Ir para conteúdo

GPS - Marcas, Modelos e Dicas


Posts Recomendados

  • Membros
Pessoal, uma duvida:

Existe algum modelo de GPS da Garmim, da linha eTrex que funciona como navegador automotivo? Ou melhor usar um da linha nuvi.

Os mapas da Garmim para Europa sao bons? Dá para usar sem se perder...

Obrigado,

Ale

 

Alê,

 

no site da garmin você pode comparar as funções dos GPS. Antigamente só os modelos mais sofisticados faziam isso (GPS para trilha), como a tecnologia avançou muito acho que agora isso deve ser trivial. De qualquer forma vale a pena ir no site da Garmin e comparar os modelos, procure por "Automatic routing (turn by turn routing on roads)" se ele possuir essa função você poderá usá-lo como um GPS automotivo.

 

Para uso automotivo eu posso citar algumas vantagens de usar um aparelho específico: A tela geralmente é maior; normalmente vem com um bom mapa da região que você comprou o aparelho; o software é adaptado para essa finalidade, ou seja, a disposição das informações na tela são otimizadas (melhor contraste de cores, visão em perspectiva ou planimétrica, setas indicando o local de conversão); tem um narrador que te orienta, assim você nem precisa olhar na tela; já vem com carregador e suporte; fora outras funcionalidades como bluetooth, mp3 player.

 

Eu nunca adquiri nenhum mapa da Garmin que não viesse no aparelho, creio que sejam bons sim. Se você quiser pode conseguir mapas de graça no projeto tracksource, sempre uso eles e nunca me arrependi.

 

um abraço,

 

Miagui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola pessoal,

 

As dicas aqui estão muito interessantes e eu gostaria de fazer uma observação sobre o uso do gps de smartphones, tenho visto muitas criticas sobre o uso do gsp destes equipamentos, mais isto é relativo, final do mês passado fiz mais ou menos 4 horas de trilha noturna na serra dos orgaos, com forte neblina e chuva, (a trilha noturna nao estava nos planos) usei o gps do meu smartphone com uma track que eu havia carregado previamente para o caso de emergência e o sinal teve uma precisão milimétrica com a trilha, a localização do satélite se deu em segundos, mesmo sem sinal da operadora de celular. A visibilidade era muito ruim e o tempo tb e em alguns pontos em lages eu dependia exclusivamente do gps do smartphone.

 

Não é o ideal usa-lo como substituto do gps de trilha por conta do tempo de duração da bateria, da condensação de água dentro do saco estanque em caso de uso continuo por muito tempo, o risco de dano em caso de queda, e pela fragilidade do celular em si, mas dependendo do seu smartphone pode ser perfeitamente utilizado como um equipamento de emergência ou de Backup.

 

No mais logo pretendo comprar um gps de trilha de fato, estou em duvida entre o 62s e o etrex30 as funções e recursos parecem idênticas, no entanto o preço tem uma diferença considerável aqui no Brasil.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fazendo uma breve comparação entre os novos GPS da Garmim Etrex10, Etrex20 e Etrex30

O conteúdo da embalagem é o mesmo, eles vem com a mesma configuração de Acessórios como Manual, Termo de garantia, Documentação do aparelho, Cabo usb para conexão, carregar/descarregar dados do gps, alça para carregar o aparelho no pescoço.

 

O modelo Etrex 10 possui tela monocromática, preto e branca e nao aceita cartão de memoria, tem apenas memoria interna

Já os modelos Etrex20 e Etrex30 aceitam cartão de memória-micro SD, podendo colocar mapa de outros países, carta nautica e possuem também telas coloridas.

Os modelos Etrex20 e Etrex30 são muito parecidos em relação ao Display e funções, porém no Etrex30 temos a opção de Altímetro barométrico e bussola eletrônica. Todos eles te dão a altitude, porém com o Altimetro barométrico, vc pode pegar a altitude referenciada onde não tem sinal de satélite, a bussola eletronica a mesma coisa.

 

O altímetro barométrico é utilizado para determinar se vai haver uma tempestade ocorrendo variação de pressão, muita gente acha isso importante, outras nem tanto. Mais não deixa de ser um recurso bacana.

 

A parte traseira do aparelho é bem lacrada, são a prova d'água, possui uma vedação bem reforçada, e funcionam com pilhas pequenas tamanho AA, as mesmas podem ser alcalinas ou recarregáveis.

 

Todos os modelos possuem a parte de comunicação sem fio, podendo enviar e receber dados de outras unidades semelhantes.

 

Possuem visualização de fotos, interessante para visualizar um ponto em questão que pode ser uma referencia numa travessia um cume ou algo semelhante.

Todos possuem computador de viagem, cronometro, gestor de ponto de passagem, calculadora, calculo de área, gestor de trajetos, despertador, indicador do nascer e por do sol e da lua, Função Homem ao Mar, excelente para resgate/salvamento, indicador dos melhores dias e horários para pesca, ponto de proximidade com alerta sonoro, visualização dos satélites e quantidade, data e hora.

 

O etrex10 não aceita mapa citinavigator

 

Referencia de Preço Brasil: ::vapapu::

Etrex10 - R$500,00

Etrex20 - R$800,00

Etrex30 - R$990,00

 

 

Na Gringa: ::hahaha::

Etrex10 - U$100,00

Etrex20 - U$160,00

Etrex30 - U$240,00

 

 

 

No mais é isso amigos.

Abraços e boas navegações... ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Fazendo uma breve comparação entre os novos GPS da Garmim Etrex10, Etrex20 e Etrex30

...........................................Todos possuem Função Homem ao Mar, excelente para resgate/salvamento, .....................................

Legal, pelo jeito uma excelente ferramenta, dá pra explicar melhor como funciona?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Fazendo uma breve comparação entre os novos GPS da Garmim Etrex10, Etrex20 e Etrex30

O conteúdo da embalagem é o mesmo, eles vem com a mesma configuração de Acessórios como Manual, Termo de garantia, Documentação do aparelho, Cabo usb para conexão, carregar/descarregar dados do gps, alça para carregar o aparelho no pescoço.

 

O modelo Etrex 10 possui tela monocromática, preto e branca e nao aceita cartão de memoria, tem apenas memoria interna

Já os modelos Etrex20 e Etrex30 aceitam cartão de memória-micro SD, podendo colocar mapa de outros países, carta nautica e possuem também telas coloridas.

Os modelos Etrex20 e Etrex30 são muito parecidos em relação ao Display e funções, porém no Etrex30 temos a opção de Altímetro barométrico e bussola eletrônica. Todos eles te dão a altitude, porém com o Altimetro barométrico, vc pode pegar a altitude referenciada onde não tem sinal de satélite, a bussola eletronica a mesma coisa.

 

O altímetro barométrico é utilizado para determinar se vai haver uma tempestade ocorrendo variação de pressão, muita gente acha isso importante, outras nem tanto. Mais não deixa de ser um recurso bacana.

 

A parte traseira do aparelho é bem lacrada, são a prova d'água, possui uma vedação bem reforçada, e funcionam com pilhas pequenas tamanho AA, as mesmas podem ser alcalinas ou recarregáveis.

 

Todos os modelos possuem a parte de comunicação sem fio, podendo enviar e receber dados de outras unidades semelhantes.

 

Possuem visualização de fotos, interessante para visualizar um ponto em questão que pode ser uma referencia numa travessia um cume ou algo semelhante.

Todos possuem computador de viagem, cronometro, gestor de ponto de passagem, calculadora, calculo de área, gestor de trajetos, despertador, indicador do nascer e por do sol e da lua, Função Homem ao Mar, excelente para resgate/salvamento, indicador dos melhores dias e horários para pesca, ponto de proximidade com alerta sonoro, visualização dos satélites e quantidade, data e hora.

 

O etrex10 não aceita mapa citinavigator

 

Referencia de Preço Brasil: ::vapapu::

Etrex10 - R$500,00

Etrex20 - R$800,00

Etrex30 - R$990,00

 

 

Na Gringa: ::hahaha::

Etrex10 - U$100,00

Etrex20 - U$160,00

Etrex30 - U$240,00

 

 

 

No mais é isso amigos.

Abraços e boas navegações... ::otemo::

 

Boas considerações, mas para evitar futuros problemas, caso alguém compre e não encontre funções ou operacionalidades faço umas breves correções, conforme informações da Garmin:

 

- O modelo eTrex 10 não possui memória interna. Possui apenas o mapa base e possibilidade de criação de rotas, registros de trajeto e Pontos de interesse.

 

- Apenas o modelo eTrex 30 possui o benefício de Transferência unidade a unidade (compartilha dados sem fio com unidades similares).

 

- Nenhum dos modelos possui visualização de imagens gerais. Em relação à imagens geomarcadas, apenas os modelos eTrex 20 e eTrex 30 possuem esse recurso.

 

- Quanto ao recurso/função "homem ao mar", o site da Garmin não faz nenhum tipo de menção de existência. A função MOB (homem ao mar), segundo o fabricante existe apenas nos modelos da séries 5000 e 4000, que são séries de GPS marítimo, e alguns outros modelos marítimos.

 

Otávio. Segue alguns documentos em anexo que fazem menção à função MOB (documentos "Função Homem ao Mar - GPSMAP Série 5000" e "Função Homem ao Mar - GPSMAP Série 400", ambos com informação na página 2, e documento "Homem ao mar (MOB)"). Retirado do site da Garmin. Para antecipar as palavras do documento "Homem ao mar (MOB)" segue:

 

"Homem ao mar (MOB)

 

Outro método para criar um waypoint é a função Homem ao mar (MOB). Uma aplicação usada normalmente para marcar uma posição na água onde você não pode parar rapidamente e dever retornar a um ponto onde não existe nenhum marco para referência. Para criar um waypoint usando a Função MOB: 1. Pressione e segure a tecla FIND/MOB para marcar o waypoint MOB. 2. Pressione ENTER para abrir a Página Mapa mostrando o caminho de sua posição atual até o ponto MOB. Use a Página Bússola para orientação adicional para o ponto de MOB."

 

Caso tenham dúvidas, segue anexo com todas as comparações entre os modelos eTrex 10, eTrex 20 e eTrex 30 e informações sobre a função MOB (Homem ao Mar).

 

Abraços!

Comparação entre os modelos de GPS Garmin - Série eTrex.pdf

Função Homem ao Mar - GPSMAP Série 4000.pdf

Função Homem ao Mar - GPSMAP Série 5000.pdf

Homem ao mar (MOB).pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Fazendo uma breve comparação entre os novos GPS da Garmim Etrex10, Etrex20 e Etrex30

...........................................Todos possuem Função Homem ao Mar, excelente para resgate/salvamento, .....................................

Legal, pelo jeito uma excelente ferramenta, dá pra explicar melhor como funciona?

 

O Amigo Amend já mando bem explicadinho.. ::otemo::

 

 

Supondo que esteja em um Avião/Helicóptero

Passa pela pessoa que esta logo ali abaixo se debatendo no mar e a visualiza, vc adiciona o ponto exato no momento do encontro com a "vitima" e pode manobrar para resgata-la, ou passar as info para o Resgate, caso seja um voo simples.

 

No nosso caso, mais comum, pode ser usado da seguinte maneira. "penso eu" ::sos::

 

Suponhamos que 1 integrante do grupo se fere gravemente em uma trilha, travessia, montanha, escalada, etc, e a remoção do mesmo é inviável por nossa conta. Deixamos um amigo com a vítima e partimos em busca de socorro, marcamos no GPS o ponto exato de ond a vítima se encontra e fazemos o resgate com o auxilio dos Profissionais, Bombeiros, etc.. por meio de helicóptero ou via terrestre, dependendo muito do caso.

 

Acho interessante essa função, é do tipo que ninguém nunca quer utilizar, mais quando precisar, estará lá e poderá fazer SIM a diferença.

 

::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal,

 

dps de ler mto sobre o assunto, fiquei na dúvida entre alguns aparelhos:

- Garmin eTrex 20 (ou 30);

- Garmin Dakota (o modelo mais barato q houver).

 

A princípio o uso seria p/navegação em trilhas e montanhas, massssss, tb viajo mto de moto e gostaria de aproveitar a oportunidade e fazer um uso "2 em 1". spsmile.gif

Sei que há aparelhos especializados p/ autoestrada, inclusive específicos p/ moto. Nesse sentido, o modelo Dakota leva uma pequena vantagem por ser 'touch-screen', o q p/ mim é VITAL estando de moto.

 

Alguma sugestão?!?

 

Abrazos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Pessoal,

 

dps de ler mto sobre o assunto, fiquei na dúvida entre alguns aparelhos:

- Garmin eTrex 20 (ou 30);

- Garmin Dakota (o modelo mais barato q houver).

 

A princípio o uso seria p/navegação em trilhas e montanhas, massssss, tb viajo mto de moto e gostaria de aproveitar a oportunidade e fazer um uso "2 em 1". spsmile.gif

Sei que há aparelhos especializados p/ autoestrada, inclusive específicos p/ moto. Nesse sentido, o modelo Dakota leva uma pequena vantagem por ser 'touch-screen', o q p/ mim é VITAL estando de moto.

 

Alguma sugestão?!?

 

Abrazos!

Acho que você já respondeu sua pergunta...

Eu tenho o Etrex Vista HCX e eventualmente uso ele no carro. Quebra um galho, mas o visor é pequeno, "não fala", e é mais complicado para inserir endereços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Furquim!

 

 

Então, a questão é a seguinte:

 

Para um uso digamos mais "otimizado" em veículos (como equipamento de navegação veicular) tanto os Dakota quanto os eTrex novos (modelos 20 e 30 - atenção: o eTrex 10, mais básico não tem essa capacidade) funcionarão bem desde que sejam alimentados com mapas suplementares, da série City Navigator NT, adquiridos separadamente, que uma vez instalados e habilitados te darão as coordenadas da mesma forma (sinais gráficos e sons) que os aparelhos dedicados que vemos nos carros. Obviamente terão a vantagem que, na trilha, uma vez re-configurados - o que é rápido de fazer, são aparelhos imbatíveis.

 

Para uso na moto, como você mesmo já percebeu, o mais indicado seria o Dakota, exatamente pelo visor um pouco maior e devido ao fato de ser 'touch screen', facilitando muito as interações com o aparelho durante a pilotagem em relação aos eTrex. No quesito resistência os dois atendem igualmente, pois ambos são à prova d'água, padrão IPX7.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...