Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Marcos, não imaginava que o Pantanal recebesse muitos turistas europeus... por outro lado não é de se estranhar que pouquíssimos brasileiros conheçam a região porque, além da questão da distribuição da renda que você comentou, temos os preços abusivos nas passagens aéreas... o que se paga numa passagem SP-Nordeste dá para comprar SP-Peru ou SP-Patagônia.

 

Quanto à Europa, ainda não conheço. Quando pensamos num país europeu logo pensamos em arquitetura, cultura, etc, que é o forte desses lugares... e outra, procuramos lá esses itens porque belezas naturais temos de sobra por aqui.

 

Aproveitando, qual o seu equipamento fotográfico? Sou entusiasta na fotografia e gostei da qualidade das suas fotos. Usa alguma lente diferente do padrão 18-55, que acompanha a maioria das câmeras SLR de entrada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 43
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Raqmachado, que bom que gostou, bem-vinda!

 

Diógenes,

 

Temos muitas belezas naturais, mas lá eles também tem, só são belezas diferentes e com menor biodiversidade que a nossa. Temos que lutar para manter esse diferencial. Quanto às passagens aéreas, você tem razão, caras demais. No caso especial de Bonito, o estado de SP agora conta com um vôo direto e não muito caro, partindo de Campinas aos domingos.

 

Eu uso Nikon D5100 com lente 18-200mm. A do kit de fato é um pouco mais fraca e, sabendo disso, nem cheguei a comprá-la. Ainda assim, tenho plena certeza de que mesmo ela na sua mão poderá fazer boas fotos. As duas primeiras do relato foram feitas com compacta (S95), a da Boia foi feita com uma compacta bem fraca e se você der uma olhada no meu flickr ( http://www.flickr.com/photos/91838729@N03/ ), a maior parte das primeiras fotos foi feita com a S95 e são justamente as minhas favoritas. Já vi excelentes fotos de outros fotógrafos feitas por celular. Os diferenciais são a edição e o estudo da composição. É claro que uma DSLR com boa lente ajuda, especialmente para fotos noturnas, só quero dizer que a influência desses equipamentos costuma ser superestimada.

 

PS: lembrei de uma coisa importante. Para fotografia de animais, especialmente das aves, é essencial levar uma lente de 300mm pra cima (em câmeras com sensor cropado, na full-frame pode esperar de 400mm pra cima). Se não tiver uma, alugue ou compre (na Nikon existe a 70-300mm sem auto-foco bem baratinha, já quebra um galho). Numa compacta, dependendo do modelo, isso seria equivalente a com zoom ótico 15X ou mais. A minha só ia até 200mm e senti muuuita falta de um alcance extra. Grande parte das minhas fotos é cropada na edição para enquadrar do jeito que eu queria, com o animal bem em destaque, e isso degrada a qualidade geral.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Era o dia do meu aniversário e eu já estava frustrado pelo dia anterior, quando a ideia inicial era conhecer a Estrada Parque. Infelizmente naquele dia isso não foi possível, pois passei mal e ainda parei para adubar as estradas pantaneiras no caminho.

 

Minha esposa me deu de presente a sugestão de irmos para a Estrada Parque partindo de Bonito, com ela dirigindo. Eu já não dirijo há anos, estou sem prática e com carteira vencida, então dependia dessa iniciativa.

 

Ótima intenção, gostei, mas pra ela foi super cansativo. É muito longe e ainda por cima a estrada de Miranda até lá é cheia de pardais! Antes estivesse falando das aves. Foi um passeio de dia inteiro, retornamos a Bonito só de noite.

 

Chegar não foi tão fácil quanto esperávamos. Não havia nenhuma placa avisando que estávamos próximos e tive que confiar numa localização aproximada pelo mapa. Tensos, achando que estávamos perdidos, finalmente vimos uma placa, já praticamente em cima da estrada.

 

E lá fomos nós. Já era por volta de meio-dia, quase uma hora, passamos pela ponte do Rio Miranda e resolvemos parar no Passo do Lontra, para tentarmos almoçar.

 

DSC_0028.jpg.eb238c66b807b61607c2248a68d5b2fc.jpg

 

Que decepção, não tinha almoço, só uma mercearia vazia. Nosso almoço se resumiu a refrigerante e amendoim. Naquele momento pensei que teria sido ruim se tivéssemos nos hospedado naquele local, mas posso estar enganado.

 

Pra piorar, havia a preocupação com combustível. Lá não tem posto de gasolina (até tem, mas quase no final da estrada-parque), então seja de onde você partir, é essencial que encha antes o tanque.

 

Pegamos a estrada parque num sol forte e, logicamente, não vimos mamíferos. Fui burro o suficiente para não pensar que naquele horário e com o calor que fazia não tinha condições. Crianças, não façam isso em casa. Fiquei bem decepcionado. Naquela hora, só dava para ver algumas aves.

 

DSC_0062.jpg.6bec92ceea988555e7984c9931487ac4.jpg

 

DSC_0066.jpg.50817419ed2a791e884220e65a6fcf6f.jpg

 

Andando bem devagarzinho com o carro, a quase 20km por hora, seguimos estrada. Demos sorte de avistarmos um tatu peba, que se escondeu rapidamente, um tucano e, acho, uma anta, que correu quando nos avistou. Acho que a melhor forma de percorrer a estrada é de bicicleta, assim os animais não se assustam com o barulho do motor.

 

DSC_0009.jpg.c817423d3de6cebdd451f0ad43837047.jpg

 

Já na volta vimos um veado campeiro e foi só. A foto ficou uma bosta, mas ao menos deu para registrar - o bicho estava longe, mesmo no alcance máximo da lente ele já parecia distante, então tive que cropar várias vezes, degradando bastante a qualidade. Mas dá para ver claramente porque a palavra veado tem sentidos conotativos e denotativos :lol:

 

DSC_0046.jpg.1971694de4121a36b29d4c4c67790862.jpg

 

Já era por volta das 16h e tínhamos que voltar, para não pegarmos estrada de noite. Ainda assim pegamos um trecho sem luz, não há postes de luz nas estradas.

 

DSC_0081.jpg.849c28cfab636d56f3d0d9721ccdc823.jpg

 

Não havia muito mais o que aproveitar e assim acabou nosso passeio. No dia seguinte, retornamos para Campo Grande, onde devolvemos o carro. Pegamos por engano o caminho que passa por Aquidauana e demos sorte de as estradas, muitas delas eram de terra, já estarem asfaltadas. Mas toda hora tínhamos que parar por conta de obras na estrada.

 

[t3]Considerações finais:[/t3]

 

Toda a viagem valeu muito a pena e esteve acima das minhas expectativas. O povo sul-matogrossense (se tem outro nome, perdoe a ignorância) é muito simpático e a cultura de lá é muito interessante. Se você buscar um olhar sem ideologias, verá com clareza os pontos positivos e negativos de uma cultura conservadora, que preserva bons costumes e rejeita o ritmo rápido e louco das grandes cidades. Mas também preserva uma certa segregação social. Lá, vimos basicamente três tipos de pessoas - as pobres, que andam muito a pé e não possuem praticamente nenhum transporte público ao seu dispor (praticamente é bondade minha, acho que vi um ônibus intermunicipal a viagem toda e nenhum ônibus urbano), as ricas, com suas 4x4, e os turistas, com seus carros alugados. Essa dificuldade na mobilidade urbana praticamente as exclui dos estudos. Nosso guia no Pantanal dizia que a escola mais próxima ficava a 60km e que mora na fazenda e não tem carro fica sem poder estudar.

 

O tempo que passamos em Bonito da primeira vez foi adequado, 5 noites foi legal, menos do que isso acho muito pouco. Mais uma com passeios não teria sido nada mal. 4 noites no Pantanal foram boas para descansar e aproveitar a vida sem me preocupar com nada, mas 3 teriam sido de bom tamanho. Acho que vale muito a pena se hospedar na Estrada Parque por uma noite, alugar uma bike e fazer seu próprio safári fotográfico. Nós não demos sorte por conta do horário, mas deu pra ver que com o sol se pondo o barulho da bicharada aumenta e eles começam a arriscar passar pela estrada. É melhor ir para a estrada parque depois de fazer ao menos um safári fotográfico numa fazenda, para aprender com o guia como se observa animais. Não pense que com seu olhar urbano você vai saber intuitivamente para onde olhar e como olhar, a menos que você dê sorte de muitos animais cruzarem na sua frente.

 

Nosso roteiro original contemplava exatamente isso - Bonito, Pantanal (fazendas) e Estrada Parque. Porém, o Hotel Passo do Lontra chegou a me responder com os preços e disponibilidade, mas não respondeu mais quando tentei avançar com a reserva. Notei que na região eles são meio devagar com isso, não checam e-mails com frequência. Fiquei meio puto e, como a passagem já estava reservada e sobrou tempo, acabamos voltando pra Bonito, onde peguei uma promo muito boa do Zagaia Eco Resort, com meia pensão incluída.

 

Também não me lembro se falei, mas é bom ter muito cuidado com carrapatos. Eu peguei um em Bonito, provavelmente numa fazenda, e na do Pantanal. Eu poderia jurar que se tratava de uma bola de sangue. Mexi por acaso e vi o bicho se mexer. Não faça como eu, ogro, que tirou com a mão, leve uma pinça. Fiquei umas duas semanas com o local coçando, mas isso é o de menos. Pior teria sido pegar febre aftosa. Outra coisa, repelente sempre. Eu deixei de passar quando senti que não havia mosquitos, mas me esqueci dos carrapatos. Minha esposa também foi picada. Por fim, é bom ter muito cuidado com as malas, mochilas e seus pertences. Não deixe nada jogado, para não ter surpresas quando voltar pra casa...

 

Acho que é isso, finalmente encerro o relato. Dúvidas, respondo com o maior prazer. Depois vou ver se faço um post completo de dicas sobre o Pantanal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Bom dia Marcos

 

Queria parabeniza-lo pelo seu relato, muito bem feito e fotos lindas.

 

Queria uma ajuda sua, estou planejando ir pra Bonito em meados de abril, sou de Santos/SP, e pretendo ir de carro. Até ai seria ótimo, pois acabei de trocar de carro, já vou amaciando o motor do bichinho na estrada. Como vc fez os passeios com carro alugado, gostaria de saber sobre o estado do piso para se locomover do centro de bonito até os locais dos passeios, pois parece que são longos e de terra. Não queria judiar muito do carro pegando estrada de terra mal conservada com muitos buracos, o carro é de passeio um New Fiesta.

 

Obrigado pela atenção

André Pieri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...