Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

A travessia da serra dos Orgão com certeza é uma das mais bonitas do Brasil, um bom preparo fisíco e as vezes mental também, digo isso porque, já soube de pessoas que retrucaram no elevador( subida de escada de ferro sobre uma pedra bem ingreme) e tb no cavalinho( trecho que é preciso usas cordas). E, não é nada aconselhavel fazer a travessia sem guia ou sem um montanhista experiente, que conheça a trilha, pq em dias de neblina a coisa fica feia, e pessoas já se acidentaram feio por lá. Mas fora isso a travessia com certeza é um marco na vida de um montanhista.

 

Um forte abraço.

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores

Não sei se isso já foi comentado por aqui, mas acredito que não há informações muito atualizadas sobre o assunto. Mas, alguém sabe como é a recepção de celular lá no PARNASO??? Vou fazer a travessia, e a mulher ta toda preocupada, querendo saber se conseguirei falar com ela, rs.

Li em algum lugar que, recentemente, tiraram a torre da Vivo que lá havia, devido a falta de conhecimento sobre os efeitos das ondas eletromagneticas sobre a fauna e flora da região.

 

Se alguém tiver essa informação, eu agradeço.

 

Abraços!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Não creio que a retirada da antena tenha afetado a recepção de sinal de celular na crista da serra.

 

As ERBs (Estações Rádio-Base) podem ser de baixa ou alta potência p/ emissão do sinal de celular. Normalmente nas grandes cidades, são usadas as de baixa potência.

Com certeza, lá em Petrópolis qdo perderam a torre (ERB) dentro do PN, eles aumentaram a potência das outras ERBs p/ que não haja prejuizo na recepção do sinal.

 

E o PN sempre disponibiliza o telefone p/ o que vão fazer a travessia p/ ser usado em uma eventual emergência.

E pode tranquilizar sua mulher Renan.

Qdo vc estiver na crista ou no alto dos morros, vai dar p/ falar com ela sim.

 

 

Abcs

 

 

Não sei se isso já foi comentado por aqui, mas acredito que não há informações muito atualizadas sobre o assunto. Mas, alguém sabe como é a recepção de celular lá no PARNASO??? Vou fazer a travessia, e a mulher ta toda preocupada, querendo saber se conseguirei falar com ela, rs.

Li em algum lugar que, recentemente, tiraram a torre da Vivo que lá havia, devido a falta de conhecimento sobre os efeitos das ondas eletromagneticas sobre a fauna e flora da região.

 

Se alguém tiver essa informação, eu agradeço.

 

Abraços!

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Pessoal,

 

Estou marcando com dois amigos de fazer a travessia Peterê em dois dias, em um final de semana. Gostaria de saber qual é o melhor roteiro, onde parar para acampar e tudo o mais. Quais os melhores horários, alguém pode me dar uma dica?

 

Devo ir com um guia experiente, ele sugeriu pernoitar no Açu e fazer todo o resto no outro dia.

 

Obrigada!

Ana Paula

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Ana Paula, siga o que o Piaccitelli está falando...ainda assim, acho beeeem cansativo e meio corrido fazer a travessia em dois dias...

 

mas se só tiver esse tempo disponível, blz.

 

A descida do Abrigo 04 na volta é tranquila...

 

Mas a ida até o Açu é cansativa pacas e entre o Açu e o Abrigo 04 dizem que é beeem puxado tb...por isso seria indicado até pernoitar no Antas, como disse o Paulo.

 

boa sorte e boas escolhas,

André Taka

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Galera.

 

O PN tá proibindo acampar no Ajax e no Vale das Antas.

Só é permitido o camping no Açú e no Abrigo 4 (base da Pedra do Sino).

Se alguém do Parque pegar e não tiver uma boa justificativa é multa na certa.

Pode até não pegar na hora, mas se alguém dedurar podem encher o saco qdo tiver chegando lá na Portaria de Teresópolis.

 

Se a travessia for realizada com algum guia cadastrado pelo PN, acho que ele não vai aceitar camping fora dos locais permitidos.

Por isso que ele tá sugerindo ficar no Açú e Abrigo 4.

 

Saindo do Açú por volta das 07h00 dá p/ chegar no Abrigo 4 por volta das 15h00 e como é um trecho de sobe morro/desce morro, então dá p/ fazer sem correria.

 

 

 

Abcs

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Fala Piacitelli, blz.

 

Lembro que em 2000 e 2001 já cheguei a acampar no Morro do Dinossauro e no Vale das Antas e o pagamento era feito só no final da travessia. Na época não existiam tantas regras e normas.

 

Hoje muita coisa mudou: p/ vc entrar no Parque é só com reserva, senão qdo chegar lá na portaria do Bonfim corre o risco de encontrar ele cheio e ter de voltar. Feriado prolongado então nem se fala.

Estão terminando o Abrigo no Morro do Açú que vai ser gerido por uma ONG. Parece que estão querendo deixar como no Abrigo 4.

 

Qto a permissão de acampar somente no Açú e no Abrigo 4 eu até sou a favor sabia.

Creio que numa caminhada normal dá tempo sim de chegar no Abrigo 4 antes do entardecer. A não ser que aconteça algum imprevisto com alguém, mas aí o PN permite.

 

Só acho que eles não precisavam aumentar tanto assim o valor da travessia: $40,00/pessoa por 3 dias em fds e feriados.

Tomara que esse dinheiro esteja sendo revertido para o PN e não sendo enviado p/ os cofres do Governo Federal né.

 

 

 

 

Abcs

 

Bom dia.

 

Boa Augusto.

 

Não tinha visto essa restrição. Somente em casos de emergência é permitido.

 

Após teu post fui pesquisar. Pra quem vai, as regras de uso do PARNASO estão em :

http://www4.icmbio.gov.br/parnaso/index.php?id_menu=92

 

Abração

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...