Ir para conteúdo

Europa acordo Schengen, entrando e saindo varias vezes como funciona?


Posts Recomendados

  • Membros

Ola galera, preciso tirar uma dúvida sobre as regras do acordo de Schengen. Então entrei na Europa no dia 01/11/18 por Paris/ França, depois fui para Portugal e fiquei lá até o dia 18/11/18, depois fui para a Romênia e aqui estou até hoje,  quero voltar para o Brasil no início de fevereiro e a minha passagem de volta é saindo de Lisboa/Portugal, Eu li que podemos ficar 90 dias dentro do espaço Schengen , a minha dúvida é, eu vou ter algum problema quando voltar a Portugal no início de fevereiro, pq pelos cálculos eu completaria 90 dias no dia 29/01/19, mas pela lógica eu nao fiquei os 90 dias , fiquei apenas 18, e no total ficaria 75 dias aqui na Romênia, pais que não faz parte do acordo de Schengen... Estou na Dúvida pq cada pessoa fala uma coisa sobre esse prazo, e eu não queria ter problemas com a imigração. Se alguém puder me ajudar respondendo vou ficar muito grata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 10/01/2019 em 01:12, thairlla disse:

Ola galera, preciso tirar uma dúvida sobre as regras do acordo de Schengen. Então entrei na Europa no dia 01/11/18 por Paris/ França, depois fui para Portugal e fiquei lá até o dia 18/11/18, depois fui para a Romênia e aqui estou até hoje,  quero voltar para o Brasil no início de fevereiro e a minha passagem de volta é saindo de Lisboa/Portugal, Eu li que podemos ficar 90 dias dentro do espaço Schengen , a minha dúvida é, eu vou ter algum problema quando voltar a Portugal no início de fevereiro, pq pelos cálculos eu completaria 90 dias no dia 29/01/19, mas pela lógica eu nao fiquei os 90 dias , fiquei apenas 18, e no total ficaria 75 dias aqui na Romênia, pais que não faz parte do acordo de Schengen... Estou na Dúvida pq cada pessoa fala uma coisa sobre esse prazo, e eu não queria ter problemas com a imigração. Se alguém puder me ajudar respondendo vou ficar muito grata.

Pelo o que eu entendi, não haveria problemas, pois você não extrapolou nem o período de 90 dias dentro da área de Schengen, nem os 180 dias que você pode usá-los. Certo?

Também tenho uma dúvida: Suíça faz parte ou não? Estou lendo aqui: "Iceland, Norway, Switzerland and Lichtenstein are associate members of the Schengen Area but are not members of the EU". O que seria um "país associado?"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
6 horas atrás, *Noturna de Jour* disse:

Pelo o que eu entendi, não haveria problemas, pois você não extrapolou nem o período de 90 dias dentro da área de Schengen, nem os 180 dias que você pode usá-los. Certo?

Também tenho uma dúvida: Suíça faz parte ou não? Estou lendo aqui: "Iceland, Norway, Switzerland and Lichtenstein are associate members of the Schengen Area but are not members of the EU". O que seria um "país associado?"

Oi @*Noturna de Jour*  Pelo o que eu sei Suíça faz parte sim do espaço Schengen, E a Suíça não é um país associado à União Europeia, mas isso é sobre questões  econômicas e políticas.

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá pessoal, sou novo no fórum, então me perdoem se estiver fazendo essa pergunta no lugar errado.

Tenho uma dúvida sobre a imigração na volta ao Brasil. Entrei no espaço Schengen em Frankfurt no dia 30/12/2018 e saí pela Romênia no dia 05/01/2019, onde estou até agora. Meus 180 dias encerram-se no dia 27/06/2019. Até lá farei viagens entrando e saindo do espaço (sempre respeitando os 90 dias, como minha residência base é na Romênia, não terei problemas).

Vamos à minha dúvida. Pretendo voltar ao Brasil em julho (depois dos 180 dias), a partir da Croácia (fora do Schengen) mas com conexão em Frankfurt (dentro do Schengen). Tendo minha passagem ao Brasil em mãos, terei algum problema na conexão com a Imigração em Frankfurt?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá @joesebastiany, vamos pensar juntos: se a regra diz no máximo 90 dias num período de 180, e vc não pretende ultrapassar esse limite de 90 dias, vc não terá nenhum problema né mesmo. Mas pelo jeito vc já sabe da regra. Vc parece estar se enrolando com os 180 dias, entendi sua pergunta como: " já terão se passado 180 dias, e agora?!" Pois é, o que acontece quando se passam os 180 dias? O viajante entra numa nova era: um novo período de 180 dias. Nesses novos 180 dias em teoria vc teria outros 90 dias para ficar no espaço schengen. Digo em teoria porque claro que depende de outros fatores, como ter fundos para se manter etc. Mas isso nem vem ao caso mesmo já que vc estará num voo de conexão voltando para o Brasil e sem qualquer intenção de ficar na Europa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Adriana T-Tresch Antes de tudo, muito obrigado pelo esclarecimento! 

1 hora atrás, Adriana T-Tresch disse:

Pois é, o que acontece quando se passam os 180 dias? O viajante entra numa nova era: um novo período de 180 dias.

Eu sabia que após 180 dias, eu teria que ficar 90 fora do espaço Schengen, não? Até por isso minha dúvida. Mas se o período renova logo após, melhor ainda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Não existe isso de ter que se  ausentar por 90 dias depois de 180, vc está equivocado. Já que vc mencionou ter que se ausentar do espaço schengen por 90 dias, quando isso acontece? Quem fica 90 dias corridos no espaço schengen tem que se ausentar por 90 dias, já que o limite é 90 dias num período de 180.

Mas o tema do tópico são "multiplas entradas". Nesta página tem link para as regras: http://ec.europa.eu/home-affairs/what-we-do/policies/borders-and-visas/border-crossing_en vc encontra ali pelo meio do texto as regras para o Brasil (onde no texto diz  'old definition' tem um link para um documento pdf com as regras para o Brasil e outros países que seguem as mesmas regras). Vou deixar um link para esse pdf: http://ec.europa.eu/home-affairs/sites/homeaffairs/files/what-we-do/policies/borders-and-visas/border-crossing/docs/verification_of_the_length_of_previous_and_intended_stays_under_the_old_rules_en.pdf

Está tudo em inglês, mas traduzindo o pdf diz o seguinte: há dois limites 1) não se pode ficar mais de 90 dias num período de 180 dias e 2) não se pode ficar mais de 90 dias consecutivos. O pdf também explica que é perfeitamente possível vc estar no espaço schengen do dia imediatamente seguinte ao período de 180 dias (dependendo de não ter estourado os 90 dias ainda, claro). E como se determina o dia da entrada, etc... esta tudo explicado nesse texto oficial.

Lembrando que todas as múltiplas entradas são "em teoria" porque na verdade cada vez que vc entra no espaço schengen vc vai novamente passar pela imigração, ficando à mercê da decisão do funcionário, então viaje sempre preparado com tudo o que precisa (já está tudo explicado a exaustão nesse e em outros tópicos).

Em relação aos 90 dias: é bom ter cautela. Evite se enrolar nas contas e ultrapassar os 90 dias sem querer. Cada porção de dia que vc está no espaço schengen conta como um dia. Chegou tarde da noite e partiu poucas horas depois no dia seguinte (em conexão): lá se foram 2 dias.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...