Ir para conteúdo

Olha eu na Colômbia - Um relato de viagem sobre um país chamado amor.


Posts Recomendados

  • Membros

IMG_5872.JPG.18b2f8ed4f3306f184769fcd96b177fc.JPG

 

Antes de você começar a ler preciso avisar três coisas:

 

1. É meu primeiro relato. Vou tentar fazer o meu melhor, mas não garanto o mesmo espetáculo dos relatos que já li por aqui! ::otemo::

2. Eu não anotei os preços de nada muito menos o câmbio (ainda não tinha tido a expertise de entrar aqui antes e roubar as dicas... conseqüentemente não tinha aprendido as manhas de escrever um bom relato para vocês!) ::putz::

3. Sou dessas que tira foto de si com a paisagem e pouca coisa só da vista.. então se preparem para ver a minha carinha em muitas fotos por aqui haha ::mmm:

 

Da decisão pela viagem.

 

Sou viciada em futebol. :mrgreen: Conheci meu marido dentro do estádio do Coritiba e desde então estamos sofremos e comemoramos juntos. Dia 28/09/2016 o Coritiba ganhou do Belgrano pelas oitavas de final do Campeonato Sulamericano e se classificou para as quartas de final, contra o Nacional, jogo marcado para o dia 26/10/2016, em Medellín. Na primeira semana eu e o meu marido ficamos nessa de vamos-não-vamos. Ele entrou em um grupo no whatapp de torcedores/amigos que iriam e ficavam azucrinando as idéias, msa, por fim, foi quando um casal de compadres nossos – somos padrinhos mútuos de casamento - também doentes pelo Coritiba decidiram ir que batemos o martelo e confirmarmos nossas férias pela Colômbia!! Compramos as passagem e as hospedagens para nós 04 eu, Vinicius meu marido, Cris e Fabinho nossos comprades e nos primeiros dois dias tivemos a participação especial dos outros amigos/torcedores Coritiba que estavam em Medellín. ::hahaha::

 

Da decisão pelo roteiro.

 

Acabamos decidindo muito correndo qual seria o roteiro e as cidades que visitaríamos. Tínhamos que obrigatoriamente estar em Medellín dia 26/10, não poderíamos viajar antes de 22/10 e nem voltar depois do dia 02/11, em ambas as datas tínhamos casamento. Utilizamos o balizador ~preço das passagem~ e compramos ida 25/10 e volta dia 31/10. A passagem por Bogotá estavam muito mais em conta do que direto para Medellín, mesmo precisando comprar o trecho interno, então compramos Curitiba-São Paulo-Bogotá e a volta Bogotá-Lima-São Paulo-Curitiba. Eu fazia questão de conhecer Cartagena ( no TLC fica passando propaganda de lá TODOS os intervalos :lol: ) e como nós só tinhamos 07 dias não faria sentido incluir mais cidades Então ficamos com Medellín, Cartagena e Bogotá!

 

Do roteiro.

 

1. 25/10 – Curitiba-São Paulo-Bogotá-Medellín

2. 26/10 – Medellín

3. 27/10 – Medellín – Cartagena

4. 28/10 – Cartagena

5. 29/10 – Cartagena – Bogotá

6. 30/10 – Bogotá

7. 31/10 – Bogotá-São Paulo-Curitiba

 

Das bagagens.

 

Compramos passagens pela VivaColômbia para fazer os trechos internos Bogotá/Medellín, Medellín/Cartagena e Cartagena/Bogotá. É uma companha de LowCost e, sendo assim, não tínhamos franquia de bagagem. E sim, optamos por economizar R$ 60,00 e não compramos bagagem extra ::ahhhh::::ahhhh:: Ou seja, foi uma mochila de 6kg por cabeça – descobri aqui no Mochileiros que se chama mochila de ataque haha – e boa sorte! ::lol4::

 

IMG_6217.JPG.efca3092ec0a8f2c0535b6c72208ddc1.JPG

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1
  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 1 – 25/10/2016 Um dia inteiro viajando o passaporte vencido e o Hostel errado!

 

Chegou o dia da viagem! Com menos de um mês para decidir, comprar e ir estava começando a viagem mais mal planejada e mais divertida da minha vida. ::hahaha::

 

Nosso vôo de Curitiba para São Paulo estava marcado para as 09h55 chegamos no Aeroporto e fizemos o check-in tranqüilamente, e já na sala de embarque encontramos outros torcedores do Coritiba – alguns conhecidos, inclusive - que iriam fazer o mesmo trajeto de nós até Medellín, e nosso grupo cresceu de 04 para 08 pessoas. O vôo saiu no horário e chegamos em São Paulo na hora do almoço. Almoçamos na Pizza Hut, tomamos o primeiro chopp da viagem e fomos para a área do embarque internacional.

 

IMG_5668.JPG.9100135c49854f9c46b06692ae696275.JPG

 

Vai lá, todo mundo feliz, pega a fila.. quem tem o passaporte com o código de barras passando direto.. e eu indo pro guichê. Chego no guichê entrego o meu passaporte e o PF me solta a bomba: “ Seu passaporte está vencido”. E eu - QUEEEEEE???? ::ahhhh:: Tá não ~seu polícia~ me deixa embarcar por favor, por favorzinho.. olha lá meu marido sumindo e indo pro nosso portão de embarque! Hahaha Enfim, tava vencido. Confundi com a validade do Visto dos EUA (2025) e não vi que o passaporte tinha vencido em abril desse ano. Nessas horas meu coração já tava saindo pela boca e o xixi saindo da bexiga. A sorte é que eu tava com a minha identidade, e como era Mercosul consegui embarcar.

 

O segundo vôo também saiu no horário e chegou em Bogotá no tempo previsto, 19h00 de Bogotá – 21h00 do Brasil.

Assim que desembarcamos seguimos o fluxo para passar pela Imigração.. a fila era bastante longa, mas rápida e sem grandes problemas. Meu visto foi imitido em um papelzinho menor que uma foto 10x7 e guardei eles com todo cuidado do mundo pois precisaria dele para sair do país. Depois dos tramites legais fomos trocar dinheiro. Levamos dólares e reais mas o câmbio era melhor com a moeda americana. Como eu não anotei todos os câmbios que fizemos na viagem vou considerar para todos os dias COP 1.000 = R$ 1,10 reais que foi muito próximo do valor que ficou fazendo a conversão Peso - Dólar - Real. Se fosse direto Peso - Real estava R$ 1,00 - COP 700 ou seja de COP 1.000 = R$ 1,43

 

Aproveitamos o tempo que tinhamos para comprar um chip pra o celular (sou dessas viciadas em internet!) ::mmm: e saímos do aeroporto só para fumar um cigarrinho e respirar os ares colombianos.

 

IMG_5673.PNG.d10c0360175d093cd5d908a057f09149.PNG

 

O vôo para Medellín estava marcado para as 22h20 e também saiu no horário.

Chegamos em Medellín e dividimos uma van até o hostel HappyBuddha entre as 08 pessoas que saíram de Curitiba, já que estávamos indo para o mesmo lugar. Como foi criado um grupo no whatsapp de torcedores que iriam para a Colômbia ver o jogo todo mundo fez a reserva no mesmo hostel, ou no hotel que ficava na mesma quadra.

O trajeto foi bastante longo e a vista é maravilhosa. (mas não tirei foto ::putz:: ) O aeroporto fica no alto de um dos morros que norteiam a cidade então durante a ia até o hostel a paisagem é belíssima!

 

Chegamos no HappyBuddha!

 

IMG_6227.JPG.cbe6626aeaa32e2e1dab324118c2642a.JPG

 

Os amigos que já estavam na Colômbia estavam bebendo no bar do hostel. Risada pra cá, abraços para lá fomos fazer o check-in e tchanaaaaaaaaaaam.. não tinha reserva para nos 4 (eu, meu marido e o casal de compadres) E aí o diálogo: Como assim não tem? Mas a gente fez! Tá aqui o voucher da Booking.com.... 3 segundo de silêncio... Moça, sua reserva é no Buddha Hostel Medellín, e não no HappyBuddha.. Ou seja, reservamos o hostel errado, que era bastante longe de tudo. ::sos:: Ligamos para lá (o recepcionista do Happy ajudou a explicar que escolhemos o Buddha errado). Não nos cobraram no No Show e conseguimos ficar no Happy... então hora de tomar uma cerveja para comemorar!! Quando você descobre o preço da cerveja no bar do hostel COP3000 você já logo pede duas. (Por sinal o bar é um deck para a rua e fica lotado de gente de todos os lugares do mundo.. muito legal!)

 

IMG_5677.JPG.adf8ee0e670121713b4a6e69b3248450.JPG

 

Quando vimos já era 4h00.. ou seja 6h00 no Brasil e estávamos a 24 horas acordados então fomos dormir porque o dia seguinte seria longo e já estava bom de coisas mal feitas por um dia só haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Começo o segundo dia fazendo uma ressalva do que esqueci de contar do primeiro dia. ::putz:: Logo que chegamos no Hostel fomos olhar os passeios que tinham disponíveis para o dia seguinte. Queríamos conhecer Guatapé (uma cidade próxima), mas não daria tempo de voltar para o jogo e o passeio levaria o dia inteiro então também não teríamos tempo de conhecer Medellín. O tour do Pablo Escobar, que era uma das nossas opções também, tinha que ser pré-agendado com pelo menos 1 dia de antecedência e então escolhemos o Real City Tour. Para fazer esse tour é necessário fazer a inscrição online e demos sorte de ter vaga disponível para o dia 26/10 no período da manhã, então agendamos! ::otemo::

 

Agora sim, o dia 26!

 

Acordamos um pouco antes das 7h00 para irmos fazer o tour da Real City Tour. O café da manhã estava sendo posto então mas tinha cerais, frutas, pão, suco e café..

Um amigo nosso o Henrique, que estava na Colômbia alguns dias – tinha viajado ao país para o jogo – também estava no mesmo hostel e tinha se programado para ir, então fomos juntos. :P O ponto de encontro do tour é na estação de metro Poblado as 8:30 que fica 2km do HappyBuddha, logo fomos a pé.

 

Se tem alguma coisa que posso recomendar de olhos fechados é esse passeio. ::otemo::

Cheguei em Medellín toda marota querendo fazer o tour do Pablo Escobar, achando que seria sensacional.. sai do Real City Tour com uma sensação ruim só de pensar em todas as coisas que esse homem fez ao país e o quão burra seria querer conhecer o lugar onde ele morou, ou morreu. ::toma:: Nossa guia, a ::love:: Juliana ::love:: , nascida e criada e Medellín, é de uma simpatia sem fim assim como seu conhecimento sobre tudo! Ela tentou nos explicar o passado das drogas e o presente do plebiscito, sobre a guerra entre as Farc e o governo tudo enquanto nos mostrava todas as belezas, a histórias e as tristezas que a cidade carrega.

 

IMG_6265.JPG.67aad8c01940aadee8b390bd2df94b41.JPG

 

Não vou me estender explicando os pontos de parada. Não faz sentido e perde um pouco da graça do tour! Haha

 

O tour começa pegando o metrô e andando duas estações até a estação Alpujarra. De lá a primeira parada foi a antiga estação de trem. Ficamos um tempo onde a Juliana explicou um pouco sobre a história da cidade e do hábitos da população. De lá fomos para o centro cívico da cidade onde fica o Monumento a la Raza.

 

IMG_6201.JPG.ef17faaa3975279d95d89ffc3d3f8d6d.JPG

 

IMG_6281.JPG.2cc8722ac15fdebf95e3d00118539f33.JPG

 

Atravessamos a rua (literalmente é só atravessar a rua) e chegamos na Plaza Cisneros – cada uma dessas torres são postes de luz, não tivemos a oportunidade de vê-la durante a noite. Nessa mesma praça fica a biblioteca EPM e a Secretaria de Educação. Aproveitei para comprar um suco de cana-de-açúcar que estavam vendendo por alí, aqui em Curitiba chamamos de Caldo de Cana ou Garapa, para que não conhece é muito bom e muito doce!

 

IMG_6271.JPG.93eb6024f1aad6fd5b85e853d72b97c6.JPG

 

Seguimos por uma rua de comércio popular – e falsificado – até chegar no Palácio Nacional de Medellín que, por mais bonito que seja, se tornou um “Shopping-China”. ::bad:: Dentro dele, bem no centro fica um café com uma placa fofíssima! Não tomei o café. Esse é problema de um tour guiado, o tempo em cada um dos lugares não é muito você quem faz, então não pude tomar um famoso Café Colombiano aqui! ::putz::

 

IMG_6243.JPG.4cabebdf475c5effcf31ae67e81625d2.JPG

 

IMG_5680.thumb.JPG.a0b0d16b83c9b1241f03939368cdad53.JPG

 

Seguindo o passeio, três quadras adiante e chegamos na praça do Botero. Sério. ::love:: Gente do Céu. Uma praça com 23 obras do Botero, alí, ao alcance da sua mão! Um espetáculo. ::love::

 

IMG_6327.JPG.3a62c11b2f9c87492ef38dced09ccc59.JPG

IMG_5781.JPG.0de74944161e61702adf640b0810fb33.JPG

IMG_5779.JPG.35a37626b532c61a18f96e3130779272.JPG

IMG_5778.JPG.320dc5338e97d68739ee696669d84100.JPG

IMG_5777.JPG.ac8644c574ba05b7934244ddac36355c.JPG

IMG_5774.JPG.0eac49081b5f43bd145938a79f891e88.JPG

IMG_6326.JPG.6c6d17de747ec525ea6817cee8c92359.JPG

 

Ficamos bastante tempo na praça para poder admirar e fotografar as obras expostas. Também tivemos a oportunidade de comprar um lanche e frutas. Uma coisa que é bastante comum por lá e muito diferente daqui de Curitiba é o hábito das pessoas comprarem frutas frescas na rua para o consumo imediato. Em todos os lados há pessoas vendendo copos com manga – que são cheirosíssimas! ::otemo::

 

Nessa pausa conversamos com um Inglês que estava de mochilão pela América do Sul, conversamos com ele e contamos que estávamos na Colômbia incialmente pelo jogo que aconteceria naquela tarde, ele se interessou perguntou como fazia para ir ao jogo.. mas não deu certeza que iria.

 

Passamos pelo parque e murais Berrio, pela Basílica Ntra. Sra. de la Candelaria e seguimos até o parque Bolivar, uma grande praça onde fica também a Catedral Basílica Metropolitana de Medellín. Não entrei na Catedral pois era horário de missa e achei meio desrespeitoso, mas pelo lado de fora é magistral.

 

IMG_5682.JPG.241219329a7c4f4a68391961d60f3b59.JPG

 

Por fim, a última parada foi o parque San Antonio e aqui eu preciso contar a história para que a foto faça sentido. No ano de 1995 quando a cidade vivia em conflito Cartel/Milícia/Farc/Governo uma bomba foi colocada em uma das obras do Botero e explodiu em um dia de festa na praça matando 29 pessoas. A prefeitura estava se organizando para efetuar a retirada da obra destruída quando o próprio Botero pediu para que a obra não fosse retirada em memórias das pessoas falecidas e que ele providenciaria uma outra escultura exatamente igual a antiga e inteira para ser colocada lado a lado. E assim está até hoje.

 

IMG_6328.JPG.e80e3f0bda3faefee361a4615b5855fa.JPG

 

Depois de algumas horas no tour, era perto das 13h00 quando nos despedimos da Juliana e voltamos de metro para Hostel. Lá comemos correndo e tomamos um banho pois descobrimos que, durante o nosso tour foi organizada pela polícia a escolta da torcida até o estádio e que deveríamos estar no hotel onde estava hospedada a delegação do Coritiba as 15h00. Assim fizemos e as 16h00 já éramos um grupo de quase 50 pessoas em frente ao hotel. Haha A própria polícia providenciou o transporte e só tivemos que efetuar o pagamento. ::otemo::

 

IMG_6325.JPG.5e0b26cfae7dcfcb3134446e94a380ea.JPG

 

Escolta feita, chegamos na praça em frente ao estádio. A principio a ordem policial era chegar e entrar imediatamente no estádio, mas algumas pessoas não tinha ingresso. (a delegação do Coritiba disponibilizou os ingressos sobressalentes para a torcida e optamos por dividir a ônibus da escolta + os ingressos faltantes por todos assim ninguém sairia na vantagem.) Nesse processo de ir comprar ingresso 3 ou 4 saíram para comprar uma cerveja.. :P e depois mais 4-5.. :P e quando vimos estávamos em uma mesa de bar, reunidos com a torcida do Nacional bebendo.. ::lol4:: então a polícia ‘desistiu de nós’ e deixou que entrássemos mais tarde. ::mmm:

 

IMG_5683.JPG.10f0f8c44b8c7debbc1b909f5e4711c2.JPG

IMG_5685.JPG.ddb596350e0f60519cb2eec31e3e4738.JPG

 

Como assuntou aqui não é futebol vou falar da diferença de Cultura.

1. Não existe divisórias entre a torcida adversária e a mandante (e eles não se matam!) ::ahhhh::

2. Não existe divisória entre o campo e a arquibancada ( e eles não invadem o gramado mesmo na hora do gol!) ::ahhhh::::ahhhh::

3. Os cadeirantes, e são vários, assistem de dentro do gramado bem próximo a linha lateral. ::otemo::

4. Água é R$ 1,10, sorvete R$ 2,20 o mais caro não custa 5 reais dentro do estádio. ::otemo::

5. A TORCIDA DELES É LINDA DE VER! ::love::::love::

 

IMG_5690.JPG.a3607f4ac1b5bd5523990012c3c5b10a.JPG

 

E não é que em um estádio com mais de 40 mil pessoas me aparece um Inglês com a camisa da seleção da Colômbia? James foi, viu onde estava a torcida adversária e veio ver se encontrava a gente! hahaha ::lol4::::hahaha::

 

IMG_6270.JPG.8482d5a29a65f1df819eaefcbc6e4346.JPG

 

Enfim, o jogo e o sonho acabou.. fomos desclassificados. Algo que tínhamos colocado em mente era que, independente do resultado do jogo isso não afetaria o resto da viagem, mas nos demos uma noite de ‘luto’. Fomos direto para o hostel, com o auxílio do recepcionista agendamos um taxi para a as 04h20 e fomos para o quarto dormir pois o vôo para Cartagena era as 06h05 da manhã.

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oii LF!

 

::lol3:: Que emoção! Recebi um primeiro comentário na postagem haha! ::lol3::

Obrigada por estar acompanhando!

 

Então, os dois times são verde e branco, mas o tom do verde da camisa do nacional é um pouquinho mas claro que a nossa mas mesmo assim dava uma misturada boa! ::hein:

Nos foi dado um cantinho do estádio então dava para reconehcer os torcedores que estavam comemorando no primeiro tempo (nós :P ) ou comemorando quando o jogo acabou (eles :roll:)

 

Ops, de olho aqui! ::otemo::

Os uniformes dos dois times são parecidos! O pessoal não se confundia? ::lol3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom dia Debalves!

 

Que bom que está gostando!

Nem me fale dos perrengues, tanto o passaporte quanto o hostel errado foi por falta de planejamento e atenção. ::prestessao::

Mas o pior mesmo eu não falei que foi viajar sem toalha de banho HAHAHAHA se secar com papel higiênc/roupa usada é o tipo de experiência que não recomendo pra ninguem HAHAHA ::lol4::

Mas é como você disse, depois que passa vira história!

 

Hoje já vou postar o primeiro dia em Cartagena! Espero que ajude para sua viagem! ::otemo::

 

Olá! Acompanhando por aqui também! Nossa! Quanta confusão no início da viagem! Quantos perrengues! Mas depois que passa a gente ri de tudo, né? ! Ansiosa para ler sobre Cartagena e Bogotá, que quero ir também! Seu relato está show!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Então estamos quites! Queria muito ir até Guatapé, alguns desses amigos que foram antes para a Colômbia incluíram Guatapé no roteiro e as fotos são sensacionais!

 

Sobre a bagagem eu levei apenas vestidos - 1 peça no lugar de duas - (fora a camisa do Coritiba que usei no jogo) e uma única calça leggin que colocava no corpo toda vez que ia viajar. Mas no final das contas não nos fizeram pesar a bagagem nenhuma vez, daria para ter levado uma toalha de banho pelo menos ::lol3::

 

::lol3::

 

Fui a Medellín em abril. Fui a Guatapé, mas não fiz o tour guiado porque não agendei a tempo. Amei a cidade, quero voltar e fico de olho nos relatos.

 

Impressionada com a economia de bagagem! Preciso aprender essas técnicas. ::ahhhh::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...