Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Parque Nacional do Caparaó

Postado
  • Membros

E aí Rogério.

Se vc for somente subir o Pico da Bandeira, a subida nao é tao dificil. Nem há a necessidade de guia. É uma trilha muito fácil. Certa vez subi o pico p/ ver o Por-do-Sol e só retornei a noite. Nao tinha lanterna e mesmo assim nem tive problemas na trilha. Em época de Lua Cheia muita gente sobe durante a noite p/ o Pico p/ ver o nascer do Sol, que é um outro espetaculo, além do por-do-sol.

Se vc for na caminhada, passando pela Portaria do Parque são uns 6 Km (+ - 4 hrs) por uma estrada de

terra bem chata e bastante íngreme até a Tronqueira (1.970 m de altitude e onde vc pode deixar

seu carro). Nesse lugar há uma infra-estrutura boa p/ camping. Desse ponto inicia-se uma trilha bem demarcada até o Terreirao (2.450 m de altitude e outro bom lugar p/ camping). Dá p/ ser feito em umas 3 horas. Do

Terreirao até o topo do Pico são mais 3 horas pela trilha que está bem demarcada e com marcações de setas

amarelas nas rochas em todo o trecho de subida. O Parque tem uma infra-estrutura de camping das

melhores. Na Portaria vc irá receber o croqui do Parque que mostra os principais pontos que vale a pena

visitar. São varios. Se puder visite boa parte deles, pelo menos os que estao proximos da trilha em direção ao Pico.

No topo faz um frio do caramba. Vá bem agasalhado.

Se vc for ficar em Pousada, recomendo a do Rui (cara muito gente fina), que fica quase ao lado da Igreja

Matriz. O tel: (0xx32) 3747-2691.

Já se vc pretende acampar dentro do Parque, ligue p/ eles c/ antecedencia. Os telefones sao: (0xx32)

3747-2555 e (0xx32) 3747-2565.

Eles cobram 6,00 Reais por dia de camping mais a taxa do Parque que é de 3,00 Reais.

Espero que tenha ajudado.

Abcs.

Editado por Visitante

• Respostas 233
  • Visualizações 110.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olá pessoal, pretendo ficar no PN Caparaó entre 22 e 24 de agosto (lua cheia!), pra conhecer os Picos da Bandeira e Cristal, e outras atrações.

Pelo que li, precisa pedir reserva para acampar no Terreirão, e dá pra ir de carro até o acampamento anterior e caminhar até o Terreirão.

Dúvida: existe algum lugar seguro para guardar os equipamentos no acampamento do Terreirão? Como as pessoas fazem para subir só com mochila de ataque?

É isso! Vou sozinho, se alguem quiser montar grupo para o mesmo período, estamos aí. Saio de Sampa na 4a-feira, bem cedo.

Abs

Artur

• 3 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Blz Artur.

Boa parte do pessoal que sobe o Bandeira e está acampando no Terreirao, normalmente deixa as coisas dentro da barraca mesmo, com ela fechada a cadeado.

Claro que levando uma pequena mochila de ataque com os itens de valor.

Isso para subir e voltar rapido.

Já para fazer todo o circuito aí seria bom levar a cargueira.

Só o Bandeira e o Cristal?

Saindo de madrugada do Terreirao para pegar o nascer do Sol no Bandeira e logo em seguida o Cristal, dá para fazer outros picos no mesmo dia hein.

Com a Lua cheia dá até para voltar ao Terreirao depois do por do Sol no Bandeira, que é outro espetaculo.

Abcs

Postado
  • Membros

Augusto, obrigado pela resposta!

Quais outros picos você sugere fazer no mesmo dia?

Abs

Artur

Postado
  • Autor
  • Membros

Vai depender do seu ritmo Artur.

Subindo pela trilha em direção ao Bandeira dá p/ ver alguns picos à esquerda. São os Pico da Cruz do Negro e o Pedra Roxa. Existem outros também.

O problema é que são picos pouco conhecidos e a trilha não é tão demarcada.

Mas por ser uma região de campos rupestres, a navegação é quase sempre no visual.

Abcs

Postado
  • Membros

Valeu. Marquei a posição destes dois no GPS. Acho que vale a pena aproveitar e subir tb..

• 11 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá pessoal,

Abriram um albergue em Alto Caparao, fica atrás da matriz, rua que dá acesso ao parque nacional.

fone: (032) 8433-2284 dona Aurora.

Preço: R$25,00 por pessoa.

Tem cozinha, sem microondas, limpo, tv....

• 5 meses depois...
Postado
  • Membros

Na cidade de alto caparaó é fácil alugar equipamentos básicos de camping, peguei esses valores numa loja na rua principal

Fruto da terra artesanatos e serviços

Av. Pico da bandeira, 892

fones: (032) 3747-2676 e 8484-1653

Preços por dia:

Barraca 3 lugares: R$40,00

Saco de dormir comum: R$25,00

Saco de dormir 0 grau: R$35,00

Isolante térmico: R$15,00

Equipamentos básicos.

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Fala pessoal,

Planejo subir o pico da bandeira na semana santa, entre 03/04 e 05/04. Vou pelo lado de MG, e já pesquisei tudo que podia a respeito.

Me ficou somente uma dúvida, que gostaria que, quem já foi, respondesse: O acampamento da Tronqueira fica a 9km do pico, e a 4,5km do Terreirão. Os carros vão somente até a Tronqueira, de lá deve-se seguir a pé para o Terreirão. Não seria menos trabalhoso então acampar no Tronqueira? A minha lógica é: Prefiro fazer 9km com uma mochila de ataque, do que 4,5km com uma cargueira e mais 4,5km com a ataque. Eu vou de carro até o Tronqueira, e acampo por lá, podendo levar muito mais coisas do que se fosse acampar no Terreirão (Até lampião ::otemo:: ), pois vai tudo dentro do carro, e não precisarei carregar este peso andando. E de lá faço os 9km de trilha direto até o pico, subindo somente com uma mochila de ataque. De quebra, ainda posso guardar as coisas dentro do carro quando eu for pro pico, e o terei como abrigo de emergência em caso de chuva muito forte.

Diante dessa lógica, qual argumento pesa a favor de acampar no Terreirão? Vista, paisagem, infraestrutura...?

Postado
  • Membros

Quando fui fiquei no Tronqueira e me arrependi.

Eu subi a pé até o Tronqueira, e estava descansando e aguardando a chuva passar pra subir pro Terreirão, quando chegou um carro e desceu uma galera com pandeiro e violão e partiu rumo Terreirão. Aquilo foi determinante na minha escolha pelo Tronqueira...

Subi dois dias pros picos, e depois de conhecer o Terreirão vi que podíamos ter acampado por lá. O lugar é enorme, dava pra ficar longe da muvuca, e mais perto das montanhas. Os 4,5km que separam os locais é uma hora de caminhada, subindo.

Se você for ficar apenas um dia pode ser uma boa, o Tronqueira é mais calmo (pelo menos foi), o banheiro é mais limpo e é mais abrigado do vento.

Mas eu adoro montanha, e acampar no pé delas, com visual, pra mim vale o esforço.

Postado
  • Membros

Otávio, obrigado por compartilhar sua experiência.

Quando eu disse que seria bom acampar no Tronqueira para "levar mais coisas", não me entenda como um membro da turma do pagode que você citou, hehehehe, é que quando vou para ficar em camping, eu gosto de levar mais infraestrutura, tipo um fogareiro de duas bocas a gás com suporte + botijão de 5kg, lampião, cadeira... Essas coisas. Se eu tiver que deixar o carro e fazer trilha até o camping, já reduzo este peso e levo somente o necessário pra um acampamento. É isso. Sem falar que, pelo terror que a galera toca em relação a frio nesse lugar, ficar perto do carro seria excelente, pois poderia levar cobertor, colchão inflável... (Daqui a pouco vcs me indicam uma pousada, kkkkkk).

Minha ideia é sair de BH na sexta-feira 03/04 cedo, chegar lá por volta da hora do almoço, comer e descansar, fazer a trilha a noite, ver o sol nascer lá em cima, descer, descansar e voltar pra BH no sábado a tarde. Somente um pernoite, mas que pode virar dois, caso o tempo esteja bom e nós animemos fazer mais algum passeio.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.