Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Bom dia à todos Amigos,

gosto muito de ir no Açú,as vezes nem pra fazer a travessia,mas só pra curtir uns dias de paz e sossego,para aliviar o stress do trabalho ::mmm:

à muito tempo não vou e como estou voltando a morar no Rio (graças à Deus) rssss,pretendo fazer esse "retiro".

a pergunta que não quer calar:

a subida por Petrópolis em Bonfim tem horário de entrada? é paga?

aquela guarita tem guardas à noite toda,por exemplo?

não quero fazer nada ilegal diga-se de passagem,apenas fugir desse pagamento mesmo. :mrgreen:

muito grato!

 

Solimaster, além de ser monitorada, é realmente paga...não é cara e já vem ter postado o site do parque aqui no tópico, basta dar uma olhada...de qq forma estou postando aqui... (http://www.icmbio.gov.br/parnaso/index.php?id_menu=132)

 

Olha, ainda que não tivesse monitoramento 24hs, não seria uma boa idéia escapar da taxa, lembre-se, a taxa em tese volta em serviços para o parque, logo, para quem o freqüenta.

se tiver outras dúvidas, pode postar aqui,

um grande abraço,

André Taka

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Saudações pessoal!

Meu nome é Diego, sou do Rio de Janeiro-RJ.

Sou novo aqui no fórum e estou meio perdido onde postar, caso esteja errado por aqui por favor me perdoem.

Não sou mochileiro, apenas apreciador da arte e esforçado em ler matérias sobre o assunto. Em Julho terei um tempo livre na segunda quinzena e gostaria de fazer a Trilha da Pedra do Sino. Não pretendo fazer a travessia toda de Teresópolis até Petrópolis, é algo ainda muito avançado para mim. Estou pensando apenas seguir da Barragem até o Sino, fazer um pernoite e voltar no dia seguinte (não sei se o pernoite é possível nessa modalidade).

Este fórum é uma ótima fonte de informação, mas iniciante sempre tem insegurança em aquisição de material e no planejamento da jornada. Para tanto, gostaria de informações dos amigos sobre o equipamento necessário, tamanho de mochila e o que mais os amigos considerarem pertinente.

Grato desde já.

Link para o comentário
  • Membros

E aí Diego, beleza? Acho que o local certo para postar é aqui mesmo, no link do Rio de Janeiro. Vou responder por partes, ok?

 

1 - Julho (inverno) é a melhor época para subir a Pedra do Sino, pois chove menos e os dias são mais claros (melhor para apreciar o visual de lá). Portanto, voc~e irá na época certa;

2 - É perfeitamente possível subir ao Sino, pernoitar e voltar no dia seguinte. Inclusive, dezenas de teresopolitanos fazem isso nos finais de semana do inverno. Houve uma mudança bem recente na cobrança de ingressos pelo parque, e agora subir ao Sino e voltar no dia seguinte custa R$ 32,50 (R$ 10,00 pela entrada no parque, R$ 15,00 pelo primeiro dia na montanha e R$ 7,50 pelo segundo dia na montanha);

3 - Se você tiver barraca, é só montá-la DE GRAÇA na área gramada que fica ao lado do Abrigo 4, já quase na Pedra do Sino. O Abrigo 4 é um abrigo de madeira que contém camas (beliches), banheiro e cozinha para quem não quiser acampar na sua área externa. A diária custava R$ 20,00 para quem iria dormir nos beliches e R$ 15,00 para quem fosse dormir no chão (só com o saco de dormir). Nos finais de semana do inverno e em feriados de tempo bom, tanto a área para montar as barracas quanto a parte interna do abrigo ficam lotados, por isso é melhor comprar seu ingresso com antecedência (ou, se for dormir dentro do abrigo, fazer a reserva com pelo menos uma semana de antecedência);

4 - Para passar só dois dias, não vai ser necessário levar muita coisa. Mas aí vai depender do equipamento que você tem ou que pretenda adquirir para essa e outras empreitadas. Aqui no mochileiro há seções que falam pormenorizadamente sobre diversos tipos de equipamentos básicos que são necessários para essa situação: mochilas, agasalhos, fogareiros, sacos de dormir, lanternas de cabeça ou de mão, calçados, etc, etc. Falam desde o top de linha até o mais simples modelo de todos esses equipamentos. Só para subir o Sino, sinceramente, não há necessidade de ter nenhum equipamento de ponta - mas, se os tiver, não fará mal algum, hehehehe.

 

Com o tempo, se forem surgindo outras dúvidas, poste aqui que a galera aparece para te ajudar. Abraço!

Link para o comentário
  • Membros

oteb, muito obrigado pelos esclarecimentos. Já li bastante coisa sobre os equipamentos aqui no fórum, são muitas informações e às vezes embola um pouco, cada um tem um gosto, para escolher um equipamento vou ter que sair em campo e experimentar. Minha idéia é barraca para o Sino, penso em uma mochila cargueira próxima de 70+15l, já que a barraca vai comigo e pretendo utilizar este equipo para outras trilhas quando for ganhando mais experiência. Ainda não lhei calçados e outros equipos auxiliares. Como estou montando a tralha do zero, é bastante coisa a ser pensada e comprada, a parte de comprar é que pega :D.

Abraços

Link para o comentário
  • Membros

Realmente, é muita coisa sobre equipamentos e é normal dar essa confusão. Experimentar é mesmo a melhor solução.

Só para subir o Sino, você não irá precisar comprar uma bota ou um tênis de trekking: um tênis comum dá para o gasto, sem problemas. Mas, para outras trilhas, como a travessia, uma bota ou um tênis de trekking são FUNDAMENTAIS.

Outra coisa muito importante para o Sino é um bom agasalho. Nas madrugadas do inverno, a temperatura no Abrigo 4 é sempre negativa. Você pode adquirir fleeces, anoraks de última geração... mas se não puder, já vi muita gente se virando por lá com uma capa de chuva normal e de duas a três camisas de algodão por baixo. Ou seja: se não puder investir em tecnologia, com materiais mais leves, duráveis e eficazes, você não deixará de subir o Sino e aguentar o frio de lá por causa disso. Eu mesmo já fiz a travessia três vezes sem usar fleece - mas com um bom anorak (corta vento), que nada mais é do que uma capa de chuva da Trilhas&Rumos-, e durante a noite usava uma calça de moleton por baixo e uma de tactel por cima. E ainda ficava sentindo o maior calor durante a noite.

Quanto ao saco de dormir, não pode dar mole: tem que ser para temperaturas negativas, de preferência. Modelos que suportam até zero grau, se você dormir agasalhado dentro dele em uma noite mais fria, já dá. Mas se puder comprar para temperaturas mais baixas ainda, melhor. Para quem faz trilhas nesses lugares frios, um saco de dormir que suporte baixas temperaturas é um INVESTIMENTO, e não um simples gasto, hehe. E não pode esquecer um item bem barato, mas importantíssimo: o isolante térmico.

Fogareiro também é bom levar, a não ser que você leve comidas já prontas, que não necessitem de aquecimento. Mas uma comida quente faz milagres naquele frio.

Uma lanterninha de cabeça, de led, também quebra o maior galho lá no Sino (e em qualquer outro lugar). Tem os modelos supercaros e funcionais da Petzl e outras marcas famosas, mas também é possível encontrar modelos de R$15,00 no camelódromo da Uruguaiana. E funcionam muito bem!

Tem que levar LUVAS! E pares sobressalentes de meias (se tiver uma de lã, melhor) para a hora de dormir. E levar uma touca também, de preferência de lã. Esses três itens (luvas, meias, touca) são OBRIGATÓRIOS lá, e o bom é que são bem baratos e fáceis de se adquirir.

Acho que, com isso, você subirá o Sino e ficará por lá sem nenhum percalço.

Abraço!

Link para o comentário
  • Membros

Acho que o investimento em barraca, mochila e saco de dormir + isolante são fundamentais, os demais pode-se dar um "jeito", mas em se tratando de ar livre, até o "jeito" tem que ser planejado. O peso menor de uma barraca com mais tecnologia pode balancear com um agasalho mais pesado com pouca tecnologia de isolamento.

Agora, uma outra dúvida, é necessário guia para esse bate e volta no sino? Como é a primeira vez eu ficaria bem mais a vontade com alguém mais safo no assunto.

Link para o comentário
  • Membros

É mesmo, quanto mais planejado, melhor.

Quanto ao guia, NÃO É NECESSÁRIO. Mas se você sentir-se mais à vontade com a orientação de um, siga a sua intuição. Se você for num final de semana, a trilha estará sempre cheia. Mas se subir sozinho, também não tem como errar. A trilha é muito aberta (na maior parte do percurso, acho que daria para fazer até de moto, hehehe). Porém, na última vez em que fui lá (em agosto), "apareceu" uma bifurcação no caminho que eu nunca havia notado antes (provavelmente, leva a outras trilhas vizinhas à trilha principal, como a do caminho da neblina). Mas não tem erro: só tem essa bifurcação e, quando ela aparecer, é só virar para a direita (subindo) ao invés de seguir reto.

Geralmente, num ritmo normal, dá para fazer a trilha em 4 horas sem problemas. Mas tem gente que vai curtindo o visual, parando, tirando fotos, ou está mal fisicamente... e faz em 6 horas, o que também é válido.

A cada hora de caminhada há um bom lugar para parar. Subindo uma hora a partir da Barragem, chega-se ao Abrigo 1, que é uma grande gruta que fica ao lado da trilha. Subindo mais uns dois minutos depois dessa gruta, chega-se à cachoeira Véu da Noiva, bom lugar para descansar, repor as energias e encher os cantis.

Uma hora de subida a partir do Véu da Noiva, e chega-se a outra pequena cachoeira. Mesma coisa: descansar, comer alguma coisa, encher os cantis...

Dessa segunda cachoeira, sobe-se aproximadamente mais uma hora até chegar ao Abrigo 3. Entre a segunda cachoeira e o abrigo 3 é que fica a tal bifurcação (mais ou menos na metade do caminho). O abrigo 3 é uma grande área gramada, onde ficam as ruínas do antigo abrigo de alvenaria que ficava ali (destruído durante o regime militar). No Abrigo 3, há uma pequena trilha que desce e onde tem um "mirante" de onde é possível visualizar toda a cidade de Teresópolis.

Do abrigo 3, subindo por mais ou menos meia hora, aparecerá uma grande pedra do lado da trilha: é a cota 2000, um mirante situado a exatamente 2000 metros de altura e com um belo visual. Continuando a subida, já dará para notar a modificação na vegetação, que muda da floresta atlântica e passa a ficar mais rasteira, e a paisagem geral começa a ficar mais pedregosa. Quando isso acontecer, o Abrigo 4 já estará bem perto. Já dá para vê-lo de longe.

Do Abrigo 4 até o Sino, dá mais ou menos 20 minutos de subida. A parte final, perto do cume, já é feita diretamente sobre a rocha, não há trilha delimitada. Mas não tem erro. Quando você avistar um marco de pedra de mais ou menos 1 metro de altura, já estará no cume. E aproveite a vista!

Link para o comentário
  • Membros

oteb, a idéia é bem essa de fotografar. Sou fotógrafo amador e o que mais gosto de fotografar são paisagens. Fico imaginando uma longa exposição ao nascer do sol lá no sino. Além disso pelo caminho posso fazer muitas macros e algumas capturas fotográficas da vida selvagem como aves e roedores. Creio que será duplamente satisfatório.

Vou continuar lendo sobre como fazer trilhas e acumular mais conhecimento, vamos ver como tudo se desenvolve.

Estou tendendo a ir com alguém que já fez a trilha ou um guia profissional.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Fala ae Diego

 

qual a sua experiencia com trilhas? ja pegou por exemplo a pedra da Gavea?

to querendo marcar de pegar a pedra do sino tambem, nunca fui mas acho que nao precisa

de guia nao cara, para com um pessoal na entrada do parque, ve algum grupo e cola com eles

vai trocando uma ideia e tals e chega la de boa.

 

qualquer coisa so falar ae. abraco cara.

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

Não fiz esta travessia ainda, mas com certesa vou realizá-la! É um pena que a distância seja tão grande daqui até ai, mais de 1500 Km.

 

Vou compratilhar com vocês os dados de GPS que tenho aqui. ::otemo::

 

Altimetria:

4601494972_bc3df7d65a_o.jpg

 

- Aclive acumulados: 2127 m

- Declive acumulado: 1989 m

- Ponto de menor elevação: 926 m - Portaria Petrópolis

- Ponto de maior elevação: 2275 m - Pedra do Sino

- Percurso total: 30,906 Km (entre as portarias e somando Mirante da Agulha e Pedra do Sino, perto do Cavalinho).

 

Observação: Sentido da travessia Petrópolis - Teresópolis.

 

Visão da travessia no Google Earth:

4600879915_e33e233b5a_o.jpg

 

Carta topográfica da travessia:

4601078953_f505fc7c36_o.jpg

1:50000

 

A quem interessar os dados eu posso disponibilizar, envie e-mail solicitando para: tiagokorb@hotmail.com

 

Vlw

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...