Ir para conteúdo

Torres del Paine Circuito O 6 dias e Dicas Gerais


Posts Recomendados

  • Membros

Opaa, tudo bem??

Vou conta minha experiência de Torres del Paine, as dicas gerais ta no post seguinte. Ai quem não quiser ler sobre o que fiz e so quer as dicas fica mais fácil.

 

Antes de tudo é bom deixar claro que a ideia inicial era so o W mas acabamos decidindo prolongar pro O.

O francês que fui junto era maior animado e isso bastante pra mudar de ideia e ir fazer o circuito inteiro.

 

Dia 1 - Bom, primeiro dia pegamos o ônibus cedo em puerto natales e fomos para o parque. A subida até o acampamento torres foi bem mais tranquila do que imaginava. Levamos cerca de 3-3h30 ate o acampamento. Almoçamos e subimos pras torres, a subida é mais ingrime no final mas se manter o ritmo, da pra ir sem se matar. O lugar é realmente incrível, ficamos la quase 3 horas sentados admirando e conversando.

 

Dia 2 – Foi um dia longo e sentia um pouco do cansaço do dia anterior. De manha bem cedo, tipo 4h30 subimos pras torres de novo pra ver o sol nascer e ve-las vermelhas, não tivemos muita sorte e não ficaram muito pq tinha um pouco de nuvem, mas valeu. Depois voltamos pro camping, fizemos uma ciesta e arrumamos as coisas e rumamos para o camping italiano. Foi uma caminhada longa, de cerca de 7-8h contando a parada pro almoço. Ficamos meio triste pq na cara dizia que podia subir o vale francês ate as 16, mas chegando la descobrimos que só podia subir até às 13h. Entao não adiantaria ter apertadado o passo.

 

Dia 3 – Durante a manha fizemos o ataque ao vale francês. O mirador francês esta fechado, os últimos 30 min não pode mais ir. O vale francês pra mim foi o vale mais bonito, sensacional mesmo. O subida, pausa e descida no vale durou cerca de 5 horas. Almoçamos no camping e tomamos rumo para o camping Grey. Logo depois da Hostelaria PAine Grande tem uma lagoa muito bonita, quande você chega nessa lagoa a sua esquerda, se olhar meio que mais pra esquerda meio que pra tras tem um morro de rocha que você sobe e tem uma vista muito bonita lago pehoe, lago grey e da lagoa. É legal pra ver a diferença da cor da agua de cada agua. Chegamos no Grey já era quase 19h. No grey faz muito frio, acho que por ser perto do glaciar. Deixei uma camiseta para fora secando, e demanha tava congelada.

 

Dia 4 – Dia pesado, fomos do Grey até o camping Perros. Do grey ate o Paso foi bem tranquilo, mais do que esperava. Na carta falava 5 horas e fizemos em 3 horas e meia ou menos. Tem algumas pontes e escadas no caminho mas que deixam o passeio mais divertido. Almoçamos no camping Paso e fomos para o Perros, o Paso John Gardner é bem bonito, a subida é bem intensa e fizemos em 3 horas. De passo para o camping perros pegamos muita lama pq tinha nevado uns dias antes. Chegamos nos Perros umas 19h30~20h, tínhamos saído do Grey umas 8h. Mas bom lembrar que paramos mais que 2 horas no Paso pra almoçar e fazer umas ciesta.

 

Dia 5 – Dia mais tranquilo, fizemos do Perros para o Dickson. Deu entre 3 e 4 horas. Foi bem tranquilo e bom pq tivemos tempo para curtir o lago e tudo bem. O dickson é bem bonito, acho que o camping mais bonito.

 

Dia 6 – Queriamos chegar ate 13h na portaria para pegar o ônibus do começo da tarde para Natales. São dois horários, um tipo 14h e outro só umas 19h. Como nesse dia íamos caminhas um pouco mais de 30 km levantamos ainda de noite, tipo 4 da manha. Saimos as 5 da manha e caminhamos bem rápido e almoçamos meio rápido. No final como vimos que o tempo tava tranquilo tiramos um pouco o pé e fomos mais devagar. Chegamos la um pouco antes das 13.

 

Acho que é isso, no post seguinte vou dar umas dicas gerais do parque. Do que aprendi e acho que pode ajudar a galera. Espero ter ajudado

Link para o comentário
  • Membros

Dicas Gerais sobre Torres del Paine

 

Vou dar algumas dicas gerais. Alem disso algumas dicas de como não pagar algumas coisas, mas que fique claro que não estou falando que é certo não pagar as coisas. Vai de cada um.

 

Entrada – A entrada do parque ta 18000 pesos para estrangeiros atualmente, porem vi que é muito fácil entrar sem pagar. O francês que tava comigo não pagou.

Quando você chega no parque recebe um papel pra preencher com dados etc, ai com esse papel você tem que passar por 3 etapas. Pagamento, recebimento do mapa e depois ver um vídeo sobre segurança. So que nesse salao de recepção fica muita gente e o negocio é meio confuso, e a coisa mais importante pra entrar no parque é um cartão que você recebe logo ao entrar na sala de vídeo. O que dá pra fazer é ficar ali no salao no meio do povo e ir direto pra fila do vídeo. O máximo que pode acontecer é falarem que você tem que pagar e voltar, mas eles nem olham direito o recibo de pagamento.

Ah, na etapa 2 que recebe o mapa pode ser que tenha que reservar o camping torres. Mas vi muita gente chegar no camping sem reservar levar e chorar pra ficar no cmaping e conseguir.

 

 

Campings

 

Todos os campings tem agua potável ou com rios que cruzam, isso facilita muito pra banho e cozinha.

 

Não pagar campings – A gente percebeu que os campings são bem fáceis de não pagar, ou ao menos tentar não pagar. Se você colocar a sua barraca um pouco mais longe ou simplesmente colocar a barraca e não falar nada pode acontecer de não te cobrarem.

 

Camping Torres - como falei pode ser que tenha que reservar o camping. A reserva pode ser feita na entrada e no camping italiano pelo que explicaram. O Camping é GRATUITO e bem de boa. Tem banheiro mas não tem ducha e uma área coberta pra cozinha.

 

Camping Italiano – Mesma coisa que o camping Torres mas sem ter que reservar

 

Camping Grey – Já tem mais estrutura, energia elétrica e DUCHA QUENTE, porem é pago. O valor atual é de 4300 pesos. É bem frio nesse camping por ficar perto do glaciar, minha camiseta que deixei fora da barraca pra secar ate congelou durante a noite. Desse camping tem um mirador pro glaciar e tudo mais.

 

Camping Paso – Não ficamos mas pareceu bem legal pra acampar, é uma área maior e mais acidentada. E segue o mesmo padrão do Italiano e Torres

 

Camping Perros – Também paga 4300 mas já é com banho frio e uma estrutura mais fraquinha, mas é bem plano e fácil pra acampar.

 

Camping Dickson – O camping mais bonito que ficamos, tanto pela vista que se tem para as montanhas com para o lago. Muito mosquitos quando o vento esta fraco – leve repelente!

 

Camping Seron – Não ficamos la mas reclamaram muito do serviço pra gente. Parece que tem uma ducha quente pra todo mundo e o valor é de 7000 pesos. Um brasileiro me falou que chorou um pouco alegando que é sul americano e pagou 4300, mas esse negocio de chorar preço é um saco né?!?

 

Camping COIRON – O camping Coiron não exite mais. Quer dizer, não se pode acampar mais la de acordo com o parque. Entretanto descobrimos que PODE SIM. O que acontece é que la ainda tem uma guarita dos guarda-parques, então se caso você passar num horário tarde la e o guarda-parque achar que não da tempo de você chegar no Dickson ou no Seron ele vai te deixar acampar la. Quando passamos por la bem cedo tinha 3 barracas la. Estou dizendo isso porque pode ser uma ajuda boa, pois não vejo necessidade de acampar no Seron quem começa o O por ali. O camping seron é mais caros que os outros e não tem nada de mais. Sendo ainda é possível ir em dois dias até o camping Perros. Fazendo Laguna Amarga – Coiron e depois Coiron – Perros. No dia do coiron – perros dá pra facilmente parar um pouco no dickson pra almocar e aproveitar a região.

 

Tempo

É bom deixar claro mais um vez que o tempo manda em tudo quando se fala em turismo na natureza. Eu tinha previsto pra começar o meu trekking num segunda e acabei começando só na sexta por condições do clima.

Uma dica boa para ver sobre o clima de torres del paine é o Windguru. Só procurar no google windguru torres de paine que vocês acham o link. Pelo que vi tem ate o clima pra alguns campings/refúgios. Esse site é bom pq além de temperatura dá velocidade de vento, probabilidade de rajadas de vento etc. Parece que é bem usado por surfistas também.

 

Equipamentos

Esse tópico é muito relacionado com o clima também. Nos últimos dois dias do parque eu poderia ter dormido com um saco de dormir de 10 graus e não morreria, mas pros outros dias seria difícil. Eu aconselho pegar um saco que diga que o extremo seja de 4°C ou menos. Não se esqueçam de segunda pele, ceroulas e tudo mais.

A chuva também pode ser a grande vila da historia, então é bom ter roupas a prova d’agua e saco ou outra coisa para proteger a barraca, saco de dormir e isolante térmico também.

 

Comida

Como já muitos falaram pelo fórum tem todas aquelas coisas pra se levar: barrinha de cereal e de proteína, sopa em po, arroz, macarrão e etc. Duas coisas legais que aprendi nesse trekking foi de levar carne de soja e colocar manteiga dentro daqueles potes pequenos de Pringles. Por se vedado com alumínio ele conserva bem a manteiga.

Para o parque em especifico pode ficar tranquilo com a agua. A única parte que senti falta de agua foi no Paso John Gardner, então é bom levar uma reserva pra essa parte.

Link para o comentário
  • 7 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros

A cidade mais próxima de Torres del Paine é Puerto Natales, com diversas opções de hospedagem e saídas regulares de pnibus para lá...

Caso tenha interesse em assistir, fiz este vídeo com a minha viagem para lá, possui todos os trechos do circuito completo O, além de um pouco de Puerto Natales e Punta Arenas. Já estou com vontade de voltar para lá:

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...