Ir para conteúdo

Parque Nacional do Itatiaia


Posts Recomendados

  • Membros

Olá. A reportagem a baixo foi publicada no O GLobo de hoje.

 

Militares resgatam mais 7 excursionistas em Itatiaia

Os últimos sete excursionistas dos 17 que desapareceram na região do Pico das Agulhas Negras, a 2.787 metros de altitude, no Maciço de Itatiaia, domingo, foram encontrados ontem à tarde, após enfrentarem três graus negativos e chuva. Eles não sabiam usar o rapel para fazer a descida do pico, segundo o coordenador de resgate do Ibama, Levy Cardoso, que teve apoio de soldados do Batalhão de Infantaria de Montanha de São João Del Rey, em manobras na região. Os outros dez excursionistas foram resgatados do lado oposto do Pico, domingo à noite.

 

Com frio e fome, os sete jovens foram levados para a Pousada Alsene, a três quilômetros do local onde foram encontrados, ficaram meia hora debaixo do chuveiro quente e tomaram chocolate. Depois de assinarem a autuação por terem transgredido as normas do Ibama, que proíbe o pernoite na região do pico, eles embarcaram de volta para Bangu e Niterói, onde moram. Eles vão responder a processo no Ibama e na Justiça e estão sujeitos a pagar multa que vai de R$ 250 a R$ 50 mil. O guia seria Gabriel Peixoto Caldas, que também se perdeu, mas conseguiu chegar ao Abrigo Rebouças, a 2.400 metros de altitude, onde estão as tropas do Batalhão de Infantaria de Montanha para pedir socorro.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Acho que vou subir em setembro, com os escoteiros, quem puder me mandar dicas, eu agradecerei.

Tenho contato com um guia, só acho meio caro, mas prendemos ir assim mesmo.

Esse guia tem todo o material, incluindo boudrie e cordas para ir para o livro.

Além do caminho da garganta (fenda) o guia disse que dá para fazer uma tirolesa e chegar no livro.

Vai valer a pena!!!!!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Luciana

 

Eu tenho levado grupos para Itatiaia e conheço um bom guia local.

Quanto a subir as Agulhas ,é tranquilo ,logicamente tomando os devidos cuidados não haverá problemas.Qual a idade media dos garotos ,quantos são ,quantos adultos responsáveis estarão juntos ?

Para assinar o livro tem que chegar ao topo no máximo ao meio dia e NÃO DÁ PARA IR MUITA GENTE pois compromete a segurança ,não dá tempo mesmo que todos tenham equipamento.Eu particularmente acho tirolesa perigoso,o melhor é descer até o platozinho,cerca de 8 metros e subir a outra ponta até o livro devidamente equipado.Quem tem experiencia sobe até sem corda.

É a primeira vez que vai para o Parque ?

 

abraços

Link para o comentário
  • 3 anos depois...
  • Membros de Honra

Trekking !!???Não é trekking é só um bate e volta 3 horas de subida e mais 3 de descida.

1ª Parte : 45 minutos de trilha pelos vales

2ª Parte: 1 hora de subida entre rocha e mato

3ª Parte: Trepa Pedra escolhendo subir pela Normal ou Pontão Ricardo

Até criança sobe lá,pelo menos já levei varias e gente de terceira idade( 65 anos)

Link para o comentário
  • Colaboradores

Amigo,

Se vc não conhece nada lá aconselho contratar um guia, vai ser mais seguro, além disso tem a nova normativa do material obrigatório....

Agora se vc tem experiência em montanhismo pode ir tranquilo que é moleza mesmo, só caminhada e algumas poucas passagens de 3º grau, talvez nem isso!

tenho track log da caminhada se quiser tá na mão...

 

boa Sorte

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...