Ir para conteúdo

Mochilão de 20 dias – Peru – Bolívia – Chile – Muitos perrengues e muita história pra contar!


Posts Recomendados

  • Membros

Dia 10 - 19/12 -  Chacaltaya, teleférico, Shopping, um pouco de choque de realidade e a (quase não) partida pra Uyuni!

 

Para quem quiser ver mais fotos da viagem segue lá @oquetragonamala

 

Acordamos cedo pra ir pro Chacaltaya e a van nos buscou no hotel. O trajeto até lá é longo, eles fizeram uma parada pra gente poder comprar alguma coisa pra levar mas a gente tinha levado, então nem descemos. Fizemos uma parada em uma laguna no caminho, uma paisagem incrível! O guia nos avisou que dali em diante a estrada era bem ruim. E era mesmo! Já tinha lido sobre essa estrada então já fui preparada, mas deu um certo nervosinho de ver o penhasco do lado da estrada mesmo estando preparada!  
 
59b9bdc98c44e_IMG_78032.thumb.JPG.e9926ed1b9f49949ca48fd3f8ed3acae.JPG
 
Chegamos lá em cima e é realmente incrivel a vista de lá, mesmo com o tempo um pouco fechado estava muito bonito. De repente começou a nevar!! Como os meninos nunca tinham visto neve foi uma experiência incrível! Pagamos 15 bolivianos pra cada de entrada. 
 
No início eu e o Thiago não queríamos subir até o topo porque estávamos cansados demais e queríamos nos poupar pro Uyuni. Os meninos foram com o guia e a gente começou a subir bem devagar, bem devagar mesmo. Mas ai o frio apertou e descemos até uma casa abandonada que tem lá. Acho que essa casa era usada quando a estação de ski ainda existia. Esperamos por uns 40 minutos até o pessoal descer. 
 
IMG_7814.thumb.JPG.f4ce8d646facbc33aefbc00948d7fc61.JPG
 
Na volta o tour passa de novo no centro de La Paz pra ir ao Vale de la Luna, mas como não queríamos ir, pagamos os 23 dólares do passeio e eles nos deixaram pertinho do hotel por volta de 13:00. 
 
Tínhamos pensado em ir pra Miraflores mas conversei com Aletucs e ele disse pra gente ir no shopping pra dar uma olhada na parte mais rica da cidade e pra conhecer o teleférico. E foi isso que fizemos!
 
Pegamos um táxi até a linha amarela e na linha amarela compramos os tickets pra linha amarela e verde só pra subir. Cada ticket custa 3 bolivianos. No total pra subir pagamos 12 bolivianos por casal. Descemos na estação iupawi e depois andamos um pouquinho até o Mega Center. 
 
O trajeto do teleférico em si já pode ser considerado um passeio. É muito legal ver a cidade lá de cima. E muito triste também. A desigualdade social fica bem evidente. O bairro que fica próximo ao shopping tem casas do tipo de revista! Nem parece o mesmo lugar que estávamos hospedados. Na época que fomos estava tendo racionamento de água, as pessoas estavam chegando a ficar 4 dias sem abastecimento de água. Na hora em que estávamos subindo, um caminhão pipa estava chegando em um bairro mais pobre e ver as pessoas correndo atrás dele e carregando baldes de água me fez repensar muita coisa da minha vida!
 
IMG_7815.thumb.JPG.fb51625bd6378b7b36776b9969e23e9e.JPG
 
IMG_7816.thumb.JPG.6f1710698040c1371d016573f22ed6e1.JPG
 
IMG_7818.thumb.JPG.5aa0fcab4b456ec11239b9b0525ee690.JPG
 
Almoçamos no shopping e eu comi um hambúrguer que foi o melhor da viagem! O lugar chama Xpress, estava tendo a promoção do dia que era qualquer burguer do cardápio mais 6 coxinhas de frango mais um refri por 59 bolivianos! A comida dava pra dois mas o Thiago queria comer frango frito e pegou um combo no Pollo Copacabana por 25 bolivianos (vinha frango, refri e batatas). Agora vamos a parte que ele escreveu " e tá puto até hoje por não ter comido a porra do hambúrguer que tava bom pra carai! Ele só deu uma mordida do meu e tá arrependido até hoje de ter pego a porra do frango!! Frango come em casa carai!!!":P
 
IMG_7822.thumb.JPG.adb09b97f50f8ea108873fcde171d751.JPG
 
Sacamos dinheiro no ATM pra terminar o tempo na Bolívia. Fomos no supermercado e compramos umas coisinhas pra levar pra Uyuni. A água de 2 litros nesse supermercado estava por 5,80 bolivianos. Eu comprei um secador porque o meu "estragou"(sim, ele não estragou de verdade mas eu só descobri depois e novamente o Thiago brigou comigo e novamente ele tinha razão). Comprei alguns pacotinhos de oreos (comemos muito oreo na viagem, deu pra perceber né) O.o. No total deu 198 bolivianos.
 
Pegamos um táxi pra voltar pro hotel por 40 bolivianos (20 por casal), não voltamos de teleférico por causa do horário do ônibus pra Uyuni. 
 
Sobre o ônibus pra Uyuni, eu tinha lido que era bom ligar antes pra confirmar o horário porque caso acontecesse de fecharem a estrada ou algo do tipo podia ter a saída antecipada. Então pedimos o recepcionista (que era super prestativo) pra ligar quando saímos de manhã mas falaram que ainda não sabiam e que era pra ligar mais tarde. Quando chegamos o outro recepcionista (mais sem vontade de ajudar) ligou mas não conseguiu falar. Resolvemos ir no horário marcado mesmo.
 
Arrumamos nossas coisas e pagamos o hotel. 43 dólares pra cada casal. Fomos pro escritório da Todo Turismo a pé e chegando lá o cara disse que tinha más notícias! (pra variar novamente! o.O) Tinha um bloqueio na entrada de Uyuni e teríamos que andar até chegar lá. Ele disse que não podia dizer quanto teríamos que andar, porque não dava pra saber onde o bloqueio estaria quando a gente chegasse lá. Ele disse que podíamos cancelar a passagem e pegar o dinheiro de volta. Nós brigamos com eles por não saberem dizer o tanto que teríamos que andar, poderia ser 30 minutos ou poderiam ser horas! Mas se você ler na passagem está bem esclarecido que se algo impedir a viagem o empresa se isenta da culpa e pode devolver o dinheiro.
 
 
Dadas as circunstâncias resolvemos ir. Embarcamos atrasados por causa da confusão e logo que saímos serviram o jantar. Arroz, frango e vegetais. A aparência estava ótima! Não comi porque estava com o estômago ruim. O ônibus é muito bom, a comida (segundo os meninos) estava boa, tem um banheiro que da pra usar, tem serviço de bordo o tempo todo, aquecedor, coberta e travesseiro. Valeu cada centavo investido!
 
E assim partimos pro sonho de conhecer o Salar!! E mais uma vez não sabíamos o que estava por vir!
 
Gastos do dia:
 
Taxa no Chacaltaya: 30 bolivianos 
 
Passeio Chacaltaya: 23 dólares 
 
Teleférico:  12 bolivianos
 
Almoço: 84 bolivianos
 
Supermercado: 198 bolivianos
 
Taxi: 20 bolivianos 
 
Hotel: 43 dólares
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...