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Em 23/10/2022 em 19:01, Rezzende disse:

Dia 18, domingo – Madrid

Viagem de ônibus noturna, tranquila como todas as outras viagens de ônibus que fiz nessa trip, as estradas são uns tapetes, o busão nem balança. Foram 8h de Porto a Madrid, cheguei 7h com fuso horário +1 e ainda escuro. Madrid amanhecia às 8h da manhã e anoitecia 20h, tarde demais pro meu gosto…:/

Cheguei na rodoviária de Mendez Álvaro que é integrada com metrô e Cercanias da Renfe. Comprei o ticket do metrô na maquininha, já tinha lido sobre o Metrobus 10 Viajes e foi esse que escolhi. Paguei €8,50 + €2,50 da Tarjeta Multi (o cartãozinho, mais um pra mim que adoro colecionar esses cartões de transporte pelo mundo:D) num total de 11 euros. De cara já paguei um mico tentando passar na catraca e o cartão não funcionava, achei que tinha comprado errado e o segurança me disse que ali era a entrada da Renfe e o metrô era do outro lado::putz:: tudo ok, cheguei no hostel, deixei minhas coisas e me deixaram tomar café. Só a maquina de café do hostel é de graça (podia ser café puro, capuccino, café com leite, o que tivesse disponível na máquina), se for comer o buffet é 6 euros. Eu tinha o resto de um salgado enorme que eu comprei numa padaria do Porto pra trazer na viagem, então terminei de comer a terceira parcela do salgado com o café do hostel.

Fiquei no OK Hostel, perto do metrô La Latina e na entrada da Feira do Rastro, que parece a Feira Hippie de BH ou a San Telmo de Buenos Aires, pra gente comprar quinquilharia, e acontece todos os domingos. E era domingo! Fui dar um rolê na feira, que é comprida mas não demais, comprei umas bugigangas e depois peguei o metrô (já que ainda tinha 9 passagens) desci na Estación del Arte e esperei a hora grátis do Reina Sofia que começava 12:30. A entrada grátis dos museus são as 2 últimas horas de funcionamento do dia e como no domingo o Reina Sofia fecha mais cedo, às 14:30 e o Museu do Prado fecha 19h, dá pra pegar a entrada grátis dos dois!! Como cheguei com certa antecedência, logo já fui puxando a fila de espera da entrada grátis, que depois ficou beeeeem comprida. Quem já tinha reservado a gratuidade pelo site entrava por outra porta. Como fui o segundo da fila, 12:30 entrei no museu. Todo mundo na sala do Guernica! Concorridíssima. O carro-chefe do museu, tem até placas indicando pra onde vc vai pra ver o Guernica. O resto tava tranquilo, mostras sobre ditaduras, coisas que já vimos em outros museus sul-americanos. 13:15 saí, ainda tinha bastante gente pra entrar mas a fila tava fluindo.

Bem perto tem o grande Parque do Retiro onde a galera adora ir num domingo de sol. Dei uma volta lá, comi um bocadillo de jamón (bem espanhol:P) num dos quiosques lá dentro, sentei na grama debaixo da sombra das árvores e fiquei ali curtindo o movimento dos madrileños no parque. Dentro do parque tem o Palácio de Cristal, que dava só pra ver por fora e o Palácio de Velazquez que é uma “filial” do Reina Sofia e pode entrar grátis e vários outros monumentos pelo parque, estátuas, chafarizes, um lago com pedalinho, quiosques, sorveterias e no domingo ele fica bem mais “vivo”.

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Depois segui para o Museu do Prado passando pela porta de Alcalá, que estava em reforma e então colocaram um revestimento nela, não sei de quê, tipo uma lona, só que toda pintada como se fosse o monumento real, até com a paisagem de fundo, na foto dá pra enganar bem.

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Uma curta avenida em frente e se chega no Palácio de Cibeles e na fonte de Cibeles, um ícone da cidade.

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Caminhei pelo Passeo del Prado, vi uma banca vendendo horchata e logo já lembrei da mexicana que é feita de arroz e uma das bebidas que mais apreciei no México (suco de arroz é bom?? Sim! No México eu adorei!) mas o vendedor me disse que a de Madrid é feita com chufa, troço que até agora não sei bem o que é, se é parente do inhame ou sei lá o quê...enfim, valeu pela experiência de dizer que eu tomei isso...não achei bom, nem ruim... aguardo mais comentários sobre a horchata de chufa...😶

Cheguei no museu pra pegar a entrada grátis que começava às 17h e já tinha uma fila bem comprida que fluiu rápido assim que deu 17h. O museu del Prado é outra pegada, quadros muito grandes, pinturas bem realistas, tinha um quadro onde os olhos do cavalo pareciam de verdade de tão brilhantes e davam a sensação de que ele estava de verdade te olhando. Se você for durante um dia de semana que não dá pra pegar a entrada grátis dos dois já que fecham quase no mesmo horário e as horas grátis coincidem, então melhor pagar a entrada do Prado que é €15 e ir na hora grátis do Reina Sofia. Achei melhor o Prado, mais interessante, mais bacana, domingo dá pra fazer os 2 de graça, mas se você não conseguir, priorize o Prado.

E ali perto no Passeo del Prado, peguei um ônibus elétrico grátis que é a linha 001 que vai até Moncloa passando pela Gran Via e Plaza de España. Você só precisa validar a Tarjeta Multi nele mas não vai descontar nenhuma viagem. Desci na Plaza de España que é perto do Templo de Debod onde a galera se reúne pra ver o por do sol. E eu sou o tarado do por do sol… Tinha os artistas de rua fazendo um som, a galera sentada nos gramados, uma pegada tipo do Porto mas não tinha a ponte, nem o rio, nem uma vista da cidade do outro lado, só uma visão longínqua de umas montanhas onde o sol já estava caindo. Mas curti muito embora não comparasse ao do Porto.

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 Voltei de metrô pro hostel, fiz o checkin, tomei um banho, organizei algumas coisas, aquele ritual clássico de quando você chega num hostel novo e saí pra comer alguma coisa. Perto do hostel tem a famosa Cerveceria 100 Montaditos, onde dá pra comer uns petiscos e tomar uma cerveja pagando menos de 5 euros. Dei uma volta pelo bairro, La Latina é famosa pelos bares e vida boêmia, era domingo à noite mas não tava tão bombante. Voltei pro hostel e o pessoal tava organizando pra sair pro pubcrawl. Era 15 euros e eu fui também. 3 bares e terminou na discoteca Moondance, bebida é pouca, só te dão um shot na chegada ao bar, voltei pro hostel 5h da manhã e só achei que valeu a pena pela interação com a galera do hostel, já que onde eu fiquei em Portugal a turma era desanimada e na Espanha dei sorte com os viajantes em todos hostels que fiquei.

 

Dia 19, segunda – Madrid

Encostei na cama pós balada e logo já saí pra explorar a cidade. Dormir eu durmo em casa, em reais, em euro tá dando não...😝

Tinha feito, desde aqui no Brasil, uma reserva de um free walking tour da Civitatis que tinha aparecido pra mim numa dessas propagandas do Trip Advisor. Só uma reserva mesmo, sem compromisso, só pra ter uma luz de onde eu deveria ir, então fui pro ponto de encontro que era perto da Puerta del Sol às 10h.

A praça tava toda em obras, então era tapume e ferragem pra todo lado, nem tem foto direito de lá. Achei a guia pela sombrinha da Civitatis e o grupo era grande, tinha quase 30 pessoas. O bom do free walking são os detalhes que a guia vai te mostrando, que seguramente você não veria andando aleatório, como a história da antiga Posada del Peine, os inúmeros edifícios que foram reconstruídos pois no passado haviam muitos incêndios na cidade e otras cositas más. O percurso foi pela Calle Postas, Calle Sal, Plaza Mayor, Mercado de San Miguel, Plaza de la Villa e Calle del Factor até onde tem um mirante muito bonito pra ver a catedral de um ponto que se não fosse pelo free walking eu jamais veria. No fim dei só 3 euros porque era as moedas que eu tinha. O povo tava dando 10. Vergonha da minha mão de vaca :-P

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De novo andando sozinho entrei na Catedral. O Palácio Real em frente só abriria pra visitação depois das 16h e decidi cortar. Voltei pro centro histórico, passei no Mercado de San Miguel só pra ver já que no free walking nem entramos, mas é um lugar só pra olhar mesmo, comida é bem mais cara que nos outros lugares próximos. Voltei pra Plaza Mayor, o movimento de pessoas já era bem maior no início da tarde. Numa das travessinhas na lateral da praça, Calle Botoneras, tem um bar bem famoso chamado La Campana cuja especialidade são os bocadillos de calamares (pão com anéis de lula) e famoso como é, vive lotado. Então o ideal é entrar na porta ao lado onde o pessoal compra pra levar e pedir um pra viagem. A viagem em questão foi só até a beira dos postes no meio da Plaza Mayor onde sentei e comi. É grande, tem bastante recheio, custa €3,50, achei o gosto um pouco salgado e nem sou fã de anéis de lula mas não tinha como não provar essa iguaria madrileña. De barriga cheia, sim o bocadillo enche a pança, fui andando pelas ruelas próximas, passei de fora dos também famosos churros da chocolateria San Ginés com uma grande fila pra entrar e logo mais a frente a praça onde está o monastério Descalzas Reales. Segui andando e caí numa rua de pedestres cheia de lojas e muita gente que me levou até a Plaza del Callao, onde tem a estação do Metro Callao, vários telões nos prédios estilo Times Square e pra quem é fã de La Casa de Papel, é onde rolou aquela icônica cena do dirigível lançando as notas de euro sobre as pessoas na praça no começo da terceira temporada.

 

Nessa praça também tem uma loja do El Corte Inglês, onde no último andar tem uma vista bacana do famoso letreiro do Schweppes.

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Mais uma para os fãs de La Casa de Papel

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Toda vez que eu via um carro da polícia passando com a sirene ligada eu achava que tava rolando um atraco ao Banco de España ::lol4::

Fim da tarde e não tinha mais muito o que ver em Madrid. Prova que pra quem anda muito como eu, 2 dias são super suficientes pra conhecer o básico. Voltei ao Templo de Debod pra acompanhar mais um por do sol. Dessa vez tinha um pouco mais de nuvens então nem esperei dar 20h. Ao lado do Templo de Debod tem uma praça, e nela muitos banquinhos, e me surpreendeu a quantidade de idosos na praça, homens e mulheres, e não casais mas grupos de idosos que se encontravam ali, as doninhas chegando e as outras dizendo “tava sumida, sentimos sua falta!”, me parece que é um point da terceira idade :-P

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Fotogênica...

Fiquei o resto da noite no hostel, conversando com uns chilenos e tomando umas no bar do hostel que funciona até 3 da manhã! Acho que não me lembro de ter ficado em um hostel onde o bar ia até tão tarde. E não atrapalha nada quem quer dormir já que o bar é no térreo ao lado da recepção e os quartos nos andares pra cima.

 

Dia 20, terça – Toledo

Dia de bate volta em Toledo, comecei o rolê com uma baita navalhada, fui até Atocha pra comprar a passagem mas pediam o número do documento pra inserir no bilhete e eu não tinha levado documento nenhum :roll: Tive que voltar no hostel pra pegar o passaporte e quando cheguei de volta na estação é que percebi como tava lotado de gente lá. A fila pra comprar passagem era enorme, tanto na bilheteria como nas máquinas :shock: Comprei minha passagem já era quase meio-dia e só tinha trem para 13:50. Aproveitei pra comprar a volta de uma vez e como já estava indo tarde, comprei a volta para 21:30. Custa €11,10 cada trecho (€22,20 ida e volta). Aproveitei o tempo de sobra e almocei num bar de tapas perto de Atocha chamado El Anden, tinha uns pratos combinados mais baratos e muita gente comendo, parecia ser uma opção bem procurada pelos locais. Matei um tempo na estação e peguei o trem 13:50, só meia hora até Toledo.

Chegando na estação, passei no banheiro pra trocar a camisa por uma regata mais fresca (banheiro de Toledo grátis ao contrário de Atocha que cobra 1 euro) pois essa tarde seria a mais quente da viagem, o termômetro chegou aos 31 graus 🌡️

Fui andando até a parte histórica, não é longe, maníaco da pernada como sou, fiz tudo a pé em Toledo.

Passei pela Ponte de Alcântara, a clássica ponte romana de quase 2 mil anos de história e subi pelas escadarias até o Museu de Santa Cruz que é grátis e onde entrei às 14:50 (pra dar uma noção de tempo). O mais bacana desse museu é que ao fundo tem uma salinha com obras de El Greco padrão o que se vê no Museu do Prado, só que aqui completamente grátis.

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De lá pouco a frente, fui ao Museu do Exército que também é grátis e tem algumas exposições de achados arqueológicos e escavações da época romana e os jardins com uma vista super top. O alcázar tava fechado mas pra mim o que mais vale é a vista do jardim que é super top.

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Desci pelas ruelas de Toledo até a Catedral onde entrei às 16h e custa 10 euros com audioguia. Construída no século XIII, é realmente impressionante, os detalhes debaixo das cadeiras do coro são dignos de nota. As pinturas da catedral, um altar muito lindo, muito rica em detalhes, o audioguia te conduz perfeitamente ali dentro, eu achei a entrada mais bem paga de toda a viagem! Se fosse pra eu recomendar apenas 1 lugar pra pagar entrada nessa viagem toda, escolheria a Catedral de Toledo. É magnífica! Foi cerca de 1 hora e 15 lá dentro que passou sem ser notada. Eu me encantei com tantos detalhes, é uma das obras de arte mais completas que eu já vi.

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Segui as ruazinhas de Toledo, comi um mazapan numa padaria, que é um doce de amêndoa típico de lá. Pro meu gosto pessoal não é lá isso tudo, achei um pouco seco, mas gosto é gosto e essas coisas muito típicas a gente não pode deixar passar.

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Pelo caminho vi algumas outras igrejas, uma sinagoga, mas onde tinha entrada paga eu resolvi não entrar. Desci até a Ponte de San Martin onde tem até uma tirolesa pra quem quiser dar um sobrevoo em cima do rio.

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Anima uma tirolesa ae??

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Tava animado, já passava das 18h, tinha um pouco de sombra na calçada da avenida e resolvi ir andando até o mirante, uns 20 minutos a pé mas quem quiser eu vi uns ônibus da linha 71 passando escrito no letreiro Plaza Zocodovar - Mirante del Valle a quem interessar. Lá tem uma vista bonita da cidade, uma panorâmica com outro ângulo, aqueles ônibus de turista que rodam a cidade também fazem parada lá. Mas na hora que eu estava lá era eu sozinho, contemplando a cidade, o vale do rio (o mesmo Tejo de Lisboa) curti bem o momento. Vez ou outra passava alguém correndo, pedalando ou caminhando, creio que moradores daquele bairro.

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Voltei a pé também. Subi pela Puerta de Bisagra e fiquei surpreso ao me deparar com escadas rolantes!!! Uns 11 lances de escadas rolantes! Saí lá no alto de novo no meio das ruazinhas estreitas e fui andando aleatório, observando a cidade já no seu finzinho de tarde.

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Parei num dos restaurantes da Plaza de Zocodover e depois fui descendo já seguindo caminho de ir embora depois de um anoitecer impressionante. Vale muito a pena dar uma espiada em Toledo à noite, a iluminação amarelada nas muralhas dá um toque muito clássico pra cidade, valeu demais ter ficado até anoitecer, foi a parte boa de ter ido tarde pra lá.

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Lindíssimo anoitecer

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E uma bela noturna de Toledo

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Também voltei a pé pra estação de trem, cheguei em Atocha 22h e peguei o metrô até a Gran Via pra me sentir saindo de uma viagem no tempo do século XIII de volta pro XXI com aqueles painéis luminosos e o burburinho das pessoas.

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Voltando pro hostel encontrei na rua com o austríaco e a israelense que estavam no hostel e conheci no pubcrawl. Eles estavam atrás de um bar de tapas e juntei com eles numa daquelas clássicas tabernas do centro de Madrid. Fechando bem minha estadia na capital espanhola.

 

Dia 21, quarta – Madrid a Barcelona

O dia não teve muitos acontecimentos, tirar um dia mais light é importante pra não ficar tão ligadão no ritmo frenético que eu mesmo me imponho nos meus mochilões. De manhã me limitei a apenas ir na Plaza Mayor ver um pouco do movimento, sentar lá no meio da praça e pensar na vida, naquele menino criado na roça que agora estava sozinho no meio da principal praça de Madrid, coisa que a maioria das pessoas que foram criadas comigo nunca tiveram a oportunidade de fazer.

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Descansei um pouco no hostel e fui pra Atocha, agora já uma velha conhecida, pegar o trem bala pra Barcelona que seria às 14:30 e eu tinha comprado com quase 2 meses de antecedência por módicos 17 euros. Acho que foi um ótimo negócio!! Era um dos momentos mais aguardados da viagem, afinal era a primeira vez que eu ia viajar num trem a 300 km/h. Nada parecido com as 13h que fiquei dentro do Vitória Minas… Com 2h50min chegava em Barcelona. Adorei a experiência. Não é toda hora que se anda de trem bala. Não é todo brasileiro que tem essa oportunidade! Percebe-se que nesse dia eu tava bem reflexivo…

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Chegando em Barcelona, na estação Sants, comprei o ticket do metrô, o T-10, pra 10 viagens e custa €10,20, nas próprias maquininhas, antes trocando a língua pra espanhol, já que cheguei em Barcelona e o catalão sempre vem em primeiro lugar. Peguei o metrô só por 2 estações sem baldeio até a estação Verdaguer, a mais próxima de onde ia ficar, o Yeah Hostel, que logo percebi ser muito parecido com o de Madrid e tinha uma razão: era do mesmo grupo. Em diferença, esse tinha um terraço com piscina. Oferecia jantar por 12 euros e depois pubcrawl por 15 euros. Café da manhã por 7 euros. Um hostel bem caro, 40 euros a diária, mas todos que tinha pesquisado em Barcelona também eram. Peguei o jantar quase todos os dias, o café em alguns dias também, afinal por menos de 7 euros não se come muito nas padarias e o café era buffet livre. E todos os dias os jantares eram bem animados, muitos hóspedes participavam, o staff montava as mesas de modo que todo mundo ficasse junto e eles promoviam uma interação bem bacana. Foi o hostel que mais conheci gente na viagem. Já vacinado com o pubcrawl de Madrid, resolvi não fazer o do hostel, só segui a galera e entrei no bar onde eles foram, já deu pra ter uma noção do que seria o rolê sem ter que pagar por um shot bobo em cada bar ::tchann::

Onde foi a compra do trem bala com antecedência? Pode indicar?

Em 23/10/2022 em 19:01, Rezzende disse:

Dia 18, domingo – Madrid

Viagem de ônibus noturna, tranquila como todas as outras viagens de ônibus que fiz nessa trip, as estradas são uns tapetes, o busão nem balança. Foram 8h de Porto a Madrid, cheguei 7h com fuso horário +1 e ainda escuro. Madrid amanhecia às 8h da manhã e anoitecia 20h, tarde demais pro meu gosto…:/

Cheguei na rodoviária de Mendez Álvaro que é integrada com metrô e Cercanias da Renfe. Comprei o ticket do metrô na maquininha, já tinha lido sobre o Metrobus 10 Viajes e foi esse que escolhi. Paguei €8,50 + €2,50 da Tarjeta Multi (o cartãozinho, mais um pra mim que adoro colecionar esses cartões de transporte pelo mundo:D) num total de 11 euros. De cara já paguei um mico tentando passar na catraca e o cartão não funcionava, achei que tinha comprado errado e o segurança me disse que ali era a entrada da Renfe e o metrô era do outro lado::putz:: tudo ok, cheguei no hostel, deixei minhas coisas e me deixaram tomar café. Só a maquina de café do hostel é de graça (podia ser café puro, capuccino, café com leite, o que tivesse disponível na máquina), se for comer o buffet é 6 euros. Eu tinha o resto de um salgado enorme que eu comprei numa padaria do Porto pra trazer na viagem, então terminei de comer a terceira parcela do salgado com o café do hostel.

Fiquei no OK Hostel, perto do metrô La Latina e na entrada da Feira do Rastro, que parece a Feira Hippie de BH ou a San Telmo de Buenos Aires, pra gente comprar quinquilharia, e acontece todos os domingos. E era domingo! Fui dar um rolê na feira, que é comprida mas não demais, comprei umas bugigangas e depois peguei o metrô (já que ainda tinha 9 passagens) desci na Estación del Arte e esperei a hora grátis do Reina Sofia que começava 12:30. A entrada grátis dos museus são as 2 últimas horas de funcionamento do dia e como no domingo o Reina Sofia fecha mais cedo, às 14:30 e o Museu do Prado fecha 19h, dá pra pegar a entrada grátis dos dois!! Como cheguei com certa antecedência, logo já fui puxando a fila de espera da entrada grátis, que depois ficou beeeeem comprida. Quem já tinha reservado a gratuidade pelo site entrava por outra porta. Como fui o segundo da fila, 12:30 entrei no museu. Todo mundo na sala do Guernica! Concorridíssima. O carro-chefe do museu, tem até placas indicando pra onde vc vai pra ver o Guernica. O resto tava tranquilo, mostras sobre ditaduras, coisas que já vimos em outros museus sul-americanos. 13:15 saí, ainda tinha bastante gente pra entrar mas a fila tava fluindo.

Bem perto tem o grande Parque do Retiro onde a galera adora ir num domingo de sol. Dei uma volta lá, comi um bocadillo de jamón (bem espanhol:P) num dos quiosques lá dentro, sentei na grama debaixo da sombra das árvores e fiquei ali curtindo o movimento dos madrileños no parque. Dentro do parque tem o Palácio de Cristal, que dava só pra ver por fora e o Palácio de Velazquez que é uma “filial” do Reina Sofia e pode entrar grátis e vários outros monumentos pelo parque, estátuas, chafarizes, um lago com pedalinho, quiosques, sorveterias e no domingo ele fica bem mais “vivo”.

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Depois segui para o Museu do Prado passando pela porta de Alcalá, que estava em reforma e então colocaram um revestimento nela, não sei de quê, tipo uma lona, só que toda pintada como se fosse o monumento real, até com a paisagem de fundo, na foto dá pra enganar bem.

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Uma curta avenida em frente e se chega no Palácio de Cibeles e na fonte de Cibeles, um ícone da cidade.

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Caminhei pelo Passeo del Prado, vi uma banca vendendo horchata e logo já lembrei da mexicana que é feita de arroz e uma das bebidas que mais apreciei no México (suco de arroz é bom?? Sim! No México eu adorei!) mas o vendedor me disse que a de Madrid é feita com chufa, troço que até agora não sei bem o que é, se é parente do inhame ou sei lá o quê...enfim, valeu pela experiência de dizer que eu tomei isso...não achei bom, nem ruim... aguardo mais comentários sobre a horchata de chufa...😶

Cheguei no museu pra pegar a entrada grátis que começava às 17h e já tinha uma fila bem comprida que fluiu rápido assim que deu 17h. O museu del Prado é outra pegada, quadros muito grandes, pinturas bem realistas, tinha um quadro onde os olhos do cavalo pareciam de verdade de tão brilhantes e davam a sensação de que ele estava de verdade te olhando. Se você for durante um dia de semana que não dá pra pegar a entrada grátis dos dois já que fecham quase no mesmo horário e as horas grátis coincidem, então melhor pagar a entrada do Prado que é €15 e ir na hora grátis do Reina Sofia. Achei melhor o Prado, mais interessante, mais bacana, domingo dá pra fazer os 2 de graça, mas se você não conseguir, priorize o Prado.

E ali perto no Passeo del Prado, peguei um ônibus elétrico grátis que é a linha 001 que vai até Moncloa passando pela Gran Via e Plaza de España. Você só precisa validar a Tarjeta Multi nele mas não vai descontar nenhuma viagem. Desci na Plaza de España que é perto do Templo de Debod onde a galera se reúne pra ver o por do sol. E eu sou o tarado do por do sol… Tinha os artistas de rua fazendo um som, a galera sentada nos gramados, uma pegada tipo do Porto mas não tinha a ponte, nem o rio, nem uma vista da cidade do outro lado, só uma visão longínqua de umas montanhas onde o sol já estava caindo. Mas curti muito embora não comparasse ao do Porto.

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 Voltei de metrô pro hostel, fiz o checkin, tomei um banho, organizei algumas coisas, aquele ritual clássico de quando você chega num hostel novo e saí pra comer alguma coisa. Perto do hostel tem a famosa Cerveceria 100 Montaditos, onde dá pra comer uns petiscos e tomar uma cerveja pagando menos de 5 euros. Dei uma volta pelo bairro, La Latina é famosa pelos bares e vida boêmia, era domingo à noite mas não tava tão bombante. Voltei pro hostel e o pessoal tava organizando pra sair pro pubcrawl. Era 15 euros e eu fui também. 3 bares e terminou na discoteca Moondance, bebida é pouca, só te dão um shot na chegada ao bar, voltei pro hostel 5h da manhã e só achei que valeu a pena pela interação com a galera do hostel, já que onde eu fiquei em Portugal a turma era desanimada e na Espanha dei sorte com os viajantes em todos hostels que fiquei.

 

Dia 19, segunda – Madrid

Encostei na cama pós balada e logo já saí pra explorar a cidade. Dormir eu durmo em casa, em reais, em euro tá dando não...😝

Tinha feito, desde aqui no Brasil, uma reserva de um free walking tour da Civitatis que tinha aparecido pra mim numa dessas propagandas do Trip Advisor. Só uma reserva mesmo, sem compromisso, só pra ter uma luz de onde eu deveria ir, então fui pro ponto de encontro que era perto da Puerta del Sol às 10h.

A praça tava toda em obras, então era tapume e ferragem pra todo lado, nem tem foto direito de lá. Achei a guia pela sombrinha da Civitatis e o grupo era grande, tinha quase 30 pessoas. O bom do free walking são os detalhes que a guia vai te mostrando, que seguramente você não veria andando aleatório, como a história da antiga Posada del Peine, os inúmeros edifícios que foram reconstruídos pois no passado haviam muitos incêndios na cidade e otras cositas más. O percurso foi pela Calle Postas, Calle Sal, Plaza Mayor, Mercado de San Miguel, Plaza de la Villa e Calle del Factor até onde tem um mirante muito bonito pra ver a catedral de um ponto que se não fosse pelo free walking eu jamais veria. No fim dei só 3 euros porque era as moedas que eu tinha. O povo tava dando 10. Vergonha da minha mão de vaca :-P

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De novo andando sozinho entrei na Catedral. O Palácio Real em frente só abriria pra visitação depois das 16h e decidi cortar. Voltei pro centro histórico, passei no Mercado de San Miguel só pra ver já que no free walking nem entramos, mas é um lugar só pra olhar mesmo, comida é bem mais cara que nos outros lugares próximos. Voltei pra Plaza Mayor, o movimento de pessoas já era bem maior no início da tarde. Numa das travessinhas na lateral da praça, Calle Botoneras, tem um bar bem famoso chamado La Campana cuja especialidade são os bocadillos de calamares (pão com anéis de lula) e famoso como é, vive lotado. Então o ideal é entrar na porta ao lado onde o pessoal compra pra levar e pedir um pra viagem. A viagem em questão foi só até a beira dos postes no meio da Plaza Mayor onde sentei e comi. É grande, tem bastante recheio, custa €3,50, achei o gosto um pouco salgado e nem sou fã de anéis de lula mas não tinha como não provar essa iguaria madrileña. De barriga cheia, sim o bocadillo enche a pança, fui andando pelas ruelas próximas, passei de fora dos também famosos churros da chocolateria San Ginés com uma grande fila pra entrar e logo mais a frente a praça onde está o monastério Descalzas Reales. Segui andando e caí numa rua de pedestres cheia de lojas e muita gente que me levou até a Plaza del Callao, onde tem a estação do Metro Callao, vários telões nos prédios estilo Times Square e pra quem é fã de La Casa de Papel, é onde rolou aquela icônica cena do dirigível lançando as notas de euro sobre as pessoas na praça no começo da terceira temporada.

 

Nessa praça também tem uma loja do El Corte Inglês, onde no último andar tem uma vista bacana do famoso letreiro do Schweppes.

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Mais uma para os fãs de La Casa de Papel

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Toda vez que eu via um carro da polícia passando com a sirene ligada eu achava que tava rolando um atraco ao Banco de España ::lol4::

Fim da tarde e não tinha mais muito o que ver em Madrid. Prova que pra quem anda muito como eu, 2 dias são super suficientes pra conhecer o básico. Voltei ao Templo de Debod pra acompanhar mais um por do sol. Dessa vez tinha um pouco mais de nuvens então nem esperei dar 20h. Ao lado do Templo de Debod tem uma praça, e nela muitos banquinhos, e me surpreendeu a quantidade de idosos na praça, homens e mulheres, e não casais mas grupos de idosos que se encontravam ali, as doninhas chegando e as outras dizendo “tava sumida, sentimos sua falta!”, me parece que é um point da terceira idade :-P

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Fotogênica...

Fiquei o resto da noite no hostel, conversando com uns chilenos e tomando umas no bar do hostel que funciona até 3 da manhã! Acho que não me lembro de ter ficado em um hostel onde o bar ia até tão tarde. E não atrapalha nada quem quer dormir já que o bar é no térreo ao lado da recepção e os quartos nos andares pra cima.

 

Dia 20, terça – Toledo

Dia de bate volta em Toledo, comecei o rolê com uma baita navalhada, fui até Atocha pra comprar a passagem mas pediam o número do documento pra inserir no bilhete e eu não tinha levado documento nenhum :roll: Tive que voltar no hostel pra pegar o passaporte e quando cheguei de volta na estação é que percebi como tava lotado de gente lá. A fila pra comprar passagem era enorme, tanto na bilheteria como nas máquinas :shock: Comprei minha passagem já era quase meio-dia e só tinha trem para 13:50. Aproveitei pra comprar a volta de uma vez e como já estava indo tarde, comprei a volta para 21:30. Custa €11,10 cada trecho (€22,20 ida e volta). Aproveitei o tempo de sobra e almocei num bar de tapas perto de Atocha chamado El Anden, tinha uns pratos combinados mais baratos e muita gente comendo, parecia ser uma opção bem procurada pelos locais. Matei um tempo na estação e peguei o trem 13:50, só meia hora até Toledo.

Chegando na estação, passei no banheiro pra trocar a camisa por uma regata mais fresca (banheiro de Toledo grátis ao contrário de Atocha que cobra 1 euro) pois essa tarde seria a mais quente da viagem, o termômetro chegou aos 31 graus 🌡️

Fui andando até a parte histórica, não é longe, maníaco da pernada como sou, fiz tudo a pé em Toledo.

Passei pela Ponte de Alcântara, a clássica ponte romana de quase 2 mil anos de história e subi pelas escadarias até o Museu de Santa Cruz que é grátis e onde entrei às 14:50 (pra dar uma noção de tempo). O mais bacana desse museu é que ao fundo tem uma salinha com obras de El Greco padrão o que se vê no Museu do Prado, só que aqui completamente grátis.

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De lá pouco a frente, fui ao Museu do Exército que também é grátis e tem algumas exposições de achados arqueológicos e escavações da época romana e os jardins com uma vista super top. O alcázar tava fechado mas pra mim o que mais vale é a vista do jardim que é super top.

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Desci pelas ruelas de Toledo até a Catedral onde entrei às 16h e custa 10 euros com audioguia. Construída no século XIII, é realmente impressionante, os detalhes debaixo das cadeiras do coro são dignos de nota. As pinturas da catedral, um altar muito lindo, muito rica em detalhes, o audioguia te conduz perfeitamente ali dentro, eu achei a entrada mais bem paga de toda a viagem! Se fosse pra eu recomendar apenas 1 lugar pra pagar entrada nessa viagem toda, escolheria a Catedral de Toledo. É magnífica! Foi cerca de 1 hora e 15 lá dentro que passou sem ser notada. Eu me encantei com tantos detalhes, é uma das obras de arte mais completas que eu já vi.

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Segui as ruazinhas de Toledo, comi um mazapan numa padaria, que é um doce de amêndoa típico de lá. Pro meu gosto pessoal não é lá isso tudo, achei um pouco seco, mas gosto é gosto e essas coisas muito típicas a gente não pode deixar passar.

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Pelo caminho vi algumas outras igrejas, uma sinagoga, mas onde tinha entrada paga eu resolvi não entrar. Desci até a Ponte de San Martin onde tem até uma tirolesa pra quem quiser dar um sobrevoo em cima do rio.

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Anima uma tirolesa ae??

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Tava animado, já passava das 18h, tinha um pouco de sombra na calçada da avenida e resolvi ir andando até o mirante, uns 20 minutos a pé mas quem quiser eu vi uns ônibus da linha 71 passando escrito no letreiro Plaza Zocodovar - Mirante del Valle a quem interessar. Lá tem uma vista bonita da cidade, uma panorâmica com outro ângulo, aqueles ônibus de turista que rodam a cidade também fazem parada lá. Mas na hora que eu estava lá era eu sozinho, contemplando a cidade, o vale do rio (o mesmo Tejo de Lisboa) curti bem o momento. Vez ou outra passava alguém correndo, pedalando ou caminhando, creio que moradores daquele bairro.

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Voltei a pé também. Subi pela Puerta de Bisagra e fiquei surpreso ao me deparar com escadas rolantes!!! Uns 11 lances de escadas rolantes! Saí lá no alto de novo no meio das ruazinhas estreitas e fui andando aleatório, observando a cidade já no seu finzinho de tarde.

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Parei num dos restaurantes da Plaza de Zocodover e depois fui descendo já seguindo caminho de ir embora depois de um anoitecer impressionante. Vale muito a pena dar uma espiada em Toledo à noite, a iluminação amarelada nas muralhas dá um toque muito clássico pra cidade, valeu demais ter ficado até anoitecer, foi a parte boa de ter ido tarde pra lá.

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Lindíssimo anoitecer

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E uma bela noturna de Toledo

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Também voltei a pé pra estação de trem, cheguei em Atocha 22h e peguei o metrô até a Gran Via pra me sentir saindo de uma viagem no tempo do século XIII de volta pro XXI com aqueles painéis luminosos e o burburinho das pessoas.

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Voltando pro hostel encontrei na rua com o austríaco e a israelense que estavam no hostel e conheci no pubcrawl. Eles estavam atrás de um bar de tapas e juntei com eles numa daquelas clássicas tabernas do centro de Madrid. Fechando bem minha estadia na capital espanhola.

 

Dia 21, quarta – Madrid a Barcelona

O dia não teve muitos acontecimentos, tirar um dia mais light é importante pra não ficar tão ligadão no ritmo frenético que eu mesmo me imponho nos meus mochilões. De manhã me limitei a apenas ir na Plaza Mayor ver um pouco do movimento, sentar lá no meio da praça e pensar na vida, naquele menino criado na roça que agora estava sozinho no meio da principal praça de Madrid, coisa que a maioria das pessoas que foram criadas comigo nunca tiveram a oportunidade de fazer.

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Descansei um pouco no hostel e fui pra Atocha, agora já uma velha conhecida, pegar o trem bala pra Barcelona que seria às 14:30 e eu tinha comprado com quase 2 meses de antecedência por módicos 17 euros. Acho que foi um ótimo negócio!! Era um dos momentos mais aguardados da viagem, afinal era a primeira vez que eu ia viajar num trem a 300 km/h. Nada parecido com as 13h que fiquei dentro do Vitória Minas… Com 2h50min chegava em Barcelona. Adorei a experiência. Não é toda hora que se anda de trem bala. Não é todo brasileiro que tem essa oportunidade! Percebe-se que nesse dia eu tava bem reflexivo…

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Chegando em Barcelona, na estação Sants, comprei o ticket do metrô, o T-10, pra 10 viagens e custa €10,20, nas próprias maquininhas, antes trocando a língua pra espanhol, já que cheguei em Barcelona e o catalão sempre vem em primeiro lugar. Peguei o metrô só por 2 estações sem baldeio até a estação Verdaguer, a mais próxima de onde ia ficar, o Yeah Hostel, que logo percebi ser muito parecido com o de Madrid e tinha uma razão: era do mesmo grupo. Em diferença, esse tinha um terraço com piscina. Oferecia jantar por 12 euros e depois pubcrawl por 15 euros. Café da manhã por 7 euros. Um hostel bem caro, 40 euros a diária, mas todos que tinha pesquisado em Barcelona também eram. Peguei o jantar quase todos os dias, o café em alguns dias também, afinal por menos de 7 euros não se come muito nas padarias e o café era buffet livre. E todos os dias os jantares eram bem animados, muitos hóspedes participavam, o staff montava as mesas de modo que todo mundo ficasse junto e eles promoviam uma interação bem bacana. Foi o hostel que mais conheci gente na viagem. Já vacinado com o pubcrawl de Madrid, resolvi não fazer o do hostel, só segui a galera e entrei no bar onde eles foram, já deu pra ter uma noção do que seria o rolê sem ter que pagar por um shot bobo em cada bar ::tchann::

Onde foi a compra do trem bala para BARCELONA? Pode indicar? O valor foi promocional ou pela antecedência?

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  • Colaboradores

@hiveloso vc pode comprar direto no site da Renfe ou pela Trainline. Eu comprei na Trainline pq ano passado, na época, o site da Renfe tava com problema pra quem acessava aqui do Brasil e a Trainline tinha 1% de cashback com a Meliuz. Tinha uma taxinha pequena mas com o cashback compensava. Então te indico comprar direto na Renfe ou na Trainline se vc quiser cashback com a Meliuz. Quando começam as vendas os valores são mais baixos, acho que começam a vender 3 meses antes da data, então assim que abrir as vendas mais barato vai estar.

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