Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

A cidade de Gaudí (Barcelona, Espanha)

Postado
  • Membros

A viagem desde Madri havia sido formidável. Fiz o percurso a bordo de um trem AVE (de alta velocidade), operado pela Renfe (Red Nacional de Ferrocarriles Españoles) – onde registrei a velocidade de 302 km/h. Durante a viagem fiquei tão encantado com o trem que pedi um misto quente, sem me lembrar que era sexta-feira Santa (é pecado?!).

Ao chegar em Barcelona, capital da comunidade autônoma da Catalunha, segui de metrô até o belíssimo Mare de Déu de Montserrat – um albergue afastado do centro da cidade que, entretanto, oferece uma ótima infraestrutura, com amplo refeitório, sala de leitura, de reuniões, sala de jogos, piscina e wifi gratuito. O imóvel é uma atração à parte, uma bela e centenária mansão adornada com vitrais, azulejos e afrescos coloridos. Localiza-se no alto de um morro, o que lhe garante uma vista fabulosa da cidade e uma canseira para subir a ladeira – ainda mais se tiver um mochilão nas costas. Apesar do albergue não ser minha primeira opção, gostei bastante da experiência que tive. E se você faz questão de ficar no centro da cidade, faça sua reserva com antecedência.

Próximo ao albergue, a menos de 500 metros, fica o esplendoroso Parc Güell, uma das grandes obras da cidade projetada pelo arquiteto Antoni Gaudí, que foi o primeiro atrativo visitado por mim. Permaneci por lá bastante tempo fotografando as travessuras arquitetônicas do mestre. Se você quer tirar uma foto com El Drac prepare-se para aguardar a fila, mas vale a pena observar cada detalhe dos mosaicos, da Sala Hipostila (ou das Cem Colunas que, na verdade, são 86) e do Banco Ondulante, ergonomicamente adaptado para o corpo humano.

Como já anoitecera, decidi voltar ao albergue onde conversei (ou ao menos tentei me comunicar) com um senhor japonês que dividia o quarto comigo e não falava quase nada em inglês. Depois de muita confusão, a única coisa que guardei do nosso bate-papo foi como falar “boa noite” em japonês: “Conban-uá” (ou algo parecido com isso).

O dia seguinte amanhecera e eu estava ávido para desvendar a idolatrada e unânime Barcelona. Afinal, dez em cada dez viajantes são apaixonados por ela. Fui primeiro para a Rambla del Mar, uma ponte móvel (que se abre para os barcos passarem), que leva ao Port Vell (Porto Velho) – hoje, uma grande e moderna área de lazer com shopping, clubes náuticos, aquário e cinema. Também é possível chegar pelo outro lado, onde não há ponte, simplesmente atravessando a Plaça de l’Ictineo.

Quase em frente à ponte, mas na direção da cidade, há uma coluna enorme sustentando o navegador Cristóvão Colombo que aponta ao mar. Logo atrás do descobridor da América, estão Las Ramblas, a mais agitada área turística de Barcelona, repleta de lojas, cafés e artistas de rua – destaque para a Plaça Reial.

Ainda no centro, encontram-se atrações como a lindíssima igreja de Santa Maria del Mar, o Museo Picasso e a Muralla Romana. Não muito longe, o Bairro Gótico se apresenta com sua espetacular catedral e estabelece uma parada obrigatória. Parei pra fazer um lanche e, meio sem querer, descobri que o Barça iria jogar no dia seguinte lá no Camp Nou.

É verdade que, apesar de gostar de futebol, não havia planejado ir a jogos, até porque os ingressos não seriam baratos e o orçamento para quase 90 dias de viagem poderia ficar comprometido. Mas, já que a coincidência ocorreu, essa chance eu não perderia, jamais! Corri para o estádio (que fica bem longe do centro), não resisti e paguei € 30,00 no ingresso para assistir a Barcelona x Valladolid. Também não me aguentei e adquiri uma camisa do Barça – com meu nome nas costas. Entendeu o lance do orçamento comprometido? Mas voltei feliz da vida para o albergue!

Foi então que fiz uma nova amizade, Carlos – nome adaptado do meu novo companheiro de quarto –, um mochileiro de Hong Kong. Ele conseguiu realizar a tremenda façanha de trancar a chave do cadeado junto com todos seus pertences no armário e, como não falava espanhol e tampouco entendia o inglês-catalão do recepcionista, veio pedir socorro. Alguns minutos depois, o problema estava resolvido – e o cadeado em pedaços.

No terceiro dia, eu e meu amigo de viagem (por um dia), fomos juntos até a Sagrada Família – em construção desde 1882, é a mais incrível obra de Gaudí. Impressionante por dentro e por fora, deve ficar pronta em 2026, centenário da morte de seu idealizador. Depois passamos por La Pedrera, o edifício mais conhecido do arquiteto.

DSC05892

Seguimos de metrô para a praia. O céu estava azul, limpo, lindo. O sol forte como em dias de verão, mas fazia frio. Pela primeira vez eu via o Mar Mediterrâneo de perto e ao ver as ondas quebrando, sentia o estrondo do mar no fundo do meu peito – era a saudade que batia forte –, e a incerteza de viajar por tanto tempo começou a me atormentar. Aquele momento foi um dos mais difíceis pra mim. Não consegui me segurar e liguei pra casa pra conversar com a minha família. Tentei disfarçar a emoção. Mas foi em vão.

Meio recuperado, fiquei refletindo sobre a viagem (e fugindo do frio) enquanto lagarteava debaixo do sol. Depois de um rápido lanche, Carlos e eu tomamos rumos diferentes. Já mais animado, peguei o metrô para o Camp Nou. Dentro do estádio e devidamente uniformizado, assisti à goleada de 4 a 1 para os donos da casa. Um time de dar inveja à qualquer seleção, na época comandada por Puyol, Iniesta, Henry, Eto’o e Ronaldinho Gaúcho que não jogou por estar contundido. Comemorei muito junto com a torcida catalã – maioria esmagadora no estádio. Após o término da partida, muita espera até que intermináveis filas de azul grená se dispersassem pelo metrô.

Na manhã seguinte, pulei da cama às 6h45 para não perder o trem com destino à Paris. No entanto, ao chegar à estação, fui informado de que não havia mais bilhetes disponíveis para a capital francesa. A saída seria fazer uma conexão forçada em Montpellier, no sul da França. Assim, eu deixava Barcelona que, só pra confirmar, continua unânime entre os viajantes!

Leia o post com fotos em: http://viajanteinveterado.com.br/a-cidade-de-gaudi-barcelona-espanha/

Este é o 6º post da série Mochilão na Europa I (28 países)

Leia o post anterior: Artes e paella! (Madri, Espanha)

Featured Replies

No posts to show

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.