Ir para conteúdo

Chapada da Diamantina - BA


fabiane Tarta

Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal!!!

 

Estou programando minha primeira viagem sozinha. Por esse motivo preciso de algumas dicas.

 

Bom pretendo ficar em um albergue em Lençois, gostaria de saber se devo fazer pacotes ou se chegando lah posso me programar para realizar os passeios.

 

Os locais são mto distantes do centro da cidade??Existe um lugar mais aconselhável do que Lençois para a estadia???

 

Quais seriam os melhores passeios??

 

Obs: Estou atrás de aventura, lugares belíssimos e de novas amizades!!! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fabiane!

Acredito que boa parte de suas perguntas existam em outros topicos, mas vamos lá!

O Melhor lugar para se ficar na Chapada, para fazer os passeios é realmente em Lençois, pela quantidade de pousadas e agências que fazem os passeios.

Existem alguns passeios dentro de Lençois que você pode fazer sozinha, a pé mesmo, ou com algum guia local. Só vale a pena ir sozinha, se você conhecesse algo por lá, ou se informar muito bem dos caminhos, se não é melhor pagar algum guia local, para te levar.

Os melhores passeios ficam fora de Lençois, mas saem de lá. São dividos por roteiros. A média de cada roteiro é de 70 reais ( na última vez que eu fui, dezembro/2009, achei caro, pq já cheguei a pagar 40 reais pelos mesmos). Esses passeios ficam longe de lençois, e só dá para fazer com os grupos de passeio. A menos que você encontre uma galera com carro, ou então alugue, como eu já conheço o caminho de boa parte dos passeios, ficou mais facil. O melhor é você programar os passeios por lá mesmo. Ultimamente não tem variado muito os preços entre as agências, está parecendo meio que um cartel nos preços do passeio!

E fica mais dificil se você estiver sozinha, para negociar bons preços!

Te falar sobre os melhores passeios é complicado! Depende muito de quantos dias irá ficar lá! Agora se eu fosse você nao deixaria de ir na Cachoeira da Fumaça, no Morro do Pai inacio, na Pratinha e na Torrinha! Mas caso tenha como! O melhor é conhecer todos!!! Existem uma infinidade de opções!

Acho que é isso aí mais ou menos! =)

Qualquer duvida pode entrar em contato!

Boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fabiane, já estive lá 2 vêzes. A primeira fiz várias trilhas de um dia (bate e volta), e a segunda foi a travessia Lençóis - Andaraí. São 90 km caminhando em 5 dias, atravessando toda a Chapada por cima e dormindo nas casas dos locais (faz tanto tempo que nem lembro os nomes, mas vou tentar recordar. Lembrei, Casa da Maria). Levamos lanches para o café e trilha e comiamos mesmo no jantar maravilhoso preparado pelas mulheres dos cabolclos. Comida caseira divina e a luz de velas. Tudo foi acertado com o guia João (o mesmo que guia os professores e pesquisadores da USP). Depois te dou o telefone dele. Essa travessia é considerada uma das trilhas mais bonitas do mundo. Vc passa pelo Capão, Gerais dos Vieira, Morro Branco, Gerais do Guiné, Morro e Gruta do Castelo, Cachoeirão (tomar banho no poço do Cachoeirão ............).O João também foi o nosso guia a primeira vez. Ele se encarrega de agregar mais gente ao grupo para ficar mais barato. Vc poderá encontrá-lo na Estalagem do Alcino em Lençóis. Não sei como está seu preparo físico, porém, já que vc nunca foi, aconselho a fazer as trilhas de um dia (bate e volta). Vá para a Cachoeira do Sossego, a Fumaça por cima, o escorrega dá pra ir sem guia, e não esqueça de ir na Cachoeira do Buracão (incomparável). O Buracão fica em Ibicoara. Vc terá que pegar um transporte para ir, mas, não, não deixe de ir.

Vou ver se lembro de mais alguns............. E não deixe de ir em Xique-Xique de Igatu !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Pessoal, tudo bem?

 

bom estou indo pra salvador dia 31/03 até o dia 14/04, mas to louco pra ir a chapada (creio que do dia 09 ao dia 13). Como nao conheco nada e nem ninguem, gostaria de saber de alguem que mora ai por perto de Lencois que possa me ajudar ou até mesmo que ja foi...

 

MauMau... talvez possamos nos encontrar por lá na chapada.

 

abracao

 

meu msn: rodrigo_amorim18@hotmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Como sugestão de estadia barata e confortável eu recomendo a Casa de Radi ... http://casaderadi.wordpress.com/ Dona Radi é uma simpatia de pessoa e aluga quartos em sua casa para mochileiros que queiram conhecer a Chapada Diamantina. Ela também pode te dar dicas de passeios perto de Lençóis e te indicar um guia, caso precise. Gosto de me hospedar na casa dela quando estou em Lençóis.

 

Os passeio são muitos e acho melhor decidir quando se chega na cidade de Lençóis pois todas as agências oferecem as mesmas opções, com algumas exceções ... Tem saídas para as atrações quase todos os dias ou em dias intercalados ... eu gosto de fazer alguns passeios para lugares distantes com as agências e sozinho mesmo pelas trilhas e cachoeiras próximas à cidade; para lugares mais distantes a companhia de um guia e recomendável.

 

Espero que curta a Chapada Diamantina ... é um dos lugares mais lindos do Brasil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fabiane, fui pra Chapada 2 ou 3 vêzes, mas, a última (não tinha nem aeroporto) faz tanto tempo que nem sei como está aquilo em termos de pousada. O Canto das Águas onde fiquei (e eram poucas as opções) me parece que está muito caro. Eu tinha o telefone do João, mas, não encontrei. Sei que vc pode conseguir o contato dele falando com a Estalagem do Alcino que é uma das pusadas mais antigas de Lençóis. Mas, faça as trilhas com ele. Vc não se arrependerá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

também to pensando em ir à Chapada, só que em setembro/2010. Vou tirar 10 dias de férias em setembro, terei em tese do dia 07 ao dia 19 pra viajar.

 

To meio indeciso se vou ou não. Já me decidi a ir, ja mudei de idéia, enfim... no momento eu nao sei se to decidido a ir ou a nao ir. Tinha combinado com um amigo que curte esses passeios de aventura e talz, mas ele não vai mais poder ir. Aí né, bate aquela dúvida... nunca viajei sozinho. Minha família é bem espalhada e meus pais gostam de viajar, então nunca fui pra algum lugar que não conhecesse ninguém..

 

Uma coisa que me preocupa bastante é a oferta de passeios nessa época do ano. Ninguém tira férias em setembro! Aí fico pensando.. como em tese eu chegaria la no meio da semana, não sei como seria pra arrumar gente pra rachar carro, essas coisas... acho que ficaria mesmo à mercê das agências, o que nao é nada bom ($$), ja que por não ter muita gente la pra se juntar e pechinchar (ao menos em tese), o poder de barganha é quase zero :/

 

Enfim... quero saber como é o movimento por la, se tem gente durante a semana, se o movimento rola só nos fds e feriados.. esse tipo de coisa. E dicas, motivações, encorajamento (ou não) pra que eu vá ou não pra Chapada em setembro. To bem desanimado, to quase decidido a passar esses 10 dias na minha cidade natal, ou no máximo dar uma passeada pelo Parque da Pedra da Boca, que é aqui perto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...