Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Postado
  • Membros

Olá pessoal. Planejo uma viagem de fim de semana com um amigo para conhecer os famosos canions gaúchos. Gostaria de dicas de onde ficar em cambara(especialmente sore o albergue), onde comer, quais partes principais para visitar dos parques. Agradeço pela atenção e ajuda!

• Respostas 403
  • Visualizações 107.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Para quem vem sentido norte (SC, PR, SP) o melhor caminho evitando estradas ruins é entrar no RS via BR-101 e subir a serra via Rota do Sol. A Serra da Rocinha é uma opção beeeem mais "hard" com muita pedra e buracos, embora a paisagem compense, para quem vem de carro de passeio acho que não vale a pena. Outra opção é subir via Praia Grande / SC, saindo diretamente em Cambara, passando pelo acesso ao PN dos Aparados (Itaimbezinho), mas a estrada também é de chão com bastante pedras....de toda forma, diria que é a "segunda opção", melhor do que o caminho via Serra da Rocinha e Ausentes.

Abraços

Postado
  • Membros

Arlei, agradeço a resposta.

Pelo que vi no Street View do Google tive impressão que a serra do Faxinal (Praia Grande) seria a pior opção mas você me falou o contrário.

O meu carro é um Renault Stepway, não tenho tanta preocupação com altura pq ele é 5 cm mais alto que a versão normal, mas não quero abusar pq não acho tão resistente para off-road.

Então a melhor opção seria a Rota do Sol... é que eu gostaria de passar por ela na descida, que parece ser melhor para apreciar as paisagens, tem os mirantes, etc. Mas se for o caso passo na ida e na volta então.

Se puderem / quiserem opinar no meu roteiro, pensei no seguinte (nesta ordem):

- Cambará do Sul (1 dia para cada Canion)

- Bento Gonçalves (2 dias, vinícolas e rio das Antas)

- Gramado/Canela/S.Fco Paula (2 dias, Gramado e Canela já conheço)

Descer a rotal do sol e subir sentido SP pelo litoral, talvez passe 1 dia em Blumenau

Tenho vontade de conhecer também Treze Tílias, mas aí teria que voltar pela 116, até toparia passar por um caminho diferente mas não quero deixar de descer a rota do sol... descer e subir novamente, sem contar o desvio por causa de Treze Tílias, não sei se vale a pena... ::dãã2::ãã2::'> muitas dúvidas.

Postado
  • Membros

Eu fui e voltei pela Rota do Sol, não sei se vale tanto a pena assim, de subir E descer por lá. É uma estrada bonita, de serra, mas como outras tantas...

Postado
  • Membros
Pittarello,

Sim, se vc tem como destino Urubici, o caminho é este mesmo, desça a Serra da Rocinha, contorne via Criciuma e depois suba via Rio do Rastro. Massssssssssssssss, deixa te dizer uma coisa: a serra da Rocinha é bem curtinha, as paisagens bonitas ficam na parte alta, dá tranquilamente para visitar o mirante que fica no alto, no inicio da descida da serra (a entrada fica junto a umas antenas, não deixe de visitar de modo algum), descer a Rocinha até a base, retornar subindo novamente e seguir em direção a SC via Vila da Silveira / Ausentes.

Por este caminho vc sairá em BOM JARDIM DA SERRA no topo do Rio do Rastro, que tbem é curtinha, dá para descer, contornar e subir novamente seguindo então para Urubici. Digo isso porque conheço bem a região, frequento por ai a pelo menos uns 15 anos e já perdi a conta das vezes que visitei a região. Na parte "baixa" ou seja na ligação entre Rocinha e Rio do Rastro via região de Criciuma não tem nada em termos de atrativos visuais / paisagens, além disso vc cruzará diversas regiões metropolitanas de cidades de medio porte, algumas com transito bem complexo...a opção de cruzar pelo alto da serra é muiiiito mais bonita em termos de visual, embora aumente a distancia (na minha opinião vale a pena).

Se quiser dar uma espiada, no meu blog tem alguma coisa sobre a região: http://oscaminhosdosul.blogspot.com.br/2014/04/urubici-e-serra-do-rio-do-rastro_8296.html

Em tempo: andei muito tempo de Vitara, vai tranquilo que os caminhos da região são tranquilos, mesmo para carros de passeio dá para encarar na boa. Não tenha pressa, e curta a paisagem !

Abraços !

Arlei,

Novamente agradeço suas dicas! De fato você me deixou agora bem em dúvida em qual caminho seguir heheheh! Minha ideia era passar por Criciúma para conhecer a mina de carvão mineral, mas pelo visto minha rota aumentará em muitos Km's. Por outro lado, via RS-020 (Vila da Silveira) diminuo a distância e aproveito a bela paisagem (pelo street view já me fez querer ir por lá!).

Valeu pelo link do blog! Pode ter certeza, que se eu for pela RS-020, farei um registro na ponte da divisa (Com um exemplar igual ao seu, porém preto! rs!!) :)

Abraços"

Postado
  • Membros

Olá, gostaria de pedir ajuda pro meu roteiro também. Sou do interior de São Paulo (Bauru-SP) e eu em meu marido sairemos rumo a Bento Gonçalves no dia 20/6. Planejamos fica em Bento 3 dias, depois mais 3 dias em Gramado/Canela. E planejamos voltar por Cambará pra ver os Canions (2 dias??) e chegar até Urubici (2 dias??) para depois partir de volta a SP. Estou com dificuldades de achar pousadas em Cambará. Compensa ficar em Praia Grande e pra depois seguir pra Urubici via Camabara-Ausentes-Sao Joaquim? Praia Grande é muito fora de mão pro nosso roteiro? Não conhecemos nada da região e fiquei perdida com o nome de algumas serras que vocês citaram aqui! Helps!

Obs.: Estaremos em carro de passeio, comum.

Postado
  • Membros

Camila, tem várias dicas de pousada aqui no topico mesmo, e hospedagem é o que nao falta lá, nao se preocupe.

Eu acho que nao compensa voce ficar em Praia Grande a nao ser que queira subir a serra do rio do Rastro pra ir pra Urubici, mas usa o google maps a analisa as rotas por lá, vai te ajudar bastante a decidir o teu roteiro!

Déia

Postado
  • Membros
Olá, gostaria de pedir ajuda pro meu roteiro também. Sou do interior de São Paulo (Bauru-SP) e eu em meu marido sairemos rumo a Bento Gonçalves no dia 20/6. Planejamos fica em Bento 3 dias, depois mais 3 dias em Gramado/Canela. E planejamos voltar por Cambará pra ver os Canions (2 dias??) e chegar até Urubici (2 dias??) para depois partir de volta a SP. Estou com dificuldades de achar pousadas em Cambará. Compensa ficar em Praia Grande e pra depois seguir pra Urubici via Camabara-Ausentes-Sao Joaquim? Praia Grande é muito fora de mão pro nosso roteiro? Não conhecemos nada da região e fiquei perdida com o nome de algumas serras que vocês citaram aqui! Helps!

Obs.: Estaremos em carro de passeio, comum.

Camila, eu nunca estive em Cambará mas tenho pesquisado bastante já que pretendo viajar para a região mais ou menos na mesma data.

Pousadas tem bastante, depende do bolso e do que procura. Falam bem da Pousada da Simone, tem também a Pousada Por-do-Sol, Pousada Paraíso, Pousada Cambará... essas parecem ser as mais acessíveis, depois tem outras melhores e mais caras.

Quanto ao trajeto, pelo que pesquisei e me falaram, as estradas de terra da região são meio complicadas, até dá pra passar com carro de passeio mas exige bastante cuidado e paciência, o que pode atrasar bastante a sua viagem.

Alguns posts acima o Arlei explicou que um bom caminho seria sair de Cambará, seguir até São José dos Ausentes, passar por Silveira chegando em Bom Jardim da Serra (há 3 caminhos diferentes depois que passar por Silveira). Aí vc pode descer a Serra do Rio do Rastro e subir, continuando depois até Urubici.

Mas tem longo trecho de estrada de terra. Se quiser somente asfalto tem a Rota do Sol. Saindo de Cambará você deverá voltar a Tainhas, descer a RS-486, seguir para o norte, passar por Criciúma, Lauro Muller, e aí subirá a Serra do Rio do Rastro, seguindo depois para Urubici.

Recomendo a Serra do Rio do Rastro, Urubici e região, há bons atrativos a conhecer por lá. Fiquei hospedado em Urubici em julho/2013.

Postado
  • Membros
estavam demarcando as estacas para asfaltamento. Como não ouvi informação nenhuma na mídia imagino que ainda não tenham pavimentado.

Tomara que desistam! ::carai::

Ralo todo o fundo do meu carro, mas não quero aquilo lá cheio de farofa. É uma e duas fecham novamente ::sos::

Bem, a título de informação sobre a pavimentação da Serra do Faxinal, fizeram licitação e escolheram a construtora que vai tocar as obras. Eles já tem um escritório montado na cidade. Agora, como aqui no Brasil obra de infraestrutura é do tipo "são tomé", asfalto mesmo só vendo pra crer.

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Gente, quero indicar a http://www.pousadaaparados.com/, como fiquei 7 dias , negociei e paguei o mesmo que a Pousada da Simone. É uma pousada bem bacana e limpa, organizada e o Cesar, proprietário, foi super solicito e prestativo, bom café da manhã com vários pães, frios e tudo que você precisa para começar bem o dia... Tem aquecedor e é uma pousada bem localizada perto do centro, perto dos restaurantes e comercio.Eu adorei e super indico! Fui em maio deste ano para lá. Abraços

Postado
  • Membros

Olá!

Viajo semana e chego dia 13 em Cambará do Sul. A ideia era visitar o Itaimbezinho e o Fortaleza dias 14 e 15 (um em cada dia)... Mas acabei de ver que a previsão é de chuva para esses dias!! :(

Como vou para outras cidades também e já estou com o roteiro e as reservas feitas, não consigo alterar a data.. Então resta a pergunta: dá para visitar os cânions mesmo com chuva? Alguém sabe dizer se o normal de lá são chuvas passageiras, ou se são daquelas que começam e não param mais?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.