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Porto de Galinhas


marcelnobre

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  • Membros
Oi Diego!

 

Fiz murro alto na metade de um dia e na outra metade fui p a praia de cupe q eh do lado... mas la tem ondas bem fortes.. nem vale a pena ir..

murro alto é uma piscina natural, assim como a praia de porto de galinhas, com certeza ela vai adorar, so cuidado com a correnteza q tem nela.. essa praia fica um pouquinho afastada do centro... so lembro de barracas q vendidam bebidas.. seria interessante vc alugar um carro p facilitar o seu acesso... maragogi as aguas tb sao calmas, fica num vilarejo entao a qtde de dias q vai ficar la depende de vcs, n sei se ha algo p fazer a noite la, ja porto de galinhas eh mais animada a noite... n sei se seu voo vai ate recife, entao vou colocar uma sugestao... se for de carro va ate a ilha de itamaraca.. eh lindo la!!! fica cerca de 40 km de recife... areia branquinha, aguas transparentes e muuuito sossego!!

 

Abs/Caticiane

 

Caticiane, obrigado pelas dicas...

Estou pensando em ficar 1 dia em muro alto pq a minha noiva não gosta de praia com ondas...

O Hotel que vamos ficar está localizado na praia do Cupe...

Vou ver se fecho com algum taxista para ele nos levar nessa Ilha de Itamaraca...qual a distância de PG x Itamaraca?

Abs

 

 

40 km de recife (la eh o ponto de partida), so q no sentido oposto a estrada p ir p PG! eu gostei bastante, na duvida da uma olhada em imagens no google

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  • 4 semanas depois...
  • Membros

Estive em Porto de Galinhas após curtir o carnaval em Recife/Olinda e vou deixar aqui algumas dicas e opiniões.

Fiquei da 4afeira de cinzas até o sabado final do dia, ou seja, quatro dias e três noites, e achei que foi tempo suficiente para conhecer as principais atrações de Porto de Galinhas e região.

 

1º dia = passeio de buggy O passeio dura em média três horas ou um pouco mais, então sugiro sair antes das 14h30min, pois às 18h lá já é escuro. Vale a pena a parada para banho do mar em Muro Alto, pois o mar é super calmo. Depois o bugueiro vai para o Manguezal de Pontal de Maracaíbe, onde pode-se fazer um passeio para ver os cavalos-marinhos em seu habitat. Todavia, esse passeio é pago separado. Esse passeio acho que só vale a pena se vc nunca viu um cavalo-marinho (como no meu caso). Atualmente os bugues estão proibidos de andar pela areia da praia, então vai por ruas asfaltadas ou por estradas de barro, assim, se vc estiver de carro poderá fazer o mesmo trajeto.

2º dia = praia de carneiros Esse passeio vale muito a pena! Recomendo para todos! A praia é super graciosa. Fui de excursão então fiquei restrita nos horários deles, mas é um lugar para ficar um bom tempo, caminhar calmante pela praia ou mesmo ficar num dos bares curtindo o local. Há um passeio de catamarã. As agências anunciam que no final do passeio tem um banho de argila, mas achei uma fraude isso, pois colocam a argila num balde e daí é pegar do balde e passar no corpo, não se vai até o local onde está a argila. Fui com a agência Algarve e foi bom o serviço prestado.

3º dia = piscinas naturais Atração principal de Porto de Galinhas! O passeio de jangada até as piscinas naturais dura em torno de 45min, como achei pouco tempo, conversei com o jangadeiro e consegui mais tempo. O janguadeiro era um cara super gente boa! Precisa-se observar a maré baixa e ir algum tempo antes, pois no horário da maré mais baixa eles isolam alguns pontos de banho onde ficam os peixinhos, pois não circula a a água, e se não está no ponto da maré mais baixa e possivel entrar na água e estar com os peixinhos nesse local. Fomos com a maré baixa em 0,5m e estava bom, muitos peixinhos!!

4º dia = praia de calhetas Fomos conhecer a praia de Calhetas que fica em Cabo de Santo Agostinho. Sinceramente, não gostei muito do local.

 

Uma opçao para mais dias seria ir até Maragogi em Alagoas se a tabua da maré for favoravel ou mesmo ficar de boa curtindo o sol e o mar.

Gostei muito de Porto de Galinhas, seu centrinho é super charmoso, com diversos restaurantes e lojas.

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  • Membros

Bom dia Mochileiros,

 

Estou indo a Pernambuco a trabalho e gostaria de conhecer Porto de Galinhas no final de semana.

 

Como estarei em Recife, verifiquei que há um ônibus, inclusive com ar condicionado, que leva a Porto. Alguém já utilizou esse transporte e sabe opinar se é funcional ? Horários ? Gostaria de sair muito cedo no sábado para curtir o dia todo de praia em Porto.

 

Hospedagem: como ficarei apenas uma noite, alguém recomenda algo bom e barato ? Ps. Estarei sozinho.

 

Pelo relato das pessoas do fórum vale muito à pena conhecer Muro Alto, apesar do acesso ser difícil e caro, a melhor sugestão é achar pessoas para dividir um "bug" ?

 

Obrigado,

 

Mais dicas são muito bem vindas rs.

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  • Colaboradores

Hospedagem mais em conta, especialmente para quem está sozinho, é no hostel. Para saber os horários e itinerários dos ônibus que vão a PG (se alguém aqui não responder primeiro hehe), pode se informar no aeroporto de Recife assim que chegaresm. Tem um centro de informações 24h lá e te passam tudo.

Se quiseres conhecer só Muro Alto talvez não vale a pena o buggy, mas se fores fazer o ponta-a-ponta até Maracaípe, acho que é a melhor opção.

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  • 3 semanas depois...
  • Membros

Pessoal,

 

Vou para Porto de Galinhas no final de Julho, ficarei durante 6 dias lá. Estou bolando um roteiro e toda ajuda será muito bem vinda.

 

Já pensando na minha viagem de volta para São Paulo, alguém sabe me dizer se existe algum serviço de guarda volumes para as malas no aeroporto de Recife? Estava pensando em dar uma passeada ao invés de ficar esperando no aeroporto.

 

Valeu!

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  • Membros

Muito obrigado Samy!

 

Sem querer abusar da boa vontade...rs

 

Irei em Julho e estou um pouco preocupado com a questão do tempo, já escolhi a terceira semana do mês, considerando as marés baixas (0.1 e 0.2, aproximadamente), mas me preocupo com possíveis chuvas. Tenho lido muito sobre o assunto e vi opiniões diversas, uns dizem que o período mais intenso de chuvas é de Abril até Junho, outros dizem que é Junho e Julho... claro que sei que existe a possibilidade de chover, só não quero dar azar e não ver o sol. Sabem me dizer se esse período do final de Julho (21 a 26) é um período bom ou um pouco melhor do que os outros meses considerados chuvosos?

 

Muito obrigado novamente.

 

Abraços.

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  • 2 semanas depois...
  • Membros
Muito obrigado Samy!

 

Sem querer abusar da boa vontade...rs

 

Irei em Julho e estou um pouco preocupado com a questão do tempo, já escolhi a terceira semana do mês, considerando as marés baixas (0.1 e 0.2, aproximadamente), mas me preocupo com possíveis chuvas. Tenho lido muito sobre o assunto e vi opiniões diversas, uns dizem que o período mais intenso de chuvas é de Abril até Junho, outros dizem que é Junho e Julho... claro que sei que existe a possibilidade de chover, só não quero dar azar e não ver o sol. Sabem me dizer se esse período do final de Julho (21 a 26) é um período bom ou um pouco melhor do que os outros meses considerados chuvosos?

 

Muito obrigado novamente.

 

Abraços.

 

 

Rodolfo Caivalos, estarei indo na mesma época que você, é minha segunda viajem para lá... acho muito formidável e aconchegante o local!Você irá ficar hospedado onde? Estarei no Perola do Porto....

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  • Membros de Honra

Rodolpho, nem mesmo o Climatempo pode te dar essa resposta com margem de segurança suficiente. A previsão do tempo tem margem de erro considerável já para 3 dias de antecedência. Com uma semana o erro é enorme e mais do que isso é impossível. Pesquise no Google a média de chuvas para julho, compare com os outros meses e faça sua aposta. A partir daí, o máximo que dá é fazer promessa para São Pedro.

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  • 2 semanas depois...
  • Membros

Tirado do site: http://gwmroot.gt.com.br/portodegalinhas dia 12/06/2013:

De ônibus

 

 

DE ÔNIBUS :

 

A empresa de ônibus Cruzeiro opera o trajeto Recife/Porto de Galinhas (Nossa Senhora do Ó) saindo diariamente do terminal da Avenida Dantas Barreto, no centro do Recife, a partir das 4:10hs até as 23:30hs. Os ônibus também podem ser tomados em uma parada ao lado do aeroporto. O letreiro do ônibus indica "Recife/Porto de Galinhas (N.Senhora do Ó)" e o percurso total normalmente leva entre 2:00hs e 2:30hs. Conheça a seguir a classificação e horários dos ônibus Cruzeiro - Recife - Porto de Galinhas

 

Linha 196 Convencional R$ 5,70 - SEGUNDA À SEXTA

Ônibus Urbano - sem ar condicionado

Itinerário: Dantas Barreto, Ibiribeira, Aeroporto, Cabo, Ipojuca, Pontezinha, Ponte dos Carvalhos, Nossa Senhora do Ó.

Saída de Recife- 5:00 - 5:30 - 6:10- 6:45 -7:45 - 9:00 - 9:45 - 10:15 - 11:00- 12:15 - 13:15 - 14:00 - 15:15 - 16:25 - 18:00 - 18:45 - 20:15 - 21:00

Saída de Porto de Galinhas - 4:10 - 5:00 - 5:30 - 6:55 - 8:00 - 8:40 - 9:50 - 11:00 - 11:40 - 13:00 - 13:40 - 14:20 - 15:20 - 16:40 -18:00 - 18:30 - 21:30 - 23:00

 

SÁBADO E DOMINGO

Saída de Recife- 5:00 - 6:10- 6:45 - 9:00 - 10:15 - 11:15 - 12:15 - 14:00 - 15:15 - 16:25 - 18:00 - 18:45 - 20:15 - 21:00

Saída de Porto de Galinhas - 4:10 - 5:00 - 6:55 - 8:40 - 9:50 - 11:40 - 13:00 - 13:40 - 14:20 - 16:40 -18:00 - 18:30 - 21:30 - 23:00

 

Linha 191 Executivo - sem ar condicionado R$ 7,10 - DIAS ÚTEIS, SÁBADOS E DOMINGOS

Ônibus Rodoviário

Itinerário: Afogados, Ibiribeira, Aeroporto,Pontezinha, Ponte dos Carvalhos, cabo, Ipojuca, Nossa Senhora do Ó, Porto de Galinha e Maracaípe.

Saída de Recife- 5:20 - 7:00 - 8:00 - 10:00 - 12:00 - 13:00 - 15:00 - 16:00 - 17:00 - 17:30 - 20:00 - 21:30 - 22:30

Saída de Porto - 4:50 - 5:50 - 7:40 - 9:40 - 10:40 - 12:40 - 14:40 - 15:40 - 17:40 - 18:30 - 19:40 - 20:30 - 23:30

 

Linha 195 Executivo - com Ar Condicionado R$ 10,40 - DIAS ÚTEIS, SÁBADOS E DOMINGOS

Ônibus Rodoviário: Suporte para prancha, poltrona reclinável, semi-expresso

Itinerário: Dantas Barreto, Boa Viagem, Aeroporto, Cabo, Ipojuca, Nossa Senhora do Ó.

Saída de Recife- 5:10 - 5:40 - 6:30 - 7:30 - 8:30 - 9:30 - 10:30 - 11:30 - 12:30 - 13:30 - 14:30 - 15:30 - 16:30 - 19:30 - 20:30

Saída de Porto - 5:20 - 6:20 -7:20 - 8:10 - 9:10 - 10:10 -11:10 - 12:10 - 13:10 - 14:10 -15:10 - 16:10 -17:10 - 18:10 - 19:10

 

 

Empresa Cruzeiro 0800 81 2662 ou (81) 2101.9000

Fones: 0800 81 2662 ou (81) 2101-9000.

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  • Silnei changed the title to Porto de Galinhas

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    • Por ledamaia
      Viajar sempre foi uma paixão. Antes da pandemia eu tinha uma viagem marcada para NY e lá se foi o sonho americano.
      Esse ano após quase entrar em depressão, escolhi me presentear no aniversário de 30 anos com uma viagem. Escolhi o destino que julguei mais seguro no momento e que era um sonho de vida: Fernando de Noronha. Mas isso é papo pra um outro tópico. Enfim. Depois de Noronha senti segurança para visitar os lençóis maranhenses em julho e por fim, criei coragem para a tão sonhada road trip pelo nordeste.
      COMEÇA AQUI
      Nossa viagem começou em um destino que quase ninguém escolhe: ARACAJU. A terra do carangueijo. 
      Pegamos um voo de Manaus x Aracaju que durou 5h com uma conexão no Recife. De Recife para Aracaju o avião é aqueles beeem pequenos, que da até um certo medo voar hahahaha. Escolhemos a azul porque é nossa companhia de “fidelidade” e acaba compensando as vantagens que temos sendo diamante.

      DIA 01 - Aracaju (SE)
      Chegamos em Aracaju por volta de 10 horas da manhã e fomos deixar as malas no hotel Recanto da Orla. O hotel está super bem localizado, não é dos mais novos e modernos, mas tem um bom atendimento é um bom custo benefício. É bem grande e tem tipo uma ante sala antes do quarto, o que nos ajudava a deixar as malas lá e tudo aquilo que vinha da rua (espaço importante na pandemia).
      Do hotel para a orla são 3 minutos caminhando, de lá até os arcos da orla são 15 andando. 
       

       
      Andamos por toda orla até a Passarela do Carangueijo, ponto muito famoso da região. Eu comi em um bar que não lembro o nome agora, foi um pastelzinho de camarão com uma original bem geladinha 🥶, meu namorado tomou um suco de laranja, tudo deu 33 reais.
      De noite jantamos no Cariri, restaurante muito recomendado, tem música ao vivo e shows de forró a noite. Mas ainda não pode dançar agarradinho 😔 Dica: chegue cedo pois lá lota. É barato? Não! Mas foi um dos lugares que mais curti a noite durante a viagem. Nossa conta deu salgados 253 reais. Consumimos 2 originais 600ml, uma parmegiana para duas pessoas e dois drinks pina colada.

       
      DIA 02 - Canyons do Rio São Francisco
      No dia seguinte acordamos bem cedo pois a NOZES TOUR iria nos pegar as 06:30 para levar pro passeio. A van passa em alguns pontos da cidade para pegar gente. É bom ver com antecedência se terá o passeio pois está bem difícil de formar as saídas, a procura está muito baixa. Nós iríamos fazer a croa do goré caso esse não fechasse, ou o parque dos falcões. Que também são outras opções de passeio da região.
      A van custa 96 reais, o catamarã custa 110 (parcela até 10x) e o almoço custa 44 por pessoa Buffet livre.
      foi um dos passeios mais emocionantes da minha vida. O velho Chico impressiona demais! 
       

      no catamarã são servidos drinks (20 reais mais ou menos) e também petiscos. Depois de uns 40 minutos navegando chegamos em um flutuante que tem uma piscina cercada para que vc possa tomar banho.
      também tem o passeio de canoa entre os canyons. vale a pena? Não sei, é bem frustrante pq imaginei que vc realmente navegava canyons a dentro mas só te leva até um pedacinho e volta. Da uns 10 minutos no máximo e custa 20 reais por pessoa. Aceita pix.



       
      O Buffet self service foi um desafio porque tem gente mal educada que nem sempre usa máscara para se servir, mas fomos um dos primeiros então a comida não estava mexida. E valeu cada centavo. Que delícia!
      chegamos em Aracaju por volta de 20h da noite, paramos na rodoviária para comprar nossas passagens para Maceió no ônibus que saia 06:15 do dia seguinte. Foi 70 reais cada passagem. 5h de viagem.
    • Por ledamaia
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      Pegamos um voo de Manaus x Aracaju que durou 5h com uma conexão no Recife. De Recife para Aracaju o avião é aqueles beeem pequenos, que da até um certo medo voar hahahaha. Escolhemos a azul porque é nossa companhia de “fidelidade” e acaba compensando as vantagens que temos sendo diamante.

      DIA 01 - Aracaju (SE)
      Chegamos em Aracaju por volta de 10 horas da manhã e fomos deixar as malas no hotel Recanto da Orla. O hotel está super bem localizado, não é dos mais novos e modernos, mas tem um bom atendimento é um bom custo benefício. É bem grande e tem tipo uma ante sala antes do quarto, o que nos ajudava a deixar as malas lá e tudo aquilo que vinha da rua (espaço importante na pandemia).
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      DIA 02 - Canyons do Rio São Francisco
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      A van custa 96 reais, o catamarã custa 110 (parcela até 10x) e o almoço custa 44 por pessoa Buffet livre.
      foi um dos passeios mais emocionantes da minha vida. O velho Chico impressiona demais! 
       

      no catamarã são servidos drinks (20 reais mais ou menos) e também petiscos. Depois de uns 40 minutos navegando chegamos em um flutuante que tem uma piscina cercada para que vc possa tomar banho.
      também tem o passeio de canoa entre os canyons. vale a pena? Não sei, é bem frustrante pq imaginei que vc realmente navegava canyons a dentro mas só te leva até um pedacinho e volta. Da uns 10 minutos no máximo e custa 20 reais por pessoa. Aceita pix.



       
      O Buffet self service foi um desafio porque tem gente mal educada que nem sempre usa máscara para se servir, mas fomos um dos primeiros então a comida não estava mexida. E valeu cada centavo. Que delícia!
      chegamos em Aracaju por volta de 20h da noite, paramos na rodoviária para comprar nossas passagens para Maceió no ônibus que saia 06:15 do dia seguinte. Foi 70 reais cada passagem. 5h de viagem.
    • Por igorfsisoares
      Vou para Porto de galinhas no dia 09 ao dia 19 de fevereiro vamos nessa comigo viver uma aventura linda naquele lugar entrem em contato 
      Wats 16988127147

    • Por Bernardo_carcará
      Bem aleatoriamente foi programada essa viagem cujo relato se segue 🙃...
      Nos encontramos em frente a um prédio no bairro da Boa Vista, em Recife, onde residem hoje [email protected] @s 9 desbravadores (pessoas que estavam com fds livre e pensaram "porque não?") que toparam essa ida ao VALE DO CATIMBAU.
      De cara descobrimos que todo mundo pensava que "só eu não conheço ninguém", mas na verdade ninguém conhecia ninguém mesmo. As redes de conexão pré trilha se estendiam até no máximo 2 ou 3 pessoas. Mas então, vc se pergunta, como essa gente se achou em meio aos quase 9 milhões de Pernambucanos? Respondo: a Bel conheceu a Carol e a Flavinha em um grupo de voluntários que atua em prol da população em situação de rua, o UNIFIADOSPSR (falando nisso, segue o insta do projeto, faça sua doação e se junta à gente, quem sabe até não estaremos juntos numa próxima trip) e desse encontro a Bel agregou a mim, Bernardo, e o Renan, que por sua vez trouxe a Tayná! A Carol chamou o Iago que, seguindo a corrente, chamou o Guilherme e a Nicole. A Flavinha ia levar a Mayara, que infelizmente não pode ir, sendo assim, a Flavinha não ganha a estrelinha de agregador!
      Nos dividimos em 2 carros e saímos de Hellcife por volta das 16h da sexta.
       Após enfrentarmos o lento trânsito da cidade, chegamos à BR 232, que dá acesso ao sertão pernambucano. Os cerca de 300km que nos separam do Vale do Catimbau foram percorridos em cerca de 4h30m, numa viagem bem tranquila. A estrada é duplicada nos primeiros 135km, e logo depois é pista simples, mas em bom estado, até Arcoverde, onde pegamos uma estrada estadual que dá acesso ao vale. Esta última não está uma maravilha, mas nossos simpáticos motoristas Tayná e Iago tiraram de letra. Chegamos são, salvos e cheios de fome ao destino.
      O Iago havia ficado responsável por reservar nossa hospedagem na "POUSADA VALE DO CATIMBAU". Pagamos R$ 240,00 por 2 diárias cada um, sendo que estavam inclusas as 3 refeições, café, almoço e jantar.
      A pousada é simples, porém muito aconchegante. Os quartos são amplos, mas não tem ar condicionado, o que no nosso caso não fez a menor falta, já que as noites estavam bem frias. Havia um ventilador, para o sossego de gente que, como eu, precisam de um barulhinho pra dormir, morra de frio quem morrer. No nosso caso elegemos o Guilherme como pessoa que menos agregaria ao quarto naquele momento e colocamos o ventilador pra cima dele.
      A pousada possui wifi e chuveiro quente, que não funcionou na primeira noite pros habitantes do andar de cima. Eu poderia entregar que o pessoal de lá não tomou banho pra dormir por conta disso, mas vou optar por manter a discrição.
      Tínhamos a noite do primeiro dia livre. Então, comidos e banhados (ou não), fomos dar um pulo na pracinha da vila, que como toda vilinha do interior, fica na frente da igreja. Levamos 2 garrafas de vinho e ficamos papeando. Logo um morador meio embriagado veio contactar aquele estranho grupo. O Léo (acho que ele não ligaria em ser citado aqui) nos ofereceu rapé, que foi confundido com rapel por uns, e  que alguns outros achavam que era cannabis de cheirar. Essa discussão, que ainda ecoa em minha mente, durou algum tempo. Ninguém falando coisa com coisa. Por fim eu tinha certeza de que o Léo, após tudo que ele já devia ter tomado de pinga até aquele momento, era a pessoa mais sensata em meio àquilo tudo.
      Logo depois fomos investigar quem era cada um daqueles com quem dividiríamos quarto, carro, talvez coronavírus e dor nas pernas pós trilhas, e o melhor jeito pra isso é, com certeza, fazendo mapa astral, né? Os taurinos, para minha tranqulidade, dominaram! Porque ô povo bom é o tal do taurino. Teve uns cruzamentos de lua com mercúrio que me deixaram mais atento, bem como uns júptires e saturnos cruzados meio estranhos, mas td bem.
      Voltamos para a pousada e fomos dormir.
      Contratamos um guia na pousada mesmo. Ele se chama CÍCERO, um cara altamente muito gente boa e super paciente. Fechamos com ele 4 trilhas a serem percorridas no sábado pela manhã, tarde e noite, e no domingo de manhã. Pagamos R$ 50,00/cada pelo "pacote", lembrando que esse valor foi fechado para um grupo de 9 pessoas.
      A primeira trilha foi feita no sábado pela manhã, logo após um café bem servido na pousada. Os trechos de caminhada nessa primeira trilha foram relativamente curtos. Os trajetos foram feitos mais de carro. Visitamos uma pedra que dá vista para todo o vale, um lugar lindo, onde o povo com mais de 3 planetas em Leão se esbaldou de tanta foto. Ainda na manhã de sábado fizemos a também curta trilha da pedra da buceta (espero que possa falar essa palavra aqui no mochileiros) e a trilha para os Câniores, essa um pouco mais longa, mas com um visual incrível no final.
      Na transição para os câniores paramos pra tomar uma cerveja num dos barzinhos que tem na estrada. Nesse ponto já estávamos muito entrosados e a conversa já fluia fácil ao som de um bregão. Paramos também na casa de uma das famílias que mora na árida e pobre região do Catimbau, que pertence ao município do Buíque, um dos 3 mais pobres do estado. A casa tinha 6 crianças, que por sinal estavam responsáveis pelo lugar e pela pequena barraquinha de esculturas em madeira que eles tentavam vender para os turistas, já que os pais tinham saído. Foi amor À primeira vista por aquela turminha!! É incrível como a energia do sertanejo é forte e acolhedora. Fomos até lá para deixarmos doações que reunimos entre nós mesmos... Foi um momento lindo! As crianças tinham uma energia tão verdadeira... Também foi importante pro nosso grupo, pois acho que ali a gente percebeu "poxa, essa galera é bacana". Talvez também o vale tenha nos abraçado mais naquele instante, pois, por menor que tenha sido nosso ato, nós mostramos que fomos lá para cuidar do seu povo e, sendo assim, acho que o vale resolveu que iria cuidar de nós tbm.
      Voltamos para a Pousada, almoçamos e logo partimos, apesar de cansados em virtude do forte sol, para a trilha da tarde. Fomos ver o INCRÍVEL por do sol no Chapadão. É uma trilha de leve a moderada, percorrida em cerca de 40 minutos, onde tbm podem ser vistas pinturas rupestres. O lugar fica na beira de um penhasco, com um vista linda. De lá também avistamos as formações pontiagudas em pedras que são típicas do Catimbau. Me fez lembrar muito (como eu repeti mil vezes) a Serra dos Órgãos, no RJ (tem relato meu de lá tbm aqui no mochileiros), e lembra também a Capadocia. Capadócia onde, por sinal, eu nunca estive, mas vi na novela, o que é quase a mesma coisa (ou não).
      Após aquele por do sol lindo, voltamos para a pousada e jantamos. A comida foi fartamente servida novamente.
      Nos preparamos então para a trilha noturna, que seria rumo a uma caverna.
      Fizemos uma parte do trajeto de carro e, ao chegar ao início da trilha acho que todo mundo sentiu algo, diria eu, diferente. Havia sim energias das mais diversas ali nos circundando, isso foi sentido por todos. De início ignoramos isso, o que foi um erro! Talvez a empolgação nos fez esquecer que aquele é um lugar sagrado, com uma energia ancestral muito forte e presente e que nós, enquanto visitantes, precisávamos ter respeito e equilíbrio para com tudo aquilo.
      Seguimos então para um período de tempo onde tudo meio que desandou. Os caminhos foram literalmente se fechando, pequenos acidentes e minha cabeça dando um tíute louco, que me tornou um ser insuportável por alguns instantes. Mas chegando à caverna e após eu ser trazido de volta daquele meu momento "nada ver com nada" (só um adendo, que pra mim aquilo que senti naquela noite é  algo que até hoje tô trabalhando), as coisas pareceram se harmonizar mais.
      Fizemos uma fogueira e teve início, então, uma atípica noite na caverna, cujas memórias acabaram ficando por lá mesmo. Só sei que foi uma noite que envolveu muita energia, manifestando-se de diversas formas. Retornamos para a pousada já na madrugada.
      No domingo, veio então nossa última trilha. Fomos até o santuário, um local que segundo o Cícero era utilizado por povos ancestrais para a prática de rituais e por isso cercado de muito misticismo. O lugar é bacana demais, com formações em pedra que realmente nos remetem a um centro cerimonial. Talvez nós estivéssemos um pouco cansados e castigados pela caminhada e pelo sol, e não absorvemos tudo que poderíamos absorver ali, mas foi um belo lugar para dizermos "até logo, Catimbau".
      Voltamos para a Pousada, almoçamos e pegamos a estrada de volta a Recife.
      Bom, é isso. Foram 2 dias que renderam quase 3 páginas de relato. Foi uma viagem cujo foco, acredito eu, não tenha sido tanto as paisagens, apesar de exuberantes, mas, na minha percepção, teve como personagem principal toda a energia e misticismo daquela região com milhões de anos de história, que nos fez trabalhar muitas de nossas relações, tanto algumas muito íntimas, com nós mesmos, como nossas relações interpessoais, enquanto grupo.
      Foi lindo. Foi intenso.
      Espero ter ajudado aos futuros viajantes.
      Viva o Catimbau, seu povo forte e guerreiro, tão machucado por esse sistema social injusto e maléfico.
      Justiça Social, muito amor, mais viagens e não seja facista!
       
       
       
       



    • Por Iana Briaca
      Vou falar aqui no meu relato sobre formas de transporte que usei, hospedagem, duração da viagem e valores. Porque eu acho que é isso que uma pessoa procura quando busca informações sobre Mochilão. Sendo que na maioria das vezes é a primeira experiência da pessoa com um; 
      Resumo: 
      Tipo de transporte: ID JOVEM e carona pelas br da vida.  
      Hospedagem: Couchsurfing e voluntariado em hostel.
      Alimentação: Fazia compras para preparar minha própria comida ou às vezes eu comprava PF (mas comprar PF sai mais caro)
      Valor em dinheiro que levei: R$ 550,00.
      Duração da viagem: 54 dias.
      Quantidade de estados: 3 Estados e uma pequena parada em Brasília.
       
      SOBRE HOSPEDAGEM, TRANSPORTE PARA SAIR DO MEU ESTADO E ALIMENTAÇÃO NO PRIMEIRO DESTINO; PERNAMBUCO: Então, meu mochilão começou quando eu saí de Belém, que é a cidade que eu moro, no dia 04/07/2019, ruma à Pernambuco. Fui de ônibus usando o ID jovem, de passagem de Belém para Recife eu paguei 3,50. Isso, três reais e 50 centavos. Esse valor corresponde à taxa de pedágio que é cobrado pela empresa de ônibus, apenas. Quando eu cheguei em Recife fiquei hospedada na casa de um casal que consegui estadia pelo Couchsurfing. O tempo que passei na casa deles foi incrível, pessoas super legais. Com o mesmo aplicativo consegui estadia para passar um final de semana em Olinda, em uma pousada localizada bem no centro histórico. Também não paguei nada para ficar hospedada, apenas tinha que ajudar a moça que trabalhava na cozinha com serviços bem simples pela parte da manhã. Ah, e sobre alimentação, essa era por minha conta. (Talvez o seu anfitrião não tenha problema em ajudar nesse quesito com algumas coisas, mas também ninguém gosta de gente folgada né, se tu tiver condições de comprar a tua comida é muito melhor, caso contrário é bom você avisar à pessoa que vai te receber que vais precisar de alimentação também).
      OBS: Couchsurfing é uma plataforma que possibilita a troca de hospedagem em qualquer lugar do mundo. Na época era totalmente gratuita quando usei, agora o app tá cobrando uma contribuição de R$ 4,99 mensal ou R$ 29,99 anual por conta da crise do corona vírus.
      ROTEIRO: Quando estive em Pernambuco conheci Recife, Olinda, Porto de Galinhas, Praias do litoral de Cabo de Santo agostinho: Calhetas e Gaibu (caara, as praias mais lindas que conheci até hoje, e por não serem tão famosas quanto Porto de Galinhas, elas não são taão movimentadas, o que eu acho ótimo) e vila de Nazaré. Isso em uma semana, que foi o tempo que passei em Pernambuco. 
      TRANSPORTE PÚBLICO: Como eu fui com um amigo que sabia tocar banjo e eu enrolava no Maracá, optamos por não pagar passagens em transporte público e sim pedir para os motoristas deixarem a gente subir e tocar Carimbó nos ônibus. E assim, essa ideia deu super certo, tanto que a galera até ajudava com uns trocados, o que ajudou muito a gente na viagem. Sobre o valor de passagem de ônibus urbano não vou saber falar do custo, pois não tive essa experiência. Porém, fica a dica: Toquem nos ônibus ou subam pra vender algo. 
      SAÍDA DE PERNAMBUCO RUMO À BAHIA:  Saí de Pernambuco de carona, com a intenção de descer até a Bahia. Porém, no primeiro dia consegui carona com um caminhoneiro que tinha como destino Maceió, aceitei porque isso ia me deixar mais próxima do meu destino, né. Tive que ficar uma noite em Maceió para poder partir no outro dia. 
      Fiquei em uma Pousada de beira de estrada que custou R$ 40,00 no total pra dormir eu e meu amigo em um quarto com duas camas. 
      Jantei em um Restaurante que o PF custava R$ 10,00.
      No outro dia peguei mais duas caronas Alagoas-Sergipe Sergipe-Bahia e cheguei na Bahia, finalmente.  Passei uma semana em Salvador, consegui hospedagem no Couchsurfing, alimentação por minha conta, fazendo compras e preparando minha própria comida, de transporte usei o mangueio kk pedindo pra subir e tocar. Depois de uma semana, saí da bahia e voltei à br para pegar carona. Consegui diversas caronas no mesmo dia e cheguei na Chapada Diamantinaa. 
      NA CHAPADA DIAMANTINA:  Não consegui estadia com o couchsurfing na Chapada, tive que pagar uma semana de Hostel. 
      VALOR DO HOSTEL: 15 Reais a diária (pedindo desconto)
      ALIMENTAÇÃO: Comprava minha comida e preparava. 
      GUIA: É necessário guia apenas em algumas trilhas em outras tem como fazer de boas usando o gps. 
      DICA DE APP: MAPS ME Nele tem como usar o gps da localidade que tu se encontra sem internet. 
      SAINDO DA BAHIA RUMO GOIÂNIA: Saí da Chapada Diamantina de carona com inumeráveis pessoas, carona com caminhoneiro e carro particular, e passei perrengues, porque a Bahia é imensa. Levei 4 dias pra chegar em Goiânia.
      Nesse percurso nem sei quantas caronas peguei, foram muitas. Em nenhum momento precisei pagar pousada, até porquê nem tinha como, pois a grana já tava curta. Na primeira noite dormi na casa da família de um rapaz que me deu carona quando ainda estava indo para Chapada, Na segunda passei a noite em um posto de gasolina, Na terceira noite dormi na casa de um amigo que conheci com a experiência de carona também, isso em Brasília. (aproveitei pra comprar logo minha passagem de volta pra belém quando eu estava em Brasília) E por fim, no quarto dia consegui a carona para Goiânia. Em Goiânia passei quase algumas semanas, fiquei na casa de um amigo, apenas ajudando com a alimentação, no trasporte também não gastei nada.
      GOIÂNIA ATÉ A CHAPADA DOS VEADEIROS: De Goiânia até a Chapada dos Veadeiros, por muita sorte, tive só uma carona. Consegui carona com um fazendeiro que tinha uma propriedade próximo da cidade que eu ia ficar. Ele me deixou até a cidade que era meu destino, lá eu fiquei hospedada em um hostel onde trabalhei como voluntária em troca de estadia. Nos dias eu que trabalhava as minhas refeições eram por conta do hostel. A dinâmica de trabalho era a seguinte, eu trabalhava um dia e folgava dois. Passei uma semana na Chapada do Veadeiros, conheci a cidade de Cavalcante e Alto Paraíso. 
      FINAL DA VIAGEM: Saí da chapada dos Veadeiros de carona também, e fui até Brasilia. Lá eu passei apenas uma noite e no outro dia embarquei de volta pra Belém. A passagem que eu comprei foi com o ID Jovem, paguei apenas R$ 5,00. Ah, eu comprei com antecedência, sempre tens que comprar a passagem com usando o id com antecedência, não deixa pra comprar na hora senão vais te ferrar. 
      Enfim, minha experiência foi essa, espero ajudar em alguma coisa, é nooós!

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