Ir para conteúdo

Patagônia de carro - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

.Sugiro que compre uma capa para proteger o capô do carro....é que voa muita pedra e bate na lataria do carro, deixando vários pontos na pintura.

Quando for cruzar com outro veículo nas estradas de rípio, procure diminuir sua velocidade;

 

Nas estradas de rípio onde as pedras são grandes(alguns pontos do PN torres del paine, na carretera austral...), verifique constantemente se os pneus estão furados, é que conduzir nesse piso, vc não tem tanta noção de quando o pneu está vazio.....isso é imporante.....aconteceu comigo na carretera....

 

Aconselho vc levar um filtro de gasolina.... encontrei dificuldades em alguns locais para troca(patagônia e no chile), tanto o filtro quando o tipo de óleo recomendado pelo fabricante do meu carro.

 

No mais é dirigir devagar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Isso:

Leve o teu próprio óleo e leve um galão extra pra gasolina

Sempre encha o tanque e tenha um galão reserva sempre cheio.

Costuma faltar combustível por aqueles lados...

Peugeot é muito baixo mesmo (eu tenho um 308).

Vai devagar e com muito cuidado no ripio.

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Aconselho vc levar um filtro de gasolina.... encontrei dificuldades em alguns locais para troca(patagônia e no chile), tanto o filtro quando o tipo de óleo recomendado pelo fabricante do meu carro.

 

No mais é dirigir devagar!

 

Marioluc,

 

Sendo um pouco mais detalhista no assunto oleo, mas sem sair do topico.

 

Andando por outros paises encontrarao oleos com diferentes temperaturas de partida e trabalho (viscosidade), isso nao sera negativo, pois é o oleo apropriado para aquelas condicoes, a unica observacao que deve ser feita é a classificacao quanto ao serviço ou norma API (ex. SL), e o tipo (sintetico ou mineral).

 

Para ser mais pratico, uma concessionaria toyota da Argentina usa oleo com especificacaoes diferentes da concessionaria do Brasil, sem que isso gere danos ao motor do carro.

 

Abraços e boa viagem sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Aconselho vc levar um filtro de gasolina.... encontrei dificuldades em alguns locais para troca(patagônia e no chile), tanto o filtro quando o tipo de óleo recomendado pelo fabricante do meu carro.

 

No mais é dirigir devagar!

 

Marioluc,

 

Sendo um pouco mais detalhista no assunto oleo, mas sem sair do topico.

 

Andando por outros paises encontrarao oleos com diferentes temperaturas de partida e trabalho (viscosidade), isso nao sera negativo, pois é o oleo apropriado para aquelas condicoes, a unica observacao que deve ser feita é a classificacao quanto ao serviço ou norma API (ex. SL), e o tipo (sintetico ou mineral).

 

Para ser mais pratico, uma concessionaria toyota da Argentina usa oleo com especificacaoes diferentes da concessionaria do Brasil, sem que isso gere danos ao motor do carro.

 

Abraços e boa viagem sempre.

 

Concordo contigo, a questão do óleo não é tão "complicada".

Quando fazia viagens de mais de 20.000kms, enfrentava problema mais com o filtro de óleo, é que em alguns lugares, as roscas de fixação eram diferentes, e tinha que correr atrás....e viajante não pode perder tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

A TODOS DO FORUM QUE PUDEREM AJUDAR!

 

 

Chapecó - Rivera - 647km

Rivera - Rosario - 678km

Rosario

Rosario - Neuquen - 1150km

Neuquen - Pucon - 520km

Pucon - Pucon

Pucon - Puerto Varas - 303km

Puerto Varas

Puerto Varas - Esquel - 620km

Esquel - Perito Moreno - 542km

Perito Moreno - El Chalten - 582km

El Chalten - El Chalten

El Chalten - El Calafate - 214km

El Calafate - El Calafate

El Calafate - Punta Arenas - 498km

Punta Arenas - Ushuaia - 445km

Ushuaia

Ushuaia

Ushuaia

Ushuaia - Rio Gallegos - 570km

Rio Gallegos - Comodoro Rivadavia - 785km

Comodoro Rivadavia - Peninsula Valdez - 441km

Peninsula Valdez

Peninsula Valdez - Coronel Pringles - 821km

Coronel Pringles - Salto - 910km

Salto - Chapecó - 886km

 

26 dias de viagem e 10600km rodados.

 

 

DDaneluz, tudo bom?

Estou precisando de ajudas....

Pretendo fazer uma viagem de Sp até o Ushuaia, vou em fevereiro!

Eu vi a sua rota, gostei, mas não sei ao certo , pois não conheço quase nada da America do Sul.

Somos em 5, eu meus 2 irmão , meu pai e minha mãe. Com uma Pajero 2011, Sport, completinha e só com 11mil km rodados.

 

Primeira pergunta, porque vc escolheu esse roteiro? digo, minha familia gosta muito de natureza. Mas como meus pais já estao perto dos 60, com muita saude, gostaria de ir para cidades pequenas, bonitas e com vistas bonitas. E para locais de caminhadas.

 

Temos 25 dias para fazer esse trajeto, estamos acostumados a pegar MUITA kilometragem e estradas de terra, sem problema. Você teria tempo de me explicar porque escolheu esse locais(digo essas cidades)? se as estradas que vc pegará de uma cidade para outra são tranquilas?Quais são as principais atrações desses locais? principais parques.

 

Qualquer ajuda será bem vinda. Sei que não é qualquer um que tem tempo e paciência para explicar todo um roteiro que deve ter demorado muito tempo para fazer, maaaaas, não custa tentar!

Muito obrigado, só por ter lido essa msg.

Gabriel Gitz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Gitz,

 

Antes de mais nada, meu roteiro sofreu uma pequena alteração, agora ele será o seguinte:

 

01/jan Chapecó Uruguaiana

02/jan Uruguaiana Rosario

03/jan Rosario Rosario

04/jan Rosario Cinco Saltos

05/jan Cinco Saltos Pucon

06/jan Pucon Pucon

07/jan Pucon Villa La Angostura

08/jan Villa La Angostura Rio Mayo

09/jan Rio Mayo El Chalten

10/jan El Chalten El Chalten

11/jan El Chalten El Calafate

12/jan El Calafate El Calafate

13/jan El Calafate Torres del Paine

14/jan Torres del Paine Torres del Paine

15/jan Torres del Paine Rio Gallegos

16/jan Rio Gallegos Ushuaia

17/jan Ushuaia Ushuaia

18/jan Ushuaia Ushuaia

19/jan Ushuaia Ushuaia

 

Escolhi este roteiro pelas cidades que queria visitar.

Além de El Calafate, queria muito conhecer El Calafate, El Chalten e Pucon. Deixei Bariloche de lado para ir em outra oportunidade com tempo (e neve). Rosário também está no roteiro por curiosidade, pois apesar de ser diferente das demais cidades que citei anteriormente, recebi boas recomendações de pessoas que admiro.

Ao contrário da maioria dos roteiros que vi, vou descer margeando o Chile, pois acho que vou estar com mais pique na ida do que na volta. Na volta farei apenas uma parada em Puerto Madryn para conhecer a Peninsula Valdez, no mais são apenas paradas para descansar no roteiro de volta.

No mais, fui acrescentando destinos quando percebia que os caminhos convergiam com algumas curiosidades (foi o caso de Torres del Paine e Villa la Angostura).

Tenho certeza que existem outros roteiros mais interessantes, mas acho que chega um determinado momento que você tem que se sentir confortável com a tua escolha, apesar das sugestões dos outros.

 

Na realidade eu parto de SP também (Jundiai). Saio de Jundiai dia 22/dez e vou até Florianopolis passar o natal com a familia. Depois no dia 27 vou de Florianopolis a Chapecó, onde passo a virada de ano e no dia 1/jan inicio a viagem.

 

se quiser acompanhar --> http://www.projetosuldosul.wordpress.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ola DDaneluz,

 

não sei se vai parar em Cinco Saltos por algo em especial, mas e um povoado pequeno de pouco mas de 17.000 habitantes. Do lado esta Neuquen (capital do estado com mesmo nome) onde terás maiores opções.

Alem de mais, desde esse ponto para tomar qualquer passo de fronteira de Tromen para abaixo terás que cruzar Neuquen sim ou sim.

 

Pelo que vi no teu site falas de parar almoçar em San Martin de los Andes, então, não vai cruzar pelo Tromen e sim pelo Paso Puyehue - Samoré; sendo assim aproveita na ida a fazer de San Martin ate ele o caminho Siete Lagos.

 

Na volta você vai passar pela Angostura, mas para seguir ate El Chalten pela Estrada 40 você estará passando ao lado de Bariloche. Poderias entrar a conhecer. Sem falar que no caminho ate Rio Mayo estas deixando fora El Bolson e Esquel. Aproveita a curtir todo esse caminho. Só ele e maravilhoso.

 

De Rio Mayo ate El Chalten tem mais de 400 Km de ripio; se nunca conduzistes em este tipo de caminhos te recomendo tenhas muito cuidado e não ultrapasses nunca a velocidade recomendada. Evitar pisar o freio. Precisas ter um carro em condições, de preferência um veiculo alto.

 

Referente ao carro, eu fiz em 2003 uma viagem de 7.300 Km pela Patagônia (não foi a única) com um 306 e em um caminho de ripio saindo de Viedma pela estrada do litoral (passando La Loberia) indo ate San Antonio Oeste quebrei uma ponta do filtro de gasolina que estava embaixo do carro. Realmente os Peugeot são baixos, mas não tive maiores problemas.

Não sei como e esse 307 mas leva mangueirinha e adesivos de secado rápido (alem de outras coisas importantes) na tua malinha. Realmente os Peugeot são baixos, mas não tive maiores problemas.

 

Não leves galão de gasolina (com gasolina) dentro do carro porque, não só e PERIGOSSO como que esta proibido. Leva ele vazio só por se precisar.

 

A ultima consideração e a “mais importante” e que pela experiência pessoal acho puxado para 25 dias, já que vai passar muito tempo na estrada e vai conhecer pouco. Mas aqueles lugares onde merece você dedicar tempo. Por outro lado, alem do ripio que não vai te deixar avançar como você queria, muitos caminhos são de curvas perigosas e não poderás ir muito rápido.

 

Abraço

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ola Gitz,

 

ao igual que falei para o amigo DDaneluz pela experiência pessoal acho puxado para 25 dias, já que vai passar muito tempo na estrada e vai conhecer pouco. Mas aqueles lugares onde merece você dedicar tempo. Sem contar os riscos dos caminhos (ripio, curvas, etc.).

 

Entendo pelo que falas que tem experiência, um carro apropriado e costume de passar muito tempo nas estradas, mas... e só minha recomendação.

 

Como perguntas onde tem cidades pequenas, bonitas e com vistas bonitas. E para locais de caminhadas, o primeiro que te falo e que estas deixando fora entre Puerto Varas e Esquel uma das melhores regiões para isso. Ai poderias fazer com mas detalhe San Martin de los Andes, Villa la Angostura, Bariloche (e a região), e El Bolson. Mas não se trata só das cidades se não dos lugares por perto ou os Cerros, desde onde terás as melhores vistas.

 

Por isso o primeiro que tem que definir e se o que quiser e conhecer quantidade de lugares, ou qualidade.

 

Qualquer ajuda estou disposição; conheço todos esses caminhos muito bem.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Principe,

 

Vou parar em Cinco Saltos simplesmente para não entrar em uma cidade maior, cansado e precisando achar um hotel. Além do que, me disseram que os hoteis em Cinco Saltos são mais em conta, como é só pra dormir mesmo, não vejo tanta diferença.

 

A parada para almoço em San Martin só acontecerá se eu estiver dispostos a sair bem cedo de Cinco Saltos, caso contrário toco direto.

 

Bariloche ficará para outra oportunidade, com mais tempo e mais neve.

 

Tenho experiência em estrada de terra, vamos ver como me saio no rípio.

 

Considero que o maior atrativo da viagem é a oportunidade de dirigir em locais diferentes do que estou acostumado, sendo assim velocidade não é prioridade.

 

É fato que estou deixando alguns lugares de lado, mas a ideia é fazer desta uma primeira experiência, abrindo caminho para outras aventuras na patagonia (trekking W em TDP, Carretera Austral, Bariloche...).

 

Se estou sendo romântico demais e pouco realista, só vou ter certeza ao final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...