Ir para conteúdo

Ushuaia - Arquivo - Perguntas e Respostas antigas e repetidas


Posts Recomendados

  • Membros

Olá eu estou montando o roteiro para começar o mochilão de Ushuai para seguir depois para El Calafate, mas o que me deixou na duvida seria.

É melhor ir para El Calafe comprar a passagem de ida, fazer direito as trilhas e depois ir para El Chalten, e por ultimo ir para Ushuaia?

Tem como acampar dentro dos parques? Quais?

Agradeço a atenção

:)

Link para o comentário
  • Respostas 3.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros
Olá eu estou montando o roteiro para começar o mochilão de Ushuai para seguir depois para El Calafate, mas o que me deixou na duvida seria.

É melhor ir para El Calafe comprar a passagem de ida, fazer direito as trilhas e depois ir para El Chalten, e por ultimo ir para Ushuaia?

Tem como acampar dentro dos parques? Quais?

Agradeço a atenção

:)

 

olá virgnio!

 

Eu fiz assim ó:

 

sai do RJ direto pra Ushuaia e fiz o trekking da Laguna Esmeralda (linda!) e a Senda Costera no PN da Tierra del Fuego.

fui de Ushuaia pra El Calafate pra fazer o ice trekking no Glaciar Perito Moreno, mas aproveitei e fiz day trip para El Chalten e Torres del Paine (muito cansativo, mas eu achei que ainda assim valeu).

 

Mas se vc está a fim de andar, sugiro que passe mais tempo em El Chalten (parece que tem um bus direto do aeroporto, mas partindo da cidade de El Calafate tb é fácil)

 

Quanto ao camping, não posso ajudar muito pq fiquei em hostal!

 

bjs

Link para o comentário
  • Colaboradores

olá Virginio

 

Eu comecei por Calafate, mas teria sido mais econômico por Ushuaia, pois lá dá para comprar todos os equipamentos necessários por um preço incrível.

 

Em El Chaltén acampei na Laguna Capri, contratei um serviço que as barracas já estavam prontas me esperando, mas vi gente chegando e montando acampamento.

Link para o comentário
  • Membros

Olá queridos,

Eu estou adorando as dicas, mas ja estou quase certo de que vou começar por El Calafate e explorar o maximo por alguns dias, depois vou para El Chaltén, porque assim eu aproveito mais o que lá oferece, quero acampar para baratear a viagem e vou levar barraca e os equipamentos acredito que em 13 dias eu consigo explorar bastante as duas cidades, não sei se irei para Ushuaia por causa da distancia até El Calafate porque andei olhando as passagens esta em torno de $ 450 pesos o voô, e de onibus um pouco menos, e ainda vou para outras cidades da Argentina depois.

O que me ainda não consegui descobrir e se tem caminhadas de El Calafate até El Chaltén, tipo peregrinando ou algo do tipo?

E se alguem sabe se os parques de El Chaltén tem campingn para ficar?

 

Obrigado

Link para o comentário
  • Membros
Olá queridos,

Eu estou adorando as dicas, mas ja estou quase certo de que vou começar por El Calafate e explorar o maximo por alguns dias, depois vou para El Chaltén, porque assim eu aproveito mais o que lá oferece, quero acampar para baratear a viagem e vou levar barraca e os equipamentos acredito que em 13 dias eu consigo explorar bastante as duas cidades, não sei se irei para Ushuaia por causa da distancia até El Calafate porque andei olhando as passagens esta em torno de $ 450 pesos o voô, e de onibus um pouco menos, e ainda vou para outras cidades da Argentina depois.

O que me ainda não consegui descobrir e se tem caminhadas de El Calafate até El Chaltén, tipo peregrinando ou algo do tipo?

E se alguem sabe se os parques de El Chaltén tem campingn para ficar?

 

Obrigado

 

Vamos lá...

 

Dá uma olhada no tópico de El Calafate também... você descobrirá que para caminhadas o "LUGAR" é El Chalten. Em El Calafate é tudo mais turístico, tipo passeios da CVC.

 

Sobre El Chalten tem um post meu na página 2 deste tópico que explica bem as coisas por lá.

 

Em El Chaten não tem parques... ele está dentro do Parque Nacional Los Glaciares. Na cidade tem campings pagos e no parque também tem algumas opções.

 

Não acho nada viável fazer uma caminhada de El Calafate para El Chalten, tem 2 lagos no meio do caminho, e você teria que contorná-los indo pela estrada que o ônibus passa. O local é muito árido e muito ermo. Não tem quase nenhuma casinha no caminho. Vale definitivamente a pena ir de ônibus e gastar os outros dias em Chalten.

 

Para terminar: se tivesse em seu lugar separaria 3 dias para El Calafate e o resto da viagem ficaria em Chalten. Lá tem muuuuitas opções de passeios e caminhadas. Além de ser muito mais "montanhístico".

 

Abraços

Christian

Link para o comentário
  • Membros

Oi, Amigos!

 

Ja comprei minhas passagens para Calafate e terei 3 dias pra ficar em TDP, alguém tem alguma dica de roteiro que dê para fazer sem ficar levando a cargueira o tempo toda. Esse negócio de subida e mochilão nas costas acaba comigo.

 

Obrigada!!

 

Carol

Link para o comentário
  • Membros

Descobri este fórum fazendo pesquisa sobre minha próxima viagem, pretendo ir a El Chaltén em março/2013. Tirei muitas dúvidas neste tópico e lendo relatos aqui do Mochileiros (espero algum dia retribuir por todas as informações).

 

Estou programando minhas trilhas por um mapa postado aqui no fórum (postei-o junto com este post, para quem ainda não tem). Tenho algumas dúvidas simples, acho que qualquer pessoa que tenha visitado saiba respondê-las.

 

Não tenho experiência em trilhas, porém, sei usar o gps de forma adequada, então, pelo menos o caminho de volta eu acho... hehehe...

 

 

1- Na trilha que leva ao Loma del Pliegue Tumbado, sua parte final está com o tracejado, que no caso do mapa significa que ela não seria tão bem demarcada. É possível fazê-la sem problemas mesmo não tendo experiência?

 

Estou estudando-a pelo Google Earth, dá para ver a trilha nitidamente.

 

http://www.everytrail.com/view_trip.php?trip_id=925990 - a trilha é o caminho que está em vermelho, dá para seguir todo o trajeto demarcado?

 

2- Vou à Laguna de Los 3 partindo da Hosteria El Pilar e voltarei para a cidade passando pela Laguna Capri. De acordo com os tempos previstos do mapa, deverei levar cerca de 3 hrs para chegar a Laguna de Los 3 e 4 horas para voltar (com certeza farei em menos tempo, mas estou calculando um pouco a mais que este tempo previsto, pelas paradas para tirar fotos, fazer lanche, etc). Seria viável ir até o Glaciar Piedras Blancas pela trilha que existe do outra lado do Rio Blanco? (Seriam 2 hrs a mais). Quem já fez essa trilha, em quanto tempo a fez?

 

3- Na volta pela Laguna Capri, no mirador desta (no mapa, onde tem a câmera), tem um "atalho" tracejado para voltar à trilha que acaba na Laguna de Los 3, que deve sair perto do Mirador Fitz Roy. Dá para seguir esta trilha tracejada sem se perder?

 

[]'s

 

20120306015502.jpg

Link para o comentário
  • Membros
Descobri este fórum fazendo pesquisa sobre minha próxima viagem(...)

Bom, devia (como a maioria) se aprofundar mais no fórum antes de perguntar.... ::toma::

há posts bem novos (dezembro 11) que fala detalhadamente da loma.... Boa leitura!

 

(...) Não tenho experiência em trilhas, porém, sei usar o gps de forma adequada(...)

Chalten, em trilhas "na mata" é absolutamente bem marcado. Impossível se perder, sair da trilha.

Já quando é trilha de pedra.... bom....

Quando não há grama, nem mato, nem terra, há apenas pedras. Trilhões de todos tamanhos e tipos. Para marcar o caminho, o pessoal faz algumas "marcações" nem tão óbvias: pedras pequenas empilhadas.

 

Então, em trilha de pedra, você anda assim:

1) Olhe para frente (5 a 10m), VEJA uma marcação (pedrinhas empilhadas)

2) Vá até ela. Repita passo 1... mas, onde está a próxima marca? Eu não acho... passo 3

3) Olhe BEM afrente, deve haver uma marca distante onde você pode usar orientação se não.... passo 4

4) Mantenha o sentido, em breve deve aparecer uma marcação. Se andar 50 metro e nada.... VOLTE ATÉ A ULTIMA MARCAÇÃO E MANTENHA A CALMA. Você não esta perdido, só não viu/perdeu uma marcação. Olhando com atenção, calma vc acha.

 

DICA GERAL

Vá pra frente, olhando prá tráz. Se não olhar pra traz, não sabe como é o caminho de volta.

Bússola sempre aponta pro norte, mesmo sem pilha e na neblina. SAIBA USAR

 

Pronto! Acabo de inutilizar seu GPS e torna-lo o que é na verdade: UM ACESSÓRIO.

 

(...) Loma del Pliegue Tumbado,(...) mesmo não tendo experiência?

 

Se vc sai do supermercado e não sabe onde esta o carro, pode ficar preocupado. Se não, relaxa, você tem senso de direção loma é tranquila.

--> Mesmo de madrugada, sem lua no céu, em meio a uma nevasca eu enxergava a trilha sem lanterna. Só gosto de lembrar pq o sofrimento faz parte da vida... ::lol4::

 

(...) Seria viável ir até o Glaciar Piedras Blancas pela trilha que existe do outra lado do Rio Blanco? (...)

PECADO!

Piedras Brancas tem esse nome porque pedaços do glaciar ficam na margem. Voce pode tocar, quebrar, lamber, várias pedras de gelo. Descobrir que cada uma tem uma formação diferente e que há pássaros caçando incetos que grudam nela. Essa laguna, MEREÇE ATENÇÃO. Ficar lá, no mínimo 1 hora e fundamental!!!

 

PLANEJAR A TRILHA COM TEMPO PARA APRECIAR O QUE VE!

É 1H para ir, 1H para voltar (trilha chatissima entre pedras maiores que uma casa) e no mínimo 1H pra apreciar. Com 3 horas, acho que esta meio apertado...

 

(...)sem se perder?

Onde vc estacionou o carro mesmo? ::tchann::

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...