Ir para conteúdo

Ushuaia - Arquivo - Perguntas e Respostas antigas e repetidas


Posts Recomendados

  • Membros

Eu fui até o fim do vale do Frances. Acampei no Britanico, zero de instalações. Conheci + ou - as coisas do percurso e do fim, pra ver tudo do vale, as 18H (incluindo o soninho) é pouco. Eu diria que "na próxima" vou separar uns 4 dias para o valle do Frances. Mas, eu não sou normal....

 

Tenho conselhos distintos para 2 tipos de pessoas:

 

TURISTAS TARADOS, ANORMAIS, COM MUITO TEMPO, GEOLOGOS, MONTANHISTAS, ESCALADORES ENTRE OUTROS PSICOPATAS

 

Não ouse fazer bate-e-volta, pegue tudo e boa noite no britânico. Leve muita comida.

 

TURISTAS "NORMAIS" (pouco tempo, preparo, dores no joelho, etc): NÃO VÁ ATÉ O FINAL, NÃO VALE A PENA. Provas da afirmação:

 

Você sobe, olhando o glaciar a sua esquerda. Lindo! Mas no início há pouco ou nada a se ver a sua direita, ainda falta ficar na posição correta. Suba mais um pouco....

20111209001655.JPG

 

 

Quando ABRIR tudo, voce tera ampla visão do glaciar a esquerda, dos cornos a direita, do lago abaixo e das montanhas ao final. MELHOR PAISAGEM. A foto abaixo é 360, da pra ver tudo! Ou quase....

20111209001931.jpg

 

 

Subindo um pouco mais, voce se aproxima das montanhas, o lago que você via ao fundo e o glaciar que voce via a esquerda DESAPARECEM escondidos nas montanhas,veja a foto abaixo. Agora voce vê melhor algumas outras montanhas, como a aleta de tiburon, mas a paisagem, pela falta de lago e glaciar, fica menos maravilhosa (isso é gosto e opnião que não se discute se lamenta). Mas é fato, voce se sacrifica subindo mais e mais apenas pra remover da vista um glaciar e um imenso lago para ver mais pedras e monatnhas de granito. É isso que quer? Então vale a pena..... repense se você é mesmo um turista normal, ou apenas se esta com problemas de preparo, tempo, etc... mas ainda afirmo por gosto pessoal que o visual abaixo é melhor, e ainda é mais lá embaixo (melhor, e "mais barato" no sentido do custo do sacrifício)

 

20111209002926.jpg

 

 

PARTICIPE DA CAMPANHA: Ajude rlciq a tirar fotos de chalten!

Vá no forum de Chalten, e me diga se o Campamento Los Troncos, que fica na pedra do Fraile, tem tomada para dar de comer as baterias da minha maquina fotográfica.....

Link para o comentário
  • Respostas 3.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Valeu marioluc e rlciq!

O que o rlciq disse já ouvi de outros mochileiros (que a parte inicial da trilha é a mais bonita)...

Mas valeu as dicas, vou decidir o que fazer levando em consideração o que vocês disseram.

rlciq: não vou poder contribuir com sua campanha, não sei se há ou não energia lá...

Valeu!

Link para o comentário
  • Colaboradores
PARTICIPE DA CAMPANHA: Ajude rlciq a tirar fotos de chalten!

Vá no forum de Chalten, e me diga se o Campamento Los Troncos, que fica na pedra do Fraile, tem tomada para dar de comer as baterias da minha maquina fotográfica.....

 

Se há ou não tomada eu não sei... mas acho que uma solução seria comprar o Pebble que é como se fosse um carregador portátil... vc carrega o pebble antes de viajar e depois vc conecta o aparelho que deseja carregar no pebble...

Link para o comentário
  • Membros
Para acampar com o equipamento do próprio refúgio também é difícil de conseguir reserva ao chegar em puerto natales? Caso consiga, eu posso usar a estrutura do refugio (banheiro, chuveiro, etc)?

 

E usando equipamento prórpio (alugado em puerto natales) tem que reservar ou é só chegar no parque e montar o acampamento? Mas essa opção acho um pouco complicada, pois não tenho costume de caminhar com mochila muito pesada nas costas...

 

Valeu!

 

Se vc tiver preocupado em carregar mochila, muita gente faz o seguinte(fiz isso em 2009).

 

1º dia - sai cedo de puerto natales, chega na portaria laguna amarga, pega van até campamento las torresmonta barraca, e vai/volta até mirante torres....

 

2º dia - desmonta barraca, pega van até portaria portaria laguna amarga, pega o seu ônibus(ver horário) ou pega carona(muito comum - já fiz isso) e vai até o catamarã, atravessa o lago, e monta barraca no campamento paine grande...... vai até o mirante lago grey e volta....... pode também em até o campamento los guardas prá ver o glaciar de perto....mas se vc for até o glaciar perito moreno, acho desnecessário ir até o los guardas..... volta ao campamento paine grande e dorme;

 

3º dia - saia cedo e vá até o valle francês, serão +- 15/16 horas ida/volta.... volta ao campamento paine grande e dorme;

 

4º dia - acorda cedo pega o catamarã + ônibus e volta prá Puerto natales....

 

Fazendo esse esquema eu vou pular todo aquele trajeto entre o Italiano e Las torres, que da uns 16,5 Km, certo? Como é esse caminho? Vou deixar de ver coisas "imperdíveis"?

 

Estava planejando 5 dias para TDP, acampando:

 

1o dia: Puerto Natales - Portaria Pudeto - Paine Grande - Glaciar Grey - Paine Grande (dormir)

 

2o dia: Paine Grande - Los Cuernos (dormir)

 

3o dia: Los Cuernos - Valle Del Francés - Los Cuernos (dormir)

 

4o dia: Los Cuernos - Las torres (dormir)

 

5o dia: Las Torres - Mirante Las Torres - Portaria Laguna Amarga - Puerto Natales.

 

Acho que desse jeito ficou tranquilo, mesmo que eu tenha que carregar a mochila com todo material de acampamento, da para fazer tudo sem pressa e aproveitar melhor. O que acham?

 

Em relação aos acampamentos, os melhores (mais estrutura) são esses que escolhi [Paine Grande, Los Cuernos (duas noites), Las torres] ?

 

Posso deixar para fazer as refeições principais do dia (café da manhã e jantar) nesses locais onde vou acampar, por conta dos refúgios, sem ter que levar fogareiro, panela e etc?

 

Não vejo o pessoal falando muito, mas como faço com água para beber? Tenho que comprar nos refúgios? Ou é seguro beber água dos riachos nas trilhas, colocando Clor-in e etc?

 

Abraço!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Eu fiz exatamente esse roteiro mas fiquei nos Refúgios ao invés de acampar... tá bem de boa o roteiro apesar que daria pra vc cortar 1 dia caso prefira acampar no Italiano apesar de ser um acampamento sem chuveiro...

 

Como não acampei, não sei nada sobre a infra dos locais para cozinhar, mas acho que vc terá sim que levar fogareiro/panela... a menos que vc gaste dinheiro comendo no refúgio ou então leve comida que não precise esquentar...

 

Quanto a água, nem se preocupe... tem vários locais onde há água durante todo o caminho e a água é limpíssima... basta recarregar a garrafa e continuar a caminhada!

 

Abraço!

Link para o comentário
  • Membros
Eu fiz exatamente esse roteiro mas fiquei nos Refúgios ao invés de acampar... tá bem de boa o roteiro apesar que daria pra vc cortar 1 dia caso prefira acampar no Italiano apesar de ser um acampamento sem chuveiro...

 

Como não acampei, não sei nada sobre a infra dos locais para cozinhar, mas acho que vc terá sim que levar fogareiro/panela... a menos que vc gaste dinheiro comendo no refúgio ou então leve comida que não precise esquentar...

 

Quanto a água, nem se preocupe... tem vários locais onde há água durante todo o caminho e a água é limpíssima... basta recarregar a garrafa e continuar a caminhada!

 

Abraço!

 

Na verdade esse roteiro está igual porque me baseei no seu relato para planejar minha viagem! :D

Minha intenção é comer nos refúgios mesmo, para não ter que levar equipamento para cozinhar...

 

Sobre os lanches para levar nas trilhas, os refúgios também vendem não é? É muito mais caro que em Puerto Natales? E a variedade, como é?

 

Valeu pela ajuda!

 

Abraço

Link para o comentário
  • Membros

Fortaleço a dúvida do Felipe! Vou levar equipamento para cozinhar, mas estou com medo do meu estoque de alimentos (que obviamente vai ser limitado, já que nos primeiros dias terei que andar com tudo nas costas, e pretendo ficar 12 dias acampando) não durar para todos os dias e eu ter que recorrer à algum refúgio para me alimentar! A diferença de preço é muito gritante?

 

Abraços!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Os preços nos campamentos de TDP são +- 100% mais caro do que Puerto natales(base fev/11).

No campamento Los cuernos paguei pacte. de macarrão R$8,00....ali é tudo mais caro.

 

No campamento Paine grande, tem a maior variedade(pão, bolachas, ovos, presunto, salaminho, leite, café, chá.........macarrão, molho tomate, queijo..... tem praticamente tudo prá fazer o básico).

 

No circuito "O", nos campamentos de trás(dickson, seron, los perros, grey .), tem o básico(chocolate, macarrão, molho, salame....gás....).

 

Nos campamentos: Los guardas, italiano, Paso, não vendem nada.

 

Não fiz nenhuma refeição nos refúgio, deve ser bem caro!

 

Sugestão: Alugue um fogareiro portátil + panelas leves, compre um gás.... Miojo, molho, queijo, macarrão, salame..... vai dar legal....se faltar algumas coisas, compre lá.

 

Nesse meu relato coloquei alguns preços:

torres-del-paine-circuito-o-jan-2010-e-circuito-ioi-fev-2011-t46792.html

 

ALGUNS PREÇOS REF. JAN/2010:

Alguns preços No paine grande: Coca-cola Lata Pcl$1.500,00; Ovo Pcl$200 cada unidade; Sachê açucar Pcl$50; salsicha pacote com 5unidades Pcl$1.000; Macarrão pacote 400 gramas Pcl$800; Molho tomate 200 gramas Pcl$500; Barra cereal Pcl$600 cada.

Internet na hosteria(ir na portaria): Pcl$2.000 por meia hora.

Link para o comentário
  • Membros

Sim, já tenho um fogareiro, comprei no Dealextreme, muito bom e barato, depois vou resenhar ele!

Preciso só comprar o gás e alguns alimentos (sendo que já comprei alguns aqui no Brasil, especificamente os liofilizados) lá em Punta Arenas, e partir pro abraço!

 

A internet provavelmente só está disponível nos computadores da hosteria né? Nem espero encontrar wireless em ponto algum do parque, mas se rolasse pelo menos um cabo já me ajudava bastante, embora eu não vá morrer sem internet! Agora, a questão de tomadas me preocupa bastante ... consigo encontrar tomadas em todos os campings? Não só pra carregar minha máquina (que vou usar e abusar), mas também pra descarregar as fotos da câmera pro note!

 

Abraços!

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Sim, já tenho um fogareiro, comprei no Dealextreme, muito bom e barato, depois vou resenhar ele!

Preciso só comprar o gás e alguns alimentos (sendo que já comprei alguns aqui no Brasil, especificamente os liofilizados) lá em Punta Arenas, e partir pro abraço!

 

A internet provavelmente só está disponível nos computadores da hosteria né? Nem espero encontrar wireless em ponto algum do parque, mas se rolasse pelo menos um cabo já me ajudava bastante, embora eu não vá morrer sem internet! Agora, a questão de tomadas me preocupa bastante ... consigo encontrar tomadas em todos os campings? Não só pra carregar minha máquina (que vou usar e abusar), mas também pra descarregar as fotos da câmera pro note!

 

Abraços!

Esse ano estava faltando miojo em puerto natales, procure levar de punta arenas. Mas deve ser um caso pontual.

Usei internet somente no paine grande, deve ter também na hosteria las torres.

Tente levar baterias sobressalentes. Não deixe prá comprar em puerto natales, pode não encontrar.

 

No campamento paine grande tem várias tomadas na cozinha coletiva, detrás da porta, terá que ficar de olho.

No restaurante do refúgio grey tem algumas tomadas, procure chegar e ir até lá, pois são poucas tomadas.

 

Nos outros eu não vi, mas no campamento Paso e los guardas, tenho certeza que não tem!

E os outros eu não vi......

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...