma coisa prá enfrentar o maior desafio da viagem(aquela subida de quase 1.000 foi muito forte, com muito SOL), mas conseguimos chegar a pousada barão montês, próxima a campista, pousada ótima com boa comida( preço da comida é salgado, comercial R$17; sopa R$12 por pessoa, mas é tudo muito gostoso e bem servido;......

No outro dia dormimos em Campos do Jordão...... depois seguimos direto até pinda......(obs.: preferimos ir até o trevo de s.antonio do pinhal pelo asfalto, descida forte, erramos o caminho e não passamos na estação do trem e nem descemos pelos trilhos, mas por um caminho bem ingreme que começa no segundo viaduto da estação de trem, na entrada de Pinhal, depois de algum tempo caminhando, cruzamos a linha do trem a uns 4 kms de paracaima......... como todas as pousadas estavam lotadas, caminhamos uns 6 kms, e devido ao forte sol e estrada que não tinha acostamente, chegamos de busão até a entrada da cidade.......dormimos em pinta, na pior pousada(fortaleza), café péssimo, faz um calor medonho , pois os quartos não tem ventilação(o ventilador não dava conta)......... No outro dia cedo partimos para a última jornada, chegar até ao meio dia na basília de Aparecida...... esse trecho apesar de ser quase uma reta, é durissimo devido o calor e o asfalto quente.....passamos naquela pousada que vc ficou próximo de aparecida, mas estava muitoooo caroooooo(R$100 por pessoa), resolvemos então terminar no mesmo dia.....CHEGAMOS RIGOROSAMENTE AS 12 HORAS DO DIA 19/02.

 

Muito obrigado por tudo.........

qualquer informação estarei a disposição de todos.......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Mario.

 

Que bom que eu pude ajudar com esse relato. Ele tá aí p/ isso mesmo.

E parabéns. Vc é um dos poucos que postaram aqui, dando uma atualizada e comentando.

E que isso sirva de incentivo p/ que outros também façam essa caminhada.

Ela pode ser longa, cansativa, tanto fisica qto psicologica, mas mesmo assim é uma das melhores que eu já fiz até hoje.

Muitos criticam por ser uma caminhada só por estradas de terra, mas aí é que está o encanto dela.

Vc pode usufruir de uma paisagem sem impedimento nenhum.

 

Agora a próxima saida sua é de Tambaú, ou de São Carlos ou Cravinhos? ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

Ou quem sabe até Mococa. ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

Eu pretendo refazê-la algum dia, mas de bike.

 

Sair bem cedo das pousadas. Essa é uma dica fundamental.

Por varios motivos: vc evita o Sol muito forte, caminha com mais disposição e chega mais cedo na outra pousada, podendo conhecer melhor o lugar.

Qdo chegamos na Pousada Barão Montes foi um alivio. Nunca tinha ficado tão cansado. Tivemos uns probelmas, mas que foram contornáveis.

O ruim é que a Pousada fica em lugar isolado. Longe de tudo.

Além do fato que o trecho é o mais dificil dessa caminhada.

 

Em Piracuama é complicado mesmo conseguir vaga nas pousadas. Ali é obrigatório reservar com antecedencia.

E ruim p/ caminhar porque o trecho é todo asfaltado até Pinda.

Nós também tivemos que ficar em uma pousada do centro.

Essa Pousada Fortaleza ainda não era cadastrada.

Por que vc não envia uma reclamação ao pessoal da Associação, através do site?

Pelo que eu fiquei sabendo, muitas pousadas já foram descredenciadas por causa de reclamações.

Ali em Pinda existe uma grande quantidade de pousadas que podem substitui-la.

 

100,00/pessoa na Pousada Jovimar????????

Estão enfiando a faca hein.

É querer lucrar demais.

 

E as fotos?

Tirou muitas?

 

E parabéns novamente.

 

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Valeu Augusto, estou aproveitando seus relatos, o primeiro foi de Ilha grande, agora o caminho da fé, muito bem explicado.....muito bom mesmo parabéns...

Sabe, partimos sem muito noção do caminho, chegando em aguas da prata, dei uma lida no seu relato e onde tinha internet, lia sobre o trecho seguinte.....muito detalhado seu relato, obrigado novamente.

 

Fazer de novo? fiquei traumatizado, mas algum dia voltarei lá sim, mas com menos peso......o caminho realmente é muito penoso...

 

A pousada fortaleza, apesar de ser R$35 por pessoa, não oferecia um café nem simples, foi café com bolacha agua e sal......

Mas acho que em pinta as pousadas, devido a demanda, estão bem caras.....

 

O preço é esse mesmo, mas minha esposa chorou e eles abaixaram prá R$80 por pessoa, não ficamos....na entrada da cidade tem uma´ótima e novinha em folha(pousada padroeira) por R$40 p.pessoas, sem café da manha....

Acho que estava caro por ser carnaval.....

 

Fotos, foram várias, mas as suas já estão aqui......creio que estão muito parecidas.....mas devo postar sim....

 

Augusto, o quê vc acha, posto o meu relato detalhado aqui, ou faço outro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Mario, blz?

 

Antes de eu fazer esse Caminho eu fui de moto por alguns dos trechos.

Só p/ ter uma noção, mas não dei muita sorte porque peguei muita chuva e tive que seguir popr trechos asfaltados, saindo do percurso.

Mas deu p/ ter uma idéia e cheguei a conclusão que dava p/ fazer toda a caminhada de Tambaú até Aparecida.

Pelo que eu já li de outros relatos, esse caminho dá p/ ser feito de bike em cerca de 7 dias.

Então planejo sim fazê-lo algum dia.

 

Crie um tópico sim Mario.

Leio vários tópicos aqui de pessoas que estão indo fazer o Caminho, mas poucos relatos postados e vários de bike.

Se tiver um tempo, coloque algumas fotos também.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...