Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Galápagos (+ Guayaquil, Quito) – 12 dias

Postado
  • Membros

Por que Equador?

A escolha da vez para nossas férias de 10 dias estava entre Equador e África do Sul. Equador era um dos poucos países em que não havíamos colocado os pés na América do Sul (os outros são a Venezuela, e infelizmente acho que vai demorar para irmos lá, e aqueles 3 menos conhecidos ao norte), é o país de Galápagos, de Quito e seu belo centro histórico. África do Sul teve bastante promoção por conta de a TAM inaugurar rota para lá, mas a logística era bem ruim, nos faria perder uns 2 dias de viagem (1 ida, 1 volta), o que é precioso numa viagem curta. Acabou que a Copa lançou promoção para Equador e fechamos.

Se vamos ao Equador, teríamos de ir a Galápagos. Isso era lei. Então decidimos que a viagem seria a Galápagos, o máximo que fosse. Mas com ao menos um dia em Quito tb.

Eu tinha tentado bastante com TAM e Avianca um bilhete ida e volta até Galápagos com pausa de 2 noites em Quito. Os preços em ambas eram exorbitantes. Maiores que se comprasse separado a ida e volta para o Equador com Copa e Galápagos com eles. Então assim fiz, comprei separado. Não que tenha ficado barato, pelo contrário – Galápagos é uma viagem cara – mas saiu mais em conta do que priorizar uma das duas cias aéreas. Promoções para Galápagos são relativamente raras, e nós tínhamos datas específicas para viajar. Ou seja, os custos aéreos foram altos.

Roteirizando

Para curtir Galápagos a ideia era arrumar algum barco cujo roteiro nos satisfizesse e que coubesse no prazo em que estaríamos por lá. Chegar em Puerto Ayora, descolar esse barco, e curtir os dias que restassem fazendo passeios. Esse era o Plano A. Caso não rolasse, eu teria um plano B já pronto para rodar entre as 3 ilhas principais (Santa Cruz, Isabela e San Cristobal) durante os nossos dias por lá. Mas acabei não fazendo esse plano pormenorizadamente antes – na verdade bolei +- um roteiro enquanto esperava a conexão no Panamá! Mas não haveria erro.

A minha ideia é sempre maximizar o tempo disponível, pq sei que, por mais que se queira voltar a um lugar, raramente se volta. Lembro-me de ter ido a Torres Del Paine em 2008 e de ter ficado maravilhado com o lugar, de fazer planos de voltar e percorrer o circuito W do parque. Até hoje não voltei – a prioridade é conhecer novos lugares. Daí maximizar o tempo disponível onde quer que eu esteja. E o plano B traçado para Galápagos nos proporcionaria o melhor das três ilhas mais habitadas da região, já com passeios pré-determinados para cada dia. Fomos, então, confortáveis para lá: qq das opções nos atenderia.

Por acreditar que conseguiríamos um barco saindo de Puerto Ayora, acreditei que o barco retornaria e terminaria no mesmo lugar, então comprei passagem de ida e saída para lá. Mais tarde consegui trocar para sair de San Cristobal, que foi onde ficamos depois do cruzeiro (sim, nós descolarmos um!).

Roteiro bem resumido

D1 – Guayaquil (chegada à tarde)

D2/4 – Galápagos - Puerto Ayora

D4/7 – Cruzeiro por Galápagos

D7/10 – Galápagos – San Cristobal

D10/12 - Quito

Tínhamos 10 dias de férias, com 2 do fim de semana, 12. Saímos na madrugada do 1º dia e chegamos na manhã do dia seguinte ao 12º, já dia de trabalhar.

Orçamento

Eu teria chutado a faixa de 75USD/dia para o Equador, não fosse por Galápagos. Com Galápagos o orçamento precisa de reforço. Sobretudo se vc quiser fazer cruzeiro, o que era nosso objetivo. Aí precisa de muito reforço! Em 12 dias gastamos 1.600 USD cada, incluindo 700 USD de cruzeiro. Isso inclui todos os gastos de viagem no local (alimentação, passeios, hospedagem, transporte e as cervas nossas de cada dia), exclusive passagens aéreas, que foram compradas antecipadamente.

Voos (rota – aérea – preço por pessoa)

Rio – Panamá - Guayaquil / Quito – Panamá – Rio (Copa) – 1.600 BRL

Guayaquil – Baltra (Latam) – 1.400 BRL

*Baltra – Quito (Avianca) – 1.700 BRL

*Compramos o voo direto da Avianca para Quito, mas eles cancelaram o voo, nos jogando em outro com escala em Guayaquil. Até foi bom, pq isso nos permitiu alterar o aeroporto da volta para San Cristobal.

Hotéis

Dessa vez com breves comentários. Como sempre, priorizamos a localização, em seguida o menor preço (aliado a boas avaliações; ou ainda, aliado a não muitas avaliações ruins)

- Malecon Inn (Guayaquil) – 40 USD – bem guerreiro. Talvez existam melhores opções de custo-benefício na região próxima ao Malecon. De qq forma, nos atendeu.

- El Descanso del Petrel (Puerto Ayora) – 45 USD (depois um downgrade para 30 USD) – galera muito legal, mas acho que há opções com melhor custo-benefício na região.

- Hostal San Francisco (San Cristobal) – 25USD – guerreiro, de frente para o malecon, ótimo preço!

- Posada del Maple (Quito) – 37 USD – simples, aconchegante e numa rua muito calma de Mariscal. O melhor da viagem.

Com exceção de San Cristobal, todos os outros foram reservados previamente via booking.com.

Leituras de viagem

- Lonely Planet - Ecuador

- Relato da deiafranzoi – Deia está sempre à minha frente!

- Relato do Fmatsusaki – Esse cara deve ser uma ótima companhia de viagem, altíssimo astral.

- Relato do EdJr – Pouco tempo antes de ir, deparo-me com esse excelente relato!

[há outros ótimos relatos no mochileiros, e acho que li todos; os 3 acima foram referenciais e os levei impressos – me acompanharam por quase toda a viagem]

- Vanessa Barbara – No zoológico de Darwin – Cerca de um mês antes da viagem eu estava folheando a Revista Piauí que acabara de comprar qdo vejo essa matéria. Foi outro texto que li, reli e imprimi para levar para a viagem, onde reli mais vezes.

(tenho certa mania de reler ótimos relatos, sobretudo depois de ter ido nos lugares)

Editado por Visitante

• Respostas 28
  • Visualizações 12k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Era dia de partir no nosso cruzeiro, então fomos curtir o que faltava na cidade. Fizemos checkout e saímos cedo. Tempo bem nublado. Cidade ainda acordando. Fomos novamente na direção do mercado – o fo

• Barco partiu umas 4 da madrugada e navegou até umas 6. Balançou um pouco, nada que incomodasse. Estava nublado nessa manhã. Era dia de conhecer as Ilhas Santiago e Bartholomé.   Nosso barco (esque

• Dormi cedo e dormi muito. Comecei a ler e chapei na cama. Às 6:30 o barco ainda estava navegando. Balançando, mas ok o suficiente para dormir. Parou quase umas 7:30 na Isla Genovesa. Dentro da caldera

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Dinheiro, dólar – (Lembrando que o Equador adotou o dólar norte-americano como moeda, embora o Banco Central do Equador emita níqueis para facilitar o troco). Li muito sobre a dificuldade de se obter troco, de se aceitar notas de 50 e de 100 por lá. Levei basicamente notas de 50 e de 100. Não tive qualquer problema com qualquer das notas que levei. E levei notas velhas, notas manchadas e tal. Mas não rasgadas, nem destruídas. Eu não pagava conta de 10 dólares com nota de 100, no entanto.

Cerva – A cerveja no Equador é gelada! Digo isso pq nossas férias anteriores, no Sudeste Asiático, foram na base de cerveja quente (para os padrões cariocas). Lembro-me tb de que na Colômbia a cerva não era lá muito gelada.

Povo - Tal qual me parece ocorrer em toda a América Latina, o povo das ruas é muito diferente do povo das propagandas. O equatoriano que vemos nas ruas tem traços indígenas. O das propagandas tem traços europeus. Aliás, toda vez que viajo pela América Latina me lembro de Eduardo Galeano, um apaixonado pela América Latina e seu povo, e que tb realçava essa desigualdade/diferença. E, antes de viajar, estava (e ainda estou!) curtindo muito o relato do Diego Minatel, em que há várias referências ao Galeano. Vale conferir!

Galápagos - É paraíso para quem quer ver bichos. Seja na terra, seja no mar. (vencer, vencer, vencer!). A maioria dos animais em Galápagos não se encontra em nenhum outro lugar do planeta! Demos azar com a ressaca do mar no dia em que estivemos em Leon Dormido, mas tenho certeza de que é espetacular em dias normais. Espero voltar para ver Isabela, Floreana, outras ilhas que somente são acessíveis por barco, e tb mergulhar (preciso voltar a mergulhar!).

Cruzeiro por Galápagos - Entendo que vale muito a pena. É a única forma de se chegar a ilhas mais distantes. Mas é caro e requer uma esbanjada. Veja como exemplo a galera que estava no barco conosco: eram todos mochileiros que depois ficaram no mesmo hostel guerreiro de 25 USD. Economiza-se em hospedagem, mas não em curtição – eu sigo esse lema!

O que levar – Lembrando que isso só vale para essa época em que estivemos por lá, setembro. Levar roupas leves, pq faz muito calor de dia --, tênis e chinelos/sandálias. Uma roupa mais quente para a noite tb é necessário. Snorkel, para que vc não precise ficar alugando (mas fica a critério). Levei botinhas para pisar em pedras, mas não usei. Nadadeiras é uma boa, se vc não tiver problema em carregar (não levei, acho que é muito trambolho pra carregar). Creme solar, e muito. Vc estará na linha do Equador, onde o sol pega mais firme. Vi guias (inclusive o nosso, do cruzeiro) protegendo fortemente a cabeça e pescoço, praticamente mascarados. Como não podia levar mais de 100ml na bagagem, compramos por lá em Galápagos um tubo (20 USD!!) e usamos ele inteiro.

[FIM]

Postado
  • Membros

mcm,

Perfeito seu relato ajudou muito na elaboração do meu roteiro! ::otemo::

Vc poderia dar uma olhadinha nele?

Estou um pouco insegura quanto ao tempo gasto pelos passeios...

Você achou Isla Espanola imperdível? Entre ela e a parte alta de San Cristobal + Loberia, qual vc preferiria?

Muito obrigada!

1o dia (Sexta):

Santa Cruz (chegada às 14h57).

Trânsito para Porto Ayora passando por: El Chato ou Rancho Primícidas, Túneis de Lava e Los Gemelos

2o dia (Sábado):

Primeira lancha de Santa Cruz para Isabela (chegada 10h)

Isabela:

Concha y Perla

Tintoreras

3o dia (Domingo):

Isabela

Vulcões Sierra Negra e Chico

Centro de reproducao de tartarugas gigantes

Pozo Salinas (Lagoa de Flamingos)

4o dia (Segunda):

Isabela

Tuneles

Muro das Lágrimas

5o dia (Terça):

Primeira lancha de Isabela para Santa Cruz (chegada 9h)

Santa Cruz

Las Grietas e Playa de Los Alemanes

La Lobería

Playa de los Perros

6o dia (Quarta):

Santa Cruz

Mergulho ou Day trip

7o dia (Quinta):

Santa Cruz

Mergulho ou Day trip

8o dia (Sexta):

Primeira lancha de Santa Cruz para San Cristobal (chegada 10h)

San Cristobal:

Centro de Interpretação

Cierro Tijeretas

Praias de Carola ou Mann (pôr do sol)

9o dia (Sábado):

San Cristobal

Kicker Rock

Passeio de caiaque até Praia Ochoa

10o (Domingo):

San Cristobal

Lago El Junco, Galapaguera e Praia Puerto Chino

La Lobería

11o (Segunda):

Primeira lancha de San Cristobal para Santa Cruz (chegada 10h)

Santa Cruz:

Centro de pesquisa Charles Darwin

Tortuga Bay

Laguna de las Ninfas

12o dia (Terça):

Santa Cruz - saída para o aeroporto às 09h45

Postado
  • Autor
  • Membros

Olá, Tallidubast!

Obrigado!

Espero que vc curta bastante. É bom vc se planejar antecipadamente sempre, mas relaxe que lá vc pode eventualmente reorganizar os passeios.

Entre Ilha Española e a parte alta de San Cristóbal, sem sombra alguma de dúvidas: Isla Española. Acho que vc pode descolar para lá tb a partir de Puerto Ayora. Mas, por ser distante (de ambas as ilhas), o passeio é caro.

Sobre o roteiro: se vc ainda não comprou as passagens, sugiro expressamente entrar por uma ilha e sair por outra. A variação de preços, se houver, acho que é muito pequena e isso evita de vc ter de voltar para uma ilha somente para ter de ir embora.

Fora isso, se eu mudasse alguma coisa no seu roteiro seria para diminuir um dia de Santa Cruz. Ainda que vc descole day trips excelentes a partir de lá, eu preferiria explorar as ilhas menos badaladas. Mas é apenas preferência, o roteiro me parece ótimo.

• 3 meses depois...
Postado
  • Colaboradores

Olá mcm!

Parabéns pelo relato. Ótimas fotos!

Li bastante o seu relato, entre outros aqui, e montei um roteiro de 1 semana para Galápagos.

Se puder dar uma olhada e dar uns pitacos, agradeço!

galapagos-ajuda-com-roteiro-de-1-semana-t141445.html

Valeu.

Abraço,

Felipe

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Olá!  Adorei seu relato e estou fazendo vários planos baseados nele. Vou final de maio pra galapagos, queria saber se vc acha tranquilo eu tentar um cruzeiro la, como vc fez, ou reservar com antecedencia. Pois junho ja começa a alta...

Postado
  • Autor
  • Membros

Oi, Alyne.

Deixar para reservar lá envolve contar com alguma dose de sorte, é complicado antever. Eu fui preparado para isso, mas com um plano B em mãos.

Então, se vc optar por deixar para tentar por lá, tenha um plano B!

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

@mcm oi, tudo bem? Jáli seu relato umas três vezes rs. Vou pra Galapagos mês que vem e minha ideia é fazer exatamente como vc. Tentar um cruzeiro esquema patrão last minute. Me tira uma duvida: sabe se podemos pagar esse cruzeiro no cartão de credito? Nos posts que vi de Galapagos não encontrei muita coisa falando sobre o uso de cartão de crédito na ilha. Obrigada!

• 3 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

olá, @lynemf

Vou ficar devendo essa informação, não reparei na época. Busquei pagar tudo em dinheiro mesmo.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.