Ir para conteúdo

Arquivo - Cidadania Italiana - Procedimentos


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
quote:Originally posted by helio_oricoli

 

Bem, pelo o que entendi segue abaixo meu raciocinio...

 

1. Solicitar os documentos dos meus PAIS na Comuni ISOLA DEL GRAN SASSO (Nascimento e Casamento)? Posso fazer isso por fone ou carta?

2. Solicitar certidao de NASCIMENTO do meu Irmao no Brasil. Traduzir, Legalizar pelo consulado.

3. PRECISO SOLICITAR ALGUMA CERTIDAO NEGATIVA DE NATURALIZAÇÃO de alguem?

4. Com os documentos prontos, encaminhar para meu irmao e esse FIXAR RESIDENCIA NA ITALIA?

5. Solicitar a tal permisao de Sgiomimo?

6. Aguardar o reconhecimento da DUPLA CIDADANIA?

 

Verificar se estou certo...

 

Abraços,

Junior


id="quote">
id="quote">

 

- Em português eu falo O comune, mas enfim... O importante é que você saiba que em italiano é IL Comune (masculino)

 

- Eu sugiro que vocÊ prepare um FAX, ligue para eles, apresente-se, explique as certidões que você precisa e mande o Fax LOGO em seguida.

 

- Requerer uma certidão do seu irmão no BR, RECONHECER a firma, levar para um tradutor juramentado, RECONHECER a firma do tradutor, LEGALIZAR.

 

- Não, não precisa da Negativa, porque seu pai é BRASILEIRO E italiano.

 

- O Permesso di Soggiorno é ANTERIOR à residência. DEVE ser feito no máximo ATÉ o oitavo (8) dia na IT. Existem REGRAS para o Permesso ser concedido que você encontra em http://www.poliziadistato.it/pds/cittadino/stranieri/st2.htm

Ele deve entrar na IT como TURISTA sim. Não se deve mencionar a prática da cidadania. SÓ o faça quando já for residente e se dirigir ao Comune.

 

- Após o Permesso adquirido, faz-se a residência (fase complicada, precisa de $$$ e NÃO cair em golpes).

 

- Sendo residente, ele se dirige ao Comune e dá entrada na prática da cidadania.

 

- Volta à Questura e muda o Permesso para Permesso di Soggiorno per Attesa di Cittadinanza. Agora é só esperar....

 

(Está simples demais, há mais detalhes aí)

 

OBS: Grandes centros NÃO são recomendados: Milano, Roma, Napoli, ...

Há comunes melhores e piores.

 

Wagner, Rio de Janeiro.

Link para o comentário
  • Respostas 1.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra
quote:Originally posted by helio_oricoli

 

So mais uma Duvida? Meu Pai é italiano por ter o reconhecimento da dupla cidadania CERTO?`Porque quem é italiano mesmo é o meu BISAVÔ

 

BISAVÔ - Nasceu na Italia

AVÔ - Nasceu no Brasil estado de SP

PAI - Nasceu no Brasil estado do PR

EU, Meu Irmao, Minha Irmao - Nascemos no Brasil estado do PR.

 

O processo so incluiu - BISAVÔ - AVÔ - PAI e MÃE - EU esse feito no Brasil.

 

Quando voce fala solicitar um Estratto di Nascita (con annotazione di matrimonio) do seu pai e de sua mãe, é porque esses documento já foram transcrito para a ITALIA. Correto ou Errado.

 

Muito Obrigado,

Junior

 


id="quote">
id="quote">

 

- Não existe italiano MESMO. Nascidos na IT ou no BR (com a cidadania reconhecida) são igualmente italianos.

 

- Sim, os atos foram MESMO transcritos. Lembra que te falei da Parte II? Inclusive há um Estratto di Nascita SEU lá!

 

- Não se preocupe, é isso mesmo. A cidadania se conclui com a transcição dos atos, há os registros dos quais Se podem extrair os Estratti di Nascita.

 

- Pode acontecer de atendentes de Comunes perguntarem demais sobre esses atos, 'mas são italinos?' (já ocorreu comigo). Esteja pronta para mostrar que você SABE do que se trata, diga que sim porque os pais do fulano em questão eram italianos. Só estão na Parte II os COMPROVADAMENTE italianos.

 

OBS: Você DEVE se informar dos OUTROS deveres que você e seus pais têm junto ao Consulado de sua região.

Vocês têm que estar inscritos no cadastro AIRE do consulado. Veja no site!

 

Wagner, Rio de Janeiro.

Link para o comentário
  • Membros

Wagner,

 

Voce poderia me ajudar na elaboração do fax para COMUNE de ISOLA DE GRAN SASSO / TERAMO / ABRUZZO, solicitando um Estratto di Nascita (con annotazione di matrimonio) do meu pai e minha mae, para eu poder encaminhar, pois nao seu escrever em italiano.

 

Deixar em branco e/ou espaço, para o preenchimento das datas, nomes, etc.

 

Desde já fico aqui muito agradecido, já que voce tem colaborado muito e eliminado minhas duvidas.

 

Grato,

Junior

Link para o comentário
  • Membros
quote:Originally posted by 2xdee

 

Olá, por favor, alguém que conheça alguma empresa ou pessoa que faça a legalizações dos documentos manda um e-mail com o contato pra mim por favor? O consulado de SP está demorando muito para legalizar.

Valeu

id="Verdana">


id="quote">
id="quote">

 

Mesmo com a demora no consulado de SP, acredito que esse seja a melhor saida, pois onde um moro PR, esse consulado esta fechadoooo... Nao sei te informar sobre os outros consulados...

Abraços

Link para o comentário
  • Membros de Honra
quote:Originally posted by helio_oricoli

 

Wagner,

 

Voce poderia me ajudar na elaboração do fax para COMUNE de ISOLA DE GRAN SASSO / TERAMO / ABRUZZO, solicitando um Estratto di Nascita (con annotazione di matrimonio) do meu pai e minha mae, para eu poder encaminhar, pois nao seu escrever em italiano.

 

Deixar em branco e/ou espaço, para o preenchimento das datas, nomes, etc.

 

Desde já fico aqui muito agradecido, já que voce tem colaborado muito e eliminado minhas duvidas.

 

Grato,

Junior


id="quote">
id="quote">

 

Ok, me envie um email para wagner.maiolino@gmail.com para eu ver seu endereço de email lá e poder responder.

 

Vou colaborar porque nesse caso são os Estratti da Parte II

 

Para os Estratti de italianos nascidos na Itália, há modelos de carta em qualquer site de consulado. É só preencher que dá tudo certo.

 

Abraço a todos.

 

Wagner, Rio de Janeiro.

Link para o comentário
  • Membros

Existem SIM pessoas que "agilizam" esse processo com selos de urgência. Mas, é claro, vc paga o preço por isso.

 

quote:Originally posted by mborto

 

quote:Originally posted by 2xdee

 

Olá, por favor, alguém que conheça alguma empresa ou pessoa que faça a legalizações dos documentos manda um e-mail com o contato pra mim por favor? O consulado de SP está demorando muito para legalizar.

Valeu

id="Verdana">


id="quote">
id="quote">

 

Entenda uma coisa... Legalização e processo de cidadania É SÓ NO CONSULADO! Se você contratar uma empresa ela vai fazer o processo no consulado, como todo mundo aqui faz. Não tem escapatória.

Até mais.


id="quote">id="quote">
Link para o comentário
  • Membros

Olá pessoal!

Gostaria de saber se preciso levar também os documentos de nascimento e óbito das cônjuges, por exemplo, o imigrante foi meu tataravô, preciso do nascimento e óbito da minha tataravó?

 

Meu tataravô não casou no civil, tou indo com o do religioso, ele casou em 1905, o consultor Imir Mulato me falou que rola. Alguém confere? Sei que pedem civil depois de 1889.

 

Tou pensando em ir pra Perugia, alguma informação do processo lá??

 

Agradecido,

Fernando

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...