Ir para conteúdo

Cervejas - Dicas e Sugestões


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Quem nunca fez uma loucura de amor?

 

Bem, eu já fiz várias, mas a mais estúpida de todas foi dar uma cesta com mais de 40 tipos de cervejas diferentes para um namorado que eu tive. Como se não bastassem as cervas, eu fiz um livrinho guia. Na época eu peguei os textos das importadoras e tals...

 

Desenterrei os arquivos e disponibilizo aqui.

 

Espero que um dia eu ganhe muitas jóias, carros importados, casas de veraneios e viagens all inclusive pra compensar essas coisas que eu, como toda mulher apaixonada, já fiz na vida.

 

Enjoy! hahhahaha

 

20100329213640.jpg20100329213708.jpg20100329213724.jpg

20100329213744.jpg20100329213808.jpg20100329213828.jpg

20100329213848.jpg20100329213924.jpg20100329214022.jpg

Link para o comentário
  • Respostas 185
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Mi_GR,

 

Sensacional o seu presente e guia! Olha, a pessoa que ganhou esse presentão deve ter ficado bem feliz! Bem que a minha poderia fazer uma dessas para mim... ::otemo::

 

Gostei tb do guia e de algumas escolhas.

 

Mas se eu pudesse escolher uma de presente - aliás, presentaço!!! - para degustar e me sentir no paraíso eu pediria essa aqui ó:

 

Westvleteren Abt 12

Westvleteren.jpg

 

Essa cerveja só é vendida na Bélgica e é fabricada pelos monges trapistas. Esse belo exemplar de estilo Belgian Dark Strong Ale é considerada a melhor cerveja do mundo. Água na boca....

 

bjs

Link para o comentário
  • Colaboradores

Milena, vai começar a receber umas propostas de casamento depois desse Guia... ::lol4:: Mas, descobri o que aconteceu: vc enfiou uma Kronenbier no meio da cesta só pra sacanear! ::hahaha::

 

Cerveja é um tópico complicado: cada país tem um gosto típico, um tipo de cerveja que muitas vezes não estamos acostumados. Aliás é bom ver que o brasileiro está aprimorando seu gosto cervejeiro pra além da tradicional tipo Pilsen estupidamente gelada.

 

Na América do Sul se fazem cevejas boas também. Além das já citadas uruguaias (minha preferida é a marca Pilsen) e argentinas (vale experimentar a Schneider), na Bolívia tem as ótimas Huari e Paceña; no Peru, a Cusqueña (não gostei tanto da Cristal).

 

No Caribe holandês é ótimo: além deles importarem muito cervejas belgas e holandesas, lá é porto livre. Tomava as excepcionais Duvel, Delirium Tremens e Kwik por um terço do preço no Brasil. Mesmo as cervejas locais como a Balashi (feita em Aruba) e a Amstel (feita em Curaçao com água dessalinizada) eram muito boas.

 

Eu gosto muito das inglesas, mais encorpadas, tipo Ale. Recomendaria a Abbot, a Bateman's Triple XB, a Fuller's e a Newcastle Brown Ale.

 

Agora, meu "causo" mais curioso foi em Praga, onde me enchi de tomar Pilsner Urquell e Starobrno. Estava lá quando eles foram campeões olímpicos de hóquei no gelo. Como os Jogos foram no Japão, a comemoração nas ruas começou às 8h da manhã. Entrei logo no clima, comemorando com eles e quando fui comprar minha primeira cerveja, a mulher me dá uma Budvar (a Budweiser original) tirada direto da prateleira. Pensei: "pô deve estar uns 5 graus na rua e essas cervejas não se tomam estupidamente geladas". Não deu outra, minha pivo à temperatura ambiente estava excelente!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Westvleteren Abt 12

Westvleteren.jpg

 

bjs

Essa vai ficar pra uma próxima.. rs. E SE MERECEREM... senão, vou encher a cesta de Kronenbier.. ::lol4::::lol4::

 

André, tomei cuidado pra não colocar a Kronenbier na cesta, hahahaha eu BEM SEI o mal que ela faz! rssss....

Link para o comentário
  • Colaboradores

Mi_GR,

Que presentão, hein? Bom demais!!!

Dessas da cesta, só tomei: Guinness, Weihenstephaner, Xingu, Kirin Ichiban, Erdinger e Miler.

 

Ottaviano

Realmente dizem que esta Westvleteren 12 é a melhor cerveja do mundo! A galera faz até peregrinação para comprar esta cerveja lá na Bélgica! Aliás, o mosteiro é mais visitado por cervejeiros que religiosos! rsrsrs

 

André Amaral,

Esta da Kronenbier foi sacanagem! Ahahahaha! ::hahaha::

Dá mais dicas aí de onde tomar umas brejas boas em Praga! Vi que tem um pub chamado Pivovarsky klub (Rua Krizikova 17). Ouvi falar que é muito bom!

 

Um abraço, galera!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Cara, faz muito tempo que estive lá (1998) não vou lembrar nem ferrando. Mas, cerveja boa vc bebe em qualquer lugar lá.

 

 

André Amaral,

Esta da Kronenbier foi sacanagem! Ahahahaha! ::hahaha::

Dá mais dicas aí de onde tomar umas brejas boas em Praga! Vi que tem um pub chamado Pivovarsky klub (Rua Krizikova 17). Ouvi falar que é muito bom!

 

Um abraço, galera!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Cerveja é um assunto complicado, porque cada um tem uma preferência.

 

Eu não bebo mais, mas às vezes (bem às vezes), procuro alguma importada ou alguma artesanal. O Brasil é o país onde mais tem crescido o número de home brewers (fábricas de cerveja artesanal).

 

Sei que tem vários aqui que estudam e entendem do assunto, mas quem toma cerveja ESTUPIDAMENTE GELADA, como já disseram, na verdade não aprecia o verdadeiro sabor dela. Em primeiro lugar porque a temperatura altera a sensibilidade das papilas gustativas, segundo porque altera o sabor da cerveja. Não existe uma "temperatura ideal" para se tomar cerveja. Existe uma temperatura "indicada" para cada tipo.

 

As cervejas são basicamente de 2 tipos: Ale (alta fermentação) e Lager (baixa fermentação). Dentro de cada tipo existem váááários outros "subtipos" se é que posso dizer assim.

 

Particularmente eu gosto das mild e das bitter, que são amargas, tipo as cervejas Irlandesas e Inglesas (Greene King Abbot Ale, Greene King IPA, Newcastle Brown Ale, Old Speckled Hen, Ruddles County e várias outras de sabor forte).

 

A cerveja nacional que mais aprecio é a Baden Baden Red Ale, que é do tipo Barley Wine, umq espécie de "strong ale" de origem Inglesa. Mas já ví algumas artesanais (de verdade, com produção mínima e tempo de fermentação de mais ou menos 15 dias) bem booouas por aí.

 

Existem muitos outros tipos, muitas variedades, muitos nomes e obviamente não sei todos, mas se alguém tiver curiosidade posso tentar, TENTAR, fazer um post mais detalhado sobre os tipos, o que quer dizer, temperatura de apreciação indicada, etc.

 

Pra finalizar vou deixar um blog que eu acompanhava muito no início, que é o latinhas do bob. Sinceramente (é uma opinião pessoal) acho que os posts dele começaram a ficar meio influenciados depois que ele mudou seus pints para o estadão, então parei de acompanhar. Mas para quem quiser, seguem os links:

 

http://latinhasdobob.zip.net depois mudou para http://latinhasdobob2.zip.net até ficar hoje em http://blogs.estadao.com.br/bob

 

Quem quiser saber mais, fazer um curso e tal, indico uma turma de Campinas, http://www.cervejaartesanal.com.br

 

Agora para finalizar de verdade, vou colocar algumas cervejas que eu conheço e que me lembro agora, mas são só algumas:

 

Alemanha

• Beck's

• Erdinger (Pikantus, Weissbier, Alkoholfrei, Dunkel)

• Franziskaner (Hefe-Weissbier, Dunkel, Kristallklar)

• Hofbräu

• Löwenbräu

• Oettinger

• Paulaner (Hefeweissbier, Dunkel, Hell)

• Warsteiner (Dunkel, Verum)

 

Argentina

• Isenbeck

• Quilmes (éca)

 

Austrália

• Coopers Best Extra Stout

 

Bélgica

• Leffe (Blonde, Brune)

• Stella Artois

• Triple Karmeliet (essa é muito boooua)

 

Bolívia

• Paceña (fraquinha)

 

Brasil

• Baden Baden - Campos do Jordão (conheço e gosto de todas, mas prefiro a Red Ale)

• Bavaria Premium (sim, essa cerveja é premium e é bouuuuua, diferente da Bavária verdinha)

• Colorado - Ribeirão Preto (Appia, Cauim, Demoiselle e Índica)

• Devassa - RJ (Ale, Dark e Lager, apelidadas de Ruiva, Negra e Loira, respectivamente)

• Eisenbahn - SC (todas, menos a Lust)

• Therezópolis Gold - RJ

 

França

• Kronenbourg 1664

 

Holanda

• Heineken

 

Inglaterra

• Greene King Abbot Ale

• Greene King IPA

• Newcastle Brown Ale

• Old Speckled Hen

• Ruddles County

 

Irlanda

• Guinness Draught

 

Japão

• Sapporo

 

México

• Dos Equis (gosto da Amber mas não é todo lugar que tem)

• Sol (a mexicana de verdade, não essa porcaria que vendem por aqui)

 

Peru

• Cusqueña (boazinha)

• Pilsen (ruinzinha)

 

Uruguai

• Norteña (boua)

• Patricia (boua)

• Pilsen

 

E várias outras que é claro que não me lembro o nome mas mereciam ser citadas.

 

Intééé

Link para o comentário
  • Colaboradores

Isso aí, LiCo!!! Falou corretamente sobre as temperaturas, etc!

Mas você não citou nenhuma mineira! :-( rsrsrs

 

Olha só, tem alguns sites que também acompanho sobre cervejas:

- http://www.brejas.com.br/ (Excelente! Tem avaliações de inúmeras cervas, guias, etc)

- http://www.beermagazine.com.b

- http://edurecomenda.blogspot.com/

- http://tabernadovale.blogspot.com/

- e alguns outros...

 

Um abraço!

Link para o comentário
  • Membros

Lico,

 

Realmente quem gosta de cerveja mto gelada perde totalmente a chance de aproveitar os sabores e aromas oferecidos nesse líquido precioso. As pessoas acham que qto mais gelada melhor é a cerveja e isso é um grande engano, mas no nosso país eu até aceito, pois aqui faz tanto calor, mas tanto calor que a tendência é que sejam consumidas numa temperatura bem abaixo do recomendado.

 

O engrçado é qdo tento mostrar e provar a algum amigo que a menos gelada é mais saborosa...Quase apanho...hahahahahahaha

 

Gostei de algumas indicações suas q eu não tinha me recordado.

 

Gleison,

 

O Brejas é sensacional. Tem um bom tempo q eu faço parte e o site é mto legal.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...