Ir para conteúdo

Galápagos (+ Guayaquil, Quito) – 12 dias


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Era o dia de despedida. E de subir no teleférico. Saímos cedo, pegamos um taxi por 5USD até lá. Sem filas naquela hora (e com o tempo nublado), fomos direto para o cable car. Não sentimos muito a altitude lá em cima. Depois de curtir o visual, fizemos parte da trilha que vai para um dos pontos altos nos arredores. Visuais espetaculares! Curtimos um bom tempo lá por cima. Mas tínhamos de voltar, pq nosso voo de volta sairia no meio da tarde. Descemos, pegamos a van que fica por lá mesmo (5USD) de volta para Mariscal. Ainda passeamos um pouco, mas quase tudo estava fechado naquele fim de manhã de domingo. Somente cafés abertos.

 

14350783_264569403942782_5479333183893798912_n.jpg

Subindo o TelefériQo

 

14374244_642058685972563_8274941763525804032_n.jpg

Na trilha acima do TelefériQo

 

Pegamos um taxi (25USD) de volta para o aeroporto. Motorista muito bacana de se conversar, falamos de Brasil, Equador, Dilma, Correa, anos negros no Equador, dólar como moeda e tantos outros assuntos que vieram à tona. Nem sentimos o tempo passar. E aí começaria o périplo de volta ao Rio, via Panamá. O dia seguinte já era dia de trabalhar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Dinheiro, dólar – (Lembrando que o Equador adotou o dólar norte-americano como moeda, embora o Banco Central do Equador emita níqueis para facilitar o troco). Li muito sobre a dificuldade de se obter troco, de se aceitar notas de 50 e de 100 por lá. Levei basicamente notas de 50 e de 100. Não tive qualquer problema com qualquer das notas que levei. E levei notas velhas, notas manchadas e tal. Mas não rasgadas, nem destruídas. Eu não pagava conta de 10 dólares com nota de 100, no entanto.

 

Cerva – A cerveja no Equador é gelada! Digo isso pq nossas férias anteriores, no Sudeste Asiático, foram na base de cerveja quente (para os padrões cariocas). Lembro-me tb de que na Colômbia a cerva não era lá muito gelada.

 

Povo - Tal qual me parece ocorrer em toda a América Latina, o povo das ruas é muito diferente do povo das propagandas. O equatoriano que vemos nas ruas tem traços indígenas. O das propagandas tem traços europeus. Aliás, toda vez que viajo pela América Latina me lembro de Eduardo Galeano, um apaixonado pela América Latina e seu povo, e que tb realçava essa desigualdade/diferença. E, antes de viajar, estava (e ainda estou!) curtindo muito o relato do Diego Minatel, em que há várias referências ao Galeano. Vale conferir!

 

Galápagos - É paraíso para quem quer ver bichos. Seja na terra, seja no mar. (vencer, vencer, vencer!). A maioria dos animais em Galápagos não se encontra em nenhum outro lugar do planeta! Demos azar com a ressaca do mar no dia em que estivemos em Leon Dormido, mas tenho certeza de que é espetacular em dias normais. Espero voltar para ver Isabela, Floreana, outras ilhas que somente são acessíveis por barco, e tb mergulhar (preciso voltar a mergulhar!).

 

Cruzeiro por Galápagos - Entendo que vale muito a pena. É a única forma de se chegar a ilhas mais distantes. Mas é caro e requer uma esbanjada. Veja como exemplo a galera que estava no barco conosco: eram todos mochileiros que depois ficaram no mesmo hostel guerreiro de 25 USD. Economiza-se em hospedagem, mas não em curtição – eu sigo esse lema!

 

O que levar – Lembrando que isso só vale para essa época em que estivemos por lá, setembro. Levar roupas leves, pq faz muito calor de dia --, tênis e chinelos/sandálias. Uma roupa mais quente para a noite tb é necessário. Snorkel, para que vc não precise ficar alugando (mas fica a critério). Levei botinhas para pisar em pedras, mas não usei. Nadadeiras é uma boa, se vc não tiver problema em carregar (não levei, acho que é muito trambolho pra carregar). Creme solar, e muito. Vc estará na linha do Equador, onde o sol pega mais firme. Vi guias (inclusive o nosso, do cruzeiro) protegendo fortemente a cabeça e pescoço, praticamente mascarados. Como não podia levar mais de 100ml na bagagem, compramos por lá em Galápagos um tubo (20 USD!!) e usamos ele inteiro.

 

[FIM]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

mcm,

 

Perfeito seu relato ajudou muito na elaboração do meu roteiro! ::otemo::

 

Vc poderia dar uma olhadinha nele?

Estou um pouco insegura quanto ao tempo gasto pelos passeios...

 

Você achou Isla Espanola imperdível? Entre ela e a parte alta de San Cristobal + Loberia, qual vc preferiria?

 

Muito obrigada!

 

1o dia (Sexta):

Santa Cruz (chegada às 14h57).

Trânsito para Porto Ayora passando por: El Chato ou Rancho Primícidas, Túneis de Lava e Los Gemelos

 

2o dia (Sábado):

Primeira lancha de Santa Cruz para Isabela (chegada 10h)

Isabela:

Concha y Perla

Tintoreras

 

3o dia (Domingo):

Isabela

Vulcões Sierra Negra e Chico

Centro de reproducao de tartarugas gigantes

Pozo Salinas (Lagoa de Flamingos)

 

4o dia (Segunda):

Isabela

Tuneles

Muro das Lágrimas

 

5o dia (Terça):

Primeira lancha de Isabela para Santa Cruz (chegada 9h)

Santa Cruz

Las Grietas e Playa de Los Alemanes

La Lobería

Playa de los Perros

 

6o dia (Quarta):

Santa Cruz

Mergulho ou Day trip

 

7o dia (Quinta):

Santa Cruz

Mergulho ou Day trip

 

8o dia (Sexta):

Primeira lancha de Santa Cruz para San Cristobal (chegada 10h)

San Cristobal:

Centro de Interpretação

Cierro Tijeretas

Praias de Carola ou Mann (pôr do sol)

 

9o dia (Sábado):

San Cristobal

Kicker Rock

Passeio de caiaque até Praia Ochoa

 

10o (Domingo):

San Cristobal

Lago El Junco, Galapaguera e Praia Puerto Chino

La Lobería

 

11o (Segunda):

Primeira lancha de San Cristobal para Santa Cruz (chegada 10h)

Santa Cruz:

Centro de pesquisa Charles Darwin

Tortuga Bay

Laguna de las Ninfas

 

12o dia (Terça):

Santa Cruz - saída para o aeroporto às 09h45

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá, Tallidubast!

Obrigado!

Espero que vc curta bastante. É bom vc se planejar antecipadamente sempre, mas relaxe que lá vc pode eventualmente reorganizar os passeios.

 

Entre Ilha Española e a parte alta de San Cristóbal, sem sombra alguma de dúvidas: Isla Española. Acho que vc pode descolar para lá tb a partir de Puerto Ayora. Mas, por ser distante (de ambas as ilhas), o passeio é caro.

 

Sobre o roteiro: se vc ainda não comprou as passagens, sugiro expressamente entrar por uma ilha e sair por outra. A variação de preços, se houver, acho que é muito pequena e isso evita de vc ter de voltar para uma ilha somente para ter de ir embora.

 

Fora isso, se eu mudasse alguma coisa no seu roteiro seria para diminuir um dia de Santa Cruz. Ainda que vc descole day trips excelentes a partir de lá, eu preferiria explorar as ilhas menos badaladas. Mas é apenas preferência, o roteiro me parece ótimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Colaboradores

Olá mcm!

 

Parabéns pelo relato. Ótimas fotos!

 

Li bastante o seu relato, entre outros aqui, e montei um roteiro de 1 semana para Galápagos.

Se puder dar uma olhada e dar uns pitacos, agradeço!

 

galapagos-ajuda-com-roteiro-de-1-semana-t141445.html

 

Valeu.

 

Abraço,

 

Felipe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros

@mcm oi, tudo bem? Jáli seu relato umas três vezes rs. Vou pra Galapagos mês que vem e minha ideia é fazer exatamente como vc. Tentar um cruzeiro esquema patrão last minute. Me tira uma duvida: sabe se podemos pagar esse cruzeiro no cartão de credito? Nos posts que vi de Galapagos não encontrei muita coisa falando sobre o uso de cartão de crédito na ilha. Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...