Ir para conteúdo

Circuito Huayhuash Huaraz Peru - Julho de 2012


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Parabéns Carla!

 

Só descobri hoje seu formidável relato! E que lindas fotografias!

 

Parabéns, tornou-se uma trekker de primeira. Huayhuash é um trekking difícil pela quantidade de altos passos de montanha. Muita gente boa desiste após ser acometido de MAM ou pior, edemas pulmonares.

 

Estava justamente pensando em fazer este trekking este ano. Foi um achado o seu relato!

 

Você sabe se uma das fotos que vc postou é o Siula grande (a famosa montanha do Touching the void)?

 

Vc então recomenda a Artizon?

 

Abraços, Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Cadu!

 

Então, eles dizem que a van vai até Llamac, no meu roteiro também... Mas na hora levou a gente até o acampamento... Mas se vocês forem andando, é uma boa pernada!!!! Mas veja com seu guia e pede pra van levar vocês até o acampamento, pois é uma estrada normal (pirambeira, mas normal para a região...).

 

Qualquer coisa me escreva!

Att

 

Oi Carla!

 

Bem, estou finalizando o planejamento desta caminhada. Irei agora em maio.

 

Em relação a uma van, conseguimos, por 120 soles (para o grupo todo, de 6 pessoas - 20 pra cada um) uma van privada que nos levará de Huaraz até Cuartelhuain. Nesse valor está incluído também 1 dia a mais em Huayhuash, pois pensávamos fazer em 8 dias a caminhada, mas estamos espichando para 9 dias, pra curtir mais por lá, principalmente para fazer o Paso San Antonio, descê-lo pela outra face e acampar em Cutatambo, perto da Laguna Jurau. No dia seguinte descer pela Quebrada Calinca e chegar na vilzainha de Huayllapa.

 

Mas a dúvida agora é em relação a quantidade de pessoas que foram contratadas (só guia e arrieiro?) e se vocês contrataram uma mula de emergência ou pegaram uma por lá mesmo. Além disso, precisaram levar sacos de dormir? Precisa ser algum específico por causa do frio?

 

Abraços,

Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Cadu!

Bom, como todas as vezes que fui a Huaraz contratei os serviços em uma agência de guias, sempre nos acompanharam um guia, até nos trekkings de um dia. Já nos trekkings de 3 dias e 2 noites em acampamento foram com a gente o guia e o cozinheiro, sem mulas ou cavalo de emergência. No trekking de 10 dias (Huayhuash) aí sim nos acompanharam (estávamos em 7 pessoas) um guia, um cozinheiro, um casal de arrieros com 5 mulas e 2 cavalos de emergência. No trekking que vamos fazer agora em julho, também contratei a mesma agência de guias e teremos guia, cozinheiro, arrieros, mulas e cavalo.

 

Sim. Precisa levar seu saco de dormir, de preferência que seja 0°C, mínimo -5°C. Até dá para alugar lá, mas acho saco de dormir tão 'íntimo' e não gosto de compartilhar... Mais vai de cada um...

 

Qualquer dúvida estarei por aqui.

Bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Parabéns Carla!

 

Só descobri hoje seu formidável relato! E que lindas fotografias!

 

Parabéns, tornou-se uma trekker de primeira. Huayhuash é um trekking difícil pela quantidade de altos passos de montanha. Muita gente boa desiste após ser acometido de MAM ou pior, edemas pulmonares.

 

Estava justamente pensando em fazer este trekking este ano. Foi um achado o seu relato!

 

Você sabe se uma das fotos que vc postou é o Siula grande (a famosa montanha do Touching the void)?

 

Vc então recomenda a Artizon?

 

Abraços, Peter

 

Oi Peter!

Fiquei orgulhosa agora...

 

Sim. O Siula Grande (do filme Tocando o vazio) aparece uma parte dele nessa foto (é a parte da frente dele, no circuito você passa por ele no 3° dia)

http://4.bp.blogspot.com/-mYWf07idnUQ/UCGg1Rb4N9I/AAAAAAAAaWA/UNEmUiZRDzY/s400/IMG_3777.JPG

 

e é o maior dessa foto (é a parte de trás dele, você passará por ele no 5° dia)

http://1.bp.blogspot.com/-NbJuI_F5cYQ/UDGH7O6t4uI/AAAAAAAAabY/ZU969oMWM0U/s1600/DSCN2166.JPG

 

Recomendo sim a Artizon Adventure do Scheler. Ele é ótimo, tem ótimos guias.

Inclusive agora em julho estarei de novo em Huaraz (vou fazer o trekking de 8 dias Cedros - Alphamayo) com eles. Quem sabe a gente não se encontra por lá...

O que precisar estarei aqui.

Até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Carla

 

Estou com uma imensa inveja de você (inveja branca) , quando fui pra Huaraz todos os locais comentavam a respeito do trekking Cedros, é considerado por muitos o melhor trekking em beleza da região.

Estou ansioso pelo seu relato, com certeza será fantástico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Carla, parabéns pelo ótimo relato e pelas fotos fantásticas!

Obrigada Renato. Dá uma passadinha lá no blog que tem mais fotos dessa travessia!!!!

 

Carla

 

Estou com uma imensa inveja de você (inveja branca) , quando fui pra Huaraz todos os locais comentavam a respeito do trekking Cedros, é considerado por muitos o melhor trekking em beleza da região.

Estou ansioso pelo seu relato, com certeza será fantástico.

 

Márcio! Vamos juntos? Ainda tem vaga no grupo. Tem que estar disponível do dia 22 de julho a 2 de agosto. 2 dias de aclimatação e 8 dias de trekking. Os próprios moradores da região dizem Cedros Alphamayo ser o trek mais lindo da região... Vamos conferir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi Carla, tudo bem?

Acabei de voltar de Huaraz e de Huayhuash e gostaria de te agradecer pelas infos do seu relato. Ajudaram muito na organização da expedição.

O lugar é maravilhoso e vale muito a visita! Mas recomendo um mínimo de preparo para ir lá, se não vai ficar andando de cavalo (lógico, se contratar um). :-) A altitude e o sol desgastam muito...

 

Fizemos em 9 dias. No primeiro deles, foi só o deslocamento de Huaraz até Matacancha, o local do primeiro acampamento. Uma dica aqui: fizemos um caminho diferente com uma van que fretamos. Seguimos pelo caminho que leva ao Pastoruri mas ao invés de irmos até ele, seguimos por um outro que leva até o vilarejo de Huallanca, onde paramos para almoçar. De lá, seguimos até Matacancha por uma estradinha de terra muito utilizada por caminhões que carregam minérios de uma mina próxima. A vantagem desse caminho é que ele serviu também para aclimatação (chegamos quase a 5.000m), além de ter um visual belíssimo pelo caminho. Uma viagem demorada, mas muito linda!

 

Outra dica que dou é, para aqueles que tem um tempo mais flexível, de "quebrar" o 2° dia e acampar em Janca, que fica a mais ou menos umas 2 horas depois do Paso Cacananpunta. Janca é um local belíssimo, com um visual incrível dos nevados. Eu cheguei lá por volta de 12h, tempo suficiente para ainda fazer um ataque a laguna de Mitococha, que NÃO fica na rota convencional do circuito. Já aqueles que estão mais cansados, ficar ali em Janca "morgando" e curtindo baita visual dali, também é válido! A vantagem de se quebrar esse 1° dia em 2 é que, acampando em Janca, pode-se chegar mais cedo no próximo acampamento, Carhuachoca, e curtir mais o visual alucinante dali!

 

Agora, em relação a dificuldades, o Paso Siula não é mole não... bem íngreme e alto (4.850m). Na minha opinão, o paso mais difícil da caminhada. Mas o visual desconcertante das 3 lagunas dali (não deixem de subir no Mirador, uma pedra bem grande que dá uma foto maravilhosa das lagunas!) é super recompensador!

 

Uma outra opção seria não acampar em Gashapampa e esticar direto até Jahuacocha, laguna maravilhosa que é o local do último acampamento. Mas vai depender do ritmo do grupo e se consegue acampar em Incahuaian, e não em Huatiaq (como fizemos). Essa opção talvez seja uma boa caso o grupo só tenha 9 dias pra fazer o circuito todo e se queira quebrar o 1° dia como disse aí em cima. O lado ruim dessa esticada direta até Jahuacocha seria o pouco tempo para se curtir aquele local, que é fenomenal também...

 

Outra dica: quem usa câmera fotográfica com baterias, pode-se recarregá-las no vilarejo de Huayllapa, na primeira mercearia que encontramos quando entramos na vila. E na praça principal tem até telefone público também para dar um alô para alguém especial... :-)

 

Para terminar: fomos pela Mirador Tours, do Wilder, que fica na rua principal de Huaraz, descendo-a, logo após da Plaza de Armas. O preço foi muito justo: S/. 660 (500 da expedição, 120 do transporte privado até Matacancha - a outra opção seria pegar um busão até Llamac e, de lá, ir andando pela estrada por umas 4 horas até Matacancha, o que NÃO RECOMENDO - e 40 do aluguel de um cavalo de emergência por todo o período da caminhada). Esse valor de S/.660 foi para um grupo de 6 pessoas, com tudo incluído (café da manhã, lanche de trilha e jantar, além das barracas de dormir, isolantes, barraca refeitório e do arrieiro e suas mulas). Quem tiver interesse, pode me procurar em particular que eu passo o email do Wilder para contato.

 

No mais é isso, pessoal. Qualquer dúvida, posso responder por aqui mesmo (isso se a Carla não se incomodar! rsrs), já que não pretendo fazer um relato como esse da Carla. O dela já é excelente!!! Dá pra ter uma boa noção do que é aquilo lá!

 

Se lembrar de algo que seja útil, coloco por aqui...

 

Abraços,

Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

MARAVILHOSAS sua dicas Carlos!

Obrigada por compartilhar...

Fique a vontade em usar esse espaço para responder e ajudar os colegas que irão aventurar-se nessa linda jornada!

 

Verdade! É necessário um preparo mínimo para caminhar por lá... Mas confesso que tenho 90kg e 1,75m e só faço natação e consegui fazer a travessia sem pegar o cavalo nenhuma vez...

 

O Paso Siulá é difícil mesmo, mas a vista compensa. O pior para mim foi a subida saindo do povoado de Huayllapa...

 

Daqui a 2 semanas volto a Huaraz e faço a travessia Cedros - Alpamayo, em 7 dias, uma das mais lindas votadas pelos moradores locais... Prometo relatar aqui tudinho, ok?

 

Boas viagens!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...