Ir para conteúdo

Ramal Bento-Jaboticaba - uma travessia por um lugar que, acreditem, já teve trânsito férreo!


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Pedro

 

 

Teu lamento é compartilhado por todos que trabalharam em ferrovias desse Brasil. Sou filho de ferroviário. Meu pai compatilha pontualmente em todo teu desabafo.

 

Por ser filho de ferroviário, quando criança, viajei muito de trem. É lamentável ver o estado de nossas ferrovias hoje.

 

Aqui no interior de SP a maioria das Estações Ferroviárias, para servir de exemplo, foram construída com madeiramento importado da Inglaterra (áureos tempos da ferrovia). Isso tudo foi abandonado ao ponto de invasores utilizarem o madeiramento, incluindo portas e janelas para fazerem fogueiras .

 

Entendo perfeitamente teu posicionamento.

 

Mas não foi a privatização o fator que desmoronou as ferrovias do Brasil e sim uma acordo "cara e...." feito pelo presidente JK, prara trazer a indústria automobilística para o Brasil. A privatização foi somente um meio do governo dar baixa num ativo imobilizado inútil e totalmente obsoleto que existia.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 42
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Piacitelli, concordo contigo que a política de favorecimento do transporte rodoviário em detrimento do ferroviário decretou a morte das ferrovias bem antes da privatização da RFFSA, entre outras.

Mas enquanto a RFFSA cuidava das ferrovias (pelo menos no PR) tudo esta em pé. Inclusive tenho fotos da Casa do Ipiranga logo após a reforma feita pela RFFSA, em +/-2000. Logo após houve a privatização e desde então NADA, ABSOLUTAMENTE NADA foi feito. O que temos hoje são ruínas do que outrora eram estações e casas p/ engenheiros e operadores do sistema ferroviário.

Sei que devido a informática e mecanização hoje em dia não é mais necessário o guarda-trihos, o cara que cuidava do telegráfago, o que trocava as informações na estação, etc...

Pra quem não é velho o bastante (como este que vos escreve), antigamente as informações se o trem tinha que parar ou seguir a próxima estação (o trilho é um só, e a via de duas mãos, somente nas estações há duas vias de trilhos) era passada de mão em mão pelo operador da estação para o maquinista. Era um bastão que continha a informação escrita se parava ou subia/descia. Volta e meia este bastão caía, e o trem era obrigado a parar para pegá-lo de volta. O bastão da estação anterior era entregue pelo maquinista e o da estação entregue pelo "cara", com uma mão só, como se fosse corrida de revezamento, os caras eram marrentos... eheheh

Presenciei muitas trocas de bastão nas estações de Banhados, Véu da Noiva e Marumby. Convivi com os moradores destas estações, que moravam com suas famílias nas casinhas a beira da ferrovia, e vejo o abandono que elas estão hoje em dia. Abandono é pouco, viraram ruínas, é de doer o coração... :cry:

Sem falar que na época da RFFSA o valor da passagem de trem era bem baixo, como se fosse hoje duas vezes o valor da passagem de ônibus, algo próximo a R$5,00. Hoje é cobrado mais de R$50,00... o trem de passageiros é mais confortável, mas a paisagem não é mais tão bonita, com aqueles casarios centenários em pé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu não tive o prazer de andar de trem, mas sinto pela história deixada pra trás. Do investimento, melhor nem falar. Brasil, tendo futebol, carnaval e novela das 8, tá de boa!

Sobre as casas abandonadas, se servirem de abrigo pra escorpião, gambá, aranha, macaco, cobra, tá legal. O pior é servir de abrigo pra vagabundo, e acreditem, é o tipo de "bicho" que mais se cria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Tá virando craque na caminhada por linhas de trem hein Cacius?

Não importa se tá desativada ou não. O importante é se embrenhar e vamo que vamo.

Literalmente varar mato. Caminhada é assim mesmo.

Algumas vezes vc pega uma trilha bem demarcada, outras onde vc é o primeiro em anos a passar por lá.

 

 

 

Muito bom.

 

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caramba...Fiquei emocionado ao ver que existem pessoas indignadas como eu, com a depredação de um patrimonio tão grande que é a nossa Ferrovia TPS abandonada no meio do mato. Ao caro leitor que referiu-se ao bicho homem esconder-se nos prédios abandonados, quero dizer que ainda não tem ocorrido, porque até os vagabundos temem permanecer nesses lugares, pelo tamanho do abandono. Acho que os nossos representantes na Câmara Federal, deveriam rever o Contrato com a ALL e fazer com que a empresa destinasse parte de seus lucros na manutenção dessa ferrovia, pois quando vencer o prazo contratual devolverão a RFFSA em situação muito pior do que, quando receberam. Em muitos trechos do TS só não cresce arvores entre os trilhos porque o mato é derrubado pelos vagões ao passarem, no mais só entrando com o facão afiado dos nossos corajosos mochileiros. Estive a pouco tempo num trecho dessa ferrovia, (Cel Salgado), divisa de Veranópolis-Rs e constatei que os trilhos principalmente nas curvas, estão tão desgastados e não dá para acreditar que por ali arriscam passar com vagões de cargas. Os dormentes que eram de madeira,estão quase todos podres. Galera... adorei desabafar com voçês obrigado aos mochileiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Lucas

Assim que rolar, comunicamos!

 

Pedro

Essa foto dá pra ter uma ideia do estado da vila abandonada na 4ª Secção, próximo da Estação Coronel Salgado em Veranópolis (TPS). Se não me engano, esta era uma antiga escola e na frente dela havia uma Igreja, hoje só restam os degraus de madeira apodrecidos.

 

20100424141708.jpg

 

Abraço

Edy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Edever: Obrigado pelo envio da foto da escola. Cara... eu fiz a ferragem dessa "ex-obra" hoje tapera, contando apenas com um operário como ajudante, tambem fizemos a ferragem das demais casas próximas, que não aparecem na foto. Deixávamos toda ferragem pronta para os demais trabalhadores fazerem a concretagem. Filmei esse abandono quando estive lá a uns 10 anos atraz, junto com um sobrinho que é jipeiro em Veranópolis, pois, pra chegar só de moto, jipe ou a pé. Aconselho aos interessados e principalmente "os mochileiros" a visitarem esse lugar e que não deixem de conhecer tambem, a maravilhosa piscina natural que existe ali bem perto dessa escola, é coisa muito linda, que faz recordar-me das inúmeras vezes que passávamos as tardes tomanho banho na piscina, pois eu morei na 4ª Seção do Rio da Prata, quando ali existia uma companhia do 1º Batalhão Ferroviário, com mais de 50 familias de moradores civis e militares entre 1954 a 1967, é um lugar onde voçê encontra tudo junto: viaduto,tunel, casas, estação, caixa dágua, piscina natural e seguindo em frente sentido SPaulo, uns 1.500 metros a frente, tem um tunel reto de aproximadamente 2 Km, no outro lado tem uma usina igual a de jaboticaba. O meu abraço a todos e bom passeio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Haole

Fiz isso porque foi a primeira trip que fizemos juntos, agora vou dar uma de louco e cobrar tudo o que gastei (aos poucos) ::lol4::

 

Pedro

Bom saber que tudo aquilo saiu das suas mãos! Infelizmente, tudo está abandonado!

 

O seu sobrinho é o Jean, irmão do Jefe? Sou muito amigo deles, já fizemos umas trilhas juntos. Eles são muito gente fina!

Inclusive, eles e o pai Juarez, compraram umas terras lá na 4ª secção e estão reformando uma casa. Já reformaram a piscina natural também (tinha entulho dentro dela e a mureta quebrada). O lugar tá ficando espetacular. Não sei qual a ideia deles, mas com certeza, o que puderem vão deixar muito bem conservado e limpo.

 

Ah, eu trabalho na usina que fica "do outro lado do túnel". Quanta coincidência hein?

 

Abraço

Edy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...