Ir para conteúdo

GPS - Marcas, Modelos e Dicas


Posts Recomendados

  • Membros

Bom, ja que falamos do famigerado amarelinho, gostaria de deixar minha opiniao quanto à escolha de um gps:

 

Todo mundo busca o melhor aparelho, o mais completo, que aceite mapas, com memoria infinita, etc, ou seja, quanto mais melhor!

 

Não discordo que isso seja verdade, pois um aparelho que tenha um monte de equipamentos, como altimetro barometrico, bussola e sei la mais o quê, evita de ter que carregar um monte de aparelhos, cada um pra cada coisa. Ai vai da pessoa julgar o que ela vai utilizar ou não, nao vou entrar nesses detalhes agora.

 

O problema é que com a facilidade de uso de um gps hoje faz com que as pessoas confiem demais nesses aparelhos, e o perigo é quando isso acontece com os mais inexperientes. Um aparelho gps, assim como qualquer outro equipamento eletronico, esta sujeito a falhas e panes. Pode acabar a pilha, dar pau no sistema, cair e quebrar, etc, e isso pode acontecer num momento de necessidade. Conheço casos de pessoas que ficaram perdidas varios dias por causa de problemas com o gps, felizmente nada de mais grave aconteceu.

 

Eu ja disse isso aqui uma vez, e volto a frisar: nunca confie cegamente num gps. Tenha sempre um plano B, e o mais importante, saiba usa-lo!

 

Não adianta, por exemplo, levar bussola pra uma trilha e nao saber usa-la. A bussola nao serve unicamente para apontar o norte, e isso nao vai servir pra nada se vc estiver perdido. A bussola aliada a um mapa é uma excelente ferramenta de navegaçao e bastante confiavel se utilizada corretamente.

 

Por isso, uma recomendaçao que eu faço, aprenda a usar uma bussola como ferramenta de navegaçao. Não é dificil, basta praticar. Ela pode salvar sua vida algum dia.

 

Voltando ao assunto gps, eu particularmente uso o gps como plano B, ao contrario da maioria. Eu prefiro usar a bussola, pois é muito gratificante vc chegar à algum lugar sozinho, sem ajuda de aparelho eletronico, ou estar perdido e se achar graças à bussola. é muito mais divertido fazer uma trilha assim também, pois o gps não deixa voce fugir da trilha, ele vai fazer vc andar extamente onde voce planejou antecipadamente, ou seja, voce de uma forma ou de outra fica "preso". Sendo assim, eu uso um gps simples, sem muitos recursos (no caso o amarelinho etrex h) para aqueles casos em que a navegação convencional nao seja possivel, por exemplo em caso de mau tempo, que nao permita ver os pontos de referencia à distância.

 

Mas essa é a minha opinião, nada contra utilizar um gps super sofisticado. Mas fica a dica, nunca confie 100% no gps, tenha sempre um plano B, e saiba usa-lo em caso de necessidade!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Pessoal, pro total leigo aqui (só lidei um pouco com GPS em carro, uso basico), o que dizem do Etrex 20?

http://www.snowandrock.com/garmin-etrex-20-%28with-birdseye-select-voucher%29/gps/ski-snowboard-outdoor-sports/fcp-product/24389

 

Tranquilo pra colocar nele mapas do TrackSource, por exemplo?

 

Tirando velocidade do processador e touchscreen, o que de importante eu não teria com ele e teria com modelos que tem quase o dobro do preço?

 

 

O etrex h, aquele amarelinho, é o mais simples da linha etrex e NÃO aceita mapas! (eu tenho um)

É possivel, no entanto, editar waypoints e trilhas no computador e enviar pra ele, mas na tela vai aparecer apenas os waypoints e os traks, sem um mapa de fundo pra se situar...........................

Opa, agora fui eu que pisei na bola... eu pensei que você estava falando dos Etrex Vista ou Legend, agora que você falou "aquele amarelinho" caiu a ficha... ::putz::::prestessao::

Xiru, esse Etrex 20 pra mim é novidade, vamos esperar os experts no assunto se manifestarem.

 

Olá Pessoal!

 

Só reforçando: cuidado com a letrinhas nos modelos de GPS... ::ahhhh::

 

ATENÇÃO: Uma letrinha a mais ou a menos num modelo destes garmin muda muita coisa!!! ::hahaha::::hahaha::::hahaha:: H, HCx, s, st, e por aí vai... indicam características presentes ou não em cada modelo e alteram substancialmente o preço e as vantagens/desvantagens de cada aparelho! ::ahhhh::

 

 

Essa linha eTrex com números (eTrex 20, 30, 40...) é a nova linha dos Garmin eTrex (remodelada e aperfeiçoada) lançada pela Garmin há poucos meses nos EUA. São equipamentos aparentemente muito bons. Não vi nenhum "ao vivo" ainda, mas as avaliações dele no exterior são muito positivas. O eTrex 10 é o mais simples, seria o sucessor dos modelos H (amarelinhos) e de tela monocromática, continua sem a possibilidade de incluir mapas. Os modelos eTrex 20 e eTrex 30 são os mais notáveis, agora com tela de TFT 65k cores e com maior memória interna (1,7 Gb) além da capacidade de operar com cartões de memória. O eTrex 30 vem substituir o velho guerreiro ETrex Vista HCX, possuindo a bússola e altímetro barométrico característica deste modelo. Como viram estão acabando com o sistema de designação de modelos com as letrinhas. ::otemo::

 

Um dos maiores diferenciais desta nova série é, segundo informações da Garmin que "a nova série eTrex é o primeiro tipo de receptor para consumidores da história que tem a capacidade de rastrear satélites GPS e GLONASS simultaneamente. GLONASS é um sistema desenvolvido pela Federação Russa e estará em funcionamento total em 2012. Ao usar satélites GLONASS, o tempo que se leva para o receptor “capturar” uma posição é (em média) aproximadamente 20% mais rápido que usar um GPS. Ao usar ambos (GPS e GLONASS), o receptor tem a capacidade de capturar 24 satélites a mais que usar somente o GPS."

 

Quem quiser dar uma olhada neles, visite o site da Garmin USA, tem muita coisa em português lá: http://sites.garmin.com/etrex/

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá rataiczyk!

 

Concordo plenamente com o que você disse.

 

Como você falou, não se pode confiar cegamente nos GPS e os motivos você elencou muito bem. Não sou mais tão radical a ponto de contra indicá-lo para aventuras (veja, não estou falando que vc é ou não radical - mas eu já fui assim no passado e conheço muita gente que ainda é), especialmente depois que comecei a usá-lo nas minhas trips (há pouco mais de um ano), mas tenho proficiência em navegação "convencional", ou seja, por carta e bússola. O melhor é que o usuário que pretende se embrenhar nas trilhas pelo mundo afora detenha essa proficiência justamente para fazer frente às necessidades caso o aparelho falhe ou mesmo para conferir o que ele está indicando. Concordo também que muita gente inexperiente em navegação pode se perder usando um GPS (que dá a falsa sensação de segurança) caso ele encrenque. É de fato um problema que os futuros usuários de GPS devem ter em mente, sem dúvida.

 

Hoje uso bastante meu GPS nas trilhas e confesso que não saio de casa sem ele para fazer uma trilha ou passeio "outdoor". Não tanto para me "dirigir" pela trilha, ainda que use esta função algumas vezes, mas com maior ênfase no pós-trilha, já que se trata de um meio muito bacana de se mapear por onde andamos e ver depois no Google Earth, ajudar em planejamentos de trips futuras aos mesmos locais, marcar pontos de interesse, georreferenciar fotos, saber o quanto andamos, etc. Vejo aqui, para mim, muito mais utilidade nestes aparelhos do que para propriamente navegar pelas trilhas.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Mileninha.

 

Comprar GPS hoje em dia sem a tecnologia de alta sensibilidade de recepção de sinal não é aconselhável. Esses modelos estão extremamente baratos por não terem nenhuma demanda. Se está procurando um GPS para uso outdoor, sem essa tecnologia ele só vai te ajudar aonde a tua visão ajudará primeiro.

 

Helano

Navegador veicular são aparelhos que usam a tecnologia do GPS. São equipamentos distintos, para aplicações distintas. Você pode usar um GPS para se localizar em cidades (sem as funcionalidades de um navegador veicular). Como o navegador veicular possui um GPS incorporado, ele até pode ser usado em trilhas, mas com muita limitação.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi pessoal!

 

Fiquei de dar retorno quando fosse a Rio Branco (Uruguai) ou Rivera (Uruguai)

 

Maioria das lojas tem os modelos Garmin, virou febre nas melhores lojas, antes não existia.

 

Linha E-Trex......Legend $150,00

Vista $ 165,00

20 $ 155,00

 

Linha Nuvi Automotivo..... 1310 $ 145,00

..... 1410 $ 175,00

..... 40 $ 165,00 (linha nova)

..... 50 $ 185,00

 

Linha Zumo .................660 (para motos) $ 500,00

 

Como mapa não é problema, eles só vem com os mapas Uruguaios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Como os modelos Legend, Vista estarão à venda por um bom tempo, nunca é demais esclarecer o significado das letrinhas:

 

H = High Sensitivity (os novos receptores SiRF-III)

C = Tela colorida

x = aceita cartões microSD de memória.

 

Não vale a pena comprar (na minha opinião) nenhum modelo que não seja H, atualmente. Eles demoram muito para se localizar quando ligados e perdem o sinal com facilidade em condições de pouca visibilidade do céu (interiores, mata fechada, tempo muito nublado,etc)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Tenho um Etrex Vista HCX e já fiz algumas trilhas com ele. A nova antena é tão boa quanto do Map 62, pois tinha um colega com um destes e os dois funcionavam igual.

 

* utilizar porta serial para comunicação (Considero um atraso, haja vista que muitos computadores atuais não possuem essa porta. Outros modelos utilizam mini USB);

Os novos (HCX) já vem com porta mini USB

* não é possivel carregar nenhum tipo de mapa, você só manipula os POI e os tacks (aliás, quem carrega o mapa é você, pois com esse GPS o mapa impresso é fundamental em trilhas);

É possível carregar mapas sim, e pelo menos o Vista vem com cartão de memória, os outros não sei.

Se você quer aprender a usar um GPS em trilhas, esse é um aparelho interessante. Depois que você entender melhor o funcionamento você passa para um modelo com mais recursos.

Eu gostei bastante do Vista, ele é menor, mais leve e gasta menos pilha que os Map 60 e 76 por ter o visor menor. Pra trilha não precisa mais que isso, na minha opinião.

Uso ele até no carro, apesar de não ser "feito" pra isso quebra o galho.

 

Otávio,

 

eu estava falando sobre o eTrex H, vulgo "amarelinho". Realmente, o eTrex Vista HCx tem todas essas funções que você citou.

 

Quando li seu comentário fiquei preocupado em ter passado informação errada na minha primeira postagem no fórum ::dãã2::ãã2::'> , mas tudo não passou de um mal entendido.

 

Para mim, o mais importante no GPS é a qualidade da antena, e parece que a Garmin equalizou isso em seus aparelhos mais novos. A capacidade de portar mapas no aparelho ajuda bastante, mas eu sempre carrego comigo um mapa impresso e uma bússola.

 

Milena,

 

Só por curiosidade, qual modelo do eTrex Legend você comprou? Essa linha da Garmin aceita mapas, a diferença está no "x", nestes você pode expandir a memória usando um microSD, nos demais você está limitada a memória interna do aparelho, que é suficiente para colocar o mapa (vetorial) de uma trilha ::otemo:: .

 

Desejo à todos vocês um Feliz Ano Novo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Galera, me ajudem se puderem!!

 

Nao manjo nada de GPS e estou querend comprar um..

 

Estou indo ao Panamá e queria trazer um de lá.. Vi que tem uns que alem da função de GPS, possuem DVD, TV. e etc.. queria um desses! qual a melhor marca e opção?

 

Para a função de GPS mesmo, minha maior necessidade no momento é obter informações sobre os Radares em SP. Sei que tem uns que avisam dos radares..

 

Obrigado desde já pelo auxílio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...