Ir para conteúdo

GPS - Marcas, Modelos e Dicas


Posts Recomendados

  • Membros

Opa!!!

Realmente parece ser um bom aparelho mesmo, pelo que o que meu sogro e voces falam.

Estou usando o aparelho GPS dele para ir para o trabalho, também como uma forma de apredizado no aparelho.

No primeiro dia me orientei por um mapa normal. Estudei o trajeto anotei direitinho as ruas que ia passar e fui usando o GPS para me auxiliar que estava mesmo no caminho correto.

O Modelo é o Map 62s, igual o seu gvogetta. No primeiro dia fiz um trajeto de 12 km de bicicleta por dentro da cidade. Funcionou tudo muito bem.

Já hoje, tomei como base o GPS como orientacao principal (e com o mapa "debaixo do braco") e percorri 18 km contornando as margens de um corrego aqui da cidade. Muito massa, muito simples a operacao e navegacao.

Cada dia meu sogro me apresenta uma nova funcionalidade no aparelho. Para mim é um pouco dificil porque é tudo em alemao e o meu alemao nao ta tao otimo ainda... A proposito fizemos esse trajeto de hoje utilizando o MapSource e o mapa Topo Garmin da Alemanha. Me pareceu muito simples também!!! Estou gostando muito desse aparelho. Se bobiar vou deixar pra comprar o meu proprio aparelho ano que vem, e investir numa qualidade melhor, talvez numa da linha Map mesmo.

Mais uma vez, muito obrigado pela forca. O forum é 10, um dos melhores e mais serios foruns que já participei!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Olavo!

 

Bacana seu feedback. O caminho é esse. Ir conhecendo os aparelhos e dominando suas funções. Aprendi há bastante tempo que a melhor ferramenta é aquela que sabemos usar com perfeição. De nada adianta ter um aparelho "super hiper mega top" e não sabemos usar 10% de suas capacidades.

 

O meu ainda não sei usar integralmente. Confesso que até por falta de tempo para dedicar exclusivamente a isso, a cada dia aprendo algum detalhezinho na operação dele e vou aperfeiçoando a minha experiência de navegação.

 

É a vida. Um permanente aprendizado!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Grande Getulio e suas dicas fantásticas!

 

Já tirei algumas dúvidas, mas ainda restam algumas.

 

Bem estou pensando em pegar um Garmin - eTrex 10, que está custando $110,00 nos EUA.

 

Não quero gastar muito mais que $100,00. Achei um bom custo benefício. Dei uma olhada nos modelos que a bestbuy possui. É o mais interessante.

 

Qq vc's acham desses modelos?

 

http://www.bestbuy.com/site/Garmin+-+eTrex+10+GPS/3721808.p?id=1218428680634&skuId=3721808

 

http://www.bestbuy.com/site/Garmin+-+72H+GPS/9600568.p?id=1218129407210&skuId=9600568

 

http://www.bestbuy.com/site/Garmin+-+Foretrex+301+GPS/9487281.p?id=1218112985555&skuId=9487281

 

http://www.bestbuy.com/site/Bushnell+-+BackTrack+D-Tour+GPS+-+Green/3349325.p?id=1218397380959&skuId=3349325

 

http://www.bestbuy.com/site/Magellan+-+eXplorist+GC+Handheld+GPS+-+Gray/Green/9940406.p?id=1218198435344&skuId=9940406

 

Será que acho mapas e tracklogs para esses modelos?

 

Algum outro modelo que recomendem?

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Caro Amend,

 

 

Sinceramente eu não escolheria outra marca além da Garmin. Os aparelhos deles são ainda os melhores, especialmente pela qualidade de captação de sinal dos satélites, grande diferencial neste tipo de produto. Não bastasse isso, receptor de GPS para trilha hoje não é só uma questão do próprio aparelho, mas dos softwares que se usam com eles. Magellan, Bushnell, DeLorme, Lowrance e outras marcas não mantém boa compatibilidade hoje com a maioria dos softwares populares de manuseio/edição de tracks e há ainda a questão dos padrões de formatos de arquivos usados, em sua maioria todos adaptados aos Garmin, que acabaram virando padrão de mercado. De nada adianta ter um aparelho que não te dá opção de importar arquivos, compartilhar informações ou mesmo trabalhar suas tracks depois. Veja, isso é uma situação HOJE, pode ser que daqui há mais alguns anos isso se modifique, mas não acredito que isso se dê em curto ou médio prazo.

 

Veja alguns reviews estrangeiros sobre "Handheld GPS", como este (http://www.outdoorgearlab.com/Handheld-Gps-Reviews) e verá do que falo.

 

O Garmin 72H é um modelo básico otimizado para uso marítimo e já em vias de ser descontinuado.

 

Entendo que atualmente a melhor custo x benefício esteja na nova linha Garmin eTrex (modelos 10, 20 e 30). Destes, o que entendo ser a melhor opção para um uso outdoor mais sério (ainda pensando na relação custo x benefício atual) é o modelo eTrex 20, ainda que mais caro que os USD 100,00 que pretende gastar, principalmente pela qualidade da tela (colorida), maior velocidade no processamento (desenho) dos mapas e ter opção de "mapping". O investimento neste caso acho que vale a pena, você verá isso mais claramente depois que começar a "brincar" com a coisa.

 

Qq outra dúvida posta aí!

 

Saudações,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Getulio.

 

Obrigado pelas dicas. Pensei com carinho no assunto, observei suas dicas, mas acabei esbarrando em algumas tentações.

 

Acabei descobrindo que gostaria de um equipamento completo e em conta. Completo no seguinte sentido: GPS+ Barômetro +Altímetro+Bússola+Relógio.

 

Fiquei tentado a comprar um Suunto X10, mas está bem salgado o preço nos EUA, isto é, por volta de $650,00. Dei uma estudada e pensei em pegar um relógio Casio com altímetro e barômetro por $60,00 e comprar o extrex 10 por $100,00, pois iria desembolsar por volta de 160,00.

 

Analisei alguns outros relógios da Casio, mais caros, com bússola e tal, bem bacanas, mas o que quero mesmo é um GPS, altímetro e barômetro.

Pesquisando, percebi que o eTrex 30 possui barômetro, altímetro, bússola e relógio. Esta custando por volta de $240,00.

 

Vc acha q compensa (custo X benefício) fazer um kit relógio+gps ou comprar um eTrex 30 ou outro gps completão de vez?

 

Quanto aos relógios com ou sem GPS (meio off tópic) alguma dica específica, caso entenda melhor um kit relógio+gps.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Rodrigo, vou te dar meu exemplo: tenho um Etrex Vista HCX, e ele me atende perfeitamente.

É um pouco mais lento ( o processador) do que os modelos mais caros, mas nada demais. Para o meu uso é perfeito, pequeno, leve, a prova d'água, baixo consumo de pilhas. Acho que o equivalente hoje seria o eTrex30, pois ele tem bússola e barômetro. O relogio não sei se os outros tem, mas o Vista tem também.

Sobre usar um relogio com barometro, eu já pensei nisso também, mas depois que comprei o GPS esqueci dele. O GPS é um brinquedinho bem legal, dá pra fazer um monte de coisas que não rola com o relogio, e relogio você já deve ter um, investe no GPS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Amend,

 

eu concordo com o Otávio e o Getúlio. A nova linha etrex da Garmin é bem interessante, ela trabalha com dois sistemas globais de navegação por satélite (GNSS, sigla em inglês), enquanto os outros aparelhos utilizam apenas o GPS (GNSS dos Estados Unidos).

 

Assim como você, eu também já pensei em adquirir um Suunto x10, mas desisti por causa do preço e por conta de muitos comentários negativos que eu li na internet. Fora isso, a autonomia dele é de aproximadamente 6 horas com o GPS ativado, depois disso você tem que recarregar a bateria do relógio. Para o uso diário, em corridas ou trilhas de um dia não vejo problema, é até melhor do que carregar um aparelho mais pesado, agora em uma caminhada mais longa é muito mais simples levar um "GPS" e trocar as pilhas a cada 20 horas.

 

Sobre o kit relógio + GPS, eu também acho melhor esquecer o relógio e investir em um aparelho melhor. Isso é bem particular e vai do seu bolso. O etrex 10 já atende bem o uso para trilhas e você pode complementá-lo com uma boa bússola (global ou calibrada para o hemisfério Sul). A partir dele você tem um acréscimo de funções e de preço. Particularmente eu nunca usei o barômetro para nada, mas eu gosto de usar mapas coloridos e da bússola digital.

 

Fique longe dos aparelhos milagrosos com milhares de funções e que custam muito menos que um Garmin, incluindo relógios e celulares com GPS. Para o GPS ser usável você precisa de uma recepção boa do sinal e de um processamento rápido. Muitos fabricantes usam o GPS como um atrativo, mas na hora de usar você percebe que a demora de aquisição de sinal e/ou as perdas constantes deste impossibilitam o uso para navegação. Meu smartphone é um bom exemplo disto, a antena dele é tão ruim que ele demora até 10 minutos para fixar a posição e quando estou dirigindo ele perde o sinal constantemente.

 

Um abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Rodrigo!

 

 

Na esteira do que já disseram os outros dois companheiros, não recomendo esses relógios Casio, Suunto e similares. Já vi alguns em uso e, não funciona bem nem uma coisa e nem outra, pelas razões já expostas pelo Miagui. O barômetro até tem alguma precisão mas bússola e GPS deixam muito a desejar nestes aparelhinhos, tanto em velocidade quanto em funcionalidade de navegação, especialmente pelo preço que se paga neles.

 

O melhor, para um uso outdoor mais sério como o nosso (trilhas, montanhismo, bike e até off-road) é usar um aparelho dedicado mesmo. O eTrex 30, como já disse, creio ser a melhor relação custo x benefício, similar ao que se tinha na época dos Vista HCX. Com certeza vai te atender muito bem. Como a diferença em USD não é grande em relação à sua "tentação" de comprar um Casio + eTrex 10, resista a ela e economize em outras coisas estes USD 80,00.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Getulio, Otávio e Miagui como não positivar?

 

Muito obrigado por mais essa mão!

 

Vou pelo eTrex 30 mesmo! Dps venho por aqui para aprender a usar o bixinho! hahahahaha! Dessas coisas ainda sou novato!

 

Abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...