Ir para conteúdo

Parque Nacional do Caparaó


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

O onibus que vai para Alto Caparaó, saindo de Manhuaçú é o mesmo que vai passar em Manhumirim.

E Manhumirim tá bem mais próximo do PN.

 

Procure saber se esse onibus que vem do RJ para Manhumirim passe primeiro por Alto Jequitibá. Nessa cidade é que sai a estrada p/ Alto Caparaó. As vezes até dá p/ conseguir carona junto ao trevo e se não der, é só esperar o circular, dependendo do horario que vc chegar lá.

 

 

 

Abcs

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Respostas 233
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Olá pessoal, pretendo ficar no PN Caparaó entre 22 e 24 de agosto (lua cheia!), pra conhecer os Picos da Bandeira e Cristal, e outras atrações.

 

Pelo que li, precisa pedir reserva para acampar no Terreirão, e dá pra ir de carro até o acampamento anterior e caminhar até o Terreirão.

 

Dúvida: existe algum lugar seguro para guardar os equipamentos no acampamento do Terreirão? Como as pessoas fazem para subir só com mochila de ataque?

 

É isso! Vou sozinho, se alguem quiser montar grupo para o mesmo período, estamos aí. Saio de Sampa na 4a-feira, bem cedo.

 

Abs

Artur

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Blz Artur.

 

Boa parte do pessoal que sobe o Bandeira e está acampando no Terreirao, normalmente deixa as coisas dentro da barraca mesmo, com ela fechada a cadeado.

Claro que levando uma pequena mochila de ataque com os itens de valor.

Isso para subir e voltar rapido.

 

Já para fazer todo o circuito aí seria bom levar a cargueira.

Só o Bandeira e o Cristal?

Saindo de madrugada do Terreirao para pegar o nascer do Sol no Bandeira e logo em seguida o Cristal, dá para fazer outros picos no mesmo dia hein.

 

Com a Lua cheia dá até para voltar ao Terreirao depois do por do Sol no Bandeira, que é outro espetaculo.

 

 

Abcs

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Vai depender do seu ritmo Artur.

 

Subindo pela trilha em direção ao Bandeira dá p/ ver alguns picos à esquerda. São os Pico da Cruz do Negro e o Pedra Roxa. Existem outros também.

O problema é que são picos pouco conhecidos e a trilha não é tão demarcada.

Mas por ser uma região de campos rupestres, a navegação é quase sempre no visual.

 

 

Abcs

Link para o comentário
  • 11 meses depois...
  • 5 meses depois...
  • Membros de Honra

Na cidade de alto caparaó é fácil alugar equipamentos básicos de camping, peguei esses valores numa loja na rua principal

 

Fruto da terra artesanatos e serviços

Av. Pico da bandeira, 892

fones: (032) 3747-2676 e 8484-1653

 

Preços por dia:

Barraca 3 lugares: R$40,00

Saco de dormir comum: R$25,00

Saco de dormir 0 grau: R$35,00

Isolante térmico: R$15,00

 

Equipamentos básicos.

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Colaboradores

Fala pessoal,

 

Planejo subir o pico da bandeira na semana santa, entre 03/04 e 05/04. Vou pelo lado de MG, e já pesquisei tudo que podia a respeito.

 

Me ficou somente uma dúvida, que gostaria que, quem já foi, respondesse: O acampamento da Tronqueira fica a 9km do pico, e a 4,5km do Terreirão. Os carros vão somente até a Tronqueira, de lá deve-se seguir a pé para o Terreirão. Não seria menos trabalhoso então acampar no Tronqueira? A minha lógica é: Prefiro fazer 9km com uma mochila de ataque, do que 4,5km com uma cargueira e mais 4,5km com a ataque. Eu vou de carro até o Tronqueira, e acampo por lá, podendo levar muito mais coisas do que se fosse acampar no Terreirão (Até lampião ::otemo:: ), pois vai tudo dentro do carro, e não precisarei carregar este peso andando. E de lá faço os 9km de trilha direto até o pico, subindo somente com uma mochila de ataque. De quebra, ainda posso guardar as coisas dentro do carro quando eu for pro pico, e o terei como abrigo de emergência em caso de chuva muito forte.

 

Diante dessa lógica, qual argumento pesa a favor de acampar no Terreirão? Vista, paisagem, infraestrutura...?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Quando fui fiquei no Tronqueira e me arrependi.

Eu subi a pé até o Tronqueira, e estava descansando e aguardando a chuva passar pra subir pro Terreirão, quando chegou um carro e desceu uma galera com pandeiro e violão e partiu rumo Terreirão. Aquilo foi determinante na minha escolha pelo Tronqueira...

Subi dois dias pros picos, e depois de conhecer o Terreirão vi que podíamos ter acampado por lá. O lugar é enorme, dava pra ficar longe da muvuca, e mais perto das montanhas. Os 4,5km que separam os locais é uma hora de caminhada, subindo.

Se você for ficar apenas um dia pode ser uma boa, o Tronqueira é mais calmo (pelo menos foi), o banheiro é mais limpo e é mais abrigado do vento.

Mas eu adoro montanha, e acampar no pé delas, com visual, pra mim vale o esforço.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...